GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Angulo para ponteiro.

3 participantes

Ir para baixo

Angulo para ponteiro. Empty Angulo para ponteiro.

Mensagem por Zero. Qui 12 Jul 2012, 13:34

Pessoal, eu fiz um relógio, e ele tem 24 hroas (que no jogo são 24 min), eu queria saber como fazer o ponteiro girar na hora certa. (Eu esqueci a formula zangado zangado )

COmo faz ?


Última edição por FlyAway em Qui 12 Jul 2012, 19:42, editado 1 vez(es)
Zero.
Zero.

Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios : Angulo para ponteiro. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Angulo para ponteiro. Empty Re: Angulo para ponteiro.

Mensagem por KinKing Qui 12 Jul 2012, 14:00

Acredito que assim funciona! Testado

Create
Código:
maximo = 12; // Horas
horaInicial = 0; // Hora inicial
agora = horaInicial // Presente

contador = 0;
contadorMaximo = 24*60*room_speed; // Limite de tempo até que se passem 24 horas

anguloInicial = 90; // Posição inicial do ponteiro, sendo 0 para a direita, 90 para cima, 180 para a esquerda, 270 para baixo
image_angle = anguloInicial; // Fazer a posição do ponteiro ser a inicial

Step
Código:
contador += 1; // Aumentar sempre o contador

if (contador > contadorMaximo)
    contador = room_restart; // Se der o limite de tempo, reiniciar a fase (ou o que você quiser)

if (agora >= maximo)
    agora = 0; // Se passar do máximo de horas que está nor relógio, contar de novo

agora = horaInicial + (contador/room_speed/60)
image_angle = anguloInicial - ((agora / maximo) * 360);


Última edição por KinKing em Qui 12 Jul 2012, 14:31, editado 4 vez(es)
KinKing
KinKing

Data de inscrição : 29/05/2008
Reputação : 16
Número de Mensagens : 422
Prêmios : Angulo para ponteiro. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://felipejoys.webnode.com

Ir para o topo Ir para baixo

Angulo para ponteiro. Empty Re: Angulo para ponteiro.

Mensagem por PedroX Qui 12 Jul 2012, 14:01

Considerando que o ponteiro esteja originalmente apontado para a direita, então, você precisa de algo assim:

Código:
var angle;
angle = 90 - hora * 30

while (angle < 0) angle += 360;
while (angle > 360) angle -= 360;

image_angle = angle;

12:00 seria 0, depois aumenta de 1 em 1.

Agora você só precisa aumentar em 1 a variável hora a cada 60*room_speed steps.

E claro, se for maior que 11, tire 12.

Até mais!

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6086
Prêmios : Angulo para ponteiro. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Angulo para ponteiro. Empty Re: Angulo para ponteiro.

Mensagem por Zero. Qui 12 Jul 2012, 14:18

Eu ja sei a formula de tempo.
Mas eu quero que o pontei de hora, "ande um pouquinho", proporcionalmente, ao ponteiro dos minutos

Olha ai como tá :

draw_sprite_ext(spr_ponteiro_hora,0,view_xview+600,view_yview+440,1,1,global.hora*-15,c_red,1)
draw_sprite_ext(spr_ponteiro_minuto,0,view_xview+600,view_yview+440,1,1,global.minutos*-6,c_aqua,1)
Zero.
Zero.

Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios : Angulo para ponteiro. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Angulo para ponteiro. Empty Re: Angulo para ponteiro.

Mensagem por KinKing Qui 12 Jul 2012, 14:34

Olha, o meu código faz exatamente isso que você parece querer, é só trocar no draw_sprite_ext de global.hora*-15 ou *-6 por image_angle

No meu código você pode ajustar que horas começa no create em "horaInicial" que continua tudo funcionando.

De quebra você ainda pode trocar room_restart por seja-lá-o-que-quer quando der os 24 minutos.

Se quiser testar pra ver como funciona no percurso de 1 minuto = 12 horas, troque o maximo de 12 para 1. Mas precisa ficar no 12 para funcionar feito um relógio de ponteiro (12 x 2 = 24, um dia)

PS: Editei meu código para funcionar mais do teu jeito e coloquei comentários!
KinKing
KinKing

Data de inscrição : 29/05/2008
Reputação : 16
Número de Mensagens : 422
Prêmios : Angulo para ponteiro. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://felipejoys.webnode.com

Ir para o topo Ir para baixo

Angulo para ponteiro. Empty Re: Angulo para ponteiro.

Mensagem por Zero. Qui 12 Jul 2012, 18:43

Naum. O relógio que estou fazendo aparece 24 horas msm.
E está funcionando perfeitamente, fiz uma forma pra que não necessite de alarm, assim o tempo continua rodando pra sempre.
Eu só queria que o ponteiros de horas andasse devagarinho até chegar na próximo hora, proporcionalmente ao ponteiro dos minutos.
Na época de colégio , tinha uma fórmula pra isso, mas eu naum lembro.
Vou pesquisar um pouquinho Happy .

Pra quem quizer ajudar :
Olha os valore :
horas vai até 24
minutos vão até 60 .
Zero.
Zero.

Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios : Angulo para ponteiro. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Angulo para ponteiro. Empty Re: Angulo para ponteiro.

Mensagem por KinKing Sex 13 Jul 2012, 11:57

Troque "global.hora*-15" para "(global.hora*-15)+(global.minutos*-0.25)"
KinKing
KinKing

Data de inscrição : 29/05/2008
Reputação : 16
Número de Mensagens : 422
Prêmios : Angulo para ponteiro. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://felipejoys.webnode.com

Ir para o topo Ir para baixo

Angulo para ponteiro. Empty Re: Angulo para ponteiro.

Mensagem por Zero. Sex 13 Jul 2012, 12:40

Eu ja tinha feito, tá até resolvido.
Mas vou ver se serve, fiz de outra forma.
Zero.
Zero.

Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios : Angulo para ponteiro. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Angulo para ponteiro. Empty Re: Angulo para ponteiro.

Mensagem por KinKing Sex 13 Jul 2012, 12:43

É, foi mal, nem vi o ícone de Resolvido até bem depois de ter postado.

Caso você use, gostaria muito de saber se funcionou! =)
KinKing
KinKing

Data de inscrição : 29/05/2008
Reputação : 16
Número de Mensagens : 422
Prêmios : Angulo para ponteiro. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://felipejoys.webnode.com

Ir para o topo Ir para baixo

Angulo para ponteiro. Empty Re: Angulo para ponteiro.

Mensagem por Zero. Sex 13 Jul 2012, 13:56

Opa ! Funcionou sim Kinking ! perfeitamente Happy .
Zero.
Zero.

Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios : Angulo para ponteiro. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Angulo para ponteiro. Empty Re: Angulo para ponteiro.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos