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Duvida para corrigir bug de colisão

em Dom 03 Jun 2012, 00:24
Eai , eu fiquei um pouco frustrado , fiz o jogo quase todo, partes muito complexas, depois de muito tempo, o jogo esta quase pronto, ai tem um misero bug de colisao que da mas eu nao sei como se resolve --' ( serio nao sou tao iniciante assim )
seguinte, quando vc colide com o chão Event Collision - Action Vspeed = 0 , desse jeito o player para quando bater no chão, so.. que quando ele colide lateralmente ele tambem para. e fica grudado na parede, eu queria saber como resolver isso,

espero que tenham entendido,

se ainda nao entendeu veja o spoiler

Spoiler:
Há o obj_player e o obj_bloco, no Event Create do obj_player há Action Gravity gravidade , mas quando ele Event Collision colidir com obj_bloco ele deve parar, logo usei o evento vspeed ( Action Vspeed) para ser igual a 0, mas o problema e quando o player colidir lateralmente com o objeto, ao invés de ser de cima para baixo, ele para, e fica parado, como se estivesse "grudado" na parede, se alguem souber manifeste-se porfavor, obrigado a todos.,..
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Re: Duvida para corrigir bug de colisão

em Dom 03 Jun 2012, 00:32
Nunca fiz nenhuma plataforma, mas já tentou Event Collision obj_chao Action Move Fixed (Center) Value: 0

Talvez ajude...

se não ajudar, eu não sei Razz

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Re: Duvida para corrigir bug de colisão

em Dom 03 Jun 2012, 00:47
Eu não gosto de programar com D&D, demora demais e tem pouca flexibilidade... Mas enfim, vamos ao que interessa (em GML).

Se for um jogo de plataforma, apenas coloque este código no step para criar a gravidade. Se já tiver uma, não será necessário.
Código:
if place_free(x,y+1){
gravity=0.5
}else{
gravity=0
}

Enfim, nenhum segredo ai.
Eu uso um código de colisão, não é de minha autoria mas é muito bem aceitado em jogos de plataforma.
Coloque isso na colisão com o objeto chao/parede:
Código:
if vspeed > 0 and not place_free(x,y + vspeed){//Checa se está "caindo" e se tem espaço para cair.
move_contact_solid(direction,vspeed) //'Ajeita' o objeto no outro.
}
vspeed = 0//Para

Isso deve resolver.
Flws...
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Re: Duvida para corrigir bug de colisão

em Dom 03 Jun 2012, 00:51
Willy escreveu:Eu não gosto de programar com D&D, demora demais e tem pouca flexibilidade... Mas enfim, vamos ao que interessa (em GML).

Se for um jogo de plataforma, apenas coloque este código no step para criar a gravidade. Se já tiver uma, não será necessário.
Código:
if place_free(x,y+1){
gravity=0.5
}else{
gravity=0
}

Enfim, nenhum segredo ai.
Eu uso um código de colisão, não é de minha autoria mas é muito bem aceitado em jogos de plataforma.
Coloque isso na colisão com o objeto chao/parede:
Código:
if vspeed > 0 and not place_free(x,y + vspeed){//Checa se está "caindo" e se tem espaço para cair.
move_contact_solid(direction,vspeed) //'Ajeita' o objeto no outro.
}
vspeed = 0//Para

Isso deve resolver.
Flws...

resolveu mesmo!,

sobre D&D eu não uso, mas e porque nos meus ultimos tópicos tive problemas com algumas pessoas que nao conseguiram indentificar as funções entao desta vez, coloquei o action icon pra ver se ficava mais facil de entender.,


vlwss
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Re: Duvida para corrigir bug de colisão

em Dom 03 Jun 2012, 00:57
Esaucm98 escreveu:sobre D&D eu não uso, mas e porque nos meus ultimos tópicos tive problemas com algumas pessoas que nao conseguiram indentificar as funções entao desta vez, coloquei o action icon pra ver se ficava mais facil de entender.
Na verdade, ficou até mais difícil, mas deu pra entender. investigador
Fico feliz em ter ajudado, flws...
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