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TEST CHANCE
em Sex 08 Jun 2012, 13:19
alguém sabe o código da função TEST CHANCE
pra usar em code
?
tipo, tentei usar o choose, mas não serviu...


tipo, tentei usar o choose, mas não serviu...
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Re: TEST CHANCE
em Sex 08 Jun 2012, 13:21
Posso até testar, mas de qualquer forma, você tem algo contra D&D ? pq, da para simplesmente fazer
+
. Não Quer tentar?


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Re: TEST CHANCE
em Sex 08 Jun 2012, 13:27
nada contra, eh que como eh código de IA do inimigo, o código final vai ficar meio quilométrico... queria saber se tem algum código simplesmente por questão de organização.
__________________________
P.S.: assim deu certo tb, se nao achar o codigo, vai ter que ser assim msm, VLW cidmarcos
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Re: TEST CHANCE
em Sex 08 Jun 2012, 13:45
De nada, Ah, eu não achei, eu pensei até em fazer variável,
Chance = 100
instance_create with chance = 0-100
Não EXATAMENTE isso, mas tentei de várias formas fazer essa chance em GML, mas não consigui...
vai ter que ser D&D + GML mesmo... mas já que é por organização não vejo pq não.
Chance = 100
instance_create with chance = 0-100
Não EXATAMENTE isso, mas tentei de várias formas fazer essa chance em GML, mas não consigui...
vai ter que ser D&D + GML mesmo... mas já que é por organização não vejo pq não.
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Re: TEST CHANCE
em Sex 08 Jun 2012, 14:01
Tem, assim :
var qualquer=irandom(n)
if qualquer=(n-2)
{//tal coisa acontece}
if qualquer=(n-1)
{//tal coisa acontece}
if qualquer=n
{//tal coisa acontece}
Ai está dividido em 3 ou seja 1/3 ou 33,3...%
var qualquer=irandom(n)
if qualquer=(n-2)
{//tal coisa acontece}
if qualquer=(n-1)
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Ai está dividido em 3 ou seja 1/3 ou 33,3...%
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Re: TEST CHANCE
em Sex 08 Jun 2012, 14:21
Código:
Exemplo:
- Código:
floor(x)
Exemplo:
- Código:
if (floor(random(2-1))=0)
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Re: TEST CHANCE
em Sex 08 Jun 2012, 15:44
O CLT tem toda a razao, o codigo é
Aconselho a sacares este programa:
http://www.4shared.com/file/VEHSNPjg/DragnDrop_to_GML_Converter.html?cau2=403tNull
Com isto vais poder converter D&D em codigo ( GML )
- Código:
if (floor(random(n-1))=0){o que vai acontecer}
Aconselho a sacares este programa:
http://www.4shared.com/file/VEHSNPjg/DragnDrop_to_GML_Converter.html?cau2=403tNull
Com isto vais poder converter D&D em codigo ( GML )
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Re: TEST CHANCE
em Sex 08 Jun 2012, 16:53
Sem o "-1", eu concordo. "random" te retorna um valor entre 0 e o número, mas nunca o número. Então, pra ter 50% de chances, você precisaria de um dade de 2 lados (em programação, isso é possível) ou um floor(random(2)).
floor(random(2-1)) é 100% de chances de acontecer.
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Re: TEST CHANCE
em Sex 08 Jun 2012, 17:32
Certo saim.
Mas tipo o irandom(n) pode ser usado tb, ou o random é melhor ? (naum vi diferença)
Mas tipo o irandom(n) pode ser usado tb, ou o random é melhor ? (naum vi diferença)
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Re: TEST CHANCE
em Sex 08 Jun 2012, 21:06
Que eu me lembre o irandom serve para randomizar somente em números inteiros, ou sej,a sem números quebrados, seriam somente 1,2,3,4,5 etc... Já o random, passa pelos numeros quebrados, ou seja ficariam valores como 1,2, 2,4 e assim vai, mas como usou o floor ele arredonda pro inteiro mais proximo para baixo.
Me corrijam se eu estiver errado, mas que eu me lembre é isso mesmo.
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Re: TEST CHANCE
em Sex 08 Jun 2012, 21:49
Random: número aleatório que é maior ou igual a zero e menor que o valor que você define no primeiro argumento.
Irandom: número inteiro aleatório que é maior ou igual a zero e menor que o número que você define no primeiro argumento.
Choose: retorna um dos valores.
Não recomendo o random neste caso.
Você pode usar o seguinte:
- Código:
if (irandom(6)==1)
{
//acontece 1 a cada 6 vezes
}
Ou você pode usar o choose mesmo, que também não recomendo neste caso, mas como você citou que não conseguiu, vou mostrar como funciona:
- Código:
if choose(1,2,3,4,5,6,7) == 1
{
//acontece 1 a cada 7 vezes (pela teoria)
}
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Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
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Re: TEST CHANCE
em Sab 09 Jun 2012, 08:02
sim SAIM tens razao tem de ser este codigo
nota: n é igual ao lados que quers testar e assim ja dá certo é isso SAIM
- Código:
floor(random(n))
nota: n é igual ao lados que quers testar e assim ja dá certo é isso SAIM
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Re: TEST CHANCE
em Sab 09 Jun 2012, 08:19
mas o floor(random(x)) é desnecessário, basta usar irandom(n)
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Re: TEST CHANCE
em Sab 09 Jun 2012, 14:29
Já no caso do irandom, aí tem que usar o "-1", mesmo. irandom te retorna um inteiro aleatório entre 0 e o número dado como argumento INCLUSIVE. Assim, irandom(3) pode te retornar 0, 1, 2, ou 3, com chances iguais de cada resultado. Uma chance em 4.
Fico feliz que ninguém tenha sugerido usar round(random(n)). Nesse caso, as probabilidades de dar 0 ou n ficam diferentes das probabilidades de qualquer outro número e explicar isso é uma bost... é difícil. Ou você saca logo de cara, ou leva horas pra entender.
Fico feliz que ninguém tenha sugerido usar round(random(n)). Nesse caso, as probabilidades de dar 0 ou n ficam diferentes das probabilidades de qualquer outro número e explicar isso é uma bost... é difícil. Ou você saca logo de cara, ou leva horas pra entender.
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Re: TEST CHANCE
em Sab 09 Jun 2012, 14:45
@saim
Não duvido de sua afirmação.
Porém, no site wiki.yoyogames.com, está a seguinte definição:
Em negrito, diz que o número sempre é menor que o argumento.
Aí fica a questão...
Até mais!
Não duvido de sua afirmação.
Porém, no site wiki.yoyogames.com, está a seguinte definição:
Returns a random integer between 0 and x. The number is always smaller than x.
Em negrito, diz que o número sempre é menor que o argumento.
Aí fica a questão...
Até mais!
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Re: TEST CHANCE
em Seg 11 Jun 2012, 15:24
Justamente! Essa afirmação se refere ao "random". Significa que random(4) jamais retornará 4. Pode retornar 3.999999...9, mas nunca 4. Isso é importante na questão de probabilidades, porque se retornasse 4, haveria uma possibilidade, ainda que improvável, de que floor(random(4)) retornasse 4 (já que floor não faz nada com números inteiros). Em muitos casos, essa situação causaria erros, o que é deveria ser impensável num jogo comercial.
No game maker 7, não tínhamos a função irandom, que veio pra facilitar muito nossa vida de estatísticos, então tínhamos que usar floor, ceil ou round. Na comunidade gringa (eu frequentava ela na época), isso vivia gerando loooongas discussões.
No caso do irandom, a definição é a seguinte:
Então floor(random(3)) pode te retornar
0, 1 ou 2 - 3 alternativas
enquanto irandom(3) pode te retornar
0, 1, 2 ou 3 - 4 alternativas
No game maker 7, não tínhamos a função irandom, que veio pra facilitar muito nossa vida de estatísticos, então tínhamos que usar floor, ceil ou round. Na comunidade gringa (eu frequentava ela na época), isso vivia gerando loooongas discussões.
No caso do irandom, a definição é a seguinte:
Olha que fácil! Se x for inteiro, ele tem chances de sair, se não for, o número que vai sair é um inteiro menor que x.irandom(x) Returns a random integer number between 0 and x (inclusive when x is an integer).
Então floor(random(3)) pode te retornar
0, 1 ou 2 - 3 alternativas
enquanto irandom(3) pode te retornar
0, 1, 2 ou 3 - 4 alternativas
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Re: TEST CHANCE
em Seg 11 Jun 2012, 16:19
No site wiki.yoyogames.com ele fala do irandom sim, do modo que falei.
Mas parece que a informação está errada.
Por isso fiquei na dúvida. Mas está certo o que você disse.
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Mas parece que a informação está errada.
Por isso fiquei na dúvida. Mas está certo o que você disse.
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