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GM Maluco !

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GM Maluco !

Mensagem por Zero. em Dom 10 Jun 2012, 22:55

Pq isso acontece ?
vc ta programando de boa, ai vai testar, ok!
ai vc vai bota mais uns códigos ali outros aqui e volta a testar, e muda tudo, oque você determinou não acontece e vc naum sabe porqe. Eu ja mexi ja remexi mas n tem jeito era pra um colisão estar acontecendo mais naum está - -'.

Como volta atras ? aff mto chatiado, to pra parar ja.


Última edição por FlyAway em Seg 11 Jun 2012, 14:05, editado 1 vez(es)
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Re: GM Maluco !

Mensagem por cascavelo em Seg 11 Jun 2012, 00:32

Amigo, não desanima não, o problema não é o GM, é você que tá trabalhando de maneira errada.
Alguns conselhos:
- Nunca faça muitas alterações no código sem testar, trabalhe sempre em um aspecto do jogo, se for o personagem, principal trabalhe só nele até achar que tá legal, aí salve.
- trabalhe em outro aspecto, por exemplo, colisão com inimigos, quando estiver legal, salve com outro nome, tipo: game1, game2 e por aí vai.
- Passe pra outra coisa, menu, efeitos sonoros, backgrounds, quando estiver satisfeito, salve.
O importante é: trabalhe somente em uma coisa do jogo por vez e mantenha sempre várias cópias do jogo. Se uma parar de funcionar e você não conseguir resolver por mais que tente, simplesmente volte pra cópia que funcionava e começe de novo a fazer o que não havia dado certo.

Outras coisas:
- Se você programa em D&D, quando for fazer uma alteração grande , copie os objetos para área de transferência "selecione tudo e control-C", faça as alterações e teste se não funcionar, apague e cole os objetos antigos e faça de outra maneira.
- Se você programa em GML, quando for fazer alterações e não tiver muita certeza, mantenha uma cópia da linha que alterou, apenas coloque "//" antes dela, porque se não funcionar é só apagar e voltar ao que era e tentar de outra maneira.
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Re: GM Maluco !

Mensagem por GameMakerTutoriais em Seg 11 Jun 2012, 01:05


Cara, não leve pro lado pessoal. Cê criou um tópico pra pedir ajuda ou pra reclamar do GM? Qualquer programa tem defeitos. Lógico que, se você tá começando agora, vai quebrar um pouco a cabeça mesmo.

Mas não é assim que você vai resolver o problema. Diga o que você fez, tenta descrever da melhor forma o que você puder e peça ajuda. Com certeza alguém vai tentar te ajudar. A ideia do fórum é justamente essa. T+

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Re: GM Maluco !

Mensagem por Witen em Seg 11 Jun 2012, 11:56

Rapais. Variáveis, scripts, valores, ate mesmo um sinal pode ocasionar um erro ou Bug.

Então vamos la! Olha GM é uma ferramenta que facilita o nossa vida, é também a melhor. O que é aconselhado a fazer é checar o código para vê qual é o erro... se não conseguir poste aqui o erro.
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Re: GM Maluco !

Mensagem por Kabeção em Seg 11 Jun 2012, 12:30

Antigamente depois de três horas tentando descobrir onde está o bug eu simplesmente abria outra instancia do GM e começava a reescrever o projeto todo de novo.
Não pense que é trágico, pense que é cómico. nuu

Bom, a cada vez que eu reescrevia o código ficava melhor porque eu já sabia o que tinha que fazer e como poderia melhorar.
Também nem demorava muito.
Se eu demorei um mês pra fazer aquela versão para refaze-la precisava só de algumas horas.

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Re: GM Maluco !

Mensagem por Zero. em Seg 11 Jun 2012, 13:05

Naum gente, a questão é loucura msm, não sei como acontece, mas isso já ocorreu outras vezes, de o gm modificar sozinho. Tipo eu testei e desliguei o pc e no outro dia tava bugado, isso pode ser vírus ?

Kabeção, isso é verdade, me acostumei a refazer os códigos, eles ficaram mais simples e com mesma ou melhor funcionalidade.
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Re: GM Maluco !

Mensagem por saim em Seg 11 Jun 2012, 13:38

Qualquer mudança pode ocasionar erros malucos. Uma variável que você usa como "var" num código e depois esquece de declará-la como "var" pode mudar criar um problema de variável não-reconhecida (aconteceu ontem, comigo). Puxar todos os recursos pra pastas específicas achando que alterou o "único" código que importa eles para o jogo pode gerar um erro de "tentativa de desenhar sprite inexistente" se, na verdade, houver mais códigos que importam os recursos (aconteceu ontem, comigo).

O fato de você desconhecer a causa do problema não significa que a culpa não seja sua. Por isso é importante comentar seus códigos. Códigos bem comentados facilitam a criação de códigos alternativos (foi o que me salvou, ontem).

Agora, versões... alternativas... do game maker podem apresentar um comportamento instável, mesmo.
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Re: GM Maluco !

Mensagem por Zero. em Seg 11 Jun 2012, 13:47

Mas, olha oque estou tentando dizer, eu tava mexendo entaum eu testei.
ai desliguei o pc e depois liguei denovo e qndo eu testei denovo, tava bugado.
OBS: isso aconteceu após usar um script que o ninja me passou, por sinal funcionava quase bem, mas parece que ele misturava as instâncias. consertei de forma grosseira mas dei um jeito. é melhor eskecer e progredir Happy .
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Re: GM Maluco !

Mensagem por cascavelo em Seg 11 Jun 2012, 13:53

Naum gente, a questão é loucura msm, não sei como acontece, mas isso já ocorreu outras vezes, de o gm modificar sozinho. Tipo eu testei e desliguei o pc e no outro dia tava bugado, isso pode ser vírus ?
Isto aconteceu comigo no GM8.1 duas vezes, passei a usar o GM8.
Agora tá acontecendo no GMS, por exemplo se eu definir um path e modifica-lo depois, eu salvo e quando abro novamente pra continuar a desenvolver sempre tem um path bugado, chega a sumir da janela onde são desenhados, tenho que deletar e fazer de novo. É um bug com certeza, só dá certo se eu definir o path totalmente e salvar.
Descobri um outro aspecto que difere o GMS do GM8, as vezes quando se execulta o jogo, ele não registra o objeto que está com a janela aberta e fica dando erro de variáveis.É só fechar a janela que o erro desaparece. Ao contrário do GM8 que tudo que está na tela tá valendo.
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Re: GM Maluco !

Mensagem por Zero. em Seg 11 Jun 2012, 14:05

Pode ser oque tá acontecendo.
Mas acho que seja por causa do script, mas eu o deletei.
Enfim, resolvido Happy.
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Re: GM Maluco !

Mensagem por GameMakerTutoriais em Seg 11 Jun 2012, 18:03

FlayAway escreveu:OBS: isso aconteceu após usar um script que o ninja me passou, por sinal funcionava quase bem, mas parece que ele misturava as instâncias. consertei de forma grosseira mas dei um jeito. é melhor eskecer e progredir Happy .

FlayAway escreveu:Mas acho que seja por causa do script, mas eu o deletei.

Sei que não foi sua intenção, mas só pra não dar a impressão de que a culpa é dos scripts, vou postá-los aqui. Inclusive, vou comentá-los:





Ironicamente, enxerguei uma forma bem melhor de fazer ambos quando estava comentando. Poderia ter usado apenas uma ds_list ao invés de uma ds_list + ds_map. E também poderia ter feito o script de parsear a string ficar muito mais rápido usando string_char_at e string_copy.

Enfim... Só pra reforçar: a culpa não é do script. A grosso modo, valores de variáveis ficam só na "memória ram" enquanto o jogo é executado e não alteram em nada o seu projeto original. Isso foi um erro que você mesmo cometeu (ou alguma situação que não considerou) ao incorporar os scripts.

Mesmo assim eu me disponho a te ajudar se precisar. Se quiser postar o projeto, posso vê-lo pra você.

O que normalmente eu faço quando não encontro um erro no projeto é usar o "GMKSplitter" (pesquise no fórum). Ele exporta o projeto em arquivos separados, incluindo arquivos de texto para os scripts. Depois eu só mando fazer uma pesquisa no diretório, em todos os arquivos de texto, incluindo aquele campo "uma palavra ou frase no arquivo"... Pois aí ele pesquisa todo o conteúdo em busca do erro.

T+!

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