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HD High Definition-GM

em Sab 07 Jul 2012, 00:49
gostaria de iniciar meu jogo com qualidade HD, mais o que é HD, seria imagem de alta definição
High Definition, é perca de tempo o game maker não foi feito pra isso ? o que vcs acham ?
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Re: HD High Definition-GM

em Sab 07 Jul 2012, 01:14
O que você quer dizer com isso? Que eu saiba HD é usar sprites com tamanhos grandes, e depois por código diminuí-la. Acho que isto não tem muita utilidade, a não ser que você esteja usando full-screen.
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Re: HD High Definition-GM

em Sab 07 Jul 2012, 01:21
na verdade eu queria ouvir opniões diversas quanto a qualidade grafica do game, melhor resolução para criar : cenario, personagens ..
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Re: HD High Definition-GM

em Sab 07 Jul 2012, 01:31
melhor resolução 1080x720p , não use a ferramenta padrão de criação de sprites, use programas como photoshop, e como o amigo disse faça o sprite grande e depois use um código pra alterar a xscale e yscale do sprite. tambem use FULL-SCREEN
mas acho que não combina muito com game maker tentar fazer jogos 'hd',eu só acho.
acho que "HD" se encaixa mais em gráficos 3d.
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Re: HD High Definition-GM

em Sab 07 Jul 2012, 01:38
obrigado luiz_eldorado e Esaucm98, já posso dar inicio aos testes, vlw Like a Star @ heaven
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Re: HD High Definition-GM

em Sab 07 Jul 2012, 05:09
Na verdade, a melhor opção, é colocar nas opções do jogo, para escolher a resolução, recomendo que use algo tipo, escolher o Aspect Ratio, e conforme o Aspect Ratio escolhido, a resolução possa ser escolhida, tanto, resolução baixas (PCs do milhão) e resoluções em até Full HD (PCs da Nasa) =)
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Re: HD High Definition-GM

em Sab 07 Jul 2012, 07:44
O game maker dá conta de jogos em hd, 1280x720, mas pode ser lento em pcs antigos, eu faço meus games nesta resolução. Dá pra fazer até em full hd, só depende da capacidade de processamento do pc.
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Re: HD High Definition-GM

em Sab 07 Jul 2012, 09:27
Creio que só um fator do GM importe: a resolução.
Você precisa aumentar a resolução, para que tenha mais pixels na tela.
Então você deve desenhar bem, para que seja HD.
Se você fizer um desenho grande e escalar numa boa resolução, vai ficar HD.
Mas tudo depende de sua habilidade como spriter e da resolução trabalhada.

Até mais!
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Re: HD High Definition-GM

em Sab 07 Jul 2012, 09:45
é acho q só um seletor de resolução já ta bom, vlw gente Like a Star @ heaven
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Re: HD High Definition-GM

em Sab 07 Jul 2012, 10:55
Funkbuster escreveu:Na verdade, a melhor opção, é colocar nas opções do jogo, para escolher a resolução, recomendo que use algo tipo, escolher o Aspect Ratio, e conforme o Aspect Ratio escolhido, a resolução possa ser escolhida, tanto, resolução baixas (PCs do milhão) e resoluções em até Full HD (PCs da Nasa) =)
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os PCs da Nasa usam java em tudo, são medievais...

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Eu tava pensando tbm em fazer jogos em HD, só que ninguém me apoiou... tongue
boa sorte com isso...
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Re: HD High Definition-GM

em Sab 07 Jul 2012, 16:06
@Tedi Ripper escreveu:
Funkbuster escreveu:Na verdade, a melhor opção, é colocar nas opções do jogo, para escolher a resolução, recomendo que use algo tipo, escolher o Aspect Ratio, e conforme o Aspect Ratio escolhido, a resolução possa ser escolhida, tanto, resolução baixas (PCs do milhão) e resoluções em até Full HD (PCs da Nasa) =)
HehEhE
os PCs da Nasa usam java em tudo, são medievais...

OnTopic
Eu tava pensando tbm em fazer jogos em HD, só que ninguém me apoiou... tongue
boa sorte com isso...

porque são medievais? porque usam java? amigo quase tudo que envolve informatica tem relação com java, se você vai no banco sacar dinheiro o sistemas bancários 90% são feitos em java, os sistemas da receita federal brasileira são feitos em java, os novos sistemas de escolas com lousas digitais e contas são feitos em java, então tudo é medieval?

-----
voltando pro tópico , olha aquele jogo que tem uma propaganda quando vc entra no gm8 acredito que ja tenha ouvido falar Super Snake HD,

http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=510832

é um exemplo de jogo "HD" feito no game maker, isto é, o hd vai ficar assim... angry birds tambem e HD mas e feito em actionscript , acho meio estranho HD com gráficos de "desenho animado" porque acredito que todos estejam acostumados a ver filmes ou programas de tv hd kk.
flw

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Re: HD High Definition-GM

em Sab 07 Jul 2012, 16:11
Desculpa o fora do assunto, mas cara: http://www.tecmundo.com.br/ciencia/12015-voce-sabia-que-o-seu-computador-e-melhor-que-o-da-nasa-.htm

Voltando denovo
O Super Snake é HD pois usa graficos vetoriais (eu acho)
e tbm pela Definição dele...
flw
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Re: HD High Definition-GM

em Sab 07 Jul 2012, 16:33
nossa o tecmundo disse que o pc da nasa e pior que o meu pq roda em java? conte-me mais como é viver em um pais que quase 50% das empresas utilizam java? interessante ne acho que se java fosse ruim a TAM, a lojas americanas, o bradesco e muitas outras não usariam né?

Super Snake não é HD necessariamente por causa do estilo de gráfico, como Pedro disse, HD e definido pela quantidade de pixels suportados na tela ou seja tambem depende da resolução, mas tambem se a pessoa fizer em um plano grande, e depois diminuir a imagem vai ficar algo mais detalhado, nao vai ficar aqueles graficos "pixelados" h.
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Re: HD High Definition-GM

em Sab 07 Jul 2012, 16:47
Eu gosto mais do jogo Pixel art msm é mais simples e pra mim mais agradavel.
Mas to curioso pra ver.
E eu nem sei como fazem esses sprites vetorizados, alguem tem algum tuto aew Happy .
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Re: HD High Definition-GM

em Sab 07 Jul 2012, 21:42

http://www.youtube.com/watch?v=K9Ioo6pR7I4
http://www.youtube.com/watch?v=APGK3SOyGhM

Pra mim, isso é jogo em alta definição. Trabalhar numa resolução alta não classifica jogo nenhum como "HD".

Mexer numa resolução de vídeo alta onde todos os elementos gráficos do jogo só foram compostos por formas básicas com degradê no Corel, pra mim se chama desperdício. E, hoje em dia, não são poucos os jogos que seguem essa mesma linha e se dizem "HD".

Perceba a qualidade e quantidade dos detalhes nos jogos dos vídeos que coloquei acima e fica fácil entender que "definição" vai muito além de "tamanho".
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Re: HD High Definition-GM

em Sab 07 Jul 2012, 22:08
tão bem feitos esses graficos do street q da até gosto.
nesses exemplos q vc colocou ai , são muito bem trabalhados, iluminação, sombra e por ai vai..

eu desisti desse lance de fazer tds imagens grande e chamar de HD, não tem nd haver mesmo pura nóia, vou é caprichar nos graficos mesmo Smile
vlw
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Re: HD High Definition-GM

em Sab 07 Jul 2012, 22:10


Acho que esta imagem traduz muito bem o que o Ninja8086 quis dizer...

Por mais que esta sprite redimensionada da esquerda recebesse um tratamento vetorial a riqueza de detalhes ainda seria praticamente a mesma, como simulei neste exemplo:



Claro que este tratamento acima foi bastante rudimentar, mas é apenas pra termos uma ideia melhor dessa relação resolução x detalhamento.
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Re: HD High Definition-GM

em Sab 07 Jul 2012, 22:18
opa, tive otimas ideias com esse seu exemplo Go
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Re: HD High Definition-GM

em Dom 08 Jul 2012, 11:32



Exemplo perfeito.

Outro exemplo que denota como o termo "HD" às vezes é usado de forma completamente equivocada, são essas imagens abaixo de jogos onde - aposto - o "desenvolvedor" garante ao pé da cruz que tem "alta definição". Isso é muito comum de se ver em jogos pra Android, XBox live e PSN.

Exceto em um ambiente onde o criador é obrigado a trabalhar numa resolução alta, qual é o ponto que torna necessário colocar estes jogos numa resolução 1280x720? E isso fica ainda mais questionável quando se trata de um aparelho portátil, onde o tamanho da tela é reduzido.

Se o criador perguntasse a si mesmo sobre o porquê de desenhar isso em sprites gigantes e usar alta resolução, acredito que ele mesmo não saberia responder, o que demonstra completo amadorismo de quem se diz "desenvolvedor indie". Tudo o que eu vejo nessas imagens são uns contornos com uns degradês, feitos no Corel.

O primeiro da lista foi feito no Game Maker. Inclusive, citado como "HD" pelo pessoal aí.





Última edição por Ninja8086 em Dom 08 Jul 2012, 15:09, editado 1 vez(es)
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Re: HD High Definition-GM

em Dom 08 Jul 2012, 14:30
HD, ou 720p é simplesmente em referencia ao "tamanho da janela", isso funciona bem quando você vai colocar em full screen, imagine um jogo a 400x500 em um monitor de 1280x720(HD) a imagem vai ficar esticada diminuindo o tamanho da qualidade...

Então para colocar o jogo em HD, basta colocar o tamanho da view em 1280x720, e em full HD: 1920 x 1080...

Não tem nenhum mistério isso, é simplesmente em referencia ao tamanho das imagens que você usa. Mas tome cuidado, isso pode ser ruim, pois caso o jogador não tenha um monitor HD, a imagem vai ficar cortada....

Eu lhe aconselho a usar isso:

Código:

wtela=display_get_width()
htela=display_get_height()

view_wview=wtela
view_hview=htela
view_wport=wtela
view_hport=htela

view_hborder=view_wview/2
view_vborder=view_hview/2

room_set_persistent(room, true)
room_goto(room);
e no room start:
room_set_persistent(room, 0) //nao mude

com isso ele vai se adequar a resolução do monitor do jogador....

estero ter ajudado, até mais!
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