Conectar-se
Quem está conectado
26 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 26 Visitantes

Nenhum

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 13/03/2012
Número de Mensagens : 293
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 3

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 1
Ver perfil do usuário

Choose esta me dando dor de cabeça !

em Ter 03 Jul 2012, 23:50
Fala pessoal tudo certinho com vocês ? então já tem um tempo que não crio nem um tópico aqui no fórum, esses dias ta meio corrido pra mim e agora vim dar uma olhada no meu projeto, e me deparei com uma coisa ...

o comando choose(x1,x2,x3...x9) eu estou usando assim :
Código:

if criaritem = true{ //Se puder criar os itens ... >>

[b]a = choose(obj_pnts10,obj_pnts20,obj_pnts50,obj_pntsVida,obj_pnts100,obj_pntsCav,obj_pntsX)
i = choose(obj_pnts10,obj_pnts20,obj_pnts50,obj_pntsX,obj_pnts10,obj_pnts20,obj_pnts10,obj_pnts20,a,obj_pntsX)[/b]

instance_create(x,y,i)
sound_play(CriarPnts)
a = ''
i = ''
criaritem = false
tempofinal = irandom_range(tempo1,tempo2)

}else{ //Se a var criaritem nao tiver iniciada INICIAR
tempoinicial += 1

if tempoinicial = tempofinal {
criaritem = true
tempoinicial = 0

}
};

Porém a sequencia que o choose(x1,x2,x3...x9) está criando esta sendo a mesma fiz vários testes aqui vendo as três primeiras criações.. e sempre dá no mesmo, isso deixa o ambiente newbie pra caramba, alguém pode me ajudar a resolver ? recente mente teve um tópico sobre isto, eu até comentei falando do choose mas não me lembro, e já pesquisei e não consegui achar :S


Abraços
avatar
Data de inscrição : 31/08/2010
Número de Mensagens : 630
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 15

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://leninja.com.br

Re: Choose esta me dando dor de cabeça !

em Qua 04 Jul 2012, 00:06
Tenta assim:

var i;
i=ceil(random(numero de objetos));//arrendonda um numero aleatório
switch(i){
case 1: //caso seja o primeiro...
instance_create(x,y,primeiro_objeto);//executa tal ação
break;//finaliza a ação
case 2: //mesma coisa de cima...
}

o código pode ficar grande mais pelo menos arruma esse bug.
lembre que caso saia um numero que não tem no case você tem que usar o default para não dar bug denovo.
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 13/03/2012
Número de Mensagens : 293
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 3

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 1
Ver perfil do usuário

Re: Choose esta me dando dor de cabeça !

em Qua 04 Jul 2012, 00:39
Cara não sei porque isto acontece mas mesmo utilizando seu método, os testes que fiz os dois primeiros itens a sair são sempre os mesmos, quando joguei o jogo no celular as 3 primeiras sempre foram iguais, não sei porque isto acontece, vou tentar fazer algo aqui e qualquer coisa falo para vocês...


p.s estou usando um script !

Criei outro script, fazendo as randomizações também ...

primeiro teste saiu : azul, vermelho, azul
segundo teste : azul, vermelho, verde
terceiro teste : azul, pontoX, laranja
quarto : azul, laranja, vermelho ...

resumindo, pelo menos sempre o primeiro a sair é azul :S
avatar
Data de inscrição : 19/08/2010
Número de Mensagens : 1299
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 47

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Choose esta me dando dor de cabeça !

em Qua 04 Jul 2012, 00:54
Cara, o choose é ruim pra isso, (eu particurlamente nem o uso) se vc quer uma probabilidade te aconselho a usar o irandom(x).
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 13/03/2012
Número de Mensagens : 293
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 3

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 1
Ver perfil do usuário

Re: Choose esta me dando dor de cabeça !

em Qua 04 Jul 2012, 02:33
é né já tentei usar o irandom, mas aparente mente deu na mesma eu não sei o que está acontecendo, mas vou tentar fazer o seguinte os 5 primeiros objetos a sair eu programar suas saidas " uns 5 modos diferente " e o resto, deixo normal, depois da quinta já funciona tudo normalmente !

(;
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Número de Mensagens : 2964
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 121

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3
Ver perfil do usuário

Re: Choose esta me dando dor de cabeça !

em Qua 04 Jul 2012, 08:54
Não consegui ver erro no código, o choose deveria estar escolhendo os objetos aleatoriamente.

Se o primeiro é sempre igual, deve haver algum problema no código, embora eu não consiga vê-lo. Talvez ele randomize o objeto apenas depois da primeira escolha. Quer dizer, talvez você defina o objeto a ser criado no create do objeto que escolhe e, depois de criar o objeto, escolha aleatoriamente o próximo. Não é o que parece acontecer, mas pode haver mais código além desse que você postou (seu teste sugere que seja algo assim).

Não vejo motivo pra definir "a = ' '; i = ' ';". Tenho a impressão que remover essas linhas do código não causarão diferença nenhuma.
Parece que o que você quis fazer foi garantir que entre uma e outra criação de objeto, as variáveis não tenham valor nenhum. Pra isso, o melhor é usar variáveis var, de modo que elas deixem de existir depois do código.

Nada contra seu método de marcar tempo, mas usar alarms seria mais prático.
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Número de Mensagens : 6037
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 288

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: Choose esta me dando dor de cabeça !

em Qua 04 Jul 2012, 10:09
Depois daqueles choose(), você poderia colocar:

Código:
i = choose(a, i);

Assim, a chance dos números serem o mesmo vai diminuir.

Se a chance na primeira for 1/6 e na segunda 1/6, a chance de serem o mesmo é 1/36.

Obs: me parece que essas funções pseudo-randômicas retornam o mesmo valor a cada intervalo de tempo.
avatar
Ranking : Nota A
Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 20/03/2010
Número de Mensagens : 1134
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 108

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 1
Ver perfil do usuáriohttps://www.facebook.com/seito.washiro.7

Re: Choose esta me dando dor de cabeça !

em Qua 04 Jul 2012, 10:21
é provavel que isso seja um erro no game maker studio.

você pode tentar outra maneira

Código:

item[0]=obj_pnts10
item[1]=obj_pnts20
item[2]=obj_pnts50
item[3]=obj_pntsX
item[4]=obj_pnts10
item[5]=obj_pnts20
item[6]=obj_pnts10
item[7]=obj_pnts20a
item[8]=obj_pntsX
instance_create(x,y,item[irandom(8)]);
avatar
Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 08/06/2008
Número de Mensagens : 2314
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 100

Prêmios
   : 3
   : 0
   : 1
Ver perfil do usuáriohttp://blackcapapps.blogspot.com.br/

Re: Choose esta me dando dor de cabeça !

em Qua 04 Jul 2012, 11:29
http://bugs.yoyogames.com/view.php?id=3956

Russell Kay escreveu:Isto é para design - se você quer usar números totalmente aleatórios use randomize() antes, mas durante o desenvolvimento se você tiver bugs é mais fácil encontra-los se a sequencia de números não for diferente.

É questionável mas até que faz sentido.
Na verdade era para ser assim mesmo, em outras linguagens o método é o mesmo.
Lembrando que isso não é só para o choose mas para todas as funções randomicas do GMS.
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum