Aula2- Torre de ataque é bloco de defesa (Jogo de tiro) [TUTO]

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Aula2- Torre de ataque é bloco de defesa (Jogo de tiro) [TUTO]

Mensagem por Witen em Sab 02 Jun 2012, 20:47

Ola pessoal, hoje vamos aprender a fazer uma torre de ataque e um bloco com vida, sé você não assistio a aula passada Clique aqui!

Bom vamos começar...

Crie um sprite é um objeto chamado torre adicione o sprite a torre é adicione o seguinte código:

Global:
Código:
image_speed=0.5//Velociade de Animação

hp = 300 //Vida Inicial
hp_max=500 // Vida Maxima
visao=100 //Visão para poder atirar
vel_tiro=5

t_tiro=15 //Tempo para atirar novamente
atirar=true //Atirar ou não
perto_he=false //Saber se esta perto do HM
anima=false //animar o sprite
Alarm0

Código:
atirar=true //liberar função atirar

Step:
Código:
if instance_exists(HM){//Checa se o helicoptero esa na room
move_towards_point(HM.x,HM.y,0)//Direção do objeto ¹
//Ver o helicoptero
if distance_to_object(HM)<visao{//Se estiver proimo do jogador
perto_he=true
}else{
perto_he=false
}
//Atirar
if perto_he=true && atirar=true{
t=instance_create(x,y,obj_tiro)//cria_tiro
t.direction=direction//¹ direcao do tiro é a direçao desse objeto
t.speed=vel_tiro//velociade do tiro
atirar=false
anima=true
alarm[0]=t_tiro
}
        }//Fim da checagem

if hp<=0{
instance_destroy() //quando a vida chegar a 0 o objeto deve ser destruido
}
if anima=true{ // depois de ser destroido o objeto deve animar
image_speed=1
}
Draw:

Código:
/*Desenhar a sprite normalmente. Você deve usar esse codigo quando for usar draw em um sprite comum, como o jogador por exemplo*/
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha);

//Desenha a barra de saude:
draw_healthbar(x-10,y-10,x+8,y-5,(hp/hp_max)*100,c_black,c_red,c_red,image_angle,true,true)

Bom vou ensinar a criar o bloco com vida

Cria um sprite é um objeto chamado bloco adicione o sprite ao objeto bloco é marque como solido agora adicione os sequintes códigos:

Create:
Código:
hp=50 //vida do bloco

Step:
Código:
if hp<=0{instance_destroy()} //quando a vida chegar em 0 o ojeto vai ser destruido

Colisão com obj_tiro:

Código:
hp-=5 // perde 5 de vida...

Pronto! coloque os objetos na room e veja o objeto HM se fuzilado pela torre de ataque...

Clique aqui! para ver a próxima é saiba como fazer um NPC (Inimigo que fica te perseguindo e atirando em você)

Ate mais!

Witen

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