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Fundo estelar feito de particulas[GM PRO]

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rodrigo1434
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Mensagem por Lap1994 Sex 02 Jan 2009, 16:21

Hoje eu tava fazeno meu joguinho e tal e eu tive a idéia de adicionar umas estrelas indo pra esquerda simulando o movimento da nave pra direita(Se o fundo está indo prum lado quer dizer q a camera esta indo pro outro)

Pra fazer isso eu usei um sistema de particulas. O código é meio complicado mas se trata apenas de definir como são as estrelas, que tamanho, pra onde vão, em que velocidade etc etc etc

O código inteiro dum fundo estelar fica no evento create.

Primeira coisa, criar o sistema de particulas. O sistema de particulas é como se fosse um objeto encarregado de desenhar as tais particulas. Assim como um objeto vc vai precisar guardar o ID dele pra configuralo mais tarde.
Código:
ps = part_system_create(); //PS é de PARTICLE SYSTEM
Como é um fundo de estrelas se mexendo, ele tem q ser desenhado lá no fundo. Usando essa função q determina o DEPTH(profundidade) do PS(sistema de particulas) agente obriga as estrelas a aparecer atrás de coisas como naves, explosões etc.
Regra do DEPTH: Depth é a ordem de desenho. Um objeto com -1 de depth é desenhado na frente dos objetos com depth 0, q por sua vez são desenhados na frente do 1 etc etc etc
Código:
part_system_depth(ps,999999); //Fundo estelar atrás de qualquer coisa q tenha depth maior que 1000000

Agora vem o particle type. Que são parecidos com objetos que vão ser criados varias e varias vezes.
Código:
stars = part_type_create(); //Particle Type criado, ID guardado na variavel stars
part_type_shape(stars ,pt_shape_pixel); //as particulas stars tem a forma de pixel
part_type_size(stars ,0.3,0.5,0,0); //Tem tamanho q varia entre 0.3 e 0.5
part_type_speed(stars ,2,8,0.5,0); //Tem velocidade que varia entre 2 e 8 e aumenta 0.5 a cada step.
part_type_direction(stars ,180,180,0,0);//Estão indo pra esquerda(180 graus)
part_type_color1(stars ,c_white);//São brancas
part_type_alpha3(stars ,0,1,0);//São transparentes então solidas e então transparentes denovo
part_type_life(stars ,20,30);//Desaparecem em 20 até 30 steps.

Agora o EMITTER. Emitter é um objeto que cria os Particle Type, agente definiu um logo acima. Aqui agente vai criar um emitter, definir aonde as estrlas vão ser criadas, e então mandar o emitter criar estrelas.
Código:
starsem = part_emitter_create(ps); //Cria um emitter e guarda o ID
part_emitter_region(ps,starsem ,0,room_width+200,0,room_height,ps_shape_rectangle,ps_distr_linear);//O emitter emite particular do canto superior esquerdo da room até um pouco afrente do fim da room.
part_emitter_burst(ps,starsem ,stars,60); //Cria algumas estrelas pra fazer parecer que já existiam estrelas quando a room começou(Para não começar com uma tela preta)
part_emitter_stream(ps,starsem ,stars,2); //sistema de particulas PS, emitter starsem, tipo de particula stars, 2 a cada step. Se o último valor for negativo o GM vai criar uma estrela a cada x steps. -4 por exemplo criaria uma estrela a cada 4 steps.

Desculpe não poder explicar mais pessoal. Mas tenho que ir ;)


Última edição por Lap1994 em Sex 02 Jan 2009, 22:57, editado 1 vez(es)
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Mensagem por rodrigo1434 Sex 02 Jan 2009, 20:29

Bom tuto, mas vc num precisa criar um objeto pra emitir as partículas
basta colocar no mesmo objeto, ou se isso for de sua preferencia deixar assim blzz Very Happy
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Mensagem por Janx Sex 02 Jan 2009, 21:06

hum... parece interessante, nunca pensei em usar particulas dessa maneira...
Nao testei, mas imaginei o efeito.

Poste uma foto para ver como fika! Assim os usuarios vao se interessar mto mais =)
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Mensagem por minato.11 Sex 02 Jan 2009, 21:15

ushaushaushaushausha:P
esse efeito e loko de mais
a room fica com fundo estrelado parecendo o espaco Smile
Bom tu cara!!
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Mensagem por Lap1994 Sex 02 Jan 2009, 22:06

rodrigo1434 escreveu:Bom tuto, mas vc num precisa criar um objeto pra emitir as partículas
basta colocar no mesmo objeto, ou se isso for de sua preferencia deixar assim blzz Very Happy
Tanto faz. Mas pra um código organizado, crie um objeto chamado STARS_OBJ ou algo do tipo pra você não se perder depois.
Se vc quiser sumir com as estrelas destruir o objeto não fará efeito. Adicione esse código no evento destroy se for o caso
Código:
part_system_destroy(ps)
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Mensagem por KansKniel Sex 02 Jan 2009, 22:50

Nossa isso é tudo complicado , mais c sabe mexer é melhor que RPG MAKER neh?
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Mensagem por Lap1994 Sex 02 Jan 2009, 22:56

Depende, vc qr fazer jogo ou fakes do Final Fantasy? E o codigo é avançado, só serve pra qm tem a versão PRO. Antes de comprar a versão PRO aprenda usando o LITE ;)
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Mensagem por balflear Sáb 16 maio 2009, 23:33

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