GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


2 sprites juntos.

4 participantes

Ir para baixo

2 sprites juntos. Empty 2 sprites juntos.

Mensagem por Vampire Sáb 21 Fev 2009, 01:15

Fala ai amigos, bom o problema é o seguinte...

estou atualmente fazendo um jogo do castlevania... está tudo indo muito bem, porem me deparei com algo que até agora não consegui resolver satisfatoriamente.

preciso fazer com que 2 sprites fiquem juntos, 1 para o chicote e outro para o personagem.
assim posso colocar ações separadas tanto pra um quanto pra outro.
o problema é que não consigo fazer com que os 2 funcionem juntos certinho como se fosse 1 só.

não sei se consegui me explicar direito, já tentei de tudo até cosigo fazer os 2 se moverem juntos porém o chicote nunca fica bem certinho em cima do boneco as vezes fica, mas dependendo do movimento ele sai da posição correta.

existe alguma maneira fácil de fazer com que o chicote obedeça os movimentos do boneco?
Vampire
Vampire

Data de inscrição : 14/07/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 68
Prêmios : 2 sprites juntos. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

2 sprites juntos. Empty Re: 2 sprites juntos.

Mensagem por Dark-Yes Sáb 21 Fev 2009, 01:59

Faz uma GIF vc mesmo ele com o chicote "ATACANDO" e coloca pra quando precionar e tecla que monstra ele atacando com o chicote exibir essa sprite(a GIF)!

EU acho que isso resolve
Dark-Yes
Dark-Yes

Data de inscrição : 27/12/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 265
Prêmios : 2 sprites juntos. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

2 sprites juntos. Empty Re: 2 sprites juntos.

Mensagem por M.A.S. Sáb 21 Fev 2009, 02:38

Eu já fiz isso. A idéia é organizar tudo de forma clara. Dicas:

Se o sprite de ataque de Simon tem 5 quadros, faça o sprite do chicote também com 5 quadros para o mesmo movimento, pois vai tornar o controle do chicote mais fácil. Ex:


Código:
chicote.image_index = simon.image_index;

Isso vai sincronizar a animação de ambos. Também defina os pontos dos chicotes e das correntes como uma coordenada em comum. Ex:

spr_chicote_curto
pivô x = 20
pivô y = 15

spr_chicote_longo
pivô x = 20
pivô y = 15

spr_corrente_longo
pivo x = 20
pivo y = 15

Se fizer isso você poderá controlar somente o sprite sem mexer na posição da instância "chicote". =]

Outra dica é fazer o controle das posições sempre no evento Draw (que é mais rápido, pois acompanha a frequência de desenhos na tela).
M.A.S.
M.A.S.

Data de inscrição : 03/01/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 377
Prêmios : 2 sprites juntos. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

2 sprites juntos. Empty Re: 2 sprites juntos.

Mensagem por Vampire Sáb 21 Fev 2009, 09:51

então, o lance de criar 2 gifs, eu já fiz, os 2 com o mesmo número de quadros e tal porém mesmo fazendo isso o chicote nunca fica exatamente como deveria, a posição sempre atrasa um pouco e dependendo do movimento ele sai da posição.

com o evendo draw eu ainda não tentei, cada vez que pressionava a botão do chicote eu criava uma instancia chamada chicote pra aparecer o chicote.

mas se eu usar com o DRAW será possível eu definir colisões e tal com esse sprite?, o problema de eu estar fazendo 2 sprites separados o chicote e o boneco é que o chicote destroi os inimigos e o boneco não, se eu desenhar o chicote com draw não vou poder adiconar colisão com ele certo?
Vampire
Vampire

Data de inscrição : 14/07/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 68
Prêmios : 2 sprites juntos. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

2 sprites juntos. Empty Re: 2 sprites juntos.

Mensagem por Igor KinGamer Sáb 21 Fev 2009, 10:32

Quando você coloca alguma coisa no draw, se o objeto tem sprite, o sprite não aparece, mas ainda existe. Portanto, as colisões continuam normais.

Se você tem ações no draw e ainda quiser desenhar o sprite, é só colocar

draw_sprite(sprite_index, image_index, x, y);
Igor KinGamer
Igor KinGamer

Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Número de Mensagens : 890
Prêmios : 2 sprites juntos. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

2 sprites juntos. Empty Re: 2 sprites juntos.

Mensagem por Vampire Sáb 21 Fev 2009, 11:09

ahhhhhh,, consegui ficou legal.....

ao invés de usar o sprite_index no objeto chicote, usei o draw como vcs sujeriram e ficou perfeito, agora o chicote ta funcionando 100%...


mas agora apareceu outro problema a colisão com esse objeto do chicote....

como vcs sujeriram estou usando só DRAW para desenhar o chicote no objeto chicote, o problema é que com isso a colisão não é detectada no chicote, ele só inicia a detecção de colisão se eu insiro um sprite_index no objeto chicote, só que dai a colisão não obedece o draw do chicote e sim o campo de tamanho do sprite inteiro. ou seja, após eu adicionar o sprite_index mesmo sem o chicote estar aparecendo existe a colisão. e se eu não coloco o sprite_index e deixo só o draw para desejar o chicote a colisão não funciona.

affff
Vampire
Vampire

Data de inscrição : 14/07/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 68
Prêmios : 2 sprites juntos. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

2 sprites juntos. Empty Re: 2 sprites juntos.

Mensagem por Igor KinGamer Sáb 21 Fev 2009, 13:11

Como você está fazendo para desenhar o chicote no draw?
Igor KinGamer
Igor KinGamer

Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Número de Mensagens : 890
Prêmios : 2 sprites juntos. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

2 sprites juntos. Empty Re: 2 sprites juntos.

Mensagem por Vampire Sáb 21 Fev 2009, 14:25

Bem, eu criei um objeto chicote...

nesse objeto coloquei um evento STEP

dentro indicando que o X e o Y são os mesmo do Boneco para ele sempre acompanhar o boneco..


criei um evendo DRAW
e dentro coloquei assim:

if global.chicotetipo=3 and keyboard_check(vk_down) {

if global.chicoteimg=0 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,0,x,y)}
if global.chicoteimg=1 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,1,x,y)}
if global.chicoteimg=2 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,2,x,y)}
if global.chicoteimg=3 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,3,x,y)}
if global.chicoteimg=4 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,4,x,y)}
if global.chicoteimg=5 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,5,x,y)}
if global.chicoteimg=6 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,6,x,y)}
if global.chicoteimg=7 { draw_sprite(Nulo,0,x,y)}
};


assim ele vai desenhando cada imagem do chicote conforme a posição do boneco, dai o chicote acompanha certinho o boneco.
no ultimo sprite é um NULO para fazer o chicote desaparecer quando acaba a animação do boneco.
tem várias IFs desses para cada posição que o boneco está.

como eu disse o chicote está funcionando certinho o movimento está sincronizado com o boneco agora, porém não há detecção de colisão.
Vampire
Vampire

Data de inscrição : 14/07/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 68
Prêmios : 2 sprites juntos. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

2 sprites juntos. Empty Re: 2 sprites juntos.

Mensagem por Igor KinGamer Sáb 21 Fev 2009, 20:34

Ok...

Você pode tentar usar mesmo sprite_index.

Em vez de colocar isso:
Código:
if global.chicotetipo=3 and keyboard_check(vk_down) {

if global.chicoteimg=0 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,0,x,y)}
if global.chicoteimg=1 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,1,x,y)}
if global.chicoteimg=2 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,2,x,y)}
if global.chicoteimg=3 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,3,x,y)}
if global.chicoteimg=4 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,4,x,y)}
if global.chicoteimg=5 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,5,x,y)}
if global.chicoteimg=6 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,6,x,y)}
if global.chicoteimg=7 { draw_sprite(Nulo,0,x,y)}
};
no draw, faça isso e coloque no begin step (Step > Begin Step):
Código:
if global.chicotetipo=3 and keyboard_check(vk_down) {

sprite_index = AtaqueBaixoDc;
if global.chicoteimg=0 { image_index = 0}
if global.chicoteimg=1 { image_index = 1}
if global.chicoteimg=2 { image_index = 2}
if global.chicoteimg=3 { image_index = 3}
if global.chicoteimg=4 { image_index = 4}
if global.chicoteimg=5 { image_index = 5}
if global.chicoteimg=6 { image_index = 6}
if global.chicoteimg=7 { sprite_index = Nulo; image_index = 0}
};

Não se esqueça que o Precise collision checking do sprite chicote deve estar marcado! (na janela do sprite, à direita do nome)

E também faça o mesmo com todo o resto ;)

Ah, é melhor você salvar em outro lugar quando for testar isso, se você salvar em cima e não der certo, vai ter que desfazer tudo manualmente affraid
Igor KinGamer
Igor KinGamer

Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Número de Mensagens : 890
Prêmios : 2 sprites juntos. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

2 sprites juntos. Empty Re: 2 sprites juntos.

Mensagem por Vampire Sáb 21 Fev 2009, 21:11

Boaaaa Igor KinGamer, era isso mesmo, eu tava colocando a sequência dentro do DRAW, fiz como vc falou as alterações e coloquei dentro do BEGIN STEP e ficou perfeito.

Valeu mesmo pela ajuda brother vc é fera!!!!!


agora se não fosse pedir muito, o que exatamente diferencia o evendo STEP do BEGIN STEP?? prq eu já tinha tentando como vc disse só que no STEP, gostaria de saber essa diferença para saber quando usar um ou outro.

abraço.
Vampire
Vampire

Data de inscrição : 14/07/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 68
Prêmios : 2 sprites juntos. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

2 sprites juntos. Empty Re: 2 sprites juntos.

Mensagem por Igor KinGamer Dom 22 Fev 2009, 15:12

O step faz todas as ações a cada step, o begin step faz todas as ações no início de cada step. Também há o end step, que faz todas as ações no final de cada step.

Ou seja, o step realiza as ações independente da ordem.
O begin step realiza as ações antes de todo o resto (eventos de teclas, mouse, colisões, etc.). Por isso, funcionou como no draw. Ele pode servir se você quiser que alguma coisa seja mudada antes de todo o resto ser lido (como mudar uma variável, e dependendo dessa variável fazer o evento de apertar uma tecla).
O end step realiza as ações após todo o resto.

Se não tiver entendido, avise que eu tento explicar melhor Happy
Igor KinGamer
Igor KinGamer

Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Número de Mensagens : 890
Prêmios : 2 sprites juntos. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

2 sprites juntos. Empty Re: 2 sprites juntos.

Mensagem por Vampire Seg 23 Fev 2009, 12:37

poxa Igor, entendi bem sim, só não entendi bem o prq que funcionou certinho a mudança de sprites no Begin Step e não no Step já que basicamente a diferençca entre os 2 seria apenas a orde de execução, mas já deu pra ter uma boa idéia deles..
valeu mesmo brother vc me ajudou muito mesmo!!
Vampire
Vampire

Data de inscrição : 14/07/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 68
Prêmios : 2 sprites juntos. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

2 sprites juntos. Empty Re: 2 sprites juntos.

Mensagem por Igor KinGamer Seg 23 Fev 2009, 13:45

Eu acho que o begin step deve ser lido antes do draw também, e por isso ele funcionou do mesmo jeito que quando estava no draw...
Igor KinGamer
Igor KinGamer

Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Número de Mensagens : 890
Prêmios : 2 sprites juntos. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

2 sprites juntos. Empty Re: 2 sprites juntos.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos