Aula1- Movimentação do player (Jogo de tiro) [TUTO]

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Aula1- Movimentação do player (Jogo de tiro) [TUTO]

Mensagem por Witen em Sab 02 Jun 2012, 19:10

Bom pessoal meu primeiro tutorial espero que gostem...

Plataforma: Game maker 8 pro
Nivel:Pre-intermediário

Bom, nesse tutorial vamos aprender a fazer um jogo de tiro em 2d

Crie um sprite é um objeto chamado HM adicione o sprite ao HM é coloque os sequintes códigos (HM é igual a player):

No create:
Código:
image_speed=0//Velociade de Animação

hp = 100 //Vida Inicial
hp_max=200 // Vida Maxima
vel_tiro=5 // velocidade do tiro


tiro=true //atirar
distancia=0
global.muni = 60 //numero de munição

Bom agora no step

Código:
image_angle = direction;
direction = point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y); //virar para direção do mause
//movimentação
if keyboard_check( ord( 'W' ) )y-=5
if keyboard_check( ord( 'S' ) )y+=5
if keyboard_check( ord( 'A' ) )x-=5
if keyboard_check( ord( 'D' ) )x+=5


if global.muni<=0{ //se a munição for 0 não atira
atirar=false
}

//Se a vida for 0 o player deve morrer
if hp<=0{
instance_destroy()
}
Global left pressed

Código:
global.muni-=1 // a cada tiro diminuir a munição em 1
instance_create(x,y,obj_tiro) //cria o tiro

Draw:

Código:
/*Desenhar a sprite normalmente. Você deve usar esse codigo quando for usar draw em um sprite comum, como o jogador
por exemplo*/
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha);

//Desenha a barra de saude:
draw_healthbar(x-10,y-10,x+8,y-5,(hp/hp_max)*100,c_black,c_red,c_red,image_angle,true,true)

draw_text(0,10,'Munição: ' + string(global.muni)) //desenhar a quantidade de munição
draw_text(2,2,'Hp: ' + string(hp)) // desenha a vida

Outside room

Código:
speed=0 //creio que não preciso explicar, mas vou esse codigo evita que o player(HM) saia da room

Crie um objeto chamado obj_tiro é adicione os sequintes codigos:

Create:
Código:
//Faz com que o tiro corra em direção do mouse
move_towards_point(mouse_x,mouse_y,26)

image_angle = point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)

Outside room:

Código:
instance_destroy(); //destroir objeto ao sair da room
Coloque o objeto player na room e execute...

Bom na proxima aula ensinarei a criar uma torre de ataque, é blocos de defesa com vida.
Clique aqui para ver a próxima aula

Ate mais!


Última edição por Witen em Dom 03 Jun 2012, 12:08, editado 5 vez(es)

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Re: Aula1- Movimentação do player (Jogo de tiro) [TUTO]

Mensagem por Witen em Sab 02 Jun 2012, 19:47

Bom, certamente tem vários tutoriais no fórum ensinando fazer um Jogo de tiro 2D. Nada inovador, acho que tutoriais tem sempre que se destacar, ou seja ter coisas novas. Não códigos diferentes, pois estou certo que há varias maneiras de códigos pra fazer um mesmo tipo de jogo. Mas foi boa sua iniciativa, só que acho que deveria ensinar coisas novas, que ainda não foram postadas ou divulgadas.

E eu vou como disse la em cima "Bom na proxima aula ensinarei a criar uma torre de ataque, é blocos de defesa com vida." o tutorial iria ficar muito extenso ai vou colocar em duas ou trés partes é não tem como ensina a fazer uma torre de ataque sem ter feito o básico...

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