Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha
5 participantes
Página 1 de 1
Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha
É o seguinte, o meu jogo é de plataforma, e eu gostaria q o inimigo só começasse a atirar quando eu estivesse na mesma linha q ele.
Ex.:
________X________O______ -> Mesma linha, pode atirar
____________X_______
_____O_____ -> O player esta em outra plataforma, portanto o inimigo não o vê e não podera atirar
Legenda: X - inimigo
O - player
Alguem pode me ajudar quanto a isso PF
Ex.:
________X________O______ -> Mesma linha, pode atirar
____________X_______
_____O_____ -> O player esta em outra plataforma, portanto o inimigo não o vê e não podera atirar
Legenda: X - inimigo
O - player
Alguem pode me ajudar quanto a isso PF
Última edição por andreh em Qui 12 Jul 2012, 11:38, editado 1 vez(es)
andreh- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 09/03/2011
Reputação : 3
Número de Mensagens : 183
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha
Use collision_line ou collision_rectangle.
Ambos checam se há colisão.
entaum se houver atira .
Ambos checam se há colisão.
entaum se houver atira .
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha
- Código:
if instance_exists(obj_Player){
if collision_line(x,y,x-196,y,obj_Player,true,true){
//Atirar para a esquerda
}else if collision_line(x,y,x+196,y,obj_Player,true,true){
//Atirar para a direita
}
}
Re: Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha
Exato, mas com o collision line vai ficar apenas 1 pixel de h.
Se quizer uma altura maior utilise o collision rectangle, que é basicamente da msm forma.
Se quizer uma altura maior utilise o collision rectangle, que é basicamente da msm forma.
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha
Obrigado galera! Me ajudou bastante! Usei o collision_rectangle
Mas alguem pode me explicar o que significa os dois ultimos "True"?
- Código:
collision_rectangle(x+15,y-63,x+315,y+15,obj_player,true,true)
Mas alguem pode me explicar o que significa os dois ultimos "True"?
andreh- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 09/03/2011
Reputação : 3
Número de Mensagens : 183
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha
andreh escreveu:Obrigado galera! Me ajudou bastante! Usei o collision_rectangle
- Código:
collision_rectangle(x+15,y-63,x+315,y+15,obj_player,true,true)
Mas alguem pode me explicar o que significa os dois ultimos "True"?
1° True : Se usar verificação de colisão preciso.
2° True : Se o exemplo que chama essa função deve ser excluído na colisão.
Espero ter ajudado
Kapoty- Games Ranking :
Notas recebidas : E + D + C + B + D +B + A
Data de inscrição : 05/11/2011
Reputação : 22
Número de Mensagens : 635
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha
tenta isso
- Código:
if x = obj_player.x or y =obj_player.y {
//Código de atirar
}
Re: Inimigo atirar apenas quando o player está na mesma linha
Obrigado a todos pela resposta
kapoty - vlw pela explicação, mas então a ultima variavel não vai fazer diferença se eu deixar true ou false
need 90 - o seu código funciona sim, mas a coordenada x ou y do player tem q ser EXATAMENTE igual à do inimigo, e na vdd o q eu quero é um pouco mais de variação, por isso usei o collision rectangle, mas vlw mesmo assim!
Resolvido!
kapoty - vlw pela explicação, mas então a ultima variavel não vai fazer diferença se eu deixar true ou false
need 90 - o seu código funciona sim, mas a coordenada x ou y do player tem q ser EXATAMENTE igual à do inimigo, e na vdd o q eu quero é um pouco mais de variação, por isso usei o collision rectangle, mas vlw mesmo assim!
Resolvido!
andreh- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 09/03/2011
Reputação : 3
Número de Mensagens : 183
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» como fazer o inimigo começar atirar apenas quando encostar com o player
» Como faser o inimigo só atirar quando ver o player?
» Como fazer o player atirar quando o inimigo chegar a uma certa distancia?
» [Resolvido]como faço o inimigo só atirar quando chegar perto do player?
» Bot atirar no player apenas se estiver "vendo" ele
» Como faser o inimigo só atirar quando ver o player?
» Como fazer o player atirar quando o inimigo chegar a uma certa distancia?
» [Resolvido]como faço o inimigo só atirar quando chegar perto do player?
» Bot atirar no player apenas se estiver "vendo" ele
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|