GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha

5 participantes

Ir para baixo

Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha Empty Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha

Mensagem por andreh Qua 11 Jul 2012, 21:51

É o seguinte, o meu jogo é de plataforma, e eu gostaria q o inimigo só começasse a atirar quando eu estivesse na mesma linha q ele.

Ex.:
________X________O______ -> Mesma linha, pode atirar


____________X_______
_____O_____ -> O player esta em outra plataforma, portanto o inimigo não o vê e não podera atirar

Legenda: X - inimigo
O - player

Alguem pode me ajudar quanto a isso PF



Última edição por andreh em Qui 12 Jul 2012, 11:38, editado 1 vez(es)
andreh
andreh

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 09/03/2011
Reputação : 3
Número de Mensagens : 183
Prêmios : Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha Empty Re: Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha

Mensagem por Zero. Qua 11 Jul 2012, 22:21

Use collision_line ou collision_rectangle.
Ambos checam se há colisão.
entaum se houver atira Happy.
Zero.
Zero.

Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios : Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha Empty Re: Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha

Mensagem por Molinware Qua 11 Jul 2012, 23:02

Código:
if instance_exists(obj_Player){
    if collision_line(x,y,x-196,y,obj_Player,true,true){
        //Atirar para a esquerda
    }else if collision_line(x,y,x+196,y,obj_Player,true,true){
        //Atirar para a direita
    }
}
Molinware
Molinware

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C + C + D + B+ A + A
Data de inscrição : 18/11/2011
Reputação : 11
Número de Mensagens : 234
Prêmios : Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://molinware.net23.net

Ir para o topo Ir para baixo

Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha Empty Re: Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha

Mensagem por Zero. Qui 12 Jul 2012, 00:10

Exato, mas com o collision line vai ficar apenas 1 pixel de h.
Se quizer uma altura maior utilise o collision rectangle, que é basicamente da msm forma.
Zero.
Zero.

Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios : Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha Empty Re: Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha

Mensagem por andreh Qui 12 Jul 2012, 10:35

Obrigado galera! Me ajudou bastante! Usei o collision_rectangle
Código:
collision_rectangle(x+15,y-63,x+315,y+15,obj_player,true,true)

Mas alguem pode me explicar o que significa os dois ultimos "True"?
andreh
andreh

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 09/03/2011
Reputação : 3
Número de Mensagens : 183
Prêmios : Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha Empty Re: Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha

Mensagem por Kapoty Qui 12 Jul 2012, 10:52

andreh escreveu:Obrigado galera! Me ajudou bastante! Usei o collision_rectangle
Código:
collision_rectangle(x+15,y-63,x+315,y+15,obj_player,true,true)

Mas alguem pode me explicar o que significa os dois ultimos "True"?

1° True : Se usar verificação de colisão preciso.
2° True : Se o exemplo que chama essa função deve ser excluído na colisão.

Espero ter ajudado feliz3
Kapoty
Kapoty

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : E + D + C + B + D +B + A
Data de inscrição : 05/11/2011
Reputação : 22
Número de Mensagens : 635
Prêmios : Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha Empty Re: Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha

Mensagem por Need 90 Qui 12 Jul 2012, 10:55

tenta isso
Código:
if x = obj_player.x or y =obj_player.y {
//Código de atirar
}
Need 90
Need 90

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : D+A+B
Data de inscrição : 16/01/2012
Reputação : 7
Número de Mensagens : 787
Prêmios : Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://need90games.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha Empty Re: Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha

Mensagem por andreh Qui 12 Jul 2012, 11:37

Obrigado a todos pela resposta
kapoty - vlw pela explicação, mas então a ultima variavel não vai fazer diferença se eu deixar true ou false

need 90 - o seu código funciona sim, mas a coordenada x ou y do player tem q ser EXATAMENTE igual à do inimigo, e na vdd o q eu quero é um pouco mais de variação, por isso usei o collision rectangle, mas vlw mesmo assim!

Resolvido!
andreh
andreh

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 09/03/2011
Reputação : 3
Número de Mensagens : 183
Prêmios : Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha Empty Re: Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos