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por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
Solução para movimento em terreno irregular?
3 participantes
Página 1 de 1
Solução para movimento em terreno irregular?
Olá pessoas, eu estou com mais algumas dúvidas de lógica. Mas dessa vez eu acho que não é qualquer pessoa que pode me ajudar, já que é uma dúvida que requer mais conhecimentos de lógica / Programação/ matemática / física/ loucura. Então... Vamos a dúvida.
Estava eu pesquisando como fazer movimentação em terrenos irregulares e vi que haviam postado em um fórum do game maker que é possível fazer de uma maneira mais simples este tipo de movimentação(sem necessidade de dlls). Daí eu comecei a estudar um pouco mais este método e a ideia dele é: Fazer com que o player se movimente através da "permissão" de dois pontos que colidem no solo.
É meio complicado de explicar, por isto, aí vai uma imagem(que eu fiz. Sim, está feia.):
A ideia é a seguinte: os pontos ficam em uma distância predeterminada(exemplo, como a imagem mostra, estes pontos podem ficar no centro (em relação ao eixo y) só que ficam, ambos, bem a frente do player (em relação ao eixo x) sendo um na ponta da sprite e outro mais ou menos 10 pixels a frente da própria sprite.(Lembrando que estes pontos não são objetos. São apenas variáveis que são determinadas por um "if point_position" ou algo do tipo. O importante é saber que são coordenadas)
A cada step estes pontos "cairão", pararão ao "colidir" com o chão(ele não colidirá já que não é um objeto) e determinaram o ângulo formado por estes pontos através do point_direction (entre os pontos). Desta forma, o player terá uma direção para se movimentar independente do solo. Lógico que se for muito alta a plataforma ele também andará MAAAAAS é só coloca um "if" que delimite o ângulo máximo que o player pode se movimentar... Por exemplo, se o ângulo formado for entre 60° e 120° coloca-se que ele não poderá se movimentar.
Aí que vem a minha dúvida. Não quero perder tempo trabalhando com um método rudimentar. Só preciso saber se este é o método mais simples para se trabalhar com movimentação em terrenos irregulares e/ou se vocês tem alguma incrementação ao sistema.
Estava eu pesquisando como fazer movimentação em terrenos irregulares e vi que haviam postado em um fórum do game maker que é possível fazer de uma maneira mais simples este tipo de movimentação(sem necessidade de dlls). Daí eu comecei a estudar um pouco mais este método e a ideia dele é: Fazer com que o player se movimente através da "permissão" de dois pontos que colidem no solo.
É meio complicado de explicar, por isto, aí vai uma imagem(que eu fiz. Sim, está feia.):
A ideia é a seguinte: os pontos ficam em uma distância predeterminada(exemplo, como a imagem mostra, estes pontos podem ficar no centro (em relação ao eixo y) só que ficam, ambos, bem a frente do player (em relação ao eixo x) sendo um na ponta da sprite e outro mais ou menos 10 pixels a frente da própria sprite.(Lembrando que estes pontos não são objetos. São apenas variáveis que são determinadas por um "if point_position" ou algo do tipo. O importante é saber que são coordenadas)
A cada step estes pontos "cairão", pararão ao "colidir" com o chão(ele não colidirá já que não é um objeto) e determinaram o ângulo formado por estes pontos através do point_direction (entre os pontos). Desta forma, o player terá uma direção para se movimentar independente do solo. Lógico que se for muito alta a plataforma ele também andará MAAAAAS é só coloca um "if" que delimite o ângulo máximo que o player pode se movimentar... Por exemplo, se o ângulo formado for entre 60° e 120° coloca-se que ele não poderá se movimentar.
Aí que vem a minha dúvida. Não quero perder tempo trabalhando com um método rudimentar. Só preciso saber se este é o método mais simples para se trabalhar com movimentação em terrenos irregulares e/ou se vocês tem alguma incrementação ao sistema.
Re: Solução para movimento em terreno irregular?
Acho mais simples usar o move_contact
Não vais precisar de criar "milhares" de variaveis
Veja esta engine feita pelo Jiraya
https://gmbr.forumeiros.com/t21693-exemploplataforma-simples-para-iniciantes?highlight=plataforma
Não vais precisar de criar "milhares" de variaveis
Veja esta engine feita pelo Jiraya
https://gmbr.forumeiros.com/t21693-exemploplataforma-simples-para-iniciantes?highlight=plataforma
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Re: Solução para movimento em terreno irregular?
Para pegar a posição do canto da sprite, use bbox_right e bbox_bottom.
Um jeito também que dá certo é:
Envolve matemática como você disse.
Até mais!
Um jeito também que dá certo é:
- Código:
//mover_rampas(x_speed, angulo maximo)
var hor, angulo, y_max, temp1;
hor = (keyboard_check(vk_right) - keyboard_check(vk_left));
if (hor==0) return 0;
temp1 = tan(degtorad(argument1));
y_max = temp1*(argument0 - x) + y;
var i;
for (i = 0; i < y_max; i += 1)
{
angulo = point_direction(x, y, x + hor * argument0, y - i)
if (hor==-1) if (angulo< 180-argument1) return 0;
if (hor==+1)if (angulo> argument1) return 0;
if (place_free(x+ hor * argument0, y- i))
{
x += hor*argument0;
y -= i;
return 1;
}
}
return 0;
Envolve matemática como você disse.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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