GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


Como pular na cabeça e matar o inimigo??? (plataforma tipo mario)

4 participantes

Ir para baixo

Como pular na cabeça e matar o inimigo??? (plataforma tipo mario) Empty Como pular na cabeça e matar o inimigo??? (plataforma tipo mario)

Mensagem por Anderson3d Dom 15 Fev 2009, 15:57

Pessoal seguinte, já fiz uma bolinha andar e pular plataformas. Até ai tudo bem. ja sei fazer o inmigo ficar andando pra lá e pra cá. Até ai tudo bem. já sei fazer a colisão dos personagens e um deles morrer, até ai tudo bem.

O problema é, como o GM pode entender se a colisão é de frente ou de cima? Se for de frente quem morre é a bolinha (tipo mario), se for a bolinha em cima do inimigo, quem morre é o inimigo. Como faço isso pelo amor de deus????

Existe algum comando que cate a posição so inimigo tipo

se "colidir com inimigo" e "inimigo estiver mais baixo que bolinha" então
"inimigo morre"
senão
"bolinha morre"

Esse algorítimo acima é feito como????
Anderson3d
Anderson3d

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A - A
Data de inscrição : 15/02/2009
Reputação : 9
Número de Mensagens : 1479
Prêmios : Como pular na cabeça e matar o inimigo??? (plataforma tipo mario) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.indiegamebr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como pular na cabeça e matar o inimigo??? (plataforma tipo mario) Empty Re: Como pular na cabeça e matar o inimigo??? (plataforma tipo mario)

Mensagem por Tirulink Dom 15 Fev 2009, 16:47

Código:
if (colidir com inimigo) && (inimigo estiver mais baixo que bolinha)
{inimigo morre}
else
{bolinha morre}

teoricamente seria isso...
Tirulink
Tirulink

Data de inscrição : 10/02/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios : Como pular na cabeça e matar o inimigo??? (plataforma tipo mario) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como pular na cabeça e matar o inimigo??? (plataforma tipo mario) Empty Re: Como pular na cabeça e matar o inimigo??? (plataforma tipo mario)

Mensagem por vinians Dom 15 Fev 2009, 19:20

É isso que o Tirulink disse e mais especificamente ficaria assim:
No Evento de Colisão Bola x Inimigo coloque esse código:
Código:

if (y >= other.y)
{
    instance_destroy(); //destroi a bolinha
    live = live - 1; //diminui uma vida
} else
{
  with (other)
  {
      instance_destroy(); //destroi o inimigo nesse caso  o 'other'
      score = score + 100; //aumenta o seu ponto.
  }
}
Isso significa, se eu estiver na altura ou mais baixo que o inimigo eu morro caso contrario (else) ele morre.
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : Como pular na cabeça e matar o inimigo??? (plataforma tipo mario) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

Como pular na cabeça e matar o inimigo??? (plataforma tipo mario) Empty Re: Como pular na cabeça e matar o inimigo??? (plataforma tipo mario)

Mensagem por Anderson3d Dom 15 Fev 2009, 21:15

Puxa pessoal to evoluindo hahaha!!! eu paguei algoritmos na faculdade, ai facilita um pouco... Obrigado as dicas dos dois, mas só não entendi uma coisa, o que é other.y??? seria automaticamente a altura do inimigo?

edit: (21:16)
Nossa que massa, deve ser isso mesmo, já testei e deu certo!!! a bolinha já pula plataformas, e mata o inimigo se ele for acertado de cima. Agora vou programar a morte da bolinha se for pega de frente... (esse negócio vicia ) Shocked
Anderson3d
Anderson3d

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A - A
Data de inscrição : 15/02/2009
Reputação : 9
Número de Mensagens : 1479
Prêmios : Como pular na cabeça e matar o inimigo??? (plataforma tipo mario) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.indiegamebr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como pular na cabeça e matar o inimigo??? (plataforma tipo mario) Empty Re: Como pular na cabeça e matar o inimigo??? (plataforma tipo mario)

Mensagem por doug_maker Sáb 18 Jul 2009, 15:38

eu uso esse codigo e funciona

Código:
if other.vspeed<vspeed//se velocidade vertical do inimigo for menor que a do do heroi
  {
  vspeed=-2// fazer o herói dar um pulinho quando cair em cima do inimigo
  with(other)instance_destroy();{sound_play(som_matando_inimigo)}
//destroi o inimigo
  }
  else
      {
     
      instance_change(obj_herói_morrendo,true)//muda para objeto do herói morrendo     
     
      }
doug_maker
doug_maker

Data de inscrição : 14/02/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 152
Prêmios : Como pular na cabeça e matar o inimigo??? (plataforma tipo mario) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como pular na cabeça e matar o inimigo??? (plataforma tipo mario) Empty Re: Como pular na cabeça e matar o inimigo??? (plataforma tipo mario)

Mensagem por Convidad Sáb 18 Jul 2009, 20:35

Anderson3D escreveu: other.y???

"other" é uma palavra reservada que representa a outra ou as outras instâncias que estão em colisão com a instância que usa essa palavra. Há também as palavras all (todos ou qualquer objecto), self (a instância propriamente dita) e noone (ninguém ou nenhum).

Nesse caso, "other.y" significa o valor de y da instância que está em colisão com o objeto "Bola".
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como pular na cabeça e matar o inimigo??? (plataforma tipo mario) Empty Re: Como pular na cabeça e matar o inimigo??? (plataforma tipo mario)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos