Entrar
Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game makerpor Ralphed Ontem à(s) 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
IA plataforma . Problema com código
4 participantes
Página 1 de 1
IA plataforma . Problema com código
Pessoal, qual a melhor forma de fazer uma movimentação independente ( IA )
eu tava usando isso. porém o obj não se move.
Alguem sabe explicar ?
eu tava usando isso. porém o obj não se move.
- Código:
if char.x<x
{dir=false
if place_free(x-2,y)
x-=2}
if char.x>x
{dir=true
if place_free(x+2,y)
x+=2}
Alguem sabe explicar ?
Última edição por FlyAway em Seg 02 Jul 2012, 15:12, editado 3 vez(es)
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: IA plataforma . Problema com código
Vamos analisar seu codigo:
if char.x{dir=false
Esse primeiro X pode ser então qualquer posição do Char, em qualquer posição ele fica dir=false.
if place_free(x-2,y)
Se estiver livre dois pixels para direta.
x-=2}
Então subtrai 2, fazendo seu personagem avançar -2, -4, -6, -8, esse inimigo vai virar o flash assim.
if char.x>x
Se o X do char for maior que o X do Zé.
{dir=true
dir fica true
if place_free(x+2,y)
Se estiver dois pixels livres para esquerda.
x+=2}
Fica como o flash para esquerda, avançando 2,4,6,8.
Cara você consegue fazer um inimigo andar sem IA para um lado é outro? Isso é a base para se criar uma IA.
if char.x{dir=false
Esse primeiro X pode ser então qualquer posição do Char, em qualquer posição ele fica dir=false.
if place_free(x-2,y)
Se estiver livre dois pixels para direta.
x-=2}
Então subtrai 2, fazendo seu personagem avançar -2, -4, -6, -8, esse inimigo vai virar o flash assim.
if char.x>x
Se o X do char for maior que o X do Zé.
{dir=true
dir fica true
if place_free(x+2,y)
Se estiver dois pixels livres para esquerda.
x+=2}
Fica como o flash para esquerda, avançando 2,4,6,8.
Cara você consegue fazer um inimigo andar sem IA para um lado é outro? Isso é a base para se criar uma IA.
Re: IA plataforma . Problema com código
Aqui eu fiz e ele se move... não to entendendo
--EDIT--
mas .. porque você não faz algo mais simples.. assim
ai e so adicionar gravidade e colisão com o chão, que ele se movimenta bem direitinho em plataforma...
qualquer coisa eu fiz um tutprial :DD
https://gmbr.forumeiros.com/t22952-inteligencia-artificial-tut
--EDIT--
mas .. porque você não faz algo mais simples.. assim
- Código:
if distance_to_object(obj_player) < 100
{
move_towards_point(obj_player.x,obj_player.y,2);
}
ai e so adicionar gravidade e colisão com o chão, que ele se movimenta bem direitinho em plataforma...
qualquer coisa eu fiz um tutprial :DD
https://gmbr.forumeiros.com/t22952-inteligencia-artificial-tut
Última edição por Esaucm98 em Seg 02 Jul 2012, 14:54, editado 4 vez(es)
Re: IA plataforma . Problema com código
sim, mas é de forma diferente.
Ja fiz outras IAs bem mais complicadas em outros projetos e que tinha movimento também.
E o código ta errado. Eu postei certo mas vai errado. o código ta assim:
Nem eu to entendendo .
E a gravidade dele é 0.4 e a direção é 270 e na colisão com o bloco :
move_contact_solid(direction,12)
vspeed=0
EDIT ________________-
se eu usar o move towards point e o player pular, ele vai subir um pouco até o jogador cair n ?
Ja fiz outras IAs bem mais complicadas em outros projetos e que tinha movimento também.
E o código ta errado. Eu postei certo mas vai errado. o código ta assim:
- Código:
if char.x<x
{dir=false
if place_free(x-2,y)
x-=2}
if char.x>x
{dir=true
if place_free(x+2,y)
x+=2}
Nem eu to entendendo .
E a gravidade dele é 0.4 e a direção é 270 e na colisão com o bloco :
move_contact_solid(direction,12)
vspeed=0
EDIT ________________-
se eu usar o move towards point e o player pular, ele vai subir um pouco até o jogador cair n ?
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: IA plataforma . Problema com código
se eu usar o move towards point e o player pular, ele vai subir um pouco até o jogador cair n ?
aqui isso não aconteceu, não sei porque, talvez seja porque quando ele colide com o chão você coloca vspeed = 0 ou porque eu usei uma gravidade mais alta ( 2 ou 3 ), não sei mas deu certo
Re: IA plataforma . Problema com código
Se "char" for o personagem do jogador, o código está ok. Debugue pra achar o erro. Verifique o valor de dir, além de verificar pro place_free. São 3 place_free que você via verificar: (x-2, y); (x+2, y) e (x, y). Esse último é pra garantir que o objeto com a IA não esteja uns poucos pixels enfiado no chão. Já que é um objeto que responde à gravidade, esse erro pode estar acontecendo.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: IA plataforma . Problema com código
Já ajeitei e melhorei.
O problema é que tinha outra consição de movimento.
ai colokei pra se uma estiver acontecendo, a outra para.
e ficou assim :
VLW ai gente !
Tópico trancado, caso o autor quiser abrir notifique à algum moderador
O problema é que tinha outra consição de movimento.
ai colokei pra se uma estiver acontecendo, a outra para.
e ficou assim :
- Código:
if char.x<x
{dir=false
if place_free(x-2,y)
hspeed=-move/2
else {
if vspeed>-1{
vspeed = -move*2;
hspeed=0
sound_play(eff_jump)}}}
if char.x>x
{dir=true
if place_free(x+2,y)
hspeed=move/2
else {
if vspeed>-1{
vspeed = -move*2;
hspeed=0
sound_play(eff_jump)}}}}}
VLW ai gente !
Tópico trancado, caso o autor quiser abrir notifique à algum moderador
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» problema no codigo
» Problema com código de GO->!
» Problema no meu codigo
» Problema com Codigo
» problema com codigo de ataque
» Problema com código de GO->!
» Problema no meu codigo
» Problema com Codigo
» problema com codigo de ataque
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|