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health bar individual mini

em Ter 19 Jun 2012, 13:32
no meu jogo terá vários inimigos iguais, como eu coloco um health bar pequenininho encima da cabeça deles, o mais simples possivel..
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Re: health bar individual mini

em Ter 19 Jun 2012, 13:46
Opa mina do rock

Código:

draw_healthbar(view_xview+x1,view_yview+y1,view_xview+x2,view_yview+y2,variavel,cordefundo,corlifeminimo,corlifemaximo,direçao,mostrarfundo,mostrarborda)

Bem, você usará esse codigo no DRAW do inimigo.
Onde tem x1,x2,y1,y2 será as coodernadas usadas.

Montarei um pequeno codigo para você, como se seu inimigo fosse 32X32.

X1 e Y1 é onde o primeiro ponto de barra se forma (use x-2,y-8 )
X2 e Y2 é onde o ultimo ponto de barra se forma (use x+34,y-4)
variavel é a variavel a ser mostrada em forma de barra, no caso seria o life do inimigo, então use vidadoinimigo (Só um exemplo. Não use global pois todos os inimigos irão ter o mesmo life).
cordefundo é a cor de fundo da barra
corlifeminimo é a cor quando a barra está chegando ao minimo
corlifemaximo é a cor quando a barra está cheia ou quase cheia
direcao é a direção em que os dados da barra serão mostrados (use 0 por padrão)
mostrarfundo você irá escolher se deverá aparecer um fundo (1=sim ; 0=não)
mostrarborda seria uma borda ao redor da barra(use 1 por padrão)
Dica extra
view_xview e view_yview irá seguir a "view" do jogo, para quando os inimigos sairem da room, não ocorrer deformações na barra!

Dica extra2
As cores começão com "c_" dentro do game maker

exemplo
Código:

c_black
c_red
c_white
e assim por adiante!

exemplo final de codigo
Código:

draw_healthbar(view_xview-2,view_yview-8,view_xview+34,view_yview-4,inimigolife,c_white,c_red,c_green,0,1,c_black)

Espero ter te ajudado!

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Re: health bar individual mini

em Ter 19 Jun 2012, 14:03
Faz assim :

num obj controle, coloque no draw:
with obj_inimigo
{codigo que desenha a vida (pode ser draw_rectangle ou qualqer outro)}

E se vai ter outros imigos alem deste, ponha estes outros inimigos como parent desse ou crie outro código do msm para ele.
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Re: health bar individual mini

em Ter 19 Jun 2012, 14:11
Bem se for o que estou a pensar basta colocar no draw a funçao draw_healthbar, basta fazer como o un00brn esplicou, um dica.

Se a vida do seu inimigo for 5 vc deve fazer isto no step

Código:
barra_vida = vida * 100 / 5
isto é um regra de 3 simples para a que a barra fique cheia se a vida for = a 5 e se diminuir a vida a barra tambem, e quando é 0 a barra esta vasia

e depois no draw
Código:
draw_healthbar(x - 20,y - 25,x + 20,y - 20,barra_vida,c_black,c_red,c_green,0,true,true)
//x-20,y-25,x+20,y-20 serve para fazer as dimenções da barra e tb onde situaça
//desenha o sprite do monstro
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y)

a minha explicaçao foi má mas qualquer duvida manda PM

EDIT:

ve esta engine que acabei de fazer: https://www.dropbox.com/s/qugbyk4nj4jswj6/engine.gmk
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Re: health bar individual mini

em Ter 19 Jun 2012, 14:27
imaginem q tenho 3 inimigos iguais na room, preciso q o health seja criado encima de cada cabeça e quando eu zerar o health de um os outros não podem morrer juntos, ta dificil p/ mim fazer isso , rss Shocked
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Re: health bar individual mini

em Ter 19 Jun 2012, 14:28
ja viste a minha engine?
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Re: health bar individual mini

em Ter 19 Jun 2012, 14:32
Olha, você deve está adicionando a variavel de vida do inimigo em GLOBAL..

Vejo que você ainda é um pouco iniciante, tente :
*Baixar alguma Engine especifica
*Estudar mais um pouco sobre esse assunto
*Ter paciência

Já tive meu tempo que não sabia nem oque fazia no game maker e nem como funcionava!
Pode me passar o GMK do seu projeto via MP ?
Aí eu resolvo e te falo como eu resolvi!
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Re: health bar individual mini

em Ter 19 Jun 2012, 14:36
kadini
essa engine mesmo q eu tava precisando vlw!!

un00brn
obrigado pela ajuda, a engine do kadini vai servir vlw!!
obs:não sou iniciante é que tenho uma memoria distraida mesmo, hehe

FlyAway

vlw man.. !!
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