Entrar
Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game makerpor Ralphed Ontem à(s) 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
Desenhar retângulo e apenas uma parte sumir.
3 participantes
Página 1 de 1
Desenhar retângulo e apenas uma parte sumir.
Tem a possibilidade de desenhar um retangulo e uma circulo e se o circulo colidir com o retângulo, a parte que se colidiu do retangulo sumisse ?
Exemplo :
tem um retangulo de 80x64 desenhado dentro de um poço ai vc entra lá com um circulo desenhado em vc e a parte do retangulo que estiver colidindo com o circulo some .
É possivel ?
Exemplo :
tem um retangulo de 80x64 desenhado dentro de um poço ai vc entra lá com um circulo desenhado em vc e a parte do retangulo que estiver colidindo com o circulo some .
É possivel ?
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Desenhar retângulo e apenas uma parte sumir.
O jogo tem visão por cima ou é de plataforma?
O círculo e/ou o quadrado são preenchidos?
O que você quer dizer com "some?" É apagado, destruído em parte, vai e nunca mais volta, volta quando o círculo desencostar... o quê?
O círculo e/ou o quadrado são preenchidos?
O que você quer dizer com "some?" É apagado, destruído em parte, vai e nunca mais volta, volta quando o círculo desencostar... o quê?
Re: Desenhar retângulo e apenas uma parte sumir.
É em plataforma (naum sei se isso muda alguma coisa), são preenchidos, ele na parte em que o circulo está ele só desaparece, naum some naum . e quando o circula sai a parte volta denovo rsrs .
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Desenhar retângulo e apenas uma parte sumir.
Você quer que ela fique por baixo do circulo ou que suma mesmo?
Se for pra sumir mesmo, então seria o caso de desenhar o retângulo numa surface, depois desenhar o circulo transparente sobre essa surface e então desenhar a surface na tela.
Seria mais ou menos assim:
No create do retângulo:
surf = surface_create(sprite_width, sprite_height)
surface_set_target(surf)
draw_clear(c_white)
draw_sprite(sprite_index, 0, 0, 0)
surface_reset_target()
Certo, agora ao colidir com o circulo coloque:
surface_set_target(surf)
draw_set_color(0)
draw_set_blend_mode(bm_subtract)
draw_sprite_ext(other.sprite_index, 0, other.x - x, other.y - y, 1
,1, 0, c_white, 1)
draw_set_blend_mode(bm_normal)
surface_reset_target()
Edit: não podemos nos esquecer de desenhar a surface: draw_surface(surf, x, y)
Edit: corrigidas algumas partes
Edit: agora eu testei e deu certo.
Exemplo: https://dl.dropbox.com/u/38888521/Exemplos/apagar.gmk
Obs: eu não testei nada, foi só dedução. Se der erro, avise.
Até mais!
Se for pra sumir mesmo, então seria o caso de desenhar o retângulo numa surface, depois desenhar o circulo transparente sobre essa surface e então desenhar a surface na tela.
Seria mais ou menos assim:
No create do retângulo:
surf = surface_create(sprite_width, sprite_height)
surface_set_target(surf)
draw_clear(c_white)
draw_sprite(sprite_index, 0, 0, 0)
surface_reset_target()
Certo, agora ao colidir com o circulo coloque:
surface_set_target(surf)
draw_set_color(0)
draw_set_blend_mode(bm_subtract)
draw_sprite_ext(other.sprite_index, 0, other.x - x, other.y - y, 1
,1, 0, c_white, 1)
draw_set_blend_mode(bm_normal)
surface_reset_target()
Edit: não podemos nos esquecer de desenhar a surface: draw_surface(surf, x, y)
Edit: corrigidas algumas partes
Edit: agora eu testei e deu certo.
Exemplo: https://dl.dropbox.com/u/38888521/Exemplos/apagar.gmk
Obs: eu não testei nada, foi só dedução. Se der erro, avise.
Até mais!
Última edição por Pedrø em Qua 11 Jul 2012, 14:12, editado 1 vez(es)
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Desenhar retângulo e apenas uma parte sumir.
Assim, qual a sprite ai que eu naum entendi.
Eu já tenho um código com a surface mas o problema é que eu quero que só desenhe o retangulo em uma parte da room, quando eu colokei no código pra desenhar so em uma parte, continuou desenhando na tela (0,0). Vou ver oque faço. E sem falar que os items da HUD estavam sendo desenhadas dentro da surface , ai eu tinha que tirar o view_xview e view_yview dos draws.
Eu já tenho um código com a surface mas o problema é que eu quero que só desenhe o retangulo em uma parte da room, quando eu colokei no código pra desenhar so em uma parte, continuou desenhando na tela (0,0). Vou ver oque faço. E sem falar que os items da HUD estavam sendo desenhadas dentro da surface , ai eu tinha que tirar o view_xview e view_yview dos draws.
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Desenhar retângulo e apenas uma parte sumir.
Acabei de fazer um exemplo:
https://dl.dropbox.com/u/38888521/Exemplos/apagar.gmk
Use o circulo para apagar a carta de baralho.
Edit: acabei de inventar uma borracha...
Até mais!
https://dl.dropbox.com/u/38888521/Exemplos/apagar.gmk
Use o circulo para apagar a carta de baralho.
Edit: acabei de inventar uma borracha...
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Desenhar retângulo e apenas uma parte sumir.
Naum é pra sumir, e é pra desenhar um retangulo com draw_rectangle ou draw_rectangle_color.
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Desenhar retângulo e apenas uma parte sumir.
É o mesmo esquema, só que em vez de desenhar a sprite você desenha as formas...
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Desenhar retângulo e apenas uma parte sumir.
Naum sei fazer T-T .
Vou arriscar aqui !
Tipo, eu ja tentei. Mas naum consegui.
Da pra editar a engine pra mim ?
Vou arriscar aqui !
Tipo, eu ja tentei. Mas naum consegui.
Da pra editar a engine pra mim ?
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Como faço pra desenhar um retangulo meio transparente?
» [resolvido]draw_rectangle, como engrossar a linha ao se desenhar o retângulo?
» Mudar apenas parte da sprite
» Desenhar escuro em parte da room
» Como colorir apenas uma parte da room?
» [resolvido]draw_rectangle, como engrossar a linha ao se desenhar o retângulo?
» Mudar apenas parte da sprite
» Desenhar escuro em parte da room
» Como colorir apenas uma parte da room?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|