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resolução p/ Android

em Dom 10 Jun 2012, 14:51
gente qual resolução mais apropriada para Android, quero começar a fazer uns testes, e gostaria de tirar essa duvida, té+
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Re: resolução p/ Android

em Dom 10 Jun 2012, 16:57
eu acho que 320x240
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Re: resolução p/ Android

em Dom 10 Jun 2012, 17:23
mais essa resolução que vc diz são para tds aparelhos que tem android ? explica aew , vlw

edit

valeu !! CodemonkeyVoid()


Última edição por Mina do Rock em Dom 10 Jun 2012, 17:43, editado 2 vez(es)
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Re: resolução p/ Android

em Dom 10 Jun 2012, 17:26
Talvez isto possa lhe esclarecer mais corretamente:

http://gmbr.forumeiros.com/t22536-importar-para-gmstudio#169461

Obs. 3° Parágrafo em diante.
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Re: resolução p/ Android

em Dom 10 Jun 2012, 18:57
Existem algumas resoluções pra android ... 320 x 480, 480 x 800, 480x854,
1.280x720, 1.280x800 ...

Font, Play.Google , acredito que não exista mais nem uma eu to fazendo meu game em 480x854 e ja testei em 1,280x800 e em 800x400 e ficaram ótimos os resultados , mas usei um código, que o Kabeção postou no tópico que o amigo CodemonkeyVoid() postou .
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Re: resolução p/ Android

em Dom 10 Jun 2012, 19:13
luan.alc

vlw eu vou criar meus sprites baseado na resolucão que vc falou que está dando certo pra vc, obrigado.

pode colocar o code em qualquer obj create() ?

if window_get_fullscreen() {
//var a,w,h;
w = display_get_width();
h = display_get_height();
a = max(w,h)/min(w,h);
view_wview = view_hview*a;
view_wport = view_wview;
}

é só colocar o code no create ?

edite:

ok, vou seguir seu conselho ai embaixo.. té+ féra..

gráficos em HD, tai.. um tutorial que alguem poderia fazer aqui no forum ..


Última edição por Mina do Rock em Dom 10 Jun 2012, 19:33, editado 2 vez(es)
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Re: resolução p/ Android

em Dom 10 Jun 2012, 19:24
Coloca este codigo no Room Start, e cria um obj_resolucao .. dai em cada room você bota o obj, Mina do Rock, pra mim esta resolução tá boa, agora não fiz todos os testes, mas dizem que é melhor fazer os gráficos em HD [1.280x720, 1.280x800] Até porque diminuir do tamanho é melhor do que aumentar...

É inversamente proporcional, aumentando tamanho diminui qualidade ...
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Re: resolução p/ Android

em Seg 27 Ago 2012, 23:26
BOM agora q tenho um tablet pra testa o cod parece q ele nao funciona, entao repito a pergunta qual a melhor resolução para tds os aparelhos e se tem algum code similar ao code feito ai em cima, talvez agora alguem tenha feito mais testes e chegado a uma conclusão final, vlw
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Re: resolução p/ Android

em Seg 27 Ago 2012, 23:38
Da maneira que está não funciona, é um pouco mais complicado. Você tem que adaptar o código pra resolução de trabalho que você escolheu.
Qual é o tamanho da view que vai funcionar no jogo?
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Re: resolução p/ Android

em Ter 28 Ago 2012, 00:05
nao sei dizer o tamanho da view pq cada aparelho tem uma resolução diferente, mais gostaria de tentar fazer um jogo tipo plataforma q corre o jogo na horizontal , minha preocupação real é não deixar nd no jogo ficar esticado sabe.. vlw


off/
bem que podia ter aqui no forum estas e muito outras questões do GM-S
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Re: resolução p/ Android

em Ter 28 Ago 2012, 02:51
Oi mina, eu estou usando a resolucao 800x480 (modo paisagem) em meus projetos para andorid, os 2 jogos que fiz eu testei em telas de 3 (galaxy y), 5 (galaxy player ou tablet sansumg) e 7" (tablet positivo) e em nenhuma ficou esticada.

Eu queria testar em um galaxy SIII para ver se ficaria bom. Mas eu pesquisei isso que vc disse e a conclusao que cheguei era que essa resoluacao seria a mais apropriada para os dispositivos android.
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Re: resolução p/ Android

em Ter 28 Ago 2012, 10:45
nao sei dizer o tamanho da view pq cada aparelho tem uma resolução diferente, mais gostaria de tentar fazer um jogo tipo plataforma q corre o jogo na horizontal , minha preocupação real é não deixar nd no jogo ficar esticado sabe.. vlw


Vou explicar mais ou menos como é, depois se você desejar eu continuo.

Primeiro, pra fazer jogos pra android tem que usar views, não tem outra maneira senão vai ficar esticado em alguns aparelhos mesmo.
Segundo, a resolução da room, tem que ter no mínimo 900x600, este é o menor aspecto de tela de celular que você vai encontrar (são os mais quadrados). A partir desta resolução a view vai "recortar" o formato correto pra cada aparelho, então alguns vão mostrar mais ou menos da cena de jogo.

Se o seu jogo for com o aparelho na horizontal então sua room tem que ter 600 pelo tamanho da fase, se for na vertical vai ter 900 pelo tamanho da fase.
E agora resta definir a view para se ajustar aos aparelhos.

Consegue entender esta parte? Pra que possamos continuar daqui?

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Re: resolução p/ Android

em Ter 28 Ago 2012, 10:54
@cascavelo escreveu:
nao sei dizer o tamanho da view pq cada aparelho tem uma resolução diferente, mais gostaria de tentar fazer um jogo tipo plataforma q corre o jogo na horizontal , minha preocupação real é não deixar nd no jogo ficar esticado sabe.. vlw


Vou explicar mais ou menos como é, depois se você desejar eu continuo.

Primeiro, pra fazer jogos pra android tem que usar views, não tem outra maneira senão vai ficar esticado em alguns aparelhos mesmo.
Segundo, a resolução da room, tem que ter no mínimo 900x600, este é o menor aspecto de tela de celular que você vai encontrar (são os mais quadrados). A partir desta resolução a view vai "recortar" o formato correto pra cada aparelho, então alguns vão mostrar mais ou menos da cena de jogo.

Se o seu jogo for com o aparelho na horizontal então sua room tem que ter 600 pelo tamanho da fase, se for na vertical vai ter 900 pelo tamanho da fase.
E agora resta definir a view para se ajustar aos aparelhos.

Consegue entender esta parte? Pra que possamos continuar daqui?

Interessante Cascavelo, não seria apenas fazer como o nosso amigo disse acima em 800x480, pois tem muitos celulares com essa resolução, usando o full screen escalonável não resolve esse problema? Se eu estiver errado (e provavelmente estou) seria legal se vc fizesse um tutorial bem detalhado sobre isso.
Flws!
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Re: resolução p/ Android

em Ter 28 Ago 2012, 11:04
sim cascavelo pode continuar bounce
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Re: resolução p/ Android

em Ter 28 Ago 2012, 20:04
Fiz um topico com a solução do problema, não é muito simples, mas acho que vai dar pra entender:
http://gmbr.forumeiros.com/t23783-android-adaptando-o-jogo-a-resolucoes-diferentes#177464
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