Tutorial efeito de iluminação bem simples

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Tutorial efeito de iluminação bem simples

Mensagem por God_of_war425 em Dom 01 Jul 2012, 10:52

Bom,não sei se é efeito de iluminação mais foi o nome que acho que se encaixou melhor
e desculpem por estar mal explicado é que nao conseguir postar imagens por algum motivo nao apareciam.

Bom,muitas pessoa querem fazer aquele jogo de zombie que fica tudo preto e so aparece o carinha e mais nada certo?

e oque ele fazem uzam monte de codes para deixar a romm preta e por algo que ilumine aomde o carinha tá certo?

mais eu sei modo bem mais simples.

Basta você criar uma sprite do tamanho que é vizualizado o seu jogo
Ex:tamanho da tela que você joga no seu jogo é 640x480 né?nao importa se a room é 2000x2000 se ela estiver seguindo você,basta voce fazer uma imagem de 640x480 mais sugiro fazer a imagem de 1000x1000 para cima para evitar erros,depois fassa circulo transparente no meio

depois crie objo ponha esa imagem fassa ele seguir o player com o code

x=obj_player.x
y=obj_player.y

image_angle = point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)

depois almente o depth dos itens en 1000 não é nessesario tão alto mais é pra previnir de algum bug,e deixe o depth do objto que segue o player em 0 o normal.

Depois ponha na room e teste,tudo que já esta na room ou é criado enquanto o jogo esta rodando fica enbaixo do objto que segue o player,se você nao almentase o depth nao ia funcionar os itens que seriam criados enquanto o jogo roda iam ficar por cima do fundo preto,bom aqui funciono se nao der certo ai fale,para ver como posso ajudar.flw


Última edição por God_of_war425 em Qui 19 Jul 2012, 12:06, editado 1 vez(es)

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Re: Tutorial efeito de iluminação bem simples

Mensagem por Zero. em Dom 01 Jul 2012, 12:08

É uma forma, mas assim naum itei ocupar um grande espaço na memória não ?

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lag?

Mensagem por God_of_war425 em Qui 05 Jul 2012, 10:56

Tipo se cauzaria lag no jogo?se voce izagerar na imagem sim,do contrario não

ou se o jogo ficaria com arquivo muito pezado?acho que sim se você izagera na imagem mais do contrario não,mais ai seria so compactar o arquivo.

a room de teste que uzo é 5000x5000 e a imagem que uzo pra representar a camera é 1250x1250 não é tao grande.

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Re: Tutorial efeito de iluminação bem simples

Mensagem por Thyago em Qui 05 Jul 2012, 12:41

.É pezado e limitado,1000x1000 pesa 4 mega,o melhor método que via até hoje foi o do alex fc,mas para seguir seu raciocinio e deixar leve,cria uma sprite
100x100 ;
.Use o draw para desenhar a sprite e quatro retangulos ao redor.A sprite vai pesar 40 kb.

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Re: Tutorial efeito de iluminação bem simples

Mensagem por TRFN em Qui 05 Jul 2012, 12:43

Um jeito mais eficiente seria não usando sprites.
Um for resolveria tranquilamente......

___________



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Mensagem por God_of_war425 em Qui 05 Jul 2012, 13:29

Como uma imagem 1000x1000 pode dar 4 mega?

eu uzo a de 1500x1500 ainda ta 200kb,e eu terminei o meu projeto uzando este metodo ele nao passo de 2mega olha que o jogo é grande.mais bom é um metodo de se fazer efeito pois eu creio que o cara que for iniciar no game maker ele não vai saber todos os code nessesarios pra fazer uma room toda ficar preta,pois uza muitos code pra fazer a room fica preta e bota code niso...mais vlw obrigado por postar pelomenos alguem posto vlw =D.

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Re: Tutorial efeito de iluminação bem simples

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