Conectar-se
Quem está conectado
42 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 42 Visitantes

Nenhum

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Data de inscrição : 07/11/2009
Número de Mensagens : 312
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0

Prêmios
   : 1
   : 1
   : 0
Ver perfil do usuário

randomize

em Qui 24 Maio 2012, 00:23
olá pessoal!!! tô quebrando a cuca com o comando randomize(), não sei onde coloco isso.
pois bem, preciso fazer um sorteio de 1 a 30 "aleatoriamente sem repetir nenhum"

Código:
a=ceil(random(30))
o tal do randomize() favorece isso, mas, não ecerto, alguém me dá uma dica?????????
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Número de Mensagens : 2964
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 121

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3
Ver perfil do usuário

Re: randomize

em Qui 24 Maio 2012, 08:55
Acabei de tomar conhecimento de 3 funções... randomize, random_set_seed e random_get_seed. Não sei usar nenhuma delas e o manual não ajudou.
Mas se você quer "randomizar" uma série de números (ou qualquer outra coisa), aqui tem um tópico em que estamos falando exatamente desse assunto.
avatar
Data de inscrição : 07/11/2009
Número de Mensagens : 312
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0

Prêmios
   : 1
   : 1
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: randomize

em Qui 24 Maio 2012, 15:45
saim obrigado por responder mas o meu código já está complexo demais para usar esse monte de coisa, eu iria pirar. só preciso de uma variavel que faz sorteios de 1 a 30 sem repetir só isso, uso o a=ceil(random(30)), mas se ele chama o numero 10 por exemplo, chama outros e depois o 10 sai novamente e não quero isso, quero de 1 a 30, um de cada vez aleatoriamente sem repetir. o resto do código que depende desses resultados já enche o saco bastante. falow!!!!!
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 13/03/2012
Número de Mensagens : 293
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 3

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 1
Ver perfil do usuário

Re: randomize

em Qui 24 Maio 2012, 16:14
Cara não testei posso te dar uma sugestão usa um pouco de lógica e vê se da certo, por exemplo, você poderia criar uma VAR com os valores que já foram sorteados... e na hora de um novo sorteio verificar se valor a = sorteados se for manda randomizar novamente...

Deve ( Concerteza ) deve ter uma forma mais, simples, como falei antes é só uma sugestão ..

Abraços, espero que consiiga !
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Número de Mensagens : 2964
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 121

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3
Ver perfil do usuário

Re: randomize

em Qui 24 Maio 2012, 16:41
A "forma mais simples" é usar as ds_lists. Não acho que nada pode ser mais simples que isso.
- coloca-se os valores a serem sorteados numa ds_list
- embaralha-se a ds_list
- retira-se os valores da ds_list, já embaralhados
É só isso. No outro tópico eu falei um monte, mas resumindo, é só isso.

No outro tópico tem um script complexão (CUSTEI a entender o que ele faz), que roda em lite. Se quiser copiar e colar, está lá. Não tenho certeza de quais argumentos usar no script, porque não reli ele, mas lembro que ele era bem flexível.
avatar
Data de inscrição : 07/11/2009
Número de Mensagens : 312
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0

Prêmios
   : 1
   : 1
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: randomize

em Qui 24 Maio 2012, 16:52
luan.alc = estou fazendo exatamente como você disse, por isso tá ficando tão extenso e com muitas condições.

saim = o problema é que nunca usei ds list, não sei nem pra onde vai, mas estou usando arquivo ini e ele depende do resultado do sorteio por isso que as condições atrapalham seria bem mais fácil ler o sorteio comparar com o arquivo ini e pronto. mas o sorteio repete e caga tudo.
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 13/03/2012
Número de Mensagens : 293
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 3

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 1
Ver perfil do usuário

Re: randomize

em Qui 24 Maio 2012, 16:59
diassis

Cara, meus jogos a maioria são assim.. cheio de códigos, variáveis, e tudo mais... porque uso bastante lógica da programação, já que não tenho muita experiencia com o gml , nunca me deu problema isto, mas tem que saber fazer certinho.. agora tem hora, que a logica não resolve. kk

Ai temos que estudar mesmo ! abraços, espero que consiga, se conseguir avisa ai !
avatar
Data de inscrição : 07/11/2009
Número de Mensagens : 312
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0

Prêmios
   : 1
   : 1
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: randomize

em Qui 24 Maio 2012, 17:12
também me alimento dá lógica para fazer os meus, virei a noite fazendo esse código, fiz e refiz mas já está bem encaminhado vou conseguir sim de um jeito ou de outro, eu só queria simplificar. estou usando true e false para os números sorteados tá funcionando.
avatar
Data de inscrição : 03/02/2012
Número de Mensagens : 254
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 5

Prêmios
   : 0
   : 1
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: randomize

em Qui 24 Maio 2012, 19:33
choose(1,2,3,4,5,...) também serve!
avatar
Data de inscrição : 07/11/2009
Número de Mensagens : 312
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0

Prêmios
   : 1
   : 1
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: randomize

em Qui 24 Maio 2012, 20:13
@Roooger escreveu:choose(1,2,3,4,5,...) também serve!

também repete o sorteio..... mas eu chego lá. também pedi ajuda ao vinians por MP ele já comentou algo a respeito aqui no forum



//////////////////// EDITADO ///////////////////////


JÁ CONSEGUI!!! UFA!!!!! TRUE E FALSE RESOLVERAM O PROBLEMA
Conteúdo patrocinado

Re: randomize

Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Tópicos similares
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum