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Mover path por GML; Trocar cor fundo de acordo com um pixel

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Mover path por GML; Trocar cor fundo de acordo com um pixel

Mensagem por Mauricio em Sab 16 Jun 2012, 12:04

Olá pessoal.

Tenho duas dúvidas distintas, mas aproveito o mesmo post:

Primeiro, tem como mover um path via GML? Seria muito útil para meu projeto, pois vários objetos seguem o path e queria mover todo este grupo, mover o path seria perfeito.

Segundo, preciso colocar a cor do fundo da sala (background) igual a cor de um pixel de um sprite.
Uso o getpixel e coloco este valor no background_color, mas não dá certo.

corfundo = draw_getpixel(x, y);
background_color = corfundo

Preciso formatar a variavel de alguma forma especial para ler a cor?

Obrigado!

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Re: Mover path por GML; Trocar cor fundo de acordo com um pixel

Mensagem por Kabeção em Sab 16 Jun 2012, 12:30

Você pode mudar os pontos do path com path_change_point(path,n,x,y,speed)

Se quer mover o path inteiro é só percorrer todos os pontos em n com um loop.

Deveria mudar a cor do background.
Talvez você não esteja pegando a cor certa.
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Re: Mover path por GML; Trocar cor fundo de acordo com um pixel

Mensagem por cascavelo em Sab 16 Jun 2012, 13:10

Você só pode mover um path se ele não estiver ativo, use a função:
path_shift(path,valor a somar a x,valor a somar a y)
O ideal e que o path tenha início nas coordenadas 0,0.
Indique o nome do path e o valor para x e y que serão adicionados ou subtraidos.
Se estiver usando em um jogo que volta nas rooms anteriores, quando mover um path você terá que voltá-lo a posição inicial ao sair da room, senão quando voltar a room ele vai somar novamente e o path vai sair da room.
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Re: Mover path por GML; Trocar cor fundo de acordo com um pixel

Mensagem por Mauricio em Dom 17 Jun 2012, 21:25

Ok!
Quanto a cor, usei o getpixel no create e ai a room ainda não tinha sido desenhada, por isso sempre retornava preto... bastou um screen_redraw() antes e tudo funcionou!

Última questão para fazer o meu sistema: preciso fazer por GML a mesma coisa que o editor de sprite faz em Create From File - adicionar vários arquivos em um sprite só, usando o tamanho do maior para todos, sem esticar.

Preciso abrir a janela para usuário escolher os arquivos, precisaria de um get_open_filename que pudesse marcar vários arquivos...


Valeu!
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Re: Mover path por GML; Trocar cor fundo de acordo com um pixel

Mensagem por luiz_eldorado em Dom 17 Jun 2012, 21:42

@Mauricio escreveu:Última questão para fazer o meu sistema: preciso fazer por GML a mesma coisa que o editor de sprite faz em Create From File - adicionar vários arquivos em um sprite só, usando o tamanho do maior para todos, sem esticar.
Tem a função sprite_merge(ind1,ind2), que eu acho que coloca a sprite ind2 dentro da sprite ind1. Só que ela estica as imagens. Talvez o jeito seria aumentar a ind2 antes de colocar na ind1 (Sei lá como! Poderia usar formatos .bmp e editar por file_bin e...).

@Mauricio escreveu:Preciso abrir a janela para usuário escolher os arquivos, precisaria de um get_open_filename que pudesse marcar vários arquivos...
Isso é impossível que eu saiba, o usar terá de adicionar arquivos um por um... (ah, e não adianta ver no GM Windows Dialogs, eu já vi Twisted Evil )

Até mais!
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Re: Mover path por GML; Trocar cor fundo de acordo com um pixel

Mensagem por Mauricio em Qua 20 Jun 2012, 14:21

Bem, acho que o mais fácil é pedir para usuário selecionar o primeiro arquivo da sequência na mão (deve ser numerado), depois pergunto o número do último e faça um loop p/ carregar tudo sozinho.
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Re: Mover path por GML; Trocar cor fundo de acordo com um pixel

Mensagem por saim em Qua 20 Jun 2012, 15:30

Ou você pode criar uma janela própria, que mostre botões com os nomes de TODOS os arquivos na pasta. O Pedro postou um script que grava os nomes dos arquivos numa lista (não achei o link, mas tem uma coisa parecida aqui - na verdade, talvez até melhor). Com os nomes dos arquivos, o jogador pode marcar/desmarcar quais ele quer.
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