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Fazendo um jogo de foguete com gravidade...

3 participantes

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foguete - Fazendo um jogo de foguete com gravidade... Empty Fazendo um jogo de foguete com gravidade...

Mensagem por Dancity Sáb 28 Fev 2009, 03:09

Quem nunca viu um belo jogo de foguete?

Vou dar um exemplo do que vamos fazer:

Vcs já viram um jogo de foguete que não pode bater nas paredes e para passar de level nós temos que pousar numa plataforma?

Ok se nunca viram não há problema...

Let's go!

Primeiramente vc vai ter que fazer um sprite de:

Um foguete com fogo saindo debaixo dele
Um foguete sem a parte do fogo
Uma parede
Uma plataforma
Uma Explosão

Agora vá no game maker e adicone tudo como sprite...
Após isso use os sprites para fazer os objetos
E coloque o nome deles de:

obj_foguete
obj_foguete2
obj_parede
obj_plataforma
obj_explosão


Agora vamos configurar o obj_foguete:

Clique em add event depois selecione o create.
No create você vai botar o set the gravity (são as duas setas azuis para baixo na aba move)

No set the gravity

Coloque:
Direction: 270
Gravity: 0.2

foguete - Fazendo um jogo de foguete com gravidade... 89662322

Ótimo agora vamos colocar a colisão com o obj_plataforma

Para isso vá em add event clique em colision e selecione o obj_plataforma

Agora vá na aba main1 e selecione o change instance (as duas bolas vermelhas e azuis)

No change instace selecione o obj_foguete2 e o perform events yes!

foguete - Fazendo um jogo de foguete com gravidade... 66150203

Agora vamos fazer a colisão com a parede

Já sabe né? Add event colison obj_parede

Agora coloque set the gravity
foguete - Fazendo um jogo de foguete com gravidade... 46305850


E na janela do set the gravity simplesmente dê ok

foguete - Fazendo um jogo de foguete com gravidade... 25447589


Então vc vai ter que ir na aba main1
E selecione o change instance (as duas bolas)
Na janela do change instance coloque

Change into: obj_explosão
Perform events: yes

Ótimo a parte da colisão já chegou ao fim!

Agora vamos fazer os movimentos (mto fácil sem imagens)

Bom os movimentos é a parte mais fácil de se fazer!

Para fazer o up (Sobir) vá em add event clique em key press e selecione uma tecla que irá fazer o foguete sobir (recomendo a seta para cima)

Vá na aba move e selecione o move fixed (aquele bando de seta vermelha cada uma apontando para um lado)

Quando aparecer a janela do move fixed você vai perceber que há várias setas apontando pra horizntal, vertical etc...
e também tem um quadradinho no meio delas.

Selecione a seta que está apontando para cima Surprised
E na opção Speed: Altere para 4

Agora dê ok

Para finalizar vá em set the gravity e:

Direction: 270
Gravity: 0

Agora faça isso com as outras direções (esquerde direita baixo)
Mas na parte do move fixed clique nas cetas de cada direção.

(Lembrando que o move fixed é aquele bando de seta vermelha cada uma apontado para um lado)

Para sair da chatice do obj_foguete

Vá em add event realse e depois em any key

agora vá em set the gravity e:

direction: 270
gravity:
0.2

Saímos da chatice do obj_foguete!!!!

Agora vamos pra chatice do obj_foguete2

O obj_foguete2 é mto fácil!!!

Apenas vá em add event clique em colision e selecione o obj_plataforma e depois coloque next room (Uma espécie de janela com uma seta pra direita)

foguete - Fazendo um jogo de foguete com gravidade... Easycapture1


Agora vamos para o obj_explosão q é rapidinho.

Coloque:
Set the gravity:
Direction: 0
Gravity: 0

Sleep:
Miliseconds: 1000
Redraw: True

Display message:
Message: Você perdeu

Restart te game:
Já tem comando proprio
.

foguete - Fazendo um jogo de foguete com gravidade... Fgfs
foguete - Fazendo um jogo de foguete com gravidade... W800


foguete - Fazendo um jogo de foguete com gravidade... Fgfs
foguete - Fazendo um jogo de foguete com gravidade... W800


foguete - Fazendo um jogo de foguete com gravidade... Easycapture4
foguete - Fazendo um jogo de foguete com gravidade... W800

foguete - Fazendo um jogo de foguete com gravidade... Easycapture5
foguete - Fazendo um jogo de foguete com gravidade... W616

Agora nós vamos configurar a parede
Sacanagem
Fim

Mas vc vai ter que fazer aguma coisa pra poder finalizar o jogo para isso faça um sprite bote no gm e bote como objeto

ai no heroi vc coloca a colisão com o obj e então vc coloca end game

Gostaram? lol! lol! lol!

Depois eu posto uma engine...






Última edição por Alex FC em Seg 27 Jun 2011, 10:54, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : formatação)
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Mensagem por Eskyz Sáb 28 Fev 2009, 10:38

Uii... Olha, realmente ficou legal, parebens! Super explicadinho, ótimo para intermediários! Até que eu sou maior noobão, entendi um pouquinho! Cheio de imagens, explicações, imagens editadas (e com capricho), olha é sério, o tutorial ficou quase perfeito... só faltou uma coisa... formatação em negrito. Mas tá bom assim cara, realmente, ótimo!

Abraços
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Mensagem por Dancity Sáb 28 Fev 2009, 12:27

Vlw cara... post sua dúvida aqui...

Posso até fazer um tuto mais fácil...
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Mensagem por Gusba Sáb 28 Fev 2009, 12:55

otimo para iniciantes cara, parabens!
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