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gart30, J. Marlon, Willy

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Pausar jogo para um obj

em Ter 03 Jul 2012, 20:31
Pessoal, eu quero que quando o inventário for aberto o jogo pause (que nem quando mostra uma msg naquela caixinha padrão cinza do GM), não pode ser com instance_deactivate_all(1) pq com isso tudo some, e não pode, é como uma stratégia abrir a mochila pra usar tal item, e o jogador tem que ver oque está acontecendo.


Última edição por FlyAway em Qua 04 Jul 2012, 13:24, editado 1 vez(es)
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Re: Pausar jogo para um obj

em Ter 03 Jul 2012, 20:36
Bem eu posso te passar um logica:

Para pausar o jogo:

1° Tire print da room e salve ela num background
2° Coloque este background como o background da room
3° Desative todas as instancias
4° Crie o inventario

Para voltar:

1° Coloque o background padrao
2° Ative todas as instancias
3° Destrua o objeto do inventario

Espero que tenha entendido.
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Re: Pausar jogo para um obj

em Ter 03 Jul 2012, 20:37
não é isso.
é pra parar e o jogador poder ver oque está acontecendo.
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Re: Pausar jogo para um obj

em Ter 03 Jul 2012, 21:18
Código:
draw_set_font(font0);
draw_set_color(c_red);
draw_set_halign(fa_center);
draw_text(room_width/2,200,'JOGO PAUSADO');
screen_refresh();
keyboard_wait();
io_clear();

põe isso no objeto que pausa, no evento que faz pausar, mas lembre-se, vc deve criar uma fonte e coloca-la no lugar de font0!
boa sorte!
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Re: Pausar jogo para um obj

em Ter 03 Jul 2012, 21:52
*----* .
Vc leu oque eu postei ?

o inventário envolve uns 9 objs, queria que o jogo pausasse e só esses 3 objs funcionasse, mas que os outros ainda ficassem a vista.
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Re: Pausar jogo para um obj

em Ter 03 Jul 2012, 22:02
é como uma stratégia abrir a mochila pra usar tal item, e o jogador tem que ver oque está acontecendo.

não entendi, se vc tem que ver oque esta acontecendo, então pq vc quer "pausar"?
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Re: Pausar jogo para um obj

em Ter 03 Jul 2012, 22:08
- -' .
Cara é como se tudo parasse mas desse pra ver oque está parado.
Como os objs e etc.

Tem como fazer algo do tipo :
Código:

with all
{
if object_index!=obj1 and object_index!=obj2 and object_index!=obj3 and object_index!=obj4 and object_index!=obj5 and object_index!=obj6 and object_index!=obj7 and object_index!=obj8 and object_index!=obj9
{if global.inventario=true
{//pausar os objs}}
}
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Re: Pausar jogo para um obj

em Ter 03 Jul 2012, 22:15
¬¬ então não deveria ter usado a palavra "acontecendo" ...

porque você não faz uma função mais ou menos assim

Código:
//coloque isso nos objetos

if inventario = true
 {
  speed = 0
  image_speed = 0
  }

colocar isso nos objetos..

foi no que eu consegui pensar agora xD mas se eu pensar em algo melhor dou edit flw
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Re: Pausar jogo para um obj

em Ter 03 Jul 2012, 22:38
Não dá pq existem muitas outras funções como atacar e muitas outras e a IA dos inimigo, enfim, acho que vou ter que usar instance_deactivate_all msm - -' . Droga .
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Re: Pausar jogo para um obj

em Ter 03 Jul 2012, 22:43
FlyAway escreveu:Não dá pq existem muitas outras funções como atacar e muitas outras e a IA dos inimigo, enfim, acho que vou ter que usar instance_deactivate_all msm - -' . Droga .

não quero ser chato não, mas mesmo assim não daria pra deixa ele 'pausado'? com a speed = 0 ele não iria se mecher (obviamente), e com a image_speed = 0 não teria animação, ou seja estaria completamente congelado... então quando "inventario = false" e so colocar pra ele executar seus comportamentos normalmente
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Re: Pausar jogo para um obj

em Ter 03 Jul 2012, 22:47
mas são mtos comportamentos simultâneos, e irei criar mtos outros objs teria que checar isso neles sempre *---* . Mas vou fazer dá mo trabalho mas dou um jeito , vlw ! fico aberto a susgestões .;
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Re: Pausar jogo para um obj

em Ter 03 Jul 2012, 22:51
Já tentou usar o room_persistent true? talvez funcione (=
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Re: Pausar jogo para um obj

em Ter 03 Jul 2012, 23:07
Nem, e tambem num pode o_O . Os valores tem que mudar .
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Re: Pausar jogo para um obj

em Qua 04 Jul 2012, 12:18
O tutorial do saim sobre surfaces mostra o que na minha opinião é o melhor modo de se pausar um jogo com a imagem dele ao fundo.

Antes de desativar os objetos você os desenha em uma surface.
Depois de desativados e só desenhar a surface por trás do menu de pausa.
Se o menu é mas de 1 objeto desative tudo e reative as que precisa.

Seria mais ou menos assim:
Código:
if pause {
    if init_pause {
        surface_set_target(surf);
        screen_redraw();
        surface_reset_target();
        instance_desctivte_all(1);
        instance_active_object(parentMenu);

        init_pause = 0;
    }
}
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Re: Pausar jogo para um obj

em Qua 04 Jul 2012, 13:24
Um bom uso da surface Happy .
embora ja tenha resolvido, isso vai servir pra outras coisas Happy . vlw
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Re: Pausar jogo para um obj

em Qua 04 Jul 2012, 14:00
Ok! Vc já resolveu.

Apenas uma dica pra proxima vez. Sem precisar usar nenhum tipo de função, é usar estados, no caso pausado e não pausado.
Tudo que é feito no jogo com exceção da renderização e do inventario estaria sob o estado não pausado, quando entrasse no inventario o estado passaria para pausado e quando saisse do mesmo, o estado retornaria para não pausado.
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Re: Pausar jogo para um obj

em Qua 04 Jul 2012, 14:56
sim mas o problema é que como são mtas coisas acontecendo e objs diferentes, iria ter que colocar em todos e naum eskecer de nenhum.
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