[Resolvido]Como fazer um limite de ataques

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Resolvido [Resolvido]Como fazer um limite de ataques

Mensagem por jlevi900 em Qua 04 Jul 2012, 16:55

Bem estou criando um jogo do naruto e fiz até uma barra de mp e hp,mas quando acaba a barra de mp ele continua atacando, e eu queria fazer um limite para os ataques especiais(tipo rasengan e outros)se vocês poderem me ajudar vlw,estou aguardando


Última edição por jlevi900 em Sex 06 Jul 2012, 20:04, editado 2 vez(es)

jlevi900

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Resolvido Re: [Resolvido]Como fazer um limite de ataques

Mensagem por Gonçalves em Qua 04 Jul 2012, 17:09

Supondo que você usou:

Código:
if keyboard_check_pressed(vk_enter) {rasengan()}

Você pode inserir na condição uma que checa se o MP é maior que tanto.

Supondo que Rasengan gasta 20 de MP:

Código:
if keyboard_check_pressed(vk_enter) and mp >= 20 {rasengan()}

Só vai funcionar se o MP for maior ou igual a 20.

Gonçalves

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Resolvido Re: [Resolvido]Como fazer um limite de ataques

Mensagem por jlevi900 em Qui 05 Jul 2012, 14:10

Olhem eu mano step ta assim:
Código:
if (place_free(x,y+1)) //Checa se 1 pixel abaixo está vazio, ou seja, não tem chão.
{gravity=0.45; noar=true;
//Coloca valor na gravidade e define a variável noar para true, ou seja, o personagem não está no chão.
} else
 //Se a expressão place_free for falsa, ou seja, tenha chão embaixo:
 {gravity=0; noar=false; //Gravidade se torna zero e a variável noar se torna false, ou seja, o personagem está no chão.
 }
 
//Definiões de pulo
if (keyboard_check_pressed(vk_up)) && ! (place_free(x,y+1)) //Checa se a tecla de direção cima foi pressionada e se NÃO tem um pixel livre abaixo.
{
vspeed=-8; noar=true; //Se for verdade, velocidade vertical se torna 5 negativo e a variávell noar se torna true, ou seja, o personagem NÃO está no chão.
}
 
if (vspeed>12) //Checa se a velocidadevertical do personagem possui um valor maior que 12.
vspeed=12; //Se tiver, o valor se torna 12. Isso serve para que o personagem não ultrapasse grandes velocidades verticais, podendo causar bugs no jogo.
 
if (keyboard_check(vk_left)) && ! (keyboard_check(vk_right)) && (place_free(x-3,y)) //Checa se a tecla de direção esquerda está sendo pressionada, se a tecla direita NÃO está sendo pressionada e se tem 3 pixels de espaço à esquerda.
{x-=3; lado=0; andando=true; parado=false; //Caso a expressão acima seja verdadeira, o personagem se move 3 pixels a esquerda, virá para a esquerda de acordo com a variável lado, a variável andando se torna true para indicar que o personagem está andando e a variável parado se torna false, ou seja, o personagem NÃO está parado.
}
 
if (keyboard_check(vk_right)) && ! (keyboard_check(vk_left)) && (place_free(x+3,y)) //Mesmo de cima, só que dessa vez, checamos se a tecla de direção direita está sendo pressionada, se a tecla de direção esquerda NÃO está sendo pressionada e se tem 3 pixels à direita livre.
{x+=3; lado=1; andando=true; parado=false; //A mesma coisa do evento anterior. A única coisa que muda é que aqui o personagem se move 3 pixels a direita e a variável lado se torna 1, ou seja, ele vira pra direita.
}
 
if ! (keyboard_check(vk_left)) && ! (keyboard_check(vk_right)) //Checa se a tecla direita e a tecla esquerda não estão sendo precionadas.
{andando=false; parado=true; //Caso seja verdade, a variável andando se torna false, ou seja, o personagem NÃO está andando. E a variável parado se torna true, ou seja, o personagem está parado.
}
 
//Sprites
if (noar==false) //Checa se o personagem está no ar.
 
{
if (andando=true) && (lado==1) //Checa se o personagem está andando e se ele está virado para a direita.
{
sprite_index=spr_personagem_andando_dir; //Se sim, a sprite dele se torna a sprite do personagem andando para a direita.
}
if (andando=true) && (lado==0) //Checa se o personagem está andando e se ele está virado para a esquerda.
{
sprite_index=spr_personagem_andando_esq; //Se sim, o sprite dele se torna a sprite do personagem andando para a esquerda.
}
if (andando==false) && (parado==true) && (lado==1) //Se o personagem não está andando, se o personagem está parado e está virado para a direita:
{
sprite_index=spr_personagem_parado_dir; //Se sim, a sprite dele se torna a sprite do personagem parado para a direita.
}
if (andando==false) && (parado==true) && (lado==0) //Se o personagem não está andando, está parado e está virado para a esquerda:
{
sprite_index=spr_personagem_parado_esq; //Se sim, a sprite dele se torna o sprite do personagem parado para a esquerda.
}
}
else //Caso o personagem NÃO esteja com os pés no chão:
{
if (vspeed>0) || (vspeed<0) && (lado==1) //Se ele está pulando ou caindo e está virado para a direita:
{
sprite_index=spr_personagem_pulando_dir; //O sprite do personagem se torna o sprite dele pulando para a direita.
}
if (vspeed>0) || (vspeed<0) && (lado==0) //Se o personagem está pulando ou caindo e está virado para a esquerda:
{
sprite_index=spr_personagem_pulando_esq; //O sprite do personagem se torna o sprite dele pulando para a esquerda.
}
}
 
if (andando == false) && (parado == true) && (lado == 1) && (keyboard_check(ord("C")))
{
sprite_index = spr_dir_ata
}
 
if (andando == false) && (parado == true) && (lado == 0) && (keyboard_check(ord("C")))
{
sprite_index = spr_esq_ata
}
 
if (andando == false) && (parado == true) && (lado == 0) && (keyboard_check(ord("Z")))
{
sprite_index = spr_ata_esq
}

if (andando == false) && (parado == true) && (lado == 1) && (keyboard_check(ord("X")))
{
sprite_index = spr_rasengan_dir
}
if (andando == false) && (parado == true) && (lado == 0) && (keyboard_check(ord("X")))
{
sprite_index = spr_rasengan_esq
}

if (andando == false) && (parado == true) && (lado == 1) && (keyboard_check(ord("Z")))
{
sprite_index = spr_ata_dir
}

if (andando == false) && (parado == true) && (lado == 1) && (keyboard_check(vk_down))
 
{
sprite_index = spr_dir_aba
}
 
if (andando == false) && (parado == true) && (lado == 0) && (keyboard_check(vk_down))
 
{
sprite_index = spr_esq_aba
}

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Resolvido Re: [Resolvido]Como fazer um limite de ataques

Mensagem por Gonçalves em Qui 05 Jul 2012, 14:37

Você ainda não tem o código de ataque?

Você poderia substituir aquele parte de ataque por algo assim:

Código:
if (andando == false) && (parado == true) && (lado == 1) && (keyboard_check(ord("X"))) && mp >= 20
{
sprite_index = spr_rasengan_dir
mp -= 20
*códigos de ataque*
}
if (andando == false) && (parado == true) && (lado == 0) && (keyboard_check(ord("X"))) && mp >= 20
{
sprite_index = spr_rasengan_esq
mp -= 20
*códigos de ataque*
}

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Resolvido Re: [Resolvido]Como fazer um limite de ataques

Mensagem por jlevi900 em Qui 05 Jul 2012, 23:29

vlw mano funcionou sorrindo2 hehe

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