Cloud Compuiting, a nova tendência

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cloud Compuiting, a nova tendência

Mensagem por Lauro em Qua 16 Maio 2012, 20:46



Embora que muitos achem que este texto não irá acrescentar-lhe em nada e não tem em nada relacionado com o Game Maker, gostaria de apresentar-lhes o Cloud Computing.Este logo será a nova tendência no mundo da informática, logo creio que isso seja de interesse para programadores o conhecimento de tal ferramenta.

https://piratenpad.de/ro/r.CaqxmZbFHRjpOsla
https://piratenpad.de/p/tTDU1Ungxq

Computação em nuvem



O que é Cloud Computing?

O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização damemória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade. Isso segundo a Wikipedia.
Entendeu? Não? Nem eu!
Talvez explicando com minhas próprias palavras fique melhor.
Computação em nuvem é qualquer serviço/programa usual que pode e deve ser utilizado somente e exclusivamente on-line. Logo, ele armazena arquivos na internet, e sempre que precisar deles, podem ser acessados facilmente. O único requisito para tal é ter acesso à internet.
Existe de tudo quando se trata de cloud computing. Por exemplo, lá você pode criar tirinhas, editar imagens, armazenar seus arquivos importantes, conversar com seus contatos, programar, tudo isso sem instalar nem sequer um software. Tudo apenas acessando um link de uma página, e algumas vezes, fazendo login. O negócio foi tão longe que já existe até Sistema Operacional totalmente online!
Agora vem a pergunta, por que computação em nuvem? Ora, nuvem simboliza algo como céu, certo? Isso quer dizer que seria como se seus dados fossem mandados para as nuvens (armazenamento de água evaporada),
e lá ficassem mantidos até o downlaod (chuva).




História: A Evolução da Computação em Nuvem

O conceito de disponibilizar serviços de software e hardware por uma rede global não é novo.
Já podemos encontrar raízes desse conceito na década de 60, quando Joseph Carl Robnett Licklider, já havia introduzido a idéia de uma rede de computadores intergaláctica. A sua visão era a de que todos deveriam estar conectados entre si, acessando programas e dados de qualquer site e de qualquer lugar.
Ainda na década de 60, John McCarthy, propôs a idéia de que a computação deveria ser organizada na forma de um serviço de utilidade pública, em que uma agência de serviços o disponibilizaria e cobraria uma taxa para seu uso.
Porém, um dos primeiros marcos para a computação nas nuvens só apareceu em 1999, com o surgimento da Salesforce.com, a qual foi a pioneira em disponibilizar aplicações empresariais através da Internet. A partir de então, o termo “computação nas nuvens” passou a ganhar mais espaço, e outras empresas também começaram a investir nessa área, como a Amazon, a Google, a IBM e a Microsoft.
O termo Computação em Nuvem designa um novo tipo de arquitetura concebido em 2002, quando a Amazon.comcomeçou a cobrar pelos seus serviços de processamento nos servidores.
A empresa Katri foi a primeira a desenvolver a tecnologia no Brasil, em 2002, batizando-a IUGU.
A empresa Indústria Virtual lançou em 2009 a versão 2.0 do sistema WebCenter e está popularizando a utilização da computação em nuvem, trazendo ferramentas que facilitam a utilização desses novos recursos, tanto por empresas como por pessoas físicas.
No ambiente acadêmico o Laboratório de Redes e Gerência da UFSC foi um dos pioneiros a desenvolver pesquisas em Computação em Nuvem publicando artigos sobre segurança, IDS (Intrusion Detection Systems) e SLA (Service Level Agreement) para computação em nuvem.




Tipos de Computação em Nuvem

o IaaS - Infrastructure as a Service ou Infra-estrutura como Serviço (em português): quando se utiliza uma porcentagem de um servidor, geralmente com configuração que se adeque à sua necessidade.
o PaaS - Plataform as a Service ou Plataforma como Serviço (em português): utilizando-se apenas uma plataforma como um banco de dados, um web-service, etc. (p.ex.: Windows Azure).
o DaaS - Development as a Service ou Desenvolvimento como Serviço (em português): as ferramentas de desenvolvimento tomam forma no cloud computing como ferramentas compartilhadas, ferramentas de desenvolvimento web-based e serviços baseados em mashup.
o SaaS - Software as a Service ou Software como Serviço (em português): uso de um software em regime de utilização web (p.ex.: Google Docs , Microsoft SharePointOnline).
o CaaS - Communication as a Service ou Comunicação como Serviço (em português): uso de uma solução de Comunicação Unificada hospedada em Data Center do provedor ou fabricante (p.ex.: Microsoft Lync).
o EaaS - Everything as a Service ou Tudo como Serviço (em português): quando se utiliza tudo, infraestrurura, plataformas, software, suporte, enfim, o que envolve T.I.C. (Tecnologia da Informação e Comunicação) como um Serviço.




Vantagens e Desvantagens De Cloud Computing

Vantagens:
• Pode-se ter acesso à qualquer serviço/programa sem ter de instalar nenhum software;
• Não é preciso se preocupar com atualização nem a memória do HD;
• Os trabalhos em equipe ou o compartilhamento de arquivos facilitou-se;
• O serviço/programa pode ser acessado em qualquer local.


Desvantagens:
• O acesso não é seguro, ou seja, você pode estar sendo monitorado;
• Seus dados/arquivos podem ser roubados;
• Não pode utilizar-se o serviço/programa sem acesso à internet.





Exemplos de Cloud Computing

• Drop Box;
É um servidor de arquivos 100% gratuito e livre.Diferente dos outros servidores, como 4Shared e MediaFire, onde o arquivo armazenado não pode ser visualizado online, no DropBox pode-se visualizar no navegador imagens, áudios, páginas, etc. Criado pela Empresa Evenflow Inc.
• Piraten Pad;
É um programa online conhecido como "Pad Online". Ou seja, nele são escritos textos que automaticamente em que se escreve, eles são armazenados para a internet em formato.html. Nota: mais de uma pessoa pode escrever o texto e ver a atualização em tempo real. Ao contrário de muitos serviços cloud computing, este é gratuitamente ilimitado. Fundação EtherPad.
• Yahoo Mail;
Caixa de Emails de espaço ilimitado exclusivamente online, sem ser necessário qualquer download. Da Yahoo.
• ICloud;
Sistema Operacional (OS) totalmente online. Da Apple.
• Blogger.
Serviço gratuito Hospedagem de site com espaço ilimitado. O objetivo do Blogger é criar blogs, (sites com ordem de artigos postados em ordem cronológica) mas com um conhecimento mediano em TI pode-se transformar um blog em um site. Do Google.




THAT'S ALL, FOLKS!

Referências: gta.ufrj.br , Wikipedia, heltonduarte.com.

Lauro

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 854
Idade : 19
Data de inscrição : 09/11/2010
Notas recebidas : C+D
Reputação : 11
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://www.google.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum