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Existe função hide object? (esconder objeto)
+2
vinians
Anderson3d
6 participantes
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Existe função hide object? (esconder objeto)
Alguem sabe me informar se existe a função hide object? Tipo a plataforma so aparace se o player estiver mais alta que ela, ou seja, o player pode pular por baixo dela e alcançá-la, tipo isso aqui:
No meu engine se o player pula por baixa da platafor ele bate nela e cai...
No meu engine se o player pula por baixa da platafor ele bate nela e cai...
Re: Existe função hide object? (esconder objeto)
Para esconder um objeto use obj.visible = false. Mais acho que não é isso que vc quer, oque acontece é que vc tem que verificar se o objeto esta pisando na plataforma e não para o movimento quando ele simplemente esbarra nela. Não posso te dizer especificamente como fazer isso, pois não sei como vc implementou sua engine, mas de um modo geral vc pode verificar se o vspeed esta negativo a dai não stopar o pulo caso ele encontre. Vc pode verificar isso usando a função place_meeting que testa se um determinado objeto esta colidindo com usa instância.
Re: Existe função hide object? (esconder objeto)
eu arrumo pra ti, é só manda
o jeito mais simples, porem pior, é colocar no step da plataforma:
outra forma melhor é colocar no step do player:
Obs.: para esse segundo code, deixe a plataforma com solid = false;
e lembresse de renomear esse objs de acordo com oq vc tem ai
o jeito mais simples, porem pior, é colocar no step da plataforma:
- Código:
if (obj_player.vspeed >= 0) {
solid = true;
}
else {
solid = false;
}
outra forma melhor é colocar no step do player:
- Código:
while (place_meeting(x,y,obj_plataforma)) {
y -= 1;
if (vspeed >= 0) {
vspeed = 0;
}
}
Obs.: para esse segundo code, deixe a plataforma com solid = false;
e lembresse de renomear esse objs de acordo com oq vc tem ai
Re: Existe função hide object? (esconder objeto)
pessoal muito obrigado pelas dicas, vou testar isso e jaja posto se deu certo... mas não entendi o que isso quer dizer
Vc pode verificar isso usando a função place_meeting que testa se um determinado objeto esta colidindo com usa instância.
Como assim colidir com sua instancia???
Vc pode verificar isso usando a função place_meeting que testa se um determinado objeto esta colidindo com usa instância.
Como assim colidir com sua instancia???
Re: Existe função hide object? (esconder objeto)
pessoal testei os dois códigos, no primeiro a bola esta subindo e passa um pouco a plataforma mas cola dentro dela, e o outro a bola para de subir quando ultrapassa a plataforma! Tipo ela para do nada quando chega em cima. Ela deveria subir, passar da platafor e quando descer parar nela... alguem resolve isso???????????
Re: Existe função hide object? (esconder objeto)
vc fez oq eu falei? a plataforma NAO pode ser solida!!!!!! e nao pode ter nenhum evento de colisao com ela!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Re: Existe função hide object? (esconder objeto)
e ela não esta solida não, nem tem nenhum evento de colisão não, ele sobe, passa dela, mas para certinho em cima dela.. o correto seria que ele passasse dela e depois caísse em cima dela... Num to conseguindo nem a pau hehehe...
Re: Existe função hide object? (esconder objeto)
while (place_meeting(x,y+1,obj_plataforma)) {
y -= 1;
if (vspeed >= 0) {
vspeed = 0;
}
}
tenta desse jeito ai
y -= 1;
if (vspeed >= 0) {
vspeed = 0;
}
}
tenta desse jeito ai
Re: Existe função hide object? (esconder objeto)
while (place_meeting(x,y+1,obj_plataforma)) {
y -= 1;
if (vspeed >= 0) {
vspeed = 0;
}
}
tenta desse jeito ai
y -= 1;
if (vspeed >= 0) {
vspeed = 0;
}
}
tenta desse jeito ai
Re: Existe função hide object? (esconder objeto)
cara quase deu certo mas nao dá mesmo. A bola quando toca em baixo ela acelera demais e tipo da outro pulo de cima da plataforma...
Re: Existe função hide object? (esconder objeto)
hum, entao tenta assim:
while (place_meeting(x,y+1,obj_plataforma)) {
if (vspeed >= 0) {
vspeed = 0;
}
}
while (place_meeting(x,y+1,obj_plataforma)) {
if (vspeed >= 0) {
vspeed = 0;
}
}
Re: Existe função hide object? (esconder objeto)
assim o objeto cola no chao... meu deus, que osso!!!
Re: Existe função hide object? (esconder objeto)
manda a engine pra mim, algo deve estar interferindo
Re: Existe função hide object? (esconder objeto)
cara mandei e a que vc mandou de volta também não deu certo num foi? Ja rodei esse forum e nao vi resposta pra isso que parece ser tão fácil... O plataforma deveria desaparecer quando eu vier de baixo dela...
Re: Existe função hide object? (esconder objeto)
seguinte gusba, pelo seu código o player sobe, se esta debaixo da plataforma ela não batele nele, mas quando ele está no ponto zero da plataforma ,no primeiro código ele para em pé dela bruscamente, no segundo ele dá outro pulo e sobe mais. O correto é que ele suba e na mesma velocidade aterrisse nela.
Ja to cadastrado em 3 foruns e ninguém resolve isso. Não acredito que isso seja tão complicado de se fazer...
Ja to cadastrado em 3 foruns e ninguém resolve isso. Não acredito que isso seja tão complicado de se fazer...
Re: Existe função hide object? (esconder objeto)
cara, olhe a minha engine sa sesao de de projetos, la tem bem isso
Re: Existe função hide object? (esconder objeto)
Meu deus, que complicação para fazer algo tão simples?
Step do objeto da plataforma:
Colisão da plataforma com o personagem (não esqueça de marcar a checkbox "other"):
Obs: para esse código funcionar, o hotspot do personagem deve estar NA PARTE MAIS BAIXA DO SPRITE. Se seu sprite tiver 29 pixels de altura, coloque o hotspot y dele em 29.
Não tem erro. Estou usando isso em um projeto meu, e está funcionando perfeitamente.
Ah, Gusba, não recomendo isso daí não. Sei lá, não é uma boa idéia ficar brincando com o y do personagem em um jogo de plataforma. "/
Step do objeto da plataforma:
- Código:
if (instance_exists(obj_personagem))
{
if (y < obj_personagem.y-1)
{solid=false;}
else
{solid=true;}
}
Colisão da plataforma com o personagem (não esqueça de marcar a checkbox "other"):
- Código:
if (other.solid = true)
{
move_contact_solid(direction,8);
vspeed=0;
hspeed=0;
}
Obs: para esse código funcionar, o hotspot do personagem deve estar NA PARTE MAIS BAIXA DO SPRITE. Se seu sprite tiver 29 pixels de altura, coloque o hotspot y dele em 29.
Não tem erro. Estou usando isso em um projeto meu, e está funcionando perfeitamente.
Ah, Gusba, não recomendo isso daí não. Sei lá, não é uma boa idéia ficar brincando com o y do personagem em um jogo de plataforma. "/
Re: Existe função hide object? (esconder objeto)
cada um faz como quer, aki em casa, o meu jeito funciona, entao estou feliz
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