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Como aprender GML

em Dom 03 Jun 2012, 06:28
Como aprender GML sem ler aqueles tutoriais grandeees e chatos, que ao fim de ler continua a saber o mesmo...
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Re: Como aprender GML

em Dom 03 Jun 2012, 10:21
Bom! tem tutoriais que realmente você não usara no seu game ainda... tenha um banco de engines crie uma pasta chamada engine é Clique Aqui! você vai achar diversas engines sobre diversos assuntos baixe todas as engines que te chame atenção e coloque na pasta engines, agora veja se uma delas se encaixa com o seu jogo abra visualize é tente entender-la... aposta aprender a fazer jogos de plataforma RPG esses jogos simples ai sim vá em tutoriais e veja algum com nivel intermediário (nível pós iniciante), se auver duvidas não deixe de perguntar aqui no fórum!

Aliais se tiver alguma duvida mim adicione no msn que eu te ajudo: Matthewkitten@hotmail.com

Ate mais... OBS: vou ficar o dia todo online hoje!
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Re: Como aprender GML

em Dom 03 Jun 2012, 10:35
Cara é muito simples.

GML é praticamente ingles puro! Ou seja, você "comanda" em ingles o que quer que o Game Maker faça.

Outra dica, se não gosta de tutoriais grandes,comece pelos pequenos.Aos poucos vai se intereçar e arranjar paciencia de ler os grandes.

Outra dica que é como eu faço: Crie um projeto, com 1 objeto, com 1 evento e adicione nele aquela opção de codigo.Nela fique digitando palavras(em ingles) até descobrir novos codigos(descobri muitas funções assim).

Até
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Re: Como aprender GML

em Dom 03 Jun 2012, 10:45
peixoto escreveu:

...Outra dica que é como eu faço: Crie um projeto, com 1 objeto, com 1 evento e adicione nele aquela opção de codigo.Nela fique digitando palavras(em ingles) até descobrir novos codigos(descobri muitas funções assim).

Até

o.O' como eu nunca pensei nisso antes? é mesmo, vendo todas as funçoes fica fácil de memorizar, ou melhor, você pode simplesmente testar, e a ideia da engine é ótima, porque vendo um pré-feito é mais fácil para estudar.

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Re: Como aprender GML

em Dom 03 Jun 2012, 10:48
É aconselhado aprender primeiro o que cada evento faz...

Outra dica que é como eu faço: Crie um projeto, com 1 objeto, com 1 evento e adicione nele aquela opção de codigo.Nela fique digitando palavras(em ingles) até descobrir novos codigos(descobri muitas funções assim).

Já tentei fazer isso! aparece uma lista enorme de funções não tem nada que explique para que aquelas funções são uteis, eu acho que ate mesmo um especialista em game maker não conhece 20% 30% das funções existentes no game maker... Mas graças a deus! XD as básica são fáceis de se aprender... As básicas só são umas 100 funções (quem sabe né foi um chute) mas eu vi na apostila estava falando que o game maker tem mais de 1000 funções imagina com complementos é Dll's o quanto isso aumenta!
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Re: Como aprender GML

em Dom 03 Jun 2012, 10:52
Já supera minhas expectativas! já estava feliz demais por saber fazer variavel. for_char = 10, e desenhar com script, draw_healthbar()... etc!

mesmo assim, não chego nem em 15. imagine 1000!!!
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Re: Como aprender GML

em Dom 03 Jun 2012, 12:00
Na verdade a pior coisa que você pode fazer é usar engines prontas, feitas por alguém, você não vai aprender nada e não vai fazer nada de original.
Ponha uma idéia na cabeça e tente executá-la, o melhor é misturar D&D e algumas linhas de código, quando for dominando o GML você vai descobrindo maneiras mais fáceis de fazer o que você queria no inicio e vai refinando seus códigos, o principal é saber como a lógica de programação de games funciona, infelizmente não ví nenhum tutorial sobre isto pra lhe indicar.
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Re: Como aprender GML

em Dom 03 Jun 2012, 13:16
a minha dica, e aprender primeiro pelo jeito D&D, ai vc baixa o manual do jogo, vai aprendendo as funções (instance_change,instance_destroy,etc) ai vai começando a usar um pouco de codigo, dps vc vai aprendendo,
escute oque eu digo , vc começa pelo drag e drop, dps vc vai aprendendo as funções. e INGLES (como o companheiro disse) E muito importante
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Re: Como aprender GML

em Dom 03 Jun 2012, 13:27

Como aprender GML sem ler aqueles tutoriais grandeees e chatos, que ao fim de ler continua a saber o mesmo...

Leia o help. O GM fez o sucesso que fez não somente por ser fácil (embora haja motores bem melhores), mas porque teve uma boa documentação.

É o melhor motor que existe pra pegar engines e estudar. 1 - A linguagem é fácil. 2 - Os recursos avançados do motor são simples de usar.

É verdade que há uma torrente de lixo quanto se trata de material, mas isso acontece com qualquer assunto. Pegue engines de caras mais experientes e você vai aprender muito não somente a linguagem (que é irrelevante), mas sobre "conceitos" e/ou "técnicas" que você aplica em qualquer outra linguagem.

É minha opinião. Mas se você tiver desânimo de ler um tutorial, dificilmente vai pegar um engine (pra estudar)...
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Re: Como aprender GML

em Dom 03 Jun 2012, 14:24
Creio que GML seja a linguagem de programação de jogos mais fácil que existe.
Se você quiser aprender, basta um pouco de esforço.

Veja o manual do iniciante:
http://gmbr.forumeiros.com/t19309-manual-do-iniciante

O Manual do Iniciante foi feito para simplificar o estudo dos usuários.
Veja que a explicação de cada assunto é pequena e vem com exemplos.
É só aproveitar.

Até mais!
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Re: Como aprender GML

em Qui 07 Jun 2012, 08:22
Obrigado pelas dicas Smile!
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Re: Como aprender GML

em Qua 26 Dez 2012, 14:34
Eu acho que primeiro vc deveria faser em D&D o maximo de jogos possivel depois pense em ingles olhe para as drag&drop e pence como seria a cada descoberta tu se especializara pra tu se um otimo criador tem que ter muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito tempo!
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Re: Como aprender GML

em Qua 26 Dez 2012, 14:39
Eu sei praticamente 100% do gml e eu fui aprendendo sozinho. Eu lia a ajuda e depois ficava testando os codigos ate q eu fui aprendendo e hoje sou o que sou.
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Re: Como aprender GML

em Qua 26 Dez 2012, 14:53
Acho burrice começar "programar" sem antes aprender
algoritmo e estrutura de dados.

A maioria das pessoas demora a aprender GML por
que pulou essa fase do aprendizado.
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Re: Como aprender GML

em Qua 26 Dez 2012, 15:08
Aprende D&D e dps tente executar cada função do D&D para GML.
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Re: Como aprender GML

em Qua 26 Dez 2012, 15:16
Eu sei praticamente 100% do gml e eu fui aprendendo sozinho. Eu lia a ajuda e depois ficava testando os codigos ate q eu fui aprendendo e hoje sou o que sou.
Ou você é Muito Crânio ou a Bastante Exagero Nisso, 100%, há Muitas coisas e Muitas areas a se Aprender, sei que você sabe mecher na area 3D do GameMaker, mas Duvido que você saiba tanto(saber, é, saber que existe e saber aplicar), mesmo para você que parece ser Experiente no GM.


Na verdade a pior coisa que você pode fazer é usar engines prontas, feitas por alguém, você não vai aprender nada e não vai fazer nada de original.
Discordo desta Parte, Muito do que eu Aprendi Venho com Engines, mas Você tem que começar com Engines Simples, não vá procurar este tipo de Engine, "3D" "Online" "Partículas" "Física", com estas, você só arranjará dor de Cabeça.

comece com Engines simples do Tipo "Movimentar-se" "Top-down" "PacMan" "Mario" "Pause".

Caso você queira encomendar alguma Engine, peça Neste Tópico:
Quem quer uma engine e de que
Mas Sugiro você começar Lendo este Tópico: http://gmbr.forumeiros.com/t9026-faq-perguntas-frequentes-leia-antes-de-postar-sua-duvida
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Re: Como aprender GML

em Qua 26 Dez 2012, 15:48
O Game Maker 8 tem cerca de 1060 funções. Retirando as funções de 3d, de mplay e de partículas, que geralmente são pouco usadas, são cerca de 880 (sendo que se você decorar umas 100 já poderá usar todas essas). Só que você não precisa decorar os comandos. As funções foram feitas para serem fáceis de decorar.

Por exemplo:

Quero saber o comprimento de uma tile.

Então é só associar: tile + width.

Só de digitar tile já vão aparecer várias funções. Muitas têm "get", "layer" e "set". Mas você quer o comprimento, então você coloca "get": tile_get. Já vai diminuir as possibildades. Depois você verá que tem a função tile_get_width().

De um outro modo:

Sabemos que sprite_get_width() retorna o comprimento da sprite. Então é só aplicar o mesmo a tiles: tile_get_width().

Até mais!
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Re: Como aprender GML

em Qua 26 Dez 2012, 17:53
Faça:
------
-Aprenda lógica de programação. Basta pesquisar na internet
-Aprenda sobre algoritmos. Decisão, repetição, etc. Internet....
-Não use engines até que você aprenda pois engines fazem com que você se acostume a não raciocinar.
-Não se prenda na linguagem (GML) e sim na solução do problema. Não adianta saber de cabeça todos os comandos GML se não souber como e onde usa-los. Se você focar na resolução do problema você verá que aprenderá a colocar os comandos corretos na ordem correta para resolver o problema.
-Não use Drag n' Drop.
-Faça jogos bem simples para iniciar. Comece com jogos de tiro simples e depois tente fazer um jogo simples de plataforma.

Flws!
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Re: Como aprender GML

em Qua 26 Dez 2012, 18:24
cara aprendi muito por experiencia propria, cada jogo que ia fazendo para aprender, procurava o maximo de informaçõies possiveis, uma vez achava que a coisa mais dificil do game maker era fazer um objeto girar comforme o mouse, mas atualmente sei esse codigo decor, e consigo usar muito ele em diversas coisas, eu fiz varios jogos testes, onde eu me dava um desafio, e analisava todas as possibilidades, até achar a que melhor opção, então é isso, se voce quiser aprender a linguagem do GM, não tem melhor opção do que o jeito pratico, crie desafios, jogos que vc acha dificil, pegue engines estude, e trancreva em outro projeto sem olhar, etc... tem varios modos mas o melhor é o pratico, o teste, a necessidade. não copie e cole, olhe e estude.
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Re: Como aprender GML

em Qua 26 Dez 2012, 20:08
Simplesmente, pratique, criando jogos simples e com certo objetivo.
Só assim irá aprender, praticando, criando projetos.
Não pare simplesmente pq n consegue fazer tal coisa, busque ajuda aq mesmo e irá memorizar funções e a cada novo projeto que for fazer, sentira mais facilidade em trabalhar com o gml e qualquer outra linguagem.
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