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[HTML5][Minilib] Movimento, sprites, colisão
+3
Super Maker
luiz_eldorado
PedroX
7 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
Página 1 de 1
[HTML5][Minilib] Movimento, sprites, colisão
Estou desenvolvendo uma simples biblioteca para uso posterior.
Vou disponibilizá-la aqui no fórum para ajudar a quem precisar.
Ela conta com alguns sistemas simples até o momento:
- Movimento simples
- Pulo
- Sprite estática (vou adicionar animação posteriormente)
- Matemática simples
- Checagem de espaço livre (place_free)
- Checagem de colisão com certo objeto (place_meeting)
- Mapa de teclas (vk_left, vk_a, vk_b, vk_1, vk_n3)
- Checagem de várias teclas ao mesmo tempo
- Text input (get_string)
- Text output (show_message)
- Show question (show_question)
- Evento Draw e Step
- Destruir instância (incompleto)
Você precisa de uma noção de javascript para usar a mini-biblioteca. Ou pelo menos ter lógica de programação (GML ajuda bastante) e consultar uma referência.
Para rodar, basta executar o index.html. Para editar, abra o arquivo game.js.
Você pode criar sprites bmp e usar no jogo.
Nem adianta reclamar do formato ser bmp. O tamanho final do jogo é leve.
Se você já baixou os arquivo, basta substituir o js:
* Novas funções disponíveis: Matemática (ver post abaixo para uma lista)
* Postem suas dicas e observações.
* O arquivo js está mais atualizado que o arquivo zip.
Progresso: 33%
Até mais!
Vou disponibilizá-la aqui no fórum para ajudar a quem precisar.
Ela conta com alguns sistemas simples até o momento:
- Movimento simples
- Pulo
- Sprite estática (vou adicionar animação posteriormente)
- Matemática simples
- Checagem de espaço livre (place_free)
- Checagem de colisão com certo objeto (place_meeting)
- Mapa de teclas (vk_left, vk_a, vk_b, vk_1, vk_n3)
- Checagem de várias teclas ao mesmo tempo
- Text input (get_string)
- Text output (show_message)
- Show question (show_question)
- Evento Draw e Step
- Destruir instância (incompleto)
Você precisa de uma noção de javascript para usar a mini-biblioteca. Ou pelo menos ter lógica de programação (GML ajuda bastante) e consultar uma referência.
Para rodar, basta executar o index.html. Para editar, abra o arquivo game.js.
Você pode criar sprites bmp e usar no jogo.
Nem adianta reclamar do formato ser bmp. O tamanho final do jogo é leve.
Se você já baixou os arquivo, basta substituir o js:
* Novas funções disponíveis: Matemática (ver post abaixo para uma lista)
* Postem suas dicas e observações.
* O arquivo js está mais atualizado que o arquivo zip.
Progresso: 33%
Até mais!
Última edição por PedroX em Qui 29 Nov 2012, 17:13, editado 8 vez(es)
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [HTML5][Minilib] Movimento, sprites, colisão
Legal, gostei da "engine". Só tem alguns problemas:
- A colisão parece não estar funcionando. Ela só funciona quando você está EXATAMENTE no eixo X ou Y do outro objeto, e mesmo assim não está muito bem.
- O FPS está muito baixo. Recomendo que em vez de usar um valor de 40, use um valor de 20 ou 15 (dá uma suavilizada melhor.). O problema de usar um FPS baixo no JavaScript é que entre cada "step" a imagem anterior vai se arrastando pela tela, não fica "travada" a imagem anterior, e no "step" ele só apaga as imagens arrastadas pela tela.
- A forma para a pessoa programar poderia ser melhor. Por exemplo, em vez de "col_Rect", use "collison_rectangle".
Desculpe pelos contras serem maiores que os prós xD
Ah, e GML ajuda bastante pra entender JavaScript!
Até mais!
OFF: Meu Deus! Descobri uma função no BBCode! Cliquem na ultima função doa barra de ferramentas! \o/
- A colisão parece não estar funcionando. Ela só funciona quando você está EXATAMENTE no eixo X ou Y do outro objeto, e mesmo assim não está muito bem.
- O FPS está muito baixo. Recomendo que em vez de usar um valor de 40, use um valor de 20 ou 15 (dá uma suavilizada melhor.). O problema de usar um FPS baixo no JavaScript é que entre cada "step" a imagem anterior vai se arrastando pela tela, não fica "travada" a imagem anterior, e no "step" ele só apaga as imagens arrastadas pela tela.
- A forma para a pessoa programar poderia ser melhor. Por exemplo, em vez de "col_Rect", use "collison_rectangle".
Ah, e GML ajuda bastante pra entender JavaScript!
Até mais!
OFF: Meu Deus! Descobri uma função no BBCode! Cliquem na ultima função doa barra de ferramentas! \o/
Re: [HTML5][Minilib] Movimento, sprites, colisão
Achei o erro. Agora funciona.
O FPS foi aumentado e a função col_Rect foi substituida por collision_rectangle.
A função draw_sprite foi adicionada.
Obs: caso não pegue, aperte F5. É o bug do cache.
Até mais!
O FPS foi aumentado e a função col_Rect foi substituida por collision_rectangle.
A função draw_sprite foi adicionada.
Obs: caso não pegue, aperte F5. É o bug do cache.
Até mais!
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Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
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Re: [HTML5][Minilib] Movimento, sprites, colisão
Dei um colaborada mínima que fez com que melhorasse a colisão.
Só falta aproximar mais uns pixels.
Link: http://dl.dropbox.com/u/70151484/Game.rar
Só falta aproximar mais uns pixels.
Link: http://dl.dropbox.com/u/70151484/Game.rar
Super Maker- Data de inscrição : 09/07/2011
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Re: [HTML5][Minilib] Movimento, sprites, colisão
Não entendi o que você fez...
O else é inútil no código, creio.
O else é inútil no código, creio.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
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Re: [HTML5][Minilib] Movimento, sprites, colisão
A colisão tava com bug, então coloquei o else vazio pra optar em fazer nada caso a condição não seja falsa. Entende?Pedrø escreveu:Não entendi o que você fez...
O else é inútil no código, creio.
Se não é pra fazer nada naquele ponto, ele fica parado sem fazer nada mesmo, impossível de atravessar o bloco.
Vimos então que neste caso e desta forma, o else não é inútil.
Até mais!
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Re: [HTML5][Minilib] Movimento, sprites, colisão
Entendo. Porém, aquilo é para ver se tem colisão, não para parar o player.
Durante a execução da função, ele verifica se qualquer coisa prova que não existe colisão e sai. Mas ao chegar ao término, conclui-se que houve colisão e ele retorna 1. Assim, nesse contexto, concluo que o else não serviria. Mas deixemos esse assunto de lado e voltemos ao restante.
----------------------------------
Nova atualização disponível. (Versão 0.2)
Conta com algumas funções novas.
Lembrem-se que isso serve mais para um tutorial.
Por isso, estou postando sempre de pouco em pouco.
Até mais!
Durante a execução da função, ele verifica se qualquer coisa prova que não existe colisão e sai. Mas ao chegar ao término, conclui-se que houve colisão e ele retorna 1. Assim, nesse contexto, concluo que o else não serviria. Mas deixemos esse assunto de lado e voltemos ao restante.
----------------------------------
Nova atualização disponível. (Versão 0.2)
Conta com algumas funções novas.
Lembrem-se que isso serve mais para um tutorial.
Por isso, estou postando sempre de pouco em pouco.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
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Re: [HTML5][Minilib] Movimento, sprites, colisão
Nossa, baixei essa nova versão, está muito boa! Só tenho uma duvida:
criando tentando criar um criador de jogos JavaScript. Já falo isso aqui pra patentear minha ideia...
Uma sugestão: coloque funções de usar o mouse.
Até mais!
- Código:
/////Número total de instâncias/////
var a = new Array(5);
Uma sugestão: coloque funções de usar o mouse.
Até mais!
Re: [HTML5][Minilib] Movimento, sprites, colisão
(Post atualizado)
Nova atualização
Terminei o básico da gravidade.
Baixem pelo post principal ou pelo link:
http://dl.dropbox.com/u/38888521/Platform.zip
Ele já colide com o chão e consegue pular.
Dentre todas as funções, as mais novas são:
* Os valores negrito não devem ser mudados, a menos que você saiba o que está fazendo.
* Por favor, comentem. Só assim saberei o que corrigir, melhorar ou adicionar. E também saberei se estão gostando.
* Estou tomando o máximo de cuidado para gerar um sistema rápido, com uma boa performance.
------
Luiz_Eldorado: se você quis dizer "plagiar", isso não existe. Qualquer um pode fazer o que bem entender, nesse contexto. Veja que a ideia dessa biblioteca se assemelha com um motor de jogos. É perfeitamente possível criar um editor de códigos que gere esses códigos.
Até mais!
Nova atualização
Terminei o básico da gravidade.
Baixem pelo post principal ou pelo link:
http://dl.dropbox.com/u/38888521/Platform.zip
Ele já colide com o chão e consegue pular.
Dentre todas as funções, as mais novas são:
- instance_create(x, y, objeto, sprite)
É igual no GM, mas você pode colocar um sprite. - place_free(this, x, y)
Ele verifica se há um espaço livre na posição indicada. - place_meeting(this, objeto, x, y)
Similar ao place_free, com a diferença que verifica uma colisão com certo objeto.
Você não deve por o id da instância, mas sim o nome do objeto.
Retorna o id da instância com a qual colidiu. - gravity(valor)
Faz o sistema de gravidade automaticamente.
Ou seja, ele verifica se há espaço livre abaixo, adiciona um valor na vspeed e na posição y. Para ver como pular, baixe o exemplo e confira.
* Os valores negrito não devem ser mudados, a menos que você saiba o que está fazendo.
* Por favor, comentem. Só assim saberei o que corrigir, melhorar ou adicionar. E também saberei se estão gostando.
* Estou tomando o máximo de cuidado para gerar um sistema rápido, com uma boa performance.
------
Luiz_Eldorado: se você quis dizer "plagiar", isso não existe. Qualquer um pode fazer o que bem entender, nesse contexto. Veja que a ideia dessa biblioteca se assemelha com um motor de jogos. É perfeitamente possível criar um editor de códigos que gere esses códigos.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: [HTML5][Minilib] Movimento, sprites, colisão
Bem que você poderia criar uma versão com nomes de funções sem underline, por exemplo, um "instance_create" ficaria "instanceCreate", ou "instance.Create", sendo no último, o "Create" como membro da classe dos objetos (se estiver fazendo por classes) responsável para criar instâncias.
Sobre a versão atual em que se encontra (Platform) não consegui testar o exemplo. Quando executo o html não aparece nada além de uma tela cinza sem nada.
Sobre a versão atual em que se encontra (Platform) não consegui testar o exemplo. Quando executo o html não aparece nada além de uma tela cinza sem nada.
Re: [HTML5][Minilib] Movimento, sprites, colisão
Você está usando o Firefox?
Eu uso ele para os testes e roda normalmente.
Agora vou testar no Chrome.
Realmente, não roda no Chrome.
Deve ser uma incompatibilidade.
Vou vericar o que pode ser.
Sobre sua sugestão, no término da minilib vou ver qual é a melhor forma.
------
Nova atualização!
Até mais!
Eu uso ele para os testes e roda normalmente.
Agora vou testar no Chrome.
Realmente, não roda no Chrome.
Deve ser uma incompatibilidade.
Vou vericar o que pode ser.
Sobre sua sugestão, no término da minilib vou ver qual é a melhor forma.
------
Nova atualização!
- Novas funções:
- Constante pi - 3.14...
Array
ArraySum(array) - retorna a soma todos os elementos da array
ArrayMax(array) - retorna o maior valor da array
ArrayMin(array) - retorna o menor valor da array
Manipulação de números
round(n) - arredonda o número n
floor(n) - arredonda o número n para baixo
ceil(n) - arredonda o número n para cima
frac(n) - retorna a parte decimal do número n
sqrt(n) - retorna a raiz quadrada de n
sqr(n) - retorna o quadrado de n
power(n1, n2) - eleva o número n1 à potência n2
Matemática trigonométrica
Os retornos são dados em graus.
sin(n em graus) - retorna o seno do número n
cos(n em graus) - retorna o cosseno do número n
tan(n em graus) - retorna o tangente do número n
degtorad(n em graus) - converte e retorna graus em radianos
radtodeg(n em radianos) - converte e retorna radianos em graus
Matemática - Utilidades
min(1, 2, 3, ...) - retorna o mínimo entre os números (1 no caso)
max(1, 2, 3, ...) - retorna o máximo entre os números (3 no caso)
mean(1, 2, 3, ...) - retorna a média dos números (2 no caso)
abs(n) - retorna o módulo do número
point_distance(x1,y1,x2,y2) - retorna a distância entre dois pontos
point_direction(x1,y1,x2,y2) - retorna a direção entre dois pontos
log(n, b) - retorna o log de n na base b
Números aleatórios
random(n) - retorna um número aleatório entre 0 e n (não inclue n)
irandom(n) - retorna um número aleatório inteiro entre 0 e n (inclue n)
random_range(n1, n2) - retorna um número aleatório entre n1 e n2
choose(1, 2, 3, 4, ...) - retorna um dos números colocados
sign(n) - retorna o sinal do número (-1, 0, 1)
Matemática - Funções futuras
/*
lengthdir_x(len,dir)
lengthdir_y(len,dir)
is_real(x)
is_string(x)
*/
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
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Re: [HTML5][Minilib] Movimento, sprites, colisão
O limite de entradas no caso é igual do GM?choose(1, 2, 3, 4, ...) - retorna um dos números colocados
Edit
Off: Não testei isso pois uso Chrome e como já disseram, não roda.
Re: [HTML5][Minilib] Movimento, sprites, colisão
Não há relação com o GM nessa parte.
O máximo de argumentos é o máximo de argumentos aceitos numa função javascript. Como os argumentos são passados como uma array, suponho que o limite seria o limite de uma array. Como o limite de uma array é 2^32 - 1, suponho que o limite seja 4294967295.
Isso tudo é suposição. Mas você pode ter certeza que não é igual ao do GM.
Até mais!
O máximo de argumentos é o máximo de argumentos aceitos numa função javascript. Como os argumentos são passados como uma array, suponho que o limite seria o limite de uma array. Como o limite de uma array é 2^32 - 1, suponho que o limite seja 4294967295.
Isso tudo é suposição. Mas você pode ter certeza que não é igual ao do GM.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
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Re: [HTML5][Minilib] Movimento, sprites, colisão
Bom, em todo caso seria bem mais cômodo que os poucos argumentos aceitos no choose do GM, principalmente quando a necessidade é aleatorizar algo dentro de valores específicos não lineares.
Re: [HTML5][Minilib] Movimento, sprites, colisão
Dei uma lida aqui e estou bem mais certo daquela suposição.
Sobre o problema no Chrome, achei um site que mostra as funções compatíveis com os navegadores. Vou verificar as mais duvidosas para tentar contornar o problema.
Edit: preciso de testadores/avaliadores para ajudar no projeto. Quem puder ajudar nessa questão, terá o nome nos créditos indicando que ajudou.
Até mais!
Sobre o problema no Chrome, achei um site que mostra as funções compatíveis com os navegadores. Vou verificar as mais duvidosas para tentar contornar o problema.
Edit: preciso de testadores/avaliadores para ajudar no projeto. Quem puder ajudar nessa questão, terá o nome nos créditos indicando que ajudou.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
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Re: [HTML5][Minilib] Movimento, sprites, colisão
esta ficando boa.
porem o problema de compatibilidade deve ser resolvido como prioridade.
o sistema de Input ficou perfeito
foi uma boa ideia usar sintaxe inline no show_question, vc deveria aproveitar muito mais desse recurso, para aumentar o desempenho de execução
quanto a função EvCreate, vc deveria subistituila por EvGameStart, ja que inicia só quando a pagina é carregada certo?
permitir o programador escolher a função de loop tbm seria muito bom.
e outra coisa, tente transformar sua biblioteca em uma espécie de "recurso externo", ou seja, um biblioteca que pode ser incluida no código, ao inves do programador ter que fazer o jogo por cima da biblioteca.
pois o usuario pode ficar com receio de editar algo que n devia, e o jogo todo parar de funcionar.
a ideia é mais ou menos essa
porem o problema de compatibilidade deve ser resolvido como prioridade.
o sistema de Input ficou perfeito
foi uma boa ideia usar sintaxe inline no show_question, vc deveria aproveitar muito mais desse recurso, para aumentar o desempenho de execução
quanto a função EvCreate, vc deveria subistituila por EvGameStart, ja que inicia só quando a pagina é carregada certo?
permitir o programador escolher a função de loop tbm seria muito bom.
e outra coisa, tente transformar sua biblioteca em uma espécie de "recurso externo", ou seja, um biblioteca que pode ser incluida no código, ao inves do programador ter que fazer o jogo por cima da biblioteca.
pois o usuario pode ficar com receio de editar algo que n devia, e o jogo todo parar de funcionar.
a ideia é mais ou menos essa
- Código:
<script src="minilib.js"/>//Inclui a biblioteca
<script>
obj=instance_create(...);
MainLoop()
{
//motor do jogo
};
</script>
Re: [HTML5][Minilib] Movimento, sprites, colisão
Atualização
* Agora funciona no Chrome.
* Vários bugs corrigidos.
* Função: instance_destroy(). Serve para destruir uma instância (mas ainda é rudimentar).
* Entre outros (não lembro muito das atualizações).
Até mais!
* Agora funciona no Chrome.
* Vários bugs corrigidos.
* Função: instance_destroy(). Serve para destruir uma instância (mas ainda é rudimentar).
* Entre outros (não lembro muito das atualizações).
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
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Re: [HTML5][Minilib] Movimento, sprites, colisão
Esse tutorial me foi muito útil para aprender umas coisinhas sobre o Game Maker Studio.
Eu usaria mais o GMS, mas com esse negocio que botaram para evitar que ele seja crackeado, não to conseguindo copilar meus projetos ..
Eu usaria mais o GMS, mas com esse negocio que botaram para evitar que ele seja crackeado, não to conseguindo copilar meus projetos ..
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