Duvida para corrigir bug de colisão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Duvida para corrigir bug de colisão

Mensagem por Esaucm98 em Dom 03 Jun 2012, 00:24

Eai , eu fiquei um pouco frustrado , fiz o jogo quase todo, partes muito complexas, depois de muito tempo, o jogo esta quase pronto, ai tem um misero bug de colisao que da mas eu nao sei como se resolve --' ( serio nao sou tao iniciante assim )
seguinte, quando vc colide com o chão Event Collision - Action Vspeed = 0 , desse jeito o player para quando bater no chão, so.. que quando ele colide lateralmente ele tambem para. e fica grudado na parede, eu queria saber como resolver isso,

espero que tenham entendido,

se ainda nao entendeu veja o spoiler

Spoiler:
Há o obj_player e o obj_bloco, no Event Create do obj_player há Action Gravity gravidade , mas quando ele Event Collision colidir com obj_bloco ele deve parar, logo usei o evento vspeed ( Action Vspeed) para ser igual a 0, mas o problema e quando o player colidir lateralmente com o objeto, ao invés de ser de cima para baixo, ele para, e fica parado, como se estivesse "grudado" na parede, se alguem souber manifeste-se porfavor, obrigado a todos.,..

Esaucm98

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 275
Data de inscrição : 13/05/2012
Notas recebidas : D
Reputação : 4
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.legioncrafters.tk

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duvida para corrigir bug de colisão

Mensagem por cidmarcos em Dom 03 Jun 2012, 00:32

Nunca fiz nenhuma plataforma, mas já tentou Event Collision obj_chao Action Move Fixed (Center) Value: 0

Talvez ajude...

se não ajudar, eu não sei Razz


cidmarcos

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 177
Idade : 21
Data de inscrição : 26/05/2012
Notas recebidas : E+D
Reputação : 7
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://www.facebook.com/DragaoDeOuroJogo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duvida para corrigir bug de colisão

Mensagem por Willy em Dom 03 Jun 2012, 00:47

Eu não gosto de programar com D&D, demora demais e tem pouca flexibilidade... Mas enfim, vamos ao que interessa (em GML).

Se for um jogo de plataforma, apenas coloque este código no step para criar a gravidade. Se já tiver uma, não será necessário.
Código:
if place_free(x,y+1){
gravity=0.5
}else{
gravity=0
}

Enfim, nenhum segredo ai.
Eu uso um código de colisão, não é de minha autoria mas é muito bem aceitado em jogos de plataforma.
Coloque isso na colisão com o objeto chao/parede:
Código:
if vspeed > 0 and not place_free(x,y + vspeed){//Checa se está "caindo" e se tem espaço para cair.
move_contact_solid(direction,vspeed) //'Ajeita' o objeto no outro.
}
vspeed = 0//Para

Isso deve resolver.
Flws...

___________


Engines, tutoriais e projetos? Clique no banner!



Atenção:
Comporte-se, senão você vai levar a cintada do Willy no meio da bunda! bravo


Willy

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1812
Idade : 23
Data de inscrição : 08/06/2009
Notas recebidas : C + B + A + A
Reputação : 245
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 2
   : 1
   : 1

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duvida para corrigir bug de colisão

Mensagem por Esaucm98 em Dom 03 Jun 2012, 00:51

Willy escreveu:Eu não gosto de programar com D&D, demora demais e tem pouca flexibilidade... Mas enfim, vamos ao que interessa (em GML).

Se for um jogo de plataforma, apenas coloque este código no step para criar a gravidade. Se já tiver uma, não será necessário.
Código:
if place_free(x,y+1){
gravity=0.5
}else{
gravity=0
}

Enfim, nenhum segredo ai.
Eu uso um código de colisão, não é de minha autoria mas é muito bem aceitado em jogos de plataforma.
Coloque isso na colisão com o objeto chao/parede:
Código:
if vspeed > 0 and not place_free(x,y + vspeed){//Checa se está "caindo" e se tem espaço para cair.
move_contact_solid(direction,vspeed) //'Ajeita' o objeto no outro.
}
vspeed = 0//Para

Isso deve resolver.
Flws...

resolveu mesmo!,

sobre D&D eu não uso, mas e porque nos meus ultimos tópicos tive problemas com algumas pessoas que nao conseguiram indentificar as funções entao desta vez, coloquei o action icon pra ver se ficava mais facil de entender.,


vlwss

Esaucm98

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 275
Data de inscrição : 13/05/2012
Notas recebidas : D
Reputação : 4
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.legioncrafters.tk

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duvida para corrigir bug de colisão

Mensagem por Willy em Dom 03 Jun 2012, 00:57

Esaucm98 escreveu:sobre D&D eu não uso, mas e porque nos meus ultimos tópicos tive problemas com algumas pessoas que nao conseguiram indentificar as funções entao desta vez, coloquei o action icon pra ver se ficava mais facil de entender.
Na verdade, ficou até mais difícil, mas deu pra entender. investigador
Fico feliz em ter ajudado, flws...

___________


Engines, tutoriais e projetos? Clique no banner!



Atenção:
Comporte-se, senão você vai levar a cintada do Willy no meio da bunda! bravo


Willy

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1812
Idade : 23
Data de inscrição : 08/06/2009
Notas recebidas : C + B + A + A
Reputação : 245
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 2
   : 1
   : 1

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duvida para corrigir bug de colisão

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 22:24


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum