Game maker de verdade!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Game maker de verdade!

Mensagem por Witen em Ter 19 Jun 2012, 11:49

Bom gente a meses atras vi alguém com uma ideia de criar um "Maker dentro do Game Maker",parece ser estupida essa ideia já que o game maker da inúmeras possibilidades de criação de jogos, a final para quer criar outro? bom nessa semana mudei de ideia apos ver a inúmeras impossibilidades como: não suporta outros tipos de linguagens(java script, C++, html, script, etc) não podemos abrir ou editar uma Dll, ou executar mais de uma ao mesmo tempo. Bom vemos só algumas delas seria bom ter um Maker de verdade,mas agora para fazer um Maker desse teria que ser uma equipe que entende um pouco de cada linguagem.

Witen

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 515
Reputação : 36
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0

http://www.wibix.webs.com

Re: Game maker de verdade!

Mensagem por un00brn em Ter 19 Jun 2012, 12:06

Opa! Eu posso entrar na parte de HTML

Gostei muito da ideia, sempre tive vontade de criar algo como um Maker dentro de outro Maker!

Mandarei meu E-mail via MP para entrarmos em contato.

un00brn

Número de Mensagens : 117
Reputação : 7

http://www.djurielrn.blogspot.com

Mensagem por Witen em Ter 19 Jun 2012, 12:28

Opa! Eu posso entrar na parte de HTML

Gostei muito da ideia, sempre tive vontade de criar algo como um Maker dentro de outro Maker!

Mandarei meu E-mail via MP para entrarmos em contato.

Meu intuito não era já começa a criar o Maker logo "de cara" mas se aparecer mais pessoal interessado irei começar o projeto ainda essa noite.

Witen

Prêmios

Mensagem por un00brn em Ter 19 Jun 2012, 12:39

Entendo!

Agora ele vai pegar mais Games 3D ou 2D ?

un00brn

Mensagem por Klior em Ter 19 Jun 2012, 13:09

Witen escreveu:Bom gente a meses atras vi alguém com uma ideia de criar um "Maker dentro do Game Maker",parece ser estupida essa ideia já que o game maker da inúmeras possibilidades de criação de jogos, a final para quer criar outro? bom nessa semana mudei de ideia apos ver a inúmeras impossibilidades como: não suporta outros tipos de linguagens(java script, C++, html, script, etc) não podemos abrir ou editar uma Dll, ou executar mais de uma ao mesmo tempo. Bom vemos só algumas delas seria bom ter um Maker de verdade,mas agora para fazer um Maker desse teria que ser uma equipe que entende um pouco de cada linguagem.

Cara seus argumentos não fazem muito sentido, o game maker suporta HTML5 + Javascript, ele faz jogos nesse formato, ele suporta qualquer linguagem que seja possível criar uma dll assim como c++, não é possível abrir ou editar uma dll, somente se tiver o código fonte, o game maker pode executar mais de uma dll ao mesmo tempo sim. Não entendo oque você pretende fazer, ainda mais se for feito outro maker a partir do game maker...

Klior

Número de Mensagens : 426
Reputação : 13
Prêmios

Mensagem por un00brn em Ter 19 Jun 2012, 13:13

Eu acho que ele quis disser que é algo difícil de fazer no game maker, (embora ele seje uma ferramenta muito fácil de se manuseiar) Ele é difícil de fazer isso sim, Então acho que ele quer fazer algo mais fácil do que o game maker.

O fato dele suportar HTML, é como se fosse HTML puro mesmo, na janela do Jogo ele mostrar o HTML!

Se esse projeto realmente ir à frente, irei usa-lo mais que o game maker!

un00brn

Mensagem por moisesBR em Ter 19 Jun 2012, 15:43

Difícil mas nao impossível. Porque encarar o gm, nao é pra qualquer um!
Tem que querer mesmo criar um game, ou desiste...

A razão de eu estar comentando neste tópico é que apesar do gm ser uma ferramenta explendida para quem quer criar o seu game ela é quase inviável para quem nao tem noçao de programaçao nenhuma!
Por isso, de vez em quando a gente vê aqui no fórum alguem postando:
"Meu ultra sei lá o que game" Quando vamos olhar, nao passa de um teasure mudado as sprites...

Mesmo quem tem algum conhecimento em programação, tem encontrado dificuldades. Tentei inserir um amigo no game maker, que nunca programou(ele queria fazer um game), mas mesmo visitando o fórum ele desistiu.

Eu acho que deveria sim existir um criador dentro do criador(para iniciantes), do tipo que ja vinha pré programado bastando ter opçao de configurar os sprites, movimentos, backgrounds, sons e etc.
Ate que tem esse criador(testei [EEPC Question]), mas além dele ser apenas para plataforma, os personagens tinham um limite de tamanho... sem falar que além de nao poder usar outros sprites pesssoal o projeto nao era salvo em gmk!
Seria bom um criador, mas seus projetos fossem abríveis no gm!

moisesBR

Número de Mensagens : 873
Reputação : 14
Prêmios
   :
   :
   :

http://inprovise.blogspot.com/

Mensagem por un00brn em Ter 19 Jun 2012, 16:43

Para ser aberto no GM acho que será algo pouco difícil, porque além de estudar como funciona um elemento .gmk teria que fazer as programações direta para um gmk!

Possa ser que tenha um método que importe os codigos desse software para Gml dentro do game maker!

Mas acho que realmente iria ajudar muito!

un00brn

Mensagem por Witen em Ter 19 Jun 2012, 18:09

Acabei de chegar da escola é mim surpreendi achei que teria mais gente pensando que isso é uma loucura!

Bom esse novo Game Maker seria um banco de dados com vários tipos de linguagem no formato INI,

Cara seus argumentos não fazem muito sentido, o game maker suporta HTML5 + Javascript, ele faz jogos nesse formato, ele suporta qualquer linguagem que seja possível criar uma dll assim como c++, não é possível abrir ou editar uma dll, somente se tiver o código fonte, o game maker pode executar mais de uma dll ao mesmo tempo sim. Não entendo oque você pretende fazer, ainda mais se for feito outro maker a partir do game maker...

É mesmo amigo existem essa versões sim, mas são pagas. É possível misturar as linguagens no Game Maker não! é possível editar uma Dll ( ate é mas tem que entende de C++). É possível fazer um sistema de conexão online "digno" no Game Maker sem usar uma Dll não! Você consegue fazer com que uma equipe edite o mesmo projeto usando uma conexão online, NÃO! você consegue importa sprite da internet usando as funções iniciais do GM, não! Você consegue ver se o Game tem um erro sem precisar executar o projeto?você consegue fazer um jogo de plataforma, Sim (sem saber nada de GML), Não! rsrsrs

Entendo!

Agora ele vai pegar mais Games 3D ou 2D ?

Todos tipo de jogos (Software, PRG, Isométrico, Top-View, Plataforma, Pluzze, etc...)

Witen

Prêmios

Mensagem por PedroX em Ter 19 Jun 2012, 18:34

Se for fazer no Game Maker, e quiser que seja melhor, não vai adiantar nada.
Assim como dizem que o aluno não é melhor que o mestre, assim um projeto feito no GM não é melhor que o GM. A única coisa que você pode fazer é facilitar, mas a rapidez e o potencial serão menores.

Se quer uma dica, estude uma linguagem. Pode ser qualquer uma (não bem assim), não precisa ser C++. Eu gosto de C++, mas mesmo assim vejo o GM como uma grandiosa ferramenta. Mesmo assim, você pode fazer seu maker em uma linguagem, mas fazer no GM não vai render muita coisa.

É possível fazer DLLs no GM, mas com extensões (não aquelas GEX). Se precisar de fazer algo no GM, dá para fazer muita coisa. Agora, criar um maker no GM eu não recomendaria.

Até mais!

PedroX

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 6034
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Prêmios
   :
   :
   :

Mensagem por Witen em Ter 19 Jun 2012, 18:50

Como eu disse não é bem um Game Maker!

Witen

Prêmios

Mensagem por joorock12 em Qua 20 Jun 2012, 08:17

Saudações,
Witen

Acho que a ideia de expandir o Game Maker com a própria linguagem é um tanto ambiciosa, pois a mesma é extremamente limitada. Depois, você tende ter ciência sobre no minimo 4 funções de um compilador
Analise Léxica, Analise Semântica,pre-processamento e geração de código, mas você também pode prender o executável(arquivo final) em um player padrão da sua IDE(Maker, SDK, chame-a como quiser), limitando o usuário a muitos recursos.
Entretanto, como HTML e Javascript não são linguagens compiladas, penso que seria possível desenvolve-las no Game Maker. Embora eu tenha dito tudo isso, não desista, tente, prove-me que eu estou errado!

Como o @Pedrø disse podes tentar em outra linguagem como por exemplo C#(.NET), já que ele possui uma função na biblioteca padrão que é o seu próprio compilador.

Uma ultima notação:
Você consegue ver se o Game tem um erro sem precisar executar o projeto?
Esse tipo de erro cara, não é possível que um analisador semântico o descubra, esse erro no qual você fala só rodando o programa, é a famosa Exception que pode vir como Unexpected Error(em C++) rsrsrsrsrs.

Até breve,

REIS, João Paulo

joorock12

Ranking : Nota E
Número de Mensagens : 154
Notas recebidas : E
Reputação : 0
Prêmios

Mensagem por Witen em Qua 20 Jun 2012, 09:02

Acho que a ideia de expandir o Game Maker com a própria linguagem é um tanto ambiciosa, pois a mesma é extremamente limitada.
Não se usara somente a linguagem GML, mas outras também.
Analise Léxica, Analise Semântica,pre-processamento e geração de código, mas você também pode prender o executável(arquivo final) em um player padrão da sua IDE(Maker, SDK, chame-a como quiser)
Já li sobre, mas para aprender isso mesmo fazendo um curso ou estudando muito!
HTML e Javascript não são linguagens compiladas, penso que seria possível desenvolve-las no Game Maker.
HTML é javascript não teria muito sentido usa-la dentro do Maker... por isso a pessoa conta com um banco de dados, ela desenvolve a programação e salva como ".html".

Witen

Prêmios

Mensagem por luan.alc em Qua 20 Jun 2012, 09:09

Cara, eu não li o tópico todo, mas como já falei pra você no msn, o GM é feito em DELPHI, então o GameMaker é um nível a menos que o Delphi(Pascal) se for fazer um programa no game maker, que tens a intenção de superar o GM, não dará certo .

Aconselho que estude uma programação, DELPHI no caso eu já programei um tempo, e é muito bom, aí sim eu boto fé em seu projeto agora se quer, criar pelo game maker, não vai este 'Game Maker de verdade' , alias até pode sair, mas acho que dificil .

luan.alc

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 293
Notas recebidas : B
Reputação : 3
Prêmios
   : 1

Mensagem por Klior em Qua 20 Jun 2012, 09:13

luan.alc escreveu:Cara, eu não li o tópico todo, mas como já falei pra você no msn, o GM é feito em DELPHI, então o GameMaker é um nível a menos que o Delphi(Pascal) se for fazer um programa no game maker, que tens a intenção de superar o GM, não dará certo .

Aconselho que estude uma programação, DELPHI no caso eu já programei um tempo, e é muito bom, aí sim eu boto fé em seu projeto agora se quer, criar pelo game maker, não vai este 'Game Maker de verdade' , alias até pode sair, mas acho que dificil .

Só lembrando que game maker studio é feio e compila em c++

Klior

Prêmios

Mensagem por luiz_eldorado em Qua 20 Jun 2012, 10:16

Klior escreveu:Só lembrando que game maker studio é feio e compila em c++
Mas, o que isto tem haver com o tópico?

Eu já iniciei essa discussão em outro tópico (http://gmbr.forumeiros.com/t19289-). Poucos acharam que era uma boa ideia - e realmente não é. Você só conseguiria facilitar a vida do user, mas não realmente melhorar o GM. Mas você poderia colocar várias funções de DLL/Extensão como nativas. Falando nisto, que linguagem irá ultilizar? Não pode ser GML, e nem scripts de GML. Uma vez eu tentei criar uma linguagem (algo tipo Batch), mas é bem complicado lidar com os parênteses. (?)
Além de que, tem muitas coisas que você não pode mudar pois só podem ser feitas na interface do GM, como mudar o ícone, colocar informações de versão, autor etc, colocar arquivos incluídos, colocar sprites/backgrounds dentro do executável (já que não vai ser possível editar os exes)...
Além de CRIAR o executável. Acho que é até possível criar um executável, vendo a sua estrutura (http://www.hardware.com.br/tutoriais/executavel-win32/), mas ainda é dificil na parte da linguagem de máquina, na seção .code/.text.

Até mais!

luiz_eldorado

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 928
Notas recebidas : C
Reputação : 47
Prêmios
   : 1

http://luizpontes.tk/

Mensagem por Klior em Qua 20 Jun 2012, 11:54

luiz_eldorado escreveu:
Klior escreveu:Só lembrando que game maker studio é feio e compila em c++
Mas, o que isto tem haver com o tópico?

???, Você não leu o meu quote não? Estava somente complementando oque ele disse falando que o game maker é feito em delphi.

Sobre fazer um novo game maker, só pare e pense quanto tempo levou para ser feito o game maker studio, isso com toda uma equipe profissional. O Enigma também por exemplo, que é um projeto amador, já está a mais de 1 ano sendo feito.
Não será fácil fazer isso...

Klior

Prêmios

Mensagem por moisesBR em Qua 20 Jun 2012, 12:06

Não se usara somente a linguagem GML, mas outras também.
Eu acho que misturar as linguagens vai complicar mais ainda, ao fazer o uso da mixagem de linguagens. Já está difícil, aprender a lidar com uma! A não ser que seja na confecção do soft.

Se está planejando fazer um mesmo, devo confessar:
Uma coisa que sinto falta no gm e em alguns outos que testei era um preview que mostrasse apenas onde estivesse trabalhando, mas que pudesse ser modificado em tempo real diferentemente do debug do gm. E se colocasse isso seria uma boa.

moisesBR

Número de Mensagens : 873
Reputação : 14
Prêmios
   :
   :
   :

http://inprovise.blogspot.com/

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:24

Conteúdo patrocinado