Tentando fazer um jogo simples, não estou dando conta

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Idéia Tentando fazer um jogo simples, não estou dando conta

Mensagem por Olivercld em Qua 04 Jul 2012, 01:06

Bom boa noite, primeiro agradeço a colaboração de voces makers em disponibilizar o tempo de voce, bom seguinte já vi varias e varias tutoriais em game maker sobre criação de jogos, e o que eu quero fazer é apenas um jogo simples de tudo, para apresentar para alunos na sala digamos assim algo rápido simples, só que por intermédio disso dessa correria que estou não estou conseguindo,o objetivo do jogo é educação no transito voltado para crianças de 5 anos pra frente, porém nem to sabendo como fazer ou iniciar baixei um pacote de imagens sons e não veio assim, uma imagem de um asfalto eu gostaria d fazer um que saísse dessa forma aqui, link abaixo http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=597

Desde já u agradeço lembrando sou iniciante totalmente não sei absolutamente nada tentei aqui mais deu tudo errado e como tempo esta curto peso ajuda á vocês. nervoso

Olivercld

Número de Mensagens : 8
Reputação : 1
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Idéia Re: Tentando fazer um jogo simples, não estou dando conta

Mensagem por Lázaro Games em Qua 04 Jul 2012, 07:53

vc quer um jogo parecido com esse q postou o link, né?
então posso ajudá-lo. diga-me como quer fazer mais ou menos.

Lázaro Games

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 70
Notas recebidas : D-B
Reputação : 0
Prêmios
   : 0

http://www.lzstargames.blogspot.com

Mensagem por Olivercld em Qua 04 Jul 2012, 12:45

Então Lázaro Games eu estava tentando fazer assim, igual ao site so que bem mais simples e só para apresentar para sala e posteriormente acho que ninguém mais vai jogar, e apenas para apresentar, e então estou tentando fazer pelo menos umas 3 fases, peguei uma imagem de um asfalto da net joguei no GM e peguei um carrinho que baixei de um pacote para game maker, ai posteriormente quando o carro vai andando pela pista e aparece uma placa ai tem la a pergunta e a criança marca resposta correta e se acertar passa para próxima até ir passando de fase só que nem isso estou sabendo não ta saindo nada.

Olivercld

Mensagem por Markituh em Qua 04 Jul 2012, 12:56

Cara, a base disso aí é usar algumas variáveis e fazer condições, bem como estilizar o seu projeto para torná-lo único e usar as funções que o programa lhe proporciona para mostrar o conteúdo na tela. Se você nunca teve experiência com programação, é melhor dar uma olhada nos tutoriais do fórum para começar. Alguns links úteis:

Abraços e bom desenvolvimento!

"Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje"

Links úteis:
Índice de Tutoriais
Manual online do GMS

Markituh

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2183
Reputação : 106
Prêmios

Mensagem por saim em Qua 04 Jul 2012, 13:48

O que eu vi no jogo:
- engine de quiz (peguntas de múltipla escolha)
- efeito parallax (mal-feito, mas você pode nem usar, se não quiser)
- alarms (pra demorar um pouco pras placas aparecerem)
- imagens com múltiplos sprites (também dispensável)
- pontuação simples
Joguei sem som, mas deve haver uma dublagem pra cada pergunta - e eu colocaria uma dublagem pra cada resposta, também, afinal crianças de 5 anos nem sempre sabem ler.
A maior dificuldade está em conseguir sons/imagens. Se você consegui-los, o resto já está a meio caminho andado.
Pra quiz, parallax e alarms, eu tenho certeza que existem tutoriais na internet, provavelmente aqui no fórum mesmo.
Imagens com sprites múltiplos pode ser um pouco mais complicado de encontrar, mas não é nenhum bicho de 7 cabeças. Você pode abrir um tópico pra isso (embora isso já tenha sido perguntado algumas vezes, não lembro onde).
Pontuação é a coisa mais simples de todas, se você entende como trabalhar variáveis, sabe como lidar com a pontuação, erros e acertos. Há um tutorial a respeito de variáveis na minha assinatura.

Você disse que o tempo está curto. Quanto tempo isso significa?

saim

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2964
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Prêmios
   : 1
   : 3

Mensagem por Olivercld em Qua 04 Jul 2012, 14:32

saim respondendo sua pergunta.
Você disse que o tempo está curto. Quanto tempo isso significa?
tipo amanhã, estou tentando desde segunda feira.
por estar tão em cima quero mudar, vou fazer o quiz de perguntas e respostas bem simples onde aluno errar volta, o duro que nao sei como eu vou colocar tipo escrever para aparecer la tipo a pergunta assim, exemplo:
Estamos aqui para aprender sobre transito, amiguinhos aperte iniciar pra começar.

masi ou menos assim e dai em diante teria de colocar as perguntas onde eu escreveria essas perguntas em Scripts no maker ? tipo ai passaria de fase, pelo menos umas 3 fases aff a agunia e chegando a hora rs me deixa sem se mexer, sem ação.

Olivercld

Mensagem por saim em Qua 04 Jul 2012, 15:51

Não, cara, se fosse pra daqui a algumas semanas, eu diria pra ir fundo nos tutoriais. Qualquer coisa pra amanhã, mesmo que fosse só o quiz, eu recomendo procurar outra alternativa.
Vá na papelaria, faça isso em cartolina, sei lá. Pra amanhã, só se você pegasse o jogo já pronto, do site, com o patrocínio e tudo. Tem muitos conceitos pra você aprender antes de criar qualquer coisa.

Edit: a menos que você baixe uma engine de quiz, prontinha, só faltando alterar as perguntas e respostas. Dê uma procurada em engines, tanto aqui quanto na GMC, alguma engine deve ter.
Mas ainda recomendo procurar uma alternativa. Estou mencionando essa possibilidade só pro caso de ter que ser o jogo MESMO.

saim

Prêmios

Mensagem por Olivercld em Qua 04 Jul 2012, 15:57

saim o jogo eu disse que é para amanhã, me anganei o que tenho de fazer para amnahã e o history board dele, o jogo mesmo é para segunda feira a noite mostra-ló.

estou em busca na net de um tutorial de Quiz sabe de algum.
nesse jogo preciso ter fases, pelo menos umas 3.
só não estou encontrado tutos sobre jogo de Quiz.

Não posso fazer em cartolina tem de ser no Game Maker, até perguntei se podia fazer em flash mais disseram que não pode, e só pra me ferrar minha vida mesmo isso oxa la.

Olivercld

Mensagem por saim em Qua 04 Jul 2012, 16:14

Olivercld escreveu:o que tenho de fazer para amnahã e o history board dele, o jogo mesmo é para segunda feira a noite mostra-ló.
(...)
nesse jogo preciso ter fases, pelo menos umas 3.
(...)tem de ser no Game Maker, até perguntei se podia fazer em flash mais disseram que não pode)...)
History board? Mostrar à noite? Exigência de fases? Restrição de plataforma?
...
Você é professor ou aluno?

Como eu disse, talvez a GMC tenha a engine. Daqui, a GMC é bloqueada pra mim, mas a google não. Talvez esse link te sirva pra alguma coisa.

saim

Prêmios

Mensagem por Olivercld em Qua 04 Jul 2012, 16:24

saim não sou professor, sou aluno.

eu não ei mexer no game maker, isso que disse são exigências bobas ensinou para gente o básico e quer que seja criado um jogo de educação, para mostrar como é.

eu nõ estou sabendo se possível até pagaria para fazerem esse Quiz de perguntas e respostas, como eu disse o básico que e mexer nas ferramentas ok mais ai criar um sozinho fica dificil bom nem sei o que fazer mais.

Olivercld

Mensagem por Olivercld em Qua 04 Jul 2012, 16:57

saim, o site que me mandou baixei o exemplo, só eu deu error

Prog's GML Test
FATAL ERROR in
.

Editado por Joton
Cuidado com o post duplo, caso necessite de adicionar nova informação, edite seu port anterior

Olivercld

Mensagem por saim em Qua 04 Jul 2012, 17:22

Como disse, eu consigo ver o link, mas não entrar nele. Não sei o que pode ser.

Então, se entendi corretamente, seu professor, de um curso noturno, ensinou o ABC e quer que você faça, até segunda-feira, um jogo completo.

O tema foi você quem escolheu ou o professor? Existem jogos mais simples que um quiz. Talvez não sejam tão educativos, mas tudo pode ser ajeitado.

saim

Prêmios

Mensagem por Olivercld em Qua 04 Jul 2012, 17:47

saim, tu lei meus pensamento, isso que tu disse tem tudo haver.

Sim, a escolha foi minha porque? Porque cada um teria que escolher um, um já esta fazendo de matemática, outro de química, outro de biologia, outro de inglês e outro de geografia e outro não sei do que é ainda que não informou o que esta fazendo, porém não podem ser iguais.

Pelo jeito vou ter que, além de eu ter ficado a tarde inteira em busca de tutoriais até em paginas videos em english que alguns não adiantou pela explicação assim, um explicava já pela metade com tudo pronto já, se nem tenho muita noção ainda, queria pegar pelo menos uma noção como faria mais ou menos e seguir o exemplo nem isso tenho encontrado sobre Quiz, tenho encontrado sim em tutos em inglês mais que não foram de bom proveito e continuo pelo jeito irei varar a noite aqui, sabe oque é ficar uma tarde sem trabalhar para poder mexer nisso.
Se eu tivesse mais tempo eu iria me dedicar a fazer como me disseram, pegar um editor como o GIMP e criar la as imagens para colocar em sprites prontos já com as perguntas e chamando as respostas, só que nem isso sei como faz. Se tiver um jeito mais fácil eu gostaria de estudar para poder fazer...

Olivercld

Mensagem por saim em Qui 05 Jul 2012, 09:32

O jogo mais fácil do mundo é o de clicar em coisas - mas sem muita teoria por trás disso, clique no objeto e algo acontece, fim. Clicar e arrastar já é mais elaborado, foque só no clique, por enquanto.

Você pode transformar esse conceito em algo educativo. Por exemplo, peças de lixo caem na tela, se o jogador clicar nos lixos recicláveis, ele ganha um ponto, se clicar nos orgânicos, perde (ou, se quiser deixar um pouco mais elaborado, pode sugerir que ele clique com o botão direito ou esquerdo, pra separar). Quando as peças de lixo reciclável saem da tela sem terem sido clicadas, o jogador perde uma vida, nas demais situações, ele ganha 10 pontos.

Esse jogo dá pra aprender a fazer até segunda. Consiga as imagens e, se não me engano, tem um tutorial de algo muito parecido no próprio game maker.

saim

Prêmios

Mensagem por Olivercld em Qui 05 Jul 2012, 14:51