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CRP-Max, Willy

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Mundo infinito?

em Seg 14 Maio 2012, 18:29
Para quem não sabe, um sistema de CHUNK usado no minecraft, funciona assim.

o mundo nao pode ser gerado todo de uma vez se não o jogo iria da crash em segundos, entao tiveram a ideia do sistema de CHUNK, basicamente , quando você anda ele vai criando o chão, ele cria grandes pedaços de terra e quando você esta distante ele "fecha" a chunk, quando você volta para esta que foi fechada ele carrega ela.


Talvez não tenham entendido, provavelmente isso vai ser um desafio BEEEm grande de criar no game maker, mas é possivel, disso se tem provas.

Eu tava dando uma olhada no site dos gringos (yoyo) ai vi que eles conseguiram fazer um sistema assim, mas sinceramente não entendi nada do que eles fizeram, então quem tiver ideia de como fazer algo do tipo por favor fale nos comentários.

se você ainda não entendeu do que eu estou falando , por favor assista este video


http://www.youtube.com/watch?v=4rPw4K0wZ5A


Este mundo que você esta vendo È LIMITADO APENAS, PELA MEMORIA DO SEU PC.


PS: ja pesquisei no google, e em quase tudo que e site de game maker


obrigado a tdss... Razz


Última edição por Esaucm98 em Qua 16 Maio 2012, 23:51, editado 3 vez(es)
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Re: Mundo infinito?

em Seg 14 Maio 2012, 18:45
vai atras no Google Tô só brincando!

tem uma ENGINE que faz isso, eu só sei que ela esta neste PACOTE DE 203 ENGINES:
http://gmbr.forumeiros.com/t7528-pacote-de-203-engines?highlight=203+engines

o nome dela é "Rooms Infinitas"
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Re: Mundo infinito?

em Seg 14 Maio 2012, 18:48
@theguitarmester escreveu:vai atras no Google Tô só brincando!

tem uma ENGINE que faz isso, eu só sei que ela esta neste PACOTE DE 203 ENGINES:
http://gmbr.forumeiros.com/t7528-pacote-de-203-engines?highlight=203+engines

o nome dela é "Rooms Infinitas"


VLw, vo da uma olhada Laughing
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Re: Mundo infinito?

em Seg 14 Maio 2012, 20:17
Hm vou dar uma procurada por isso também.

Estou intereçado em começar um projeto de jogo de sobrevivencia(tipo, o jogador tem que sobreviver ao maximo que puder, e as scores(talvez sejam) online).

Vou procurar por algum tutorial ou engine e se achar posto.
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Re: Mundo infinito?

em Seg 14 Maio 2012, 21:13
eu sei como fazer um mundo infinito, só que vai muita memória se você não souber desativar os objetos que estiverem fora da view não recomendo usar um mundo infinito.

Você pode usar um looping, mas pode ficar estranho por causa dos chãos no fim da room.
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Re: Mundo infinito?

em Seg 14 Maio 2012, 21:49
@Need 90 escreveu:eu sei como fazer um mundo infinito, só que vai muita memória se você não souber desativar os objetos que estiverem fora da view não recomendo usar um mundo infinito.

Você pode usar um looping, mas pode ficar estranho por causa dos chãos no fim da room.

eu ja sabia dessa do looping, oque eu queria mesmo era saber como funciona essa historia, se vc sabe conta ae pfv
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Re: Mundo infinito?

em Seg 14 Maio 2012, 21:57
Praticamente, se você vai criar um "mundo infinito", quer dizer que ele será aleatório ou terá um padrão. Independente disso, você usará uma room finita, e conforme o player andar, você vai gerar um novo pedaço do mapa, destruir o pedaço anterior. Então é isso. Você vai verificando onde o player vai, cria o mapa de acordo. Isso será fácil se você verificar se ele está se movendo, com o teclado ou o mouse.

Até mais!
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Re: Mundo infinito?

em Ter 15 Maio 2012, 18:46
@Pedro:

Como seria isso em codigos?

Poderia fazer algum exemplo para eu dar uma estudada?
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Re: Mundo infinito?

em Ter 15 Maio 2012, 19:47
peixoto, sabe aquelas engines de gerar mapa aleatorio?
Então, quando uma parte que ainda não foi criada entra na view ele gera aquela parte, quando ela sair da view, os objetos são desativados, é bem simples.
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Re: Mundo infinito?

em Ter 15 Maio 2012, 20:23
É isso mesmo Need90.
É como se o personagem tivesse num infinito escuro e o único lugar que tivesse luz é bem próximo a ele.
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Re: Mundo infinito?

em Ter 15 Maio 2012, 21:46
Você pode fazer isso, colocando no obj_player, no seu evento Step:

instance_deactivate_region(view_xview-20,view_yview-20, view_wview+20, view_hview+20,0,1)

instance_activate_region(view_xview-20,view_yview-20, view_wview+20, view_hview+20, 1)

Assim ele desativa as que tiverem fora de alcance e ativa quando se aproximar.

Agora é só criar as instâncias aleatoriamente só na região da view, não criando sobre espaços ocupados na mesma.
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Re: Mundo infinito?

em Ter 15 Maio 2012, 22:03
O problema é organizar as criações. Seria mais fácil você criar um script que, por exemplo, crie quatro tipos de terreno (ou mais), e os randomize.
Flws!
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Re: Mundo infinito?

em Ter 15 Maio 2012, 22:50
@Need 90:
Cara por incrivel que pareça, nao achei '-'

busquei no google e um pouco aqui no forum, mas nao achei.

Tem como me passar a engine? :S

@Pedro:Opa isso vai ajudar Razz ja resolve metade da questão!xD
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Re: Mundo infinito?

em Qua 16 Maio 2012, 12:17
tem uma do gabrielsch, se eu achar eu posto...
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Re: Mundo infinito?

em Qua 16 Maio 2012, 22:16
@Need 90 escreveu:tem uma do gabrielsch, se eu achar eu posto...

Se esta falando daquela engine chamada MTG, pois bem, eu pedi para um moderador excluir
o tópico por problemas que eu não vou falar aqui.

Pretendo refaze-la, mas dessa fez, muito melhor que a antiga.
 
Flw! sorrindo2
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Re: Mundo infinito?

em Qua 16 Maio 2012, 23:24
Pedrø escreveu:Você pode fazer isso, colocando no obj_player, no seu evento Step:

instance_deactivate_region(view_xview-20,view_yview-20, view_wview+20, view_hview+20,0,1)

instance_activate_region(view_xview-20,view_yview-20, view_wview+20, view_hview+20, 1)

Assim ele desativa as que tiverem fora de alcance e ativa quando se aproximar.

Agora é só criar as instâncias aleatoriamente só na região da view, não criando sobre espaços ocupados na mesma.


Mas..
se o player passou por uma determinada região e quando ele volta la esta vai esta modificada ou diferente de quando ele pasou la da primeira vez?

ou ele apenas desativa do jogo , e quando entra na view ativa, sem modificar oque ja foi gerado anteriormente?

(eu uso gerador de mundos)


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Re: Mundo infinito?

em Qua 16 Maio 2012, 23:27
The Games Never Finish... escreveu:O problema é organizar as criações. Seria mais fácil você criar um script que, por exemplo, crie quatro tipos de terreno (ou mais), e os randomize.
Flws!

realmente foi uma boa ideia. vou ver se uso isto no meu jogo vlw! Razz
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Re: Mundo infinito?

em Qua 16 Maio 2012, 23:28
Ao se aproximar, ele já ativa.
Ou seja, desativa tudo fora e ativa tudo dentro da view.

Até mais!
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