Ajuda em jogo da memória

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Ajuda em jogo da memória

Mensagem por Fenixs em Sab 07 Jul 2012, 12:24

Oi gente, bom depois de muuito tempo (rsrs) eu voltei a fazer jogos, e agora estou fazendo um de memória, eu ja tentei baixar algumas engines aqui mas, nenhuma está baixando. entao estou tentando fazer uma com os meus poucos conhecimentos no gm.

Bom, mas minha duvida é a seguinte: eu tenho duas cartas iguais, ai a primeira se chama : obj_ryewook, e a segunda: obj_c_ryewook.

OK, ai no obj_ryewook tem:
creat
Código:
clique=false
c_r=false

onde 'clique' é quando eu clico, ai ele vira, então como esta no inicio ele ainda não vira por isso o false.
e o 'c_r' é para dizer que a outra carta não está virada.

left button
Código:
clique=true
aqui diz que clicou, entao vira.

change into sprite spr_c_ryewook (vai mudar para o sprite da carta virada)

Código:
c_r=true
e isso para dizer que ela virou, caso a outra carta esteja virada.

no obj_c_ryewook:
no creat
Código:
clique=false
c_r=false
pra dizer que ela nao esta virada.
left button
Código:
clique=true
Então change into sprite spr_c_ryewook (ele vai mudar para este sprite)

Código:
[b]if c_r=true
{}[/b]
aqui é para se por acaso a outra carta está virada:

sleep 1000 milliiseconds
destroy in the instance self and obj_ryewook

até ai tudo certo, quando eu clico na primeira carta e na segunda, acontece tudo certo, mas quando eu clico primeiro na segunda, a primeira mesmo sem estar virada, é apagada. Alguém pode me ajudar? :C:

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Re: Ajuda em jogo da memória

Mensagem por Lázaro Games em Sab 07 Jul 2012, 21:09

usa uma variavel global,
global.variavel
uma variavel global é usada por todos os objetos, pode ser alterada e lida por qualquer objeto, podes fazer
global.carta_virada=0
virou uma, global.carta_virada+=1
virou a outra, global.carta_virada+=1
if global.carta_virada = 2 {
instance_destroy()
}
mas faça uma variavel global.carta_virada para cada par de cartas,
par 1: global.carta_virada1
par 2: global.carta_virada2
entendeu?

boa sorte, e na duvida pode perguntar.

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