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Tutorial De Jogo De Tower Defense 1/3 » 2/3 » 3/3

Mensagem por Kapoty em Seg 18 Jun 2012, 14:09

Tutorial De Jogo De Tower Defense 1/3

Oque Você Precisará Para Completar Está Parte Do Tutorial :

» 5 Sprites
» 1 Background
» 3 Scripts

Sprites :

spr_enimigo » 32*32 com origin 16*16
spr_torre » 32*32 com origin 16*16
spr_rumo » 20*16 com origin 0*3
spr_efeito » 16*16 com origin 0*0
spr_bullet » 6*6 com origin 0*0

Backgrounds :

bg_mapa » 640*480 com formato de um path

Scripts :

»scr_step_rumo«
Código:
objenimigo = argument0
distancia = argument1
objbala = argument2
dtempo = argument3

if distance_to_object(objenimigo) < distancia
{image_angle = point_direction(x,y,objenimigo.x,objenimigo.y)
if pode = true {
ee = instance_create(x,y,objbala)
ee.direction = image_angle
pode = false
alarm[0] = dtempo}
}
»scr_bullet«
Código:
torre = argument0
tspeed = argument1

direction = torre.image_angle
speed = tspeed
»scr_atack« (Script feito pelo Jiraya)
Código:
if (sprite_index==-1)exit;
W=sprite_get_width(sprite_index)/4;
H=sprite_get_height(sprite_index)/4;

for (w=0;w<sprite_get_width(sprite_index);w+=W;)
for (h=0;h<sprite_get_height(sprite_index);h+=H;)
{
u=instance_create(x+w,y+h,obj_part);
u.sprite_index=sprite_index;
u.xx=w;
u.yy=h;
u.ww=W;
u.hh=H;
};
sprite_index=-1;
alarm[0]=100;

Engine De Exemplo » http://www.mediafire.com/?74cd3ubbef3tbh3

No Proximo Tutorial Iremos Criar Os Objetos e Suas Funções
Até.

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Tutorial De Jogo De Tower Defense 2/3

Oque Você Precisará Para Completar Está Parte Do Tutorial :

» Criar Um Path
» Criar Os Objetos
» Criar Uma Room

Path :

path_enimigo » Crie Um Path Identico ao Bakground 'bg_mapa'

Objetos :

»obj_Torre«

Create »

Código:
instance_create(x,y,obj_rumo)

»obj_rumo«

Create »

Código:
pode = true

Alarm 0 »

Código:
pode = true

Step »

Código:

scr_step_rumo(obj_enimigo,100,obj_bullet,15)
//Argument 0 = o nome do objeto enimigo
//argument 1 = a distancia do obj para o enimigo para comecar a atirar
//argument 2 = o nome do objeto da bala
//argument 3 = tempo entre disparos

»obj_enimigo«

Create »

Código:
path_start(path_enimigo,2,0,1)
vida = 10

Step »

Código:
if vida <=0
{instance_destroy()}

Collision Com obj_bullet »

Código:
vida -=1

»obj_bullet«

Create »

Código:
speed = 8

Collision Com obj_enimigo »

Código:
instance_destroy()

Room :

»room_game«

Coloque torres em qualquer lugar , coloque o background 'bg_mapa' e coloque o enimigo no inicio do path e agora teste o jogo.

Engine De Exemplo » http://www.mediafire.com/?0smd9qz0c0oxr5s

No Proximo Tutorial Iremos Colocar Objetivos No Jogo.
Até.

----------------------------------------------------------------------------------

Tutorial De Jogo De Tower Defense 1/3

Oque Você Precisará Para Completar Está Parte Do Tutorial :

» Editar Alguns Objetos.
» criar +3 objetos.
» Editar a Room

Editar :

»obj_bullet«

Colisão com "obj_enimigo" »

Código:
instance_create(x,y,obj_atack)

»obj_enimigo«

Outside Room »

Código:
global.vidas -=1
instance_destroy()

Criar :

»obj_atack«

Create »

Código:
scr_atack()

Alarm[0] »

Código:
instance_destroy()

»obj_part«

Create »

Código:
xx=0;
yy=0;
ww=0;
hh=0;
direction=random(360);
speed=random_range(2,4);
gravity=0.8;

Outside Room »

Código:
instance_destroy()

Draw »

Código:
draw_sprite_part(sprite_index,image_index,xx,yy,ww,hh,x,y);

»obj_controler«

Create »

Código:
global.vidas = 10
alarm[0] = 30

Alarm[0] »

Código:
instance_create(x do inicio do path nesse caso é 304,y do inicio do path nesse caso é 448,obj_enimigo)
alarm[0] = 30

Step »

Código:
if global.vidas <=0
{show_message("Vc Perdeu!")
game_restart()}

Draw »

Código:
draw_text(10,10,"Vidas:"+string(global.vidas))

Room :

»room_game«

Apenas Coloque o 'obj_controler' Na Room e Teste , Se Você Seguiu o Tutorial Corretamente o Resultado Será o Da Engine Abaixo :

Engine De Exemplo » http://www.mediafire.com/?9dila11km57efxz

Bom Termina Aqui Este Tutorial Espero Que Façam Bom Proveito Do Mesmo.


Última edição por kapoty em Ter 26 Jun 2012, 17:18, editado 3 vez(es)

Kapoty

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Re: Tutorial De Jogo De Tower Defense 1/3 » 2/3 » 3/3

Mensagem por saim em Seg 18 Jun 2012, 15:18

Kapoty, algumas críticas:
kapoty escreveu:Oque Você Precisará Para Completar Está Parte Do Tutorial :

» 5 Sprites
» 1 Background
» 3 Scripts

Sprites :

spr_enimigo » 32*32 com origin 16*16
spr_torre » 32*32 com origin 16*16
spr_rumo » 20*16 com origin 0*3
spr_efeito » 16*16 com origin 0*0
spr_bullet » 6*6 com origin 0*0
Começou mal. Um tutorial deve ensinar alguma coisa, não ser uma receita de bolo. O que parece que está sendo feito é a preparação de uma engine. Mesmo como engine, ainda está específico demais! E se eu quiser usar um inimigo cuja sprite é 33*33, sua engine não vai servir? Se vai, então porque especificar as dimensões?

Segundo problema: Seu tutorial/engine não ensina nada! Eu não sei o que são esses scripts, nem pra que eles servem. Provavelmente você vai explicar nos próximos tutoriais, mas pra que dividir o tutorial em 3 partes se todas se uma não funciona sem a outra? Se cada parte fosse explicar uma teoria diferente envolvida num tower defense, tudo bem, mas não há explicação aí, apenas instruções.

Terceiro problema: a engine do Jiraya não serve pra nada sem um contexto. Ela é uma engine de um efeito especial, não tem relação com tower defenses.

Ainda há alguns problemas com os scripts em si, mas eu acredito que quando você for explicar a teoria por trás da engine (o que traria uma grande utilidade para o tutorial), você vai perceber e consertar sozinho.

Espero que as críticas sirvam pra melhorar o tutorial.

saim

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Re: Tutorial De Jogo De Tower Defense 1/3 » 2/3 » 3/3

Mensagem por Kapoty em Seg 18 Jun 2012, 15:22

saim escreveu:Kapoty, algumas críticas:
kapoty escreveu:Oque Você Precisará Para Completar Está Parte Do Tutorial :

» 5 Sprites
» 1 Background
» 3 Scripts

Sprites :

spr_enimigo » 32*32 com origin 16*16
spr_torre » 32*32 com origin 16*16
spr_rumo » 20*16 com origin 0*3
spr_efeito » 16*16 com origin 0*0
spr_bullet » 6*6 com origin 0*0
Começou mal. Um tutorial deve ensinar alguma coisa, não ser uma receita de bolo. O que parece que está sendo feito é a preparação de uma engine. Mesmo como engine, ainda está específico demais! E se eu quiser usar um inimigo cuja sprite é 33*33, sua engine não vai servir? Se vai, então porque especificar as dimensões?

Segundo problema: Seu tutorial/engine não ensina nada! Eu não sei o que são esses scripts, nem pra que eles servem. Provavelmente você vai explicar nos próximos tutoriais, mas pra que dividir o tutorial em 3 partes se todas se uma não funciona sem a outra? Se cada parte fosse explicar uma teoria diferente envolvida num tower defense, tudo bem, mas não há explicação aí, apenas instruções.

Terceiro problema: a engine do Jiraya não serve pra nada sem um contexto. Ela é uma engine de um efeito especial, não tem relação com tower defenses.

Ainda há alguns problemas com os scripts em si, mas eu acredito que quando você for explicar a teoria por trás da engine (o que traria uma grande utilidade para o tutorial), você vai perceber e consertar sozinho.

Espero que as críticas sirvam pra melhorar o tutorial.

cara eu especifiquei o tamando da sprite relacionando com a engine da parte 1 e tambem eu fiz esta parte so para "preparar a receita do bolo" para quando chegar a proxima parte ja tenhamos o material necessario para programarmos sem problema e a parte do script do jiraya é que futuramente na parte 3 eu estarei usando ela para fazer um efeitinho quando a bala acertar o enimigo por isso coloquei ela ai,espero que tenha entendido meu ponto.
obrigado.

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