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[resolvido] Ids, nearest e etc...

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Mensagem por moisesBR Sex 29 Jun 2012, 17:21

Alguem pode me ajudar entender esse troço?
Um tuto... sei lá! Ajudaria muita gente!

O fato é que, criei vários topicos pra resolver umas funções que estou inserindo no no meu projeto, e estas funções insistem em aparecer e eu nao sei manipular e muito menos onde usar.

Estou usando conforme o saim e cascavelo e outro recomentou, e até que tá funcionando mas preciso entende-los domina-los.

No meu projeto eu precisei(resolvido) que, vários objetos tivessem anexado algo que apesar de segui-lo tivesse vontade própria, ou seja IA, no caso era um tanque e seu canhão.
Depois precisei(resolvido) que, tendo vários objetos de ambos na room, seguissem
ou apontasse para o objeto mais próximo... outra vez esses tais ID e nearest mp_potential e etc!!!?
mesmo com isso:
ID_ouro=instance_nearest(x,y,ouro)
meu_canhao = instance_create(x, y, obj_canhao);
//cria o canhão e armazena a id na variável "meu_canhao"
Ainda não consegui assimilar! Até usei deu uns errros que resolvi, mas como vou ter que usar estas funções inúmeras vezes, tenho que conhece-las melhor.
É... talvez eu tenha problemas ou o trem é complicado mesmo, mas com perseverança se vence um desafio. Alguem pode ajudar?


Última edição por moisesBR em Sex 23 Nov 2012, 21:40, editado 1 vez(es)
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Mensagem por luiz_eldorado Sex 29 Jun 2012, 18:53

Ids são simples, são basicamente a identificação de cada instância na room. Você pode abrir a room e colocar o mouse sobre uma instância que na barra de status aparecerá o id dela. Quando você faz um instance_create(), ele retorna o id da instância que você criou.
Já o instance_nearest(x,y,obj) retorna o id da instancia mais proxima do ponto (x,y) que seja do tipo obj. obj pode ser um objeto mesmo ou a palavra all (todos).
Acho melhor você explicar geralmente o que vai ter no seu jogo, aí podemos dar dicas de como fazer tais coisas.
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Mensagem por PedroX Sex 29 Jun 2012, 19:00

No Game Maker, toda função retorna um valor.
Então, podemos armazenar esse valor numa variável.

Por exemplo:

nome = get_string("Digite algo:", "")

Vai armazenar um valor string.

inst_proxima = instance_nearest(x, y, ouro)

Vai armazenar o valor retornado pela função, que é um inteiro (por assim dizer).

Então, esse é o esquema: você pergunta e ele retorna a resposta.

Você não precisa guardar numa variável, você pode passar como argumento diretamente.

Por exemplo:

with (instance_create(x, y, ouro)) instance_destroy()

Ou seja, a função vai retornar o id do objeto criado para o with, que vai executar o instance_destroy() nessa instância.

Toda instância tem um id.
Isso é útil tanto quanto o nosso nome.

Eu recomendo que leia mais a respeito, pois isso é muito importante.

Um tutorial ótimo do Brendan:
https://gmbr.forumeiros.com/t316-id-identificando-as-instancias

E um tutorial meu:
https://gmbr.forumeiros.com/t19545-instancias-e-objetos

Até mais!

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Mensagem por moisesBR Sáb 30 Jun 2012, 01:36

Valeu. Li.... reli, vo ler de novo, e de novo aé consegui entrar na idéia, só assim vou poder sossegar (sou assim... se "encapifo"...)

Bem, tenho 2 situações:
1- tenho um tanque que tem em cima de si uma cabine de canhao, que apesar de estar presa ao tanque, ela se rotacionará, mirando nos inimigos, que são vários espalhados pela room.
2- tenho um soldado que precisa ir ou mirar no inimigo mais proximo, sendo que há vários inimigos espalhados pela room.

Agora de novo:
1- tenho vários tanques e cada um tem em cima de si uma cabine de canhao, que apesar de estar presa ao tanque, ela se rotacionará, mirando nos inimigos, que são vários espalhados pela room.
2- tenho vários objetos espalhados e cada um precisa ir ou mirar no inimigo mais proximo sendo que há vários inimigos espalhados pela room.

Pelo que tinha entendido, tendo por exemplo objetos: tanque, canhao,soldado e inimigo, pensei que tinha que criar em cada um, uma variável no create usando o comando:

No objeto tanque:
Create
Código:
meu_canhao = instance_create(x, y, obj_canhao);
Steep
Código:
image_angle=direction
meu_canhao . x = x; meu_canhao . y = y; //traz o canhão pra cá
meu_canhao . image_angle = point_direction(x, y, inimigo . x, inimigo . y);//mira
Nesse caso está funcionando, perfeitamente e pelo que percebi, cada tanque criou o seu canhão e não precisei colocar nada no objeto canhao! O mesmo sucedeu com os objetos soldado e inimigo:

No objeto soldado:
Create
Código:
ID_inimigo=instance_nearest(x,y,inimigo)
Steep
Código:
image_angle = ID_inimigo
if instance_exists(inimigo)
move_towards_point(ID_inimigo.x,ID_inimigo.y,3)
Esse code também já está funcionando! Mas como percebeu, minha intenção aqui não é apenas usar a função, mas compreende-la!
Resultado: Entendi que a ID é declarada e chamada no objeto caçador não no alvo! É isso?
Como vi lá no post do Brendan, nearest=próximo, mas só funciona se esta for declarada por uma var que no caso foi:
meu_canhao = instance_create(x, y, obj_canhao) e
ID_inimigo=instance_nearest(x,y,obj_inimigo)

Pelo que entendi, também poderia ter usado:
id = Esse é o número id da instância.
instance_create(x,y,obj) =Cria uma instância do objeto.
instance_id[0..n-1] =Retorna o id da instância de número.
instance_find(obj,n) =Retorna o id da instância pertencente ao objeto.
instance_position(x,y,obj) =Retorna o id da instância. id da primeira.
instance_nearest(x,y,obj) = Retorna o id da instância ... mais próximo.
instance_furthest(x,y,obj) =Retorna o id da instância ... mais distante.
instance_place(x,y,obj) =Retorna o id da instância na posição de encontro x, y.
Pra quem não leu: https://gmbr.forumeiros.com/t316-id-identificando-as-instancias
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Mensagem por Thyago Sáb 30 Jun 2012, 02:01

Resultado: Entendi que a ID é declarada e chamada no objeto caçador não no alvo! É isso?
Como vi lá no post do Brendan, nearest=próximo, mas só funciona se esta for declarada por uma var que no caso foi:
meu_canhao = instance_create(x, y, obj_canhao) e
ID_inimigo=instance_nearest(x,y,obj_inimigo)


.Não não é isso,a id é declarada logo que a instancia é criada,imagine o carro gol.
.Agora imagine o carro gol de chassi 1000012,seria mais ou menos isso.

Quando você usa instance nearest(x,y,obj),o resultado é o valor da id da instancia mais proxima do obj,ai você salva em uma variavel.

obj_mais_proximo=instance_nearest(x,y,obj)

.Traduzindo em portugues:

obj_mais_proximo=a id da instancia mais proxima do obj.

.Outra coisa,você não precisa criar dois objetos,tanque e canhao,só vai deixar o jogo mais pesado,apenas desenhe a sprite do canhão.

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Mensagem por PedroX Sáb 30 Jun 2012, 11:10

A id serve para você identificar.
Então, cada instância tem uma id.
Ao criar uma instância, a função retorna o valor (o id).

Seria melhor você usar o draw_sprite_ext em vez de criar um objeto para o canhão.

Até mais!

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Mensagem por moisesBR Sex 23 Nov 2012, 21:52

Por ser o post já bem antigo, geralmente é proibido ressuscitar mas, não resisti! Tinha que dizer algo e mostrar que foi resolvido e principalmente para agradecer! Apanhei muito para entender, mas valeu a pena!

Obrigado a todos! Tópico resolvido
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