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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Choose esta me dando dor de cabeça !
+3
Zero.
Pit Bull
luan.alc
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Choose esta me dando dor de cabeça !
Fala pessoal tudo certinho com vocês ? então já tem um tempo que não crio nem um tópico aqui no fórum, esses dias ta meio corrido pra mim e agora vim dar uma olhada no meu projeto, e me deparei com uma coisa ...
o comando choose(x1,x2,x3...x9) eu estou usando assim :
Porém a sequencia que o choose(x1,x2,x3...x9) está criando esta sendo a mesma fiz vários testes aqui vendo as três primeiras criações.. e sempre dá no mesmo, isso deixa o ambiente newbie pra caramba, alguém pode me ajudar a resolver ? recente mente teve um tópico sobre isto, eu até comentei falando do choose mas não me lembro, e já pesquisei e não consegui achar :S
Abraços
o comando choose(x1,x2,x3...x9) eu estou usando assim :
- Código:
if criaritem = true{ //Se puder criar os itens ... >>
[b]a = choose(obj_pnts10,obj_pnts20,obj_pnts50,obj_pntsVida,obj_pnts100,obj_pntsCav,obj_pntsX)
i = choose(obj_pnts10,obj_pnts20,obj_pnts50,obj_pntsX,obj_pnts10,obj_pnts20,obj_pnts10,obj_pnts20,a,obj_pntsX)[/b]
instance_create(x,y,i)
sound_play(CriarPnts)
a = ''
i = ''
criaritem = false
tempofinal = irandom_range(tempo1,tempo2)
}else{ //Se a var criaritem nao tiver iniciada INICIAR
tempoinicial += 1
if tempoinicial = tempofinal {
criaritem = true
tempoinicial = 0
}
};
Porém a sequencia que o choose(x1,x2,x3...x9) está criando esta sendo a mesma fiz vários testes aqui vendo as três primeiras criações.. e sempre dá no mesmo, isso deixa o ambiente newbie pra caramba, alguém pode me ajudar a resolver ? recente mente teve um tópico sobre isto, eu até comentei falando do choose mas não me lembro, e já pesquisei e não consegui achar :S
Abraços
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Re: Choose esta me dando dor de cabeça !
Tenta assim:
var i;
i=ceil(random(numero de objetos));//arrendonda um numero aleatório
switch(i){
case 1: //caso seja o primeiro...
instance_create(x,y,primeiro_objeto);//executa tal ação
break;//finaliza a ação
case 2: //mesma coisa de cima...
}
o código pode ficar grande mais pelo menos arruma esse bug.
lembre que caso saia um numero que não tem no case você tem que usar o default para não dar bug denovo.
var i;
i=ceil(random(numero de objetos));//arrendonda um numero aleatório
switch(i){
case 1: //caso seja o primeiro...
instance_create(x,y,primeiro_objeto);//executa tal ação
break;//finaliza a ação
case 2: //mesma coisa de cima...
}
o código pode ficar grande mais pelo menos arruma esse bug.
lembre que caso saia um numero que não tem no case você tem que usar o default para não dar bug denovo.
Re: Choose esta me dando dor de cabeça !
Cara não sei porque isto acontece mas mesmo utilizando seu método, os testes que fiz os dois primeiros itens a sair são sempre os mesmos, quando joguei o jogo no celular as 3 primeiras sempre foram iguais, não sei porque isto acontece, vou tentar fazer algo aqui e qualquer coisa falo para vocês...
p.s estou usando um script !
Criei outro script, fazendo as randomizações também ...
primeiro teste saiu : azul, vermelho, azul
segundo teste : azul, vermelho, verde
terceiro teste : azul, pontoX, laranja
quarto : azul, laranja, vermelho ...
resumindo, pelo menos sempre o primeiro a sair é azul :S
p.s estou usando um script !
Criei outro script, fazendo as randomizações também ...
primeiro teste saiu : azul, vermelho, azul
segundo teste : azul, vermelho, verde
terceiro teste : azul, pontoX, laranja
quarto : azul, laranja, vermelho ...
resumindo, pelo menos sempre o primeiro a sair é azul :S
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Re: Choose esta me dando dor de cabeça !
Cara, o choose é ruim pra isso, (eu particurlamente nem o uso) se vc quer uma probabilidade te aconselho a usar o irandom(x).
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Choose esta me dando dor de cabeça !
é né já tentei usar o irandom, mas aparente mente deu na mesma eu não sei o que está acontecendo, mas vou tentar fazer o seguinte os 5 primeiros objetos a sair eu programar suas saidas " uns 5 modos diferente " e o resto, deixo normal, depois da quinta já funciona tudo normalmente !
(;
(;
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Re: Choose esta me dando dor de cabeça !
Não consegui ver erro no código, o choose deveria estar escolhendo os objetos aleatoriamente.
Se o primeiro é sempre igual, deve haver algum problema no código, embora eu não consiga vê-lo. Talvez ele randomize o objeto apenas depois da primeira escolha. Quer dizer, talvez você defina o objeto a ser criado no create do objeto que escolhe e, depois de criar o objeto, escolha aleatoriamente o próximo. Não é o que parece acontecer, mas pode haver mais código além desse que você postou (seu teste sugere que seja algo assim).
Não vejo motivo pra definir "a = ' '; i = ' ';". Tenho a impressão que remover essas linhas do código não causarão diferença nenhuma.
Parece que o que você quis fazer foi garantir que entre uma e outra criação de objeto, as variáveis não tenham valor nenhum. Pra isso, o melhor é usar variáveis var, de modo que elas deixem de existir depois do código.
Nada contra seu método de marcar tempo, mas usar alarms seria mais prático.
Se o primeiro é sempre igual, deve haver algum problema no código, embora eu não consiga vê-lo. Talvez ele randomize o objeto apenas depois da primeira escolha. Quer dizer, talvez você defina o objeto a ser criado no create do objeto que escolhe e, depois de criar o objeto, escolha aleatoriamente o próximo. Não é o que parece acontecer, mas pode haver mais código além desse que você postou (seu teste sugere que seja algo assim).
Não vejo motivo pra definir "a = ' '; i = ' ';". Tenho a impressão que remover essas linhas do código não causarão diferença nenhuma.
Parece que o que você quis fazer foi garantir que entre uma e outra criação de objeto, as variáveis não tenham valor nenhum. Pra isso, o melhor é usar variáveis var, de modo que elas deixem de existir depois do código.
Nada contra seu método de marcar tempo, mas usar alarms seria mais prático.
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Re: Choose esta me dando dor de cabeça !
Depois daqueles choose(), você poderia colocar:
Assim, a chance dos números serem o mesmo vai diminuir.
Se a chance na primeira for 1/6 e na segunda 1/6, a chance de serem o mesmo é 1/36.
Obs: me parece que essas funções pseudo-randômicas retornam o mesmo valor a cada intervalo de tempo.
- Código:
i = choose(a, i);
Assim, a chance dos números serem o mesmo vai diminuir.
Se a chance na primeira for 1/6 e na segunda 1/6, a chance de serem o mesmo é 1/36.
Obs: me parece que essas funções pseudo-randômicas retornam o mesmo valor a cada intervalo de tempo.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Choose esta me dando dor de cabeça !
é provavel que isso seja um erro no game maker studio.
você pode tentar outra maneira
você pode tentar outra maneira
- Código:
item[0]=obj_pnts10
item[1]=obj_pnts20
item[2]=obj_pnts50
item[3]=obj_pntsX
item[4]=obj_pnts10
item[5]=obj_pnts20
item[6]=obj_pnts10
item[7]=obj_pnts20a
item[8]=obj_pntsX
instance_create(x,y,item[irandom(8)]);
Re: Choose esta me dando dor de cabeça !
http://bugs.yoyogames.com/view.php?id=3956
É questionável mas até que faz sentido.
Na verdade era para ser assim mesmo, em outras linguagens o método é o mesmo.
Lembrando que isso não é só para o choose mas para todas as funções randomicas do GMS.
Russell Kay escreveu:Isto é para design - se você quer usar números totalmente aleatórios use randomize() antes, mas durante o desenvolvimento se você tiver bugs é mais fácil encontra-los se a sequencia de números não for diferente.
É questionável mas até que faz sentido.
Na verdade era para ser assim mesmo, em outras linguagens o método é o mesmo.
Lembrando que isso não é só para o choose mas para todas as funções randomicas do GMS.
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