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Duvidas sobre o poder do G-Maker

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Igor KinGamer
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Duvidas sobre o poder do G-Maker Empty Duvidas sobre o poder do G-Maker

Mensagem por Yoz Qua 18 Fev 2009, 17:25

Bem, acabei de me apresentar e agora eu vou as minhas perguntas.

Eu gostaria de saber o quão complexo pode ser um jogo desenvolvido no Game Maker...?

Se der tudo certo, no dia 07/03/2009 eu terei a minha primeira aula de Game Maker (vejam o panfleto do curso aqui...: http://www.uploadimagens.com/upload/6bd174f27c9b2bb4a07e4e0faf39cf6e.png) na Universidade da Amazônia, e gostaria de saber se alguém pode me dar uma dica sobre como melhor aproveitar essas aulas.

Existe a possibilidade de se criar jogos de RPG’s complexos como os criados para Mega Drive ou Super Nintendo...?

Dá pra se criar jogos de Luta no Game Maker no estilo Street Fighter e Street of Rage...?
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Duvidas sobre o poder do G-Maker Empty Re: Duvidas sobre o poder do G-Maker

Mensagem por Igor KinGamer Qua 18 Fev 2009, 18:41

"O limite de um criador é sua criatividade."
Alguém, não lembro quem

Se você sabe como funcionam as funções do Game Maker, você pode fazer qualquer coisa!
Dá pra aplicar física, matemática, tudo, basicamente você precisa saber as funções e lógica de programação.

Na Game Maker Community (GMC, www.yoyogames.com), há vários jogos, alguns extremamente bons, o próprio Mark Overmars (que criou o GM) disse no Help do GM 6.1 que o 3D não era muito útil, e na YoYo Games tem uns fps bem massas Very Happy

Na YoYo Games, entre na seção "Play", ao lado do logo, irão aparecer os melhores jogos (featured), e você pode olhar os jogos de outros gêneros, mais recentes, etc...

Eu mesmo gosto de uns jogos bem legais da GMC:

http://www.yoyogames.com/games/show/2745 *
http://www.yoyogames.com/games/show/2988
http://www.yoyogames.com/games/show/8865
http://www.yoyogames.com/games/show/20640 *
http://www.yoyogames.com/games/show/27431
http://www.yoyogames.com/games/show/32253
http://www.yoyogames.com/games/show/34470 *

* - Aconselho ver esses, mostram algumas das maravilhas que dá para fazer no Game Maker

PS.: Boa sorte no curso Very Happy
PS2.: Quando você abre algum jogo da YoYo Games pela primeira vez, uma pasta chamada YoYoGames é criada no Meus documentos, todos jogos que você jogar são salvos ali.
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Duvidas sobre o poder do G-Maker Empty Re: Duvidas sobre o poder do G-Maker

Mensagem por Gusba Qua 18 Fev 2009, 20:06

cara, pense em GM como uma poderosa ferramenta de programação, sendo assim, o limite é a criatividade!
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Mensagem por rodrigo1434 Qua 18 Fev 2009, 21:43

Caramba nem sabia que tem aula de game maker pô
nossa, quero saber onde tem, quero ajudar e ser ajudado
Muito legal cara, na realidade é bom aprender assim,
mesmo porq eu aprendi tudo, sozinho, sem fórum nenhum
eu não tenho net em casa, mas tenho PC, e fazia meus jogos tranquilo
até um dia q eu fui na lan,(que hoje estou tambem) e peguei 3 jogos meus
e upei e entrei no fórum da Legal Games, e postei todos meus jogos, e até
fui punido, por muitas mensagens por dia, não era flood, eu acho q era o unico Game Maker, que não participava de fórum, mas era a primeira vez, entende né?
Então vc pode aprender na Universidade e em fóruns de game maker, existem diversos fórum
dele, mas o maior até agora é esse mesmo, mas sempre pergunte para quem sabe, quem tem experiencia, para te ajudar. E até aqui no fórum tem alguns jogos bons, que chegam perto dos jogos da Yoyogames, veja la lista de projetos completos, ou em jogos com maior vistos e comentarios ^~
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Duvidas sobre o poder do G-Maker Empty Re: Duvidas sobre o poder do G-Maker

Mensagem por Yoz Qui 19 Fev 2009, 08:23

Igor, muito obrigado pelos links, vou olhar assim que puder numa internet que não tenha restrições como a daqui do trabalho... Você olhou o link com o panfleto...? Tem uns tópicos muito legais, pessoalmente estou ansioso por chegar na parte de Jogos de RPG e Game Maker Language (A qual só tenho suspeitas do que possa ser).

Gusba, suas palavras ajudaram a eliminar uma série de receios que eu ainda tinha, pois eu baixei um jogo bem simplesinho de nave da Internet feito no G-Maker que me deixaram com uma família de pulgas atrás da orelha, pois era um joguinho bem desprovido de qualidade... Em resumo, vou pensar sim no que você falou...

Rodrigo, vou responder por parte porque você meteu o dedo em algumas feridas abertas...


>Caramba nem sabia que tem aula de game maker pó nossa, quero saber onde tem,
R: Eu pessoalmente ainda não acredito nisso (Espero não acordar numa manhã de sol e ver que foi tudo uma mentira na forma de um doce sonho). Quando um amigo me mostrou o panfleto eletrônico, eu quase pulei de alegria. O curso esta sendo ofertado pela UNAMA daqui de Belém com direito a certificado e tudo...


>quero ajudar e ser ajudado
R: Com certeza! No que depender de minha disponibilidade de tempo eu ajudo sim...

>Muito legal cara, na realidade é bom aprender assim,
R: Realmente... Eu já tinha arranhado alguma coisinha no RPG Maker 2003 e XP. Mas eu não tive capacidade para aprender o que eu realmente queria saber, Script. Sem script, o individuo fica fadado a uma série de limitações... Pra mim não bastaria simplesmente coletar os scripts prontos da net, eu precisava saber a mecânica da coisa, por isso a vontade de fazer jogo esfriou até que me mostraram aquele panfleto.


>mesmo porq eu aprendi tudo, sozinho, sem fórum nenhum eu não tenho net em casa, mas tenho PC, e fazia meus jogos tranqüilo até um dia q eu fui na lan,(que hoje estou tambem) e peguei 3 jogos meus e upei e entrei no fórum da Legal Games, e postei todos meus jogos, e até fui punido, por muitas mensagens por dia, não era flood, eu acho q era o unico Game Maker, que não participava de fórum, mas era a primeira vez, entende né?
R: Faço idéia sim...

>existem diversos fórum dele, mas o maior até agora é esse mesmo,
R: Tanto que é o segundo da lista do Google, o primeiro é o Yo Yo Games, mas eu não entrei porque o meu Inglês é uma “negação”...


>mas sempre pergunte para quem sabe, quem tem experiencia, para te ajudar.
R: Pode ter certeza de que eu vou encher o saco de vocês... ;-)

>veja la lista de projetos completos, ou em jogos com maior vistos e comentários
R: Assim que eu estiver usando uma internet sem bloqueios eu vejo. Pois como eu acesso internet através daqui do trabalho, muitos sites são bloqueados...
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Duvidas sobre o poder do G-Maker Empty Re: Duvidas sobre o poder do G-Maker

Mensagem por vinians Qui 19 Fev 2009, 09:03

Bom, boa sorte amigo, é importante saber que a melhor fonte de aprendizagem de GM é a própria internet, pois temos foruns, tutoriais de tudo quanto é jeito, e muitas pessoas dispostas a ajudar. Um dos principais problemas que vejo hoje na criação amadora de jogos, não só usando o GM, Blitz ou qualquer outra ferramente é que a maioria dos projetos não são terminados. É realmente muito dificil freiar nossa imaginação quando estamos no segundo dia de criação de um jogo, e surge uma nova ideia, alias uma não mil novas idéias. Então se quer um conselho, tente começar projetos e termina-los. Comece com coisas simples, mais termine. Tenha um foco inicial na jogabilidade. Crie uma história pro seu game e siga essa história. No mais, conte conosco!!
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Duvidas sobre o poder do G-Maker Empty Re: Duvidas sobre o poder do G-Maker

Mensagem por Yoz Qui 19 Fev 2009, 10:33

> é importante saber que a melhor fonte de aprendizagem de GM é a própria internet,
R: Com certeza! Tanto que eu tenho um monte de documentos tutoriais lá em casa de nível básico, médio e avançado, e já até dei uma lida em alguns dos básicos. Mas a vantagem do curso é que eu poderei ler esses tutoriais em paralelo com o curso e cada vez que surgir uma dúvida eu recorro ao professor, e como eu estou cadastrado neste fórum, posso recorrer a vocês também... :-)

> é que a maioria dos projetos não são terminados. (...) Então se quer um conselho, tente começar projetos e termina-los.
R: Eu entendo o que você quer dizer, a sensação de se terminar um projeto também é muito boa e de um certo ponto de vista, triste também porque acabou... A primeira vez que eu tive essa sensação, foi quando eu conclui a minha primeira história fanfictícia de Phantasy Star, a B-Rai-N (http://www.gazetadealgol.com.br/fanworks/fanfictions/brain/start), fiquei feliz porque eu comecei e tive forças para terminar... Isso fez-me sentir orgulhoso de mim mesmo...
Valeu pelo apoio e pelas dicas...
Uma duvida, toda vez que alguém posta uma resposta à um tópico meu, eu recebo um email... Bem, eu poderia responder direto do email sem precisar entrar no Forum...?
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Duvidas sobre o poder do G-Maker Empty Re: Duvidas sobre o poder do G-Maker

Mensagem por vinians Qui 19 Fev 2009, 15:07

Reponder direto não tem como, vc clica no link que ele te leva direatamente ao tópico para que vc possa responder. Tem como você desativar isso no seu cadastro aqui no fórum.
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Duvidas sobre o poder do G-Maker Empty Re: Duvidas sobre o poder do G-Maker

Mensagem por rodrigo1434 Qui 19 Fev 2009, 19:05

Com certeza! No que depender de minha disponibilidade de tempo eu ajudo sim...
R:Valeu, podemos ser parceiros, eu queria mais ajudar, mesmo porq já fui muito ajudado aqui, peguntando algumas coisinhas e assim poderia ajudar, e pode ver jogos com meu nome, e ver q não sou tão Noob Happy

Dica:
Cara, baixa muita engine, de tudo q quizer, tipo quer aprender a fazer física, procure em ingles no google physycs engine gmk ou algo do tipo, sempre baixe engines, muita
Ou baixe Open Sources que são os caras muito bondosos q sedem seus jogos em aberto
para olharmos por dentro, vale a pena Happy
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Mensagem por Anderson3d Qua 11 Mar 2009, 16:45

pois é, mas acredito que o GM tem suas limitações sim. Exemplo, fiz uma faze completa do meu prjeto e deu o executável com 3 megas. Se for ter 100 fazes como o original (utopia) sairiam cerca de 300 megas pr aum jogo de donkey kong???? como é possivel se a rom de snes tem somente 3 megas???
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Duvidas sobre o poder do G-Maker Empty Re: Duvidas sobre o poder do G-Maker

Mensagem por vinians Qua 11 Mar 2009, 17:05

Anderson3d escreveu:pois é, mas acredito que o GM tem suas limitações sim. Exemplo, fiz uma faze completa do meu prjeto e deu o executável com 3 megas. Se for ter 100 fazes como o original (utopia) sairiam cerca de 300 megas pr aum jogo de donkey kong???? como é possivel se a rom de snes tem somente 3 megas???
heheh, ele não vai crescendo assim não. So ós primeiros 3 megas são assim porque o GM tem um RunTime que é adicionado no seu game independente do tamanho. Faça um teste com uma room com 1 objeto e veja o tamanho.
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Duvidas sobre o poder do G-Maker Empty Re: Duvidas sobre o poder do G-Maker

Mensagem por Anderson3d Qui 12 Mar 2009, 14:37

ummmm ainda bem hehehehe!!!!
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