Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» [Enquete] Concursos GMBR
por Willy Ontem à(s) 19:49

» CR - Concurso Relâmpago!!
por Willy Ter 18 Jul 2017, 17:11

» 3D:como rodar a camara em horizontal?
por Cambalinho Ter 18 Jul 2017, 15:09

» [Resolvido] pode explicar a d3d_set_projection()?
por Cambalinho Ter 18 Jul 2017, 11:28

» Escrever a resposta certa muda de room
por PedroX Seg 17 Jul 2017, 21:46

» Nota de esclarecimento - GMBR voltou!
por Mentos e Coca-cola Seg 17 Jul 2017, 17:05

» [CR] Campo Minado
por Katerp Dom 16 Jul 2017, 23:09

» [CR] The Bazooka Cat
por Tedi Ripper Dom 16 Jul 2017, 23:01

» Como melhorar um protótipo(Design)
por lolandoplayer Dom 16 Jul 2017, 22:56

» Diminuir velocidade ao arrastar objeto
por LwysF Dom 16 Jul 2017, 17:33

Quem está conectado
14 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 14 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 324 em Ter 05 Out 2010, 13:36
Estatísticas
Temos 12700 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de Eduardo Gomes

Os nossos membros postaram um total de 220919 mensagens em 30412 assuntos

Erro estranho com "collision_line".

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Erro estranho com "collision_line".

Mensagem por GameMakerTutoriais em Qua 16 Maio 2012, 02:30

Pessoal, preciso de ajuda num problema muito estranho. A função "collision_line" não acusa a existência de colisão, mas há. Se vocês baixarem o exemplo ficará mais fácil de explicar, mas vou tentar assim mesmo.

http://dl.dropbox.com/u/77818756/bug_colisionline.gmk

Suponhamos que você alinhe lado a lado vários quadrados exatos com dimensões pares. Não importa o tamanho, contanto que seja par. Faça uma parede entrepondo um ponto "A" e "B", de modo que a espessura seja de dois quadrados.

Agora, se você testar a collision_line entre A e B, em alguns momentos ela simplesmente falhará. Isso não deveria acontecer, pois os quadrados estão ocupando completamente a área de teste, ou seja, não há "frestas" entre eles.

Fiquei olhando o meu código e procurando qual seria o erro até fazer o teste do upload que coloquei pra vocês. O mais estranho é que, apesar de ser um quadrado exato, se desmarcarmos a opção "precise collision checking" do sprite, ela simplesmente funciona.

Através do exemplo fica mais fácil de entender. A primeira sala é onde mostra o erro acontecendo. Percebam que a linha vermelha em alguns momentos "desaparece" justamente por causa disso. Já na segunda sala, eu fiz uma gambiarra que eu certo, mas não quero isso. =/

Alguma solução, ideia, dica?

Abraços!

GameMakerTutoriais

Data de inscrição : 29/01/2011
Número de Mensagens : 800
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Erro estranho com "collision_line".

Mensagem por Kabeção em Qua 16 Maio 2012, 11:54

Muito estranho, isso não acontece com os primeiros e ou ultimos blocos, só com os de 2 colunas no meio.
Até no GMS que o trocarem o runner acontece a mesma coisa.

Eu já reportei alguns para o bug tracker da Yoyo Games e o bom é que eles sempre analisam e respondem, enviei seu exemplo.
Agora é esperar pela resposta.
avatar
Kabeção

Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 08/06/2008
Número de Mensagens : 2314
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 3
   : 0
   : 1

Ver perfil do usuário http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Erro estranho com "collision_line".

Mensagem por Jiraya em Qua 16 Maio 2012, 15:59

descobri o erro.
vc colocou para checar se havia colisão entre ambos pontos, porem o y-1 parece que passou pelo "espaço" entre os blocos, assim ñ acusando a colisão

no draw event do objeto ponto
substitua o
Código:

xx := x + 300;
yy := y-1;

por
Código:

xx := x + 300;
yy := y;
que vai voltar a funcionar perfeito Happy
avatar
Jiraya

Ranking : Nota A
Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 20/03/2010
Número de Mensagens : 1134
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 1

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/seito.washiro.7

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Erro estranho com "collision_line".

Mensagem por GameMakerTutoriais em Qua 16 Maio 2012, 18:05

@Kabeção escreveu:Muito estranho, isso não acontece com os primeiros e ou ultimos blocos, só com os de 2 colunas no meio.
Até no GMS que o trocarem o runner acontece a mesma coisa.

Eu já reportei alguns para o bug tracker da Yoyo Games e o bom é que eles sempre analisam e respondem, enviei seu exemplo.
Agora é esperar pela resposta.

Eu não tinha reparado mas acontece só no meio mesmo. Boa observação! Realmente deve ser um bug. Isso não deveria acontecer, os blocos estão completamente juntos. Matematicamente, não há espaços. =/

Eu nunca tinha usado o bug tracker, obrigado por ter colocado lá Very Happy

@Jiraya escreveu:
descobri o erro.
vc colocou para checar se havia colisão entre ambos pontos, porem o y-1 parece que passou pelo "espaço" entre os blocos, assim ñ acusando a colisão

Então, na verdade, esse "y-1" foi proposital. Sem ele não dá pra perceber a falha. Acontece que, no meu projeto, o ponto B é calculado com base na rotação em relação ao ponto A, por isso ela pode assumir esses valores. É aí que a função falha. =/

Abraços!

GameMakerTutoriais

Data de inscrição : 29/01/2011
Número de Mensagens : 800
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum