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Imagens no GameMaker, Como usar melhor ?

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Imagens no GameMaker, Como usar melhor ?

Mensagem por luan.alc em Qua 06 Jun 2012, 16:19

E aí pessoal, estou com uma seria duvida atordoando minha cabeça.

Vocês com certeza já deve ter percebido que o GM tem uma fraca prioridade aos gráficos, alias, para gráficos em P.A ele é ótimo, mas para gráficos vetor ... Então, eu tenho o inskape e fico 'arretado' com o GM porque me esforço para fazer um gráfico em vetor, e quando meto no gm ele perde ainda assim a qualidade.

Pra quem tem gms, vai ter uma enorme dificuldade, na parte gráfica, porque vai ser usado um comando de redimensionar as imagens, e você ver que no gm, as imagens ficam horríveis quando redimensionadas .. Quero saber como faz pra reverter isso, pensei que se agente usasse as imagens como recurso externo do game ficaria bom .. Pensei mas, vi que se agente for meter este jogo em Android, como ficaria ?

abri este tópico para discutirmos sobre a parte gráfica do gm, e quem souber apresentar algumas soluções, para o mesmo .
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Re: Imagens no GameMaker, Como usar melhor ?

Mensagem por Super Maker em Qua 06 Jun 2012, 16:33

É, de fato. Redimencionar no GM embaça tudo, por isso te rcomendo fazer isso no PhotoShop CS5 na aba Editar>Transformação>Redimencionar segurando Shift e depois é só aplicar as mudanças.
Isso é um modo de redimencionar sem perder qualidade.
Também tem o Flash Cs4 que faz isso melhor que o PhotoShop CS5 e nele, depois de pronta a imagem é só exportar em modo web ajustando as cores e escolhendo o forato de saída.
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Re: Imagens no GameMaker, Como usar melhor ?

Mensagem por luan.alc em Qua 06 Jun 2012, 16:44

@Super Maker escreveu:É, de fato. Redimencionar no GM embaça tudo, por isso te rcomendo fazer isso no PhotoShop CS5 na aba Editar>Transformação>Redimencionar segurando Shift e depois é só aplicar as mudanças.
Isso é um modo de redimencionar sem perder qualidade.
Também tem o Flash Cs4 que faz isso melhor que o PhotoShop CS5 e nele, depois de pronta a imagem é só exportar em modo web ajustando as cores e escolhendo o forato de saída.

O mal é que minha net é horrível, mas tudo bem vou tentar baixar o flash cs4 por já ter usado o flash a um tempo atras e ele é vetor vetorial duplicado, kkkk. Super Maker, quando eu baixar falo com você pedindo umas dicas okay ?

mas ainda quero saber do gm, mesmo em vetor metendo esta imagem no gm, ela fica em pa '-' ... Não como um PA mesmo, mas ainda transformando-a assim perde a qualidade na hora de redimensionar no proprio gm . :S
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Re: Imagens no GameMaker, Como usar melhor ?

Mensagem por Super Maker em Qua 06 Jun 2012, 17:34

Sim, eu te passo umas dicas.
Agora sobre o GM. Eu as vezes faço umas edições nele mais só as que eu sei que não perdem muito da qualidade e se eu ver que não ficou bom, eu parto pro Flash CS4 ou PhotoShop mesmo.
Esses são uma carta na manga. Sem falar que os dois te permite fazer GIFs bem detalhados, mas dos dois o mais fácil pra fazer é o Flash que tem a opção bonetool.

E no GM qual o processo que você tenta usar pra redimencionar sem perder a qualidade?

Ah rapaz e eu to com um suposto problema aqui. Desde agora toda vez que eu abro meu GMS ele baixa e instala a última atualização que saiu.
Ele não para mesmo eu baixando e instalando.
Ta acontecendo com você ou alguém mais aqui?
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Re: Imagens no GameMaker, Como usar melhor ?

Mensagem por Kabeção em Qua 06 Jun 2012, 21:47

Quando se trabalha com gráficos bitmap não pixel-art você deve considerar que:
- Gráfico pre-rederizados não são 3D e não são vetores então nunca espere as vantagens que os dois tem.
- Faça o redimencionamento usando os métodos certos para evitar ou diminuir qualquer problema.

E um desses métodos e redimencionar a view para evitar distorções no modo fullscreen como comentei aqui: http://gmbr.forumeiros.com/t22536-importar-para-gmstudio#169461

O outro é fazer os gráficos na maior revolução possível pois diminuir não é problema, o que faz perder definição é aumentar a imagem.
Se a resolução do jogador é bem maior que a resolução em que o jogo foi construído não há a nada o que fazer contra embaçamento além de mudar a resolução do usuário para uma menor enquanto o jogo executa.
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