GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


TEST CHANCE

+4
CLT
Zero.
cidmarcos
Rod
8 participantes

Ir para baixo

TEST CHANCE Empty TEST CHANCE

Mensagem por Rod Sex 08 Jun 2012, 13:19

alguém sabe o código da função TEST CHANCE Action If Dice pra usar em code Action Code ?
tipo, tentei usar o choose, mas não serviu...
Rod
Rod

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 20/04/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 163
Prêmios : TEST CHANCE Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

TEST CHANCE Empty Re: TEST CHANCE

Mensagem por cidmarcos Sex 08 Jun 2012, 13:21

Posso até testar, mas de qualquer forma, você tem algo contra D&D ? pq, da para simplesmente fazer Action If Dice + Action Code . Não Quer tentar?
cidmarcos
cidmarcos

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : E+D
Data de inscrição : 26/05/2012
Reputação : 7
Número de Mensagens : 177
Prêmios : TEST CHANCE Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://www.facebook.com/DragaoDeOuroJogo

Ir para o topo Ir para baixo

TEST CHANCE Empty Re: TEST CHANCE

Mensagem por Rod Sex 08 Jun 2012, 13:27

nada contra, eh que como eh código de IA do inimigo, o código final vai ficar meio quilométrico... queria saber se tem algum código simplesmente por questão de organização.
__________________________

P.S.: assim deu certo tb, se nao achar o codigo, vai ter que ser assim msm, VLW cidmarcos
Rod
Rod

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 20/04/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 163
Prêmios : TEST CHANCE Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

TEST CHANCE Empty Re: TEST CHANCE

Mensagem por cidmarcos Sex 08 Jun 2012, 13:45

De nada, Ah, eu não achei, eu pensei até em fazer variável,
Chance = 100
instance_create with chance = 0-100
Não EXATAMENTE isso, mas tentei de várias formas fazer essa chance em GML, mas não consigui...

vai ter que ser D&D + GML mesmo... mas já que é por organização não vejo pq não.
cidmarcos
cidmarcos

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : E+D
Data de inscrição : 26/05/2012
Reputação : 7
Número de Mensagens : 177
Prêmios : TEST CHANCE Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://www.facebook.com/DragaoDeOuroJogo

Ir para o topo Ir para baixo

TEST CHANCE Empty Re: TEST CHANCE

Mensagem por Zero. Sex 08 Jun 2012, 14:01

Tem, assim :
var qualquer=irandom(n)
if qualquer=(n-2)
{//tal coisa acontece}
if qualquer=(n-1)
{//tal coisa acontece}
if qualquer=n
{//tal coisa acontece}

Ai está dividido em 3 ou seja 1/3 ou 33,3...%
Zero.
Zero.

Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios : TEST CHANCE Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

TEST CHANCE Empty Re: TEST CHANCE

Mensagem por CLT Sex 08 Jun 2012, 14:21

Código:

Código:
floor(x)

Exemplo:

Código:
if (floor(random(2-1))=0)
CLT
CLT

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B-D
Data de inscrição : 06/01/2012
Reputação : 3
Número de Mensagens : 343
Prêmios : TEST CHANCE Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://equipeevolution.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

TEST CHANCE Empty Re: TEST CHANCE

Mensagem por kadini Sex 08 Jun 2012, 15:44

O CLT tem toda a razao, o codigo é
Código:
if (floor(random(n-1))=0){o que vai acontecer}
Nota: n é o numero de lados que to queres testar.

Aconselho a sacares este programa:
http://www.4shared.com/file/VEHSNPjg/DragnDrop_to_GML_Converter.html?cau2=403tNull

Com isto vais poder converter D&D em codigo ( GML )
kadini
kadini

Data de inscrição : 02/03/2012
Reputação : 4
Número de Mensagens : 192
Prêmios : TEST CHANCE Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

TEST CHANCE Empty Re: TEST CHANCE

Mensagem por saim Sex 08 Jun 2012, 16:53

Sem o "-1", eu concordo. "random" te retorna um valor entre 0 e o número, mas nunca o número. Então, pra ter 50% de chances, você precisaria de um dade de 2 lados (em programação, isso é possível) ou um floor(random(2)).
floor(random(2-1)) é 100% de chances de acontecer.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : TEST CHANCE Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

TEST CHANCE Empty Re: TEST CHANCE

Mensagem por Zero. Sex 08 Jun 2012, 17:32

Certo saim.
Mas tipo o irandom(n) pode ser usado tb, ou o random é melhor ? (naum vi diferença)
Zero.
Zero.

Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios : TEST CHANCE Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

TEST CHANCE Empty Re: TEST CHANCE

Mensagem por LCS Sex 08 Jun 2012, 21:06

Que eu me lembre o irandom serve para randomizar somente em números inteiros, ou sej,a sem números quebrados, seriam somente 1,2,3,4,5 etc... Já o random, passa pelos numeros quebrados, ou seja ficariam valores como 1,2, 2,4 e assim vai, mas como usou o floor ele arredonda pro inteiro mais proximo para baixo.
Me corrijam se eu estiver errado, mas que eu me lembre é isso mesmo.
LCS
LCS

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A
Data de inscrição : 09/03/2010
Reputação : 43
Número de Mensagens : 1035
Prêmios : TEST CHANCE Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.www.ww.www

Ir para o topo Ir para baixo

TEST CHANCE Empty Re: TEST CHANCE

Mensagem por PedroX Sex 08 Jun 2012, 21:49

Random: número aleatório que é maior ou igual a zero e menor que o valor que você define no primeiro argumento.

Irandom: número inteiro aleatório que é maior ou igual a zero e menor que o número que você define no primeiro argumento.

Choose: retorna um dos valores.

Não recomendo o random neste caso.

Você pode usar o seguinte:

Código:
if  (irandom(6)==1)
{
//acontece 1 a cada 6 vezes
}

Ou você pode usar o choose mesmo, que também não recomendo neste caso, mas como você citou que não conseguiu, vou mostrar como funciona:

Código:

if choose(1,2,3,4,5,6,7) == 1
{
//acontece 1 a cada 7 vezes (pela teoria)
}

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6086
Prêmios : TEST CHANCE Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

TEST CHANCE Empty Re: TEST CHANCE

Mensagem por kadini Sáb 09 Jun 2012, 08:02

sim SAIM tens razao tem de ser este codigo
Código:
floor(random(n))

nota: n é igual ao lados que quers testar e assim ja dá certo é isso SAIM
kadini
kadini

Data de inscrição : 02/03/2012
Reputação : 4
Número de Mensagens : 192
Prêmios : TEST CHANCE Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

TEST CHANCE Empty Re: TEST CHANCE

Mensagem por Zero. Sáb 09 Jun 2012, 08:19

mas o floor(random(x)) é desnecessário, basta usar irandom(n)
Zero.
Zero.

Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios : TEST CHANCE Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

TEST CHANCE Empty Re: TEST CHANCE

Mensagem por saim Sáb 09 Jun 2012, 14:29

Já no caso do irandom, aí tem que usar o "-1", mesmo. irandom te retorna um inteiro aleatório entre 0 e o número dado como argumento INCLUSIVE. Assim, irandom(3) pode te retornar 0, 1, 2, ou 3, com chances iguais de cada resultado. Uma chance em 4.

Fico feliz que ninguém tenha sugerido usar round(random(n)). Nesse caso, as probabilidades de dar 0 ou n ficam diferentes das probabilidades de qualquer outro número e explicar isso é uma bost... é difícil. Ou você saca logo de cara, ou leva horas pra entender.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : TEST CHANCE Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

TEST CHANCE Empty Re: TEST CHANCE

Mensagem por PedroX Sáb 09 Jun 2012, 14:45

@saim
Não duvido de sua afirmação.
Porém, no site wiki.yoyogames.com, está a seguinte definição:

Returns a random integer between 0 and x. The number is always smaller than x.

Em negrito, diz que o número sempre é menor que o argumento.

Aí fica a questão...

Até mais!

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6086
Prêmios : TEST CHANCE Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

TEST CHANCE Empty Re: TEST CHANCE

Mensagem por saim Seg 11 Jun 2012, 15:24

Justamente! Essa afirmação se refere ao "random". Significa que random(4) jamais retornará 4. Pode retornar 3.999999...9, mas nunca 4. Isso é importante na questão de probabilidades, porque se retornasse 4, haveria uma possibilidade, ainda que improvável, de que floor(random(4)) retornasse 4 (já que floor não faz nada com números inteiros). Em muitos casos, essa situação causaria erros, o que é deveria ser impensável num jogo comercial.
No game maker 7, não tínhamos a função irandom, que veio pra facilitar muito nossa vida de estatísticos, então tínhamos que usar floor, ceil ou round. Na comunidade gringa (eu frequentava ela na época), isso vivia gerando loooongas discussões.

No caso do irandom, a definição é a seguinte:
irandom(x) Returns a random integer number between 0 and x (inclusive when x is an integer).
Olha que fácil! Se x for inteiro, ele tem chances de sair, se não for, o número que vai sair é um inteiro menor que x.

Então floor(random(3)) pode te retornar
0, 1 ou 2 - 3 alternativas
enquanto irandom(3) pode te retornar
0, 1, 2 ou 3 - 4 alternativas
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : TEST CHANCE Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

TEST CHANCE Empty Re: TEST CHANCE

Mensagem por PedroX Seg 11 Jun 2012, 16:19

No site wiki.yoyogames.com ele fala do irandom sim, do modo que falei.
Mas parece que a informação está errada.
Por isso fiquei na dúvida. Mas está certo o que você disse.

Até mais!

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6086
Prêmios : TEST CHANCE Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

TEST CHANCE Empty Re: TEST CHANCE

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos