Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
IA de Zumbi está um lixo!
+2
andreh
Lauro
6 participantes
Página 1 de 1
IA de Zumbi está um lixo!
Galera, estou com um pequeno probleminha em meu jogo, criei um inimigo tradicional como o koopa...
No Create eu coloquei:
No Step:
Só tem um probleminha... o zumbi não anda nem exibe animação!! FFFUUUU
No Create eu coloquei:
- Código:
lado=1
vida=3
No Step:
- Código:
//Gravidade
if place_free(x,y + 1){
gravity = 0.5
}else{
gravity = 0
}
x+=lado
- Código:
if lado=-1 {lado=1}
if lado=1 {lado=-1}
Só tem um probleminha... o zumbi não anda nem exibe animação!! FFFUUUU
Lauro- Games Ranking :
Notas recebidas : C+D
Data de inscrição : 09/11/2010
Reputação : 11
Número de Mensagens : 855
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: IA de Zumbi está um lixo!
mas vc não passou nenhum comando pra fazer ele andar, pelo menos eu não identifiquei.
não sei se eu entendi bem, então se eu interpretei errado, explica um pouco melhor.
não sei se eu entendi bem, então se eu interpretei errado, explica um pouco melhor.
andreh- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 09/03/2011
Reputação : 3
Número de Mensagens : 183
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: IA de Zumbi está um lixo!
Ao invés de colocar no evento de colisão com bloco coloca no step o seguinte:
- Código:
if !place_free(x+lado,y){lado=-lado}
Re: IA de Zumbi está um lixo!
Você não colocou para ele andar e nem para ele mudar seu sprite meu amigo a unica coisa que você fez foi :
1 - Declarou que seu lado no inicio é 1 ! E que ele terá 3 vidas de inicio !
2 -Agora você colocou se estiver livre um pixel acima a gravidade será 0.5 fazendo ele cair ao contrario ela será 0 (estará desligada), ele estará no vacuo não irá cair !
3 - Eu entendi o que tu quis fazer aqui :
OBS:Para você não ter futuros problemas com o Lado aconselho colocar este código no step :
1 - Declarou que seu lado no inicio é 1 ! E que ele terá 3 vidas de inicio !
- Código:
lado=1
vida=3
- Código:
sprite_index = Sprite que você escolher
2 -Agora você colocou se estiver livre um pixel acima a gravidade será 0.5 fazendo ele cair ao contrario ela será 0 (estará desligada), ele estará no vacuo não irá cair !
- Código:
//Gravidade
if place_free(x,y + 1){
gravity = 0.5
}else{
gravity = 0
}
x+=lado
- Código:
Lado +=1
- Código:
x+=lado
3 - Eu entendi o que tu quis fazer aqui :
- Código:
if lado=-1 {lado=1}
if lado=1 {lado=-1}
OBS:Para você não ter futuros problemas com o Lado aconselho colocar este código no step :
- Código:
if lado <=0{lado=0}///Se o lado for menor ou igual a 0 ,ele será sempre zero nunca sendo negativo , se isso não der certo ponha sem o =
if lado >=2{lado=1}///Se o lado for maior ou igual a 2,vele será sempre 1 nunca sendo maior que.
Re: IA de Zumbi está um lixo!
Explicando porque não estava mudando nem andando... o char estava sempre em colisão com o bloco então trocava de lado o tempo todo. E o bug em relação a imagem do player foi basicamente devido à isso... se você sempre usa uma sprite do zombie virado para a direita, pode colocar esse image_xscale aqui do code abaixo:
E meu querido Diogo, seu code vai dar errado porque o lado vai aumentar sem limites, e vai andar só para a direita, pois o a variavel X irá sempre adicionar o valor lado, que neste caso vai adquirir um valor imenso pois você não a limitou...
Cheque de novo seu code Diogo.
Falou!
- Código:
//Gravidade
if place_free(x,y + 1){
gravity = 0.5
}else{
gravity = 0
}
x+=lado
//muda o lado
if !place_free(x+lado,y){lado=-lado}
//sprites
sprite_index=sprite_desejada
//se o lado for sempre em valor 1 pode usar esse code abaixo
image_xscale=lado
E meu querido Diogo, seu code vai dar errado porque o lado vai aumentar sem limites, e vai andar só para a direita, pois o a variavel X irá sempre adicionar o valor lado, que neste caso vai adquirir um valor imenso pois você não a limitou...
Cheque de novo seu code Diogo.
Falou!
Re: IA de Zumbi está um lixo!
William Lima escreveu:Explicando porque não estava mudando nem andando... o char estava sempre em colisão com o bloco então trocava de lado o tempo todo.
Bom, o código de mudar de lado não funcionou, mas a causa do problema já foi encontrada, obrigado. Quanto ao problema da animação do player foi por burrice minha mesmo, mesmo assim obrigado.
Inseri um objeto chamado obj_vira, que no evento de colisão do zumbi com o obj_vira, ocorre o código "if lado=-1 {lado=1}
if lado=1 {lado=-1}", mas o que eu achei estranho é que o zumbi não vira para a esquerda
Quanto ao Diogo, acho que não entendeu muito bem a situação.
x+=lado
Se lado =-1, x+=-1, ou seja, x-=1
Se lado =1, x +=1.
Lauro- Games Ranking :
Notas recebidas : C+D
Data de inscrição : 09/11/2010
Reputação : 11
Número de Mensagens : 855
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: IA de Zumbi está um lixo!
use image_xscale=-1, ele vai virar, ex:
- Código:
if obj_player.x<x {image_xscale=-1}else{image_xscale=1}
Thiago_o_programador- Games Ranking :
Notas recebidas : D - C - D - C
Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 713
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: IA de Zumbi está um lixo!
@Thiago
A questão não é o sprite, e sim a direção da movimentação.
A questão não é o sprite, e sim a direção da movimentação.
Lauro- Games Ranking :
Notas recebidas : C+D
Data de inscrição : 09/11/2010
Reputação : 11
Número de Mensagens : 855
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: IA de Zumbi está um lixo!
vc adiciona gravidade , na colisão com o objeto que e o chão, VSPEED = 0
e no step:
desculpe pelas chaves e que não consigo usar o TAB nesse forum
eu usei isto e ele se movimentou normalmente...
vlw
e no step:
- Código:
if distance_to_object(obj_player) < 100
{
if x<obj_player.x
{
direction = 0
speed = 1
}
if x>obj_player.x
{
direction = 180
speed = 1
}
}
desculpe pelas chaves e que não consigo usar o TAB nesse forum
eu usei isto e ele se movimentou normalmente...
vlw
Re: IA de Zumbi está um lixo!
Mas isso criaria uma IA que segue o player...
Lauro- Games Ranking :
Notas recebidas : C+D
Data de inscrição : 09/11/2010
Reputação : 11
Número de Mensagens : 855
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: IA de Zumbi está um lixo!
Lauro escreveu:Mas isso criaria uma IA que segue o player...
me desculpe se eu estiver errado, mas a lógica não é um zumbi correr pra cima do player? se colidir com ele tirar vida? ¬¬
Re: IA de Zumbi está um lixo!
Esaucm98 escreveu:
me desculpe se eu estiver errado, mas a lógica não é um zumbi correr pra cima do player? se colidir com ele tirar vida? ¬¬
Não, a IA deste inimigo seria semelhante a IA de um goomba, está especificado no começo do tópico.
Lauro- Games Ranking :
Notas recebidas : C+D
Data de inscrição : 09/11/2010
Reputação : 11
Número de Mensagens : 855
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|