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Randomize.

em Qui 26 Fev 2009, 05:54
Alguem ensina, manda um tuto, ou qualquer coisa do genero sobre a ferramenta randomize do GM???
Estou querendo utilizala para o inimigo escolher ataque aleatoriamente, desde que tenha os requerimentos necessarios para utilizalo!
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Re: Randomize.

em Qui 26 Fev 2009, 07:58
Primeiro tem de criar uma variavel...vou dar um exemplo

No evento create do inimigo crie uma variavel

aleatorio=true;

depois no evento step escreva isto

aleatorio=round(random(3.14))

o random so funciona com numeros decimais neste caso com duas casas decimais

if aleatorio=1
{
ataque1; //aqui escolhe o primeiro ataque
}
if aleatorio=2
{
ataque2 ; //aqui escolhe o segunto ataque
}
if aleatorio=3
{
ataque3; //aqui escolhe o terceiro ataque
}


espero ter ajudado Very Happy
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Re: Randomize.

em Qui 26 Fev 2009, 14:46
ajudou bastante, mas como faço para que um ataque n seja escolhido se o inimigo nao tiver MP suficiente?
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Re: Randomize.

em Qui 26 Fev 2009, 15:10
coloca checa se o a mp é suficiente assim ó:

if (mp >= 30) {
if aleatorio=1
{
ataque1; //aqui escolhe o primeiro ataque
}
if aleatorio=2
{
ataque2 ; //aqui escolhe o segunto ataque
}
if aleatorio=3
{
ataque3; //aqui escolhe o terceiro ataque
}
}

troque mp pela var q guarda o mp
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Re: Randomize.

em Qui 26 Fev 2009, 16:17
Creio que ele quer que um ataque específico não possa ser escolhido. Nesse caso, acho melhor usar o choose. Funciona desse jeito:

choose(valor1,valor2,valor3,valor4,valor5,...) - Isso escolherá, aleatoriamente, uma das opções que você botou. Exemplo:

Código:

poder_usado=choose(1,2,3); //Escolhe aleatoriamente os poderes 1, 2 ou 3.
if (poder_usado==1)
{
//Aqui, vem o código do poder 1
}

if (poder_usado==2)
{
//Aqui, vem o código do poder 2
}

if (poder_usado==3)
{
//Aqui, vem o código do poder 3
}

Se, por exemplo, o poder 3 precisar de 30 de mana para ser usado, você pode fazer o seguinte:

Código:

if (mana>=30) { poder_usado=choose(1,2,3); } else
{ poder_usado=choose(1,2); //Só serão escolhidos o poder 1 OU o poder 2 }

;)
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Re: Randomize.

em Qui 26 Fev 2009, 17:03
o melhor jeito seria criar uma tabela array com todos os ataques, porcentagem de dano, porcentagem de defesa, e etc, depois varrer a array e escolher a melhor opção para o momento, e nao randomizando
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