Tutorial - Barra de Vida Personalizada .

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Tutorial - Barra de Vida Personalizada .

Mensagem por Zero. em Qui 10 Maio 2012, 23:45

Olá,
Irei mostrar como fazer, de um modo funcional, uma barra de vida personalizada e que siga a view (sem tremer).


1º Passo :
você terá que criar uma sprite de um retangulo 100x16, nomeie a sprite de spr_barra_vida.
Faça a sprite da forma que você queira ( mas parecido com uma barra de vida )
Ou pegue está imagem de exemplo :
eBnXFpC.png hosted at imgserv.com. the free image hosting service.

Crie agora a imagem para o fundo da barra e a nomeie de spr_barra_fundo, ou pegue esta imagem de exemplo (também deverá ter as dimensões 100x16) :
6P8lKYRA.png hosted at imgserv.com. the free image hosting service.

Modifique da forma que quizer, mas o importante é que ela tenha as dimenções 100x16.

2º Passo :
Agora no obj_jogador no evento  Event Create  ponha

Código:
global.hp_maximo=10 // coloca hp máximo igual a 10
global.hp=global.hp_maximo // no inicio de cada fase a vida no jogador será igual sua vida máxima
global.hp_barra=global.hp/global.hp_maximo*100

no  Event Step  do obj_jogador coloque:

Código:
global.hp_barra=global.hp/global.hp_maximo*100 // cria uma razão de hp para que a barra de fundo tenha sempre o mesmo tamanho e só oque mude seja a barra de //cima no caso a barra de vida

3º Passo :
Em um obj_controle no evento  Event Draw  coloque :

Código:
draw_sprite(spr_barra_fundo,0,view_xview+4,view_yview+4) // +100 porque é a razão do hp, e +16 porque é o tamanha y da barra, esta é a barra de //baixo.
draw_sprite_stretched(spr_barra_vida,0,view_xview,view_yview,global.hp_barra,16) //0=subimage, global.hp_barra é a razão de hp

Agora no evento  Event Keypress vk_down  :

Código:
global.hp-=1 // diminui a vida para testar o código

Agora no envento  Event Keypress vk_up :
Código:
global.hp+=1 // aumenta a vida para testar o código

4º Passo :
Agora iremos colocar para que o hp maximo exista e o minimo ( que no caso é 0 ) também.

No  Event Step  do obj_jogador ponha :

Código:
if global.hp>global.hp_maximo // checa se hp é maior que hp maximo
{global.hp=global.hp_maximo} // se for; hp=hp maximo

if global.hp<1 // checa se hp é menor que 1
{global.hp=0} // se for; hp=0

Bom pessoal é isso, espero que tenham gostado e que sirva para seus jogos , é bom ter algo com um toque unico em seu jogo.
Valeu e até a proxima quem sabe .

Creditos:
FlyAway ; por disponibilizar e criar o tutorial
Super Maker ; por auxiliar na criação do código

Thanks !


Última edição por FlyAway em Sex 10 Out 2014, 08:50, editado 5 vez(es)

Zero.

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Re: Tutorial - Barra de Vida Personalizada .

Mensagem por edeg em Sab 09 Jun 2012, 14:32

tsa dando erro faiz um exemplo e manda por pm pra min

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Re: Tutorial - Barra de Vida Personalizada .

Mensagem por Zero. em Qui 28 Jun 2012, 09:34

Diz qual foi o erro que eu te ajudo a resolver .

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Re: Tutorial - Barra de Vida Personalizada .

Mensagem por lolkack em Qui 28 Jun 2012, 21:08

falllllllllllllllllllllll nao funfo

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Re: Tutorial - Barra de Vida Personalizada .

Mensagem por Sonic em Qua 11 Jul 2012, 12:59

oque eu coloco no hp_barra?

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Re: Tutorial - Barra de Vida Personalizada .

Mensagem por willcraft2 em Qua 11 Jul 2012, 13:28

ou da erro aqui tbm, quando eu inicio a room, aqui esta o erro:
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object obj_controle:

Error in code at line 2:
draw_sprite_stretched(spr_barra_vida,0,view_xview,view_yview,global.hp_barra,16) //0=subimage, global.hp_barra é a razão de hp
^
at position 70: Unknown variable hp_barra

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Re: Tutorial - Barra de Vida Personalizada .

Mensagem por KinKing em Qua 11 Jul 2012, 13:36

Flyaway, faltou colocar no create: global.hp_barra=global.hp/global.hp_maximo*100
Porque o draw deve rodar antes do step, então tem que inicializar no create mesmo...

Então a linha
global.hp_barra=global.hp/global.hp_maximo*100

Fica tanto no step quanto no final do create. Espero que não se importe com esse post, FlyAway!

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Re: Tutorial - Barra de Vida Personalizada .

Mensagem por Zero. em Qua 11 Jul 2012, 13:58

Realmente kinking eskeci de declara-la, Happy . VLW . Gente é so declarar essa varial no create .!

Ah, e kinking, o draw é um dos ultimos eventos a acontecer, o step vem primeiro Happy .

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Re: Tutorial - Barra de Vida Personalizada .

Mensagem por KinKing em Qua 11 Jul 2012, 15:01

Não sei, não. Talvez rode logo em seguida do CREATE também, porque se ele rodasse pela primeira vez depois do STEP, a variável estaria utilizável, e ninguém teria esse erro...

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Re: Tutorial - Barra de Vida Personalizada .

Mensagem por Zero. em Dom 15 Jul 2012, 19:19

Os eventos rodam em sequência que aparece no obj. O create é o primeiro, ai vem os alarms , steps, colisões, others, keyboard_check, draw, keyboard_check pressed ou released. ( só ví até aqui Happy) acho que é isso Happy .

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Re: Tutorial - Barra de Vida Personalizada .

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