[Resolvido] Screenshoot com o nome do gmk em execução

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Resolvido [Resolvido] Screenshoot com o nome do gmk em execução

Mensagem por moisesBR em Qua 27 Jun 2012, 20:25

Como faço pra que o screen tenha o nome do projeto em execução? Ex:
"meu projeto.gmk" "meu projeto.png"
a extenção não importa muito, pois posso edita-la e salvar

O nome do projeto em execução nao dá certo, pois todos eles quando executados, por padrão sao "Game.exe", mas será interessante ter essa opção de colocar o nome do exe quando se concluir o projeto pois aí colocaremos o nome final.

Se nao for pedir demais, talvez, a gente queira tirar vários screens seguidos!
Ex:
"meu projeto001.jpg"
"meu projeto002.jpg"
"meu projeto003.jpg"




Última edição por moisesBR em Sex 29 Jun 2012, 16:37, editado 1 vez(es)

moisesBR

Número de Mensagens : 873
Idade : 40
Data de inscrição : 24/10/2009
Reputação : 14
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

http://inprovise.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: [Resolvido] Screenshoot com o nome do gmk em execução

Mensagem por Super Maker em Qua 27 Jun 2012, 20:59

Não entendi muito bem.
A pouco tempo fiz uma engine que acho que pode te ajudar.
Link: https://dl.dropbox.com/u/70151484/SC.rar

Super Maker

Número de Mensagens : 646
Idade : 33
Data de inscrição : 09/07/2011
Reputação : 6
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: [Resolvido] Screenshoot com o nome do gmk em execução

Mensagem por moisesBR em Qua 27 Jun 2012, 21:18

Eu tenho essa mania de complicar as coisas mais simples.
Se fosse apenas pra tirar um screenshot tava resolvido! Pois sei fazer isso de inúmeras maneiras como CTRL+PrintScreen, F9, opções d&d do gm e outros programas apropriados. Mas na maioria das vezes, eu teria que renomear os arquivos! Canseira na certa! Ainda mais se no mesmo diretório tivesse inúmeros projetos! Outro caso, é que o executável é nomeado por "game.exe" e se captasse o nome dele teria: "game.bmp" ou "game.exe.bmp" e etc! Caso eu fizesse isso com vários projetos teria que renomear toda vez que tirasse o screen. Caso contrário teria várias imagens e nao saberia de que projeto foi!

Eu quero que o screenshoot tenha o mesmo nome do projeto aberto!
tipo assim, o nome do meu projeto seria: Meu_projeto.gmk
E a screen teria que ser algo como: Meu_projeto.png e etc! Só isso!

moisesBR

Número de Mensagens : 873
Idade : 40
Data de inscrição : 24/10/2009
Reputação : 14
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

http://inprovise.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: [Resolvido] Screenshoot com o nome do gmk em execução

Mensagem por GameMakerTutoriais em Qui 28 Jun 2012, 01:04

Tenta isso:

Código:
nome := filename_change_ext(filename_name(parameter_string(0)), '.gmk');

Isso retorna o nome do executável na pasta temporária. Normalmente, é o mesmo nome do projeto, então, acho que vai funcionar.

... ou ...

...se não funcionar, ainda há outra alternativa. A gente pode tentar pegar o caption da janela aberta do Game Maker (pois ele contém o nome do projeto em edição):



Observações:

1 - Montei um script que exige direitos de administrador. Se você quiser, é possível montar outro que não exige, mas vai ser necessário usar um arquivo temporário.

2 - Mais de uma janela do Game Maker aberta pode causar confusão no comando na hora de pegar o nome.

3 - A janela do prompt de comando vai aparecer.

Abraços!

GameMakerTutoriais

Número de Mensagens : 800
Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: [Resolvido] Screenshoot com o nome do gmk em execução

Mensagem por moisesBR em Qui 28 Jun 2012, 17:48

valeu! Deu certo asim!
Código:
screen_save (filename_change_ext(filename_name(parameter_string(0)),'.bmp'))
Apesar de não ter conseguido dominar o assunto ainda, mas pra mim tá resolvido!

O problema de criar o screen com o nome do gmk tá resolvido com esse code que você me passou e o de criar numeradas com o do Super Maker.

A propósito: baixei aquelas 208 e muitas outras engines, e estou tirando os screens de todas que não são repetidas, facilitando reconhece-las visualmente. Mas, fazer isso com todas vai ser dose. Em breve vou postar aqui.
Mas não é exclusivamente pra isso que eu pedi isso. Obrigado.
[Resolvido]

moisesBR

Número de Mensagens : 873
Idade : 40
Data de inscrição : 24/10/2009
Reputação : 14
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

http://inprovise.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: [Resolvido] Screenshoot com o nome do gmk em execução

Mensagem por GameMakerTutoriais em Sex 29 Jun 2012, 01:14


Nesse código você também pode usar a extensão 'png' pra salvar um arquivo png. Fica mais leve:

Código:
screen_save (filename_change_ext(filename_name(parameter_string(0)),'.png'))

Tirar printscreen de tudo? Caramba, vai dar trabalho mesmo, haja paciência e tempo! Pra tentar facilitar um pouco, executa os gmk's todos no debug mode e, pra cada um, dê um "Ctrl + E". É o atalho pra executar uma string em gml. Por lá, você manda executar o script externamente, via arquivo txt. Acho que vai ser mais fácil do que adicionar o script em cada projeto (se é que você ia fazer isso, inicialmente).

Mas é possível criar um programinha pra executar tudo isso sozinho... Abrir os gmks em cada pasta; executá-los em debug mode; simular o atalho da janela; executar o código pra gerar o printscreen e fechar o jogo. Se achar que vale a pena, a gente pode fazer (não no Game Maker).

Abraços.

GameMakerTutoriais

Número de Mensagens : 800
Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: [Resolvido] Screenshoot com o nome do gmk em execução

Mensagem por moisesBR em Sex 29 Jun 2012, 13:13

Valeeeeeeu! Independente disso(postar os screens) ou dessa função que pedi, eu ja tava fazendo isso!!! Imagino que eu tenha em torno de 600 ou menos. E mesmo sem essa função, creio que estou na metade ou perto!
E pretendo postar mesmo, mas não sei se posto aqui ou no dropbox as screens.
-------------------------------------------
Nao tenho muita facilidade de lembrar das coisas... mas visualizando o screen do projeto... sei exatamente onde está o que quero.

E não é só isso! se olhar meu diretório de engines, se não souber, vai ver lá apenas screens! Mas na verdade, são as engines compactadas em .rar e juntada com o screens delas e... extraível com o programa associado! É claro que se o idiota aqui, esquecer disso e editar a imagem, sem extrair o projeto antes, vai perder o projeto! Kkkk! Mas pelo menos pra mim é muito prático.
Caso alguem se interesse nisso, me avise(MP?)! Ou é melhor criar um tópico pra isso? Se bem que já postei isso.. nao lembro onde... acho que foi num tópico do saim... (bug TrickyTracks) (?)

No mas Obrigado pela atenção à parte e essa dica que eu jamais iria saber sozinho! Valeu mesmo.

Hummm... aproveitando o post, meu projeto principal tá quase em 10% Kkkk sério.
Em breve vou postar um dos meus projetos aqui na gmbr, pela primeira vez! O projeto secundário que estou preparando pra postar, não sei explicar ou medir a quanto anda, mas imagino que esteja em torno de 60%.
Sei que o CQ do tema já passou, mas quero mostrar no que ando trabalhando e mostrar que os posts que coloquei não foram em vão.

projetos em andamento:
(os nomes ainda não estão definidos e muito menos uma história)
Dono da mina, guerra, fazenda, vacalhando, profissões e meu projeto principal!
Acho que o nome apropriado é "ambição".

To tentando não falar em "ingrêiz"... mas por que di**** parece que soa melhor do que o português? Ex:
Master of mine, war, farm, vacalhander, offices and ambitions!

moisesBR

Número de Mensagens : 873
Idade : 40
Data de inscrição : 24/10/2009
Reputação : 14
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

http://inprovise.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: [Resolvido] Screenshoot com o nome do gmk em execução

Mensagem por GameMakerTutoriais em Sex 29 Jun 2012, 17:33


Há um tempo atrás eu hospedei uns 300 screenshots de abandonwares. Só que ao invés de abrir o DosBox pra cada um e dar um print, fiz um programinha pra fazer tudo. Só tive o trabalho de apontar o executável de cada um. Lógico que nem tudo funcionou perfeitamente, mas pelos uns 80% do trabalho me foi poupado (também no upload das imagens). E mesmo assim, realmente dá trabalho!

E pretendo postar mesmo, mas não sei se posto aqui ou no dropbox as screens.

Um ótima dica pra hospedagem de fotos é servimg.com. Ele é o padrão do forumerios e é excelente. Tem imagens que eu postei em tutoriais daqui do fórum há mais de 4 anos atrás e elas ainda estão lá, perfeitas. Alguns servidores infelizmente apagam, mas no servimg, ficam mantidas (essa da minha assinatura é um exemplo, deve ser a imagem mais antiga do fórum, creio)! Vale a pena.

Abraços bróder!

GameMakerTutoriais

Número de Mensagens : 800
Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: [Resolvido] Screenshoot com o nome do gmk em execução

Mensagem por moisesBR em Qua 19 Dez 2012, 01:03

Quero mais uma vez agradecer aos camaradas aqui e avisar que já coloquei em pratica a ideia e já tem até tópico!:
http://gmbr.forumeiros.com/t25018-banco-de-engines-e-etc#185398
ou vá direto à pasta:
https://www.dropbox.com/sh/7cgyev65hxbl30b/Mr7XFR4JoY
lá não tem apenas engines dentro de imagens, tem uma pasta com apenas engines para quem não conseguiu, um banco de scripts e etcéteras bugs e afins kkkk. No tópico ensina como proceder na extração e também uma imagem tuto lá.

Borderline valeu! to usando seu code do jeito que me disse atravez de debug!
Usei este:
Código:
screen_save (filename_change_ext(filename_name(parameter_string(0)),'.png'))
Perfeito!
O dropbox foi o único que não corrompeu o arquivo de dentro da imagem. É claro que tem um macete para baixar a imagem sem alteração, e este é fazer o download pelo rodapé da visualização para poder extrair o arquivo sem problemas.

Super Maker: creio que baixeis sua engine, mas não tenho certeza... mas vc já deve ter apagado... pois o link não está mais ativo... quer contribuirr com o banco de engines?
Obrigado a todos!
Tópico finalmente resolvido.

moisesBR

Número de Mensagens : 873
Idade : 40
Data de inscrição : 24/10/2009
Reputação : 14
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

http://inprovise.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resolvido Re: [Resolvido] Screenshoot com o nome do gmk em execução

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 05:58


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum