Conectar-se
Quem está conectado
28 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 28 Visitantes

Nenhum

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Data de inscrição : 19/08/2010
Número de Mensagens : 1299
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 47

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Obj passar por um obj solido

em Qua 09 Maio 2012, 00:06
quero fazer um objeto (jogador) passar por cima de um certo obj que é solido.
Tipo to com um jogador que voa, então tem um buraco na frente e como eu sou voador eu posso passar po cima sem nenhum efeito.

mas isso não acontece, mesmo sem ter uma colisão do jogador com o obj_block, ele não passa por cima ele simplesmente para. o_O

ajuda !

Thx


Última edição por FlyAway em Qui 10 Maio 2012, 23:15, editado 1 vez(es)
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 24/03/2010
Número de Mensagens : 1129
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 17

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 1
Ver perfil do usuáriohttp://awesomewizards.deviantart.com/

Re: Obj passar por um obj solido

em Qua 09 Maio 2012, 06:58
No step do obj player
Código:
 if distance_to_object (objsolido) <=5
{objsolido.solid =false}
else
{objsolido.solid =true}
Troque objsolido pelo objeto sólido que será "atravessado" , estou sem game Maker , não testei
avatar
Ranking : Nota A
Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Número de Mensagens : 1229
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 1 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 28

Prêmios
   : 1
   : 2
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Obj passar por um obj solido

em Qua 09 Maio 2012, 07:51
Mesmo não tendo um evento de colisão entre os dois objetos o objeto que se move pode estar verificando se não há um objeto solido no caminho, veja se não há algum código como esse:
Código:
place_free(x,y)

Flw! sorrindo2

avatar
Data de inscrição : 19/08/2010
Número de Mensagens : 1299
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 47

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Obj passar por um obj solido

em Qui 10 Maio 2012, 13:19
Wizard, isso não pode acontecer.
se não outros objs q esteja perto dele tb vão atravessar.

gabrielsch, não nenhum codigo do tipo. quem fez o movimento fui eu, não parti de nenhuma engine, posso garantir que não tem.

Acho que a unica maneira visivel no momento seria tranformar o obj_block em obj_block_s se o obj_voador estiver na room.

Mas isso daria um trabalhozinho Happy

Mas alguma sugestão ??
avatar
Data de inscrição : 07/03/2010
Número de Mensagens : 426
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 13

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Obj passar por um obj solido

em Qui 10 Maio 2012, 13:50
como faz para mover o objeto?

x += 1 ...?
ou usa alguma função para isso, exemplo, motion_(...), move_(...)?
avatar
Data de inscrição : 19/08/2010
Número de Mensagens : 1299
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 47

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Obj passar por um obj solido

em Qui 10 Maio 2012, 13:58
Exato .
x+=n

então solução ?? Happy
avatar
Ranking : Nota E
Notas recebidas : E
Data de inscrição : 10/06/2009
Número de Mensagens : 145
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 2

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: Obj passar por um obj solido

em Qui 10 Maio 2012, 14:12
seguinte : faz a parada que o Wizard falo :

if distance_to_object (objsolido) <=5
{objsolido.solid =false}
else
{objsolido.solid =true}

mais tenta fazer outro objeto invisivel , depois do objeto sólido , pra quando o jogador entrar em colisão com ele o objsolido.solid ficar true ... Tenta ai

avatar
Data de inscrição : 07/03/2010
Número de Mensagens : 426
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 13

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Obj passar por um obj solido

em Qui 10 Maio 2012, 14:20
Fiz um exemplo para você entender melhor, observe como eu fiz e veja onde você pode estar errando, qualquer duvida poste aqui.
http://dl.dropbox.com/u/34803365/engines/player%20voador%20e%20terrestre.gmk
avatar
Data de inscrição : 19/08/2010
Número de Mensagens : 1299
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 47

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Obj passar por um obj solido

em Qui 10 Maio 2012, 14:50
E está assim em todos .
Código:

if keyboard_check(vk_right)
{global.move="d"
sprite_index=spr
image_xscale=-1
direction=0
x+=spd}
if keyboard_check(vk_left)
{global.move="e"
sprite_index=spr
image_xscale=1
direction=180
x-=spd}
if keyboard_check(vk_up)
{global.move="c"
sprite_index=spr
direction=90
y-=spd}
if keyboard_check(vk_down)
{global.move="b"
sprite_index=spr
direction=270
y+=spd}
onde at errado. se eu não tenho nada checando, se há o espaço livre.

E na colisão com o block, está :

Código:

if (keyboard_check(vk_right)) {
  if (place_free(x + 2, y)) {
    x +=1.5+global.h_s/100;
  }
}
if (keyboard_check(vk_left)) {
  if (place_free(x - 2, y)) {
    x -=1.5+global.h_s/100;
  }
}
if (keyboard_check(vk_up)) {
  if (place_free(x, y - 2)) {
    y -=1.5+global.h_s/100;
  }
}
if (keyboard_check(vk_down)) {
  if (place_free(x, y + 2)) {
    y +=1.5+global.h_s/100;
  }
}

mas no caso o obj_block, é um obj em que o voador não vai atravessar (ele é invisiveç, uso tiles)

o obj que eu quero que ele atravesse é o obj_block_s .
não nenhuma relação dele com o obj.

Entaum onde está o erro ?
avatar
Data de inscrição : 24/10/2009
Número de Mensagens : 873
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 14

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuáriohttp://inprovise.blogspot.com/

Re: Obj passar por um obj solido

em Qui 10 Maio 2012, 15:33
certa vez tive problemas com meus inimigos quando atingia um todos morriam, a pouco tempo descobri! use o mesmo que usa pro lifes do inimigos! ou seja somente aquele em particular! nao sei onde, steep do bloco?
avatar
Data de inscrição : 19/08/2010
Número de Mensagens : 1299
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 47

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Obj passar por um obj solido

em Qui 10 Maio 2012, 15:40
lol what !?

QUe isso entendi nadinha .

a questão é que não posso privar um obj que tem variaveis globais.
e não posso mudar as variaveis global.dele para var locais. o_O
avatar
Data de inscrição : 24/10/2009
Número de Mensagens : 873
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 14

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuáriohttp://inprovise.blogspot.com/

Re: Obj passar por um obj solido

em Qui 10 Maio 2012, 16:03
Nem eu! Kkkkkkk! Dá uma olhada aqui:
http://gmbr.forumeiros.com/t22320-colisao-inversa#167892

O problema deles era o mesmo e pelas 3 engines que baixei la... resolve seu problema!
avatar
Data de inscrição : 19/08/2010
Número de Mensagens : 1299
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 47

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Obj passar por um obj solido

em Qui 10 Maio 2012, 17:20
Não tem solução pra o meu problema não o_O .
noossa sacanagem shauhsuahs .
avatar
Ranking : Sem avaliações
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 28/02/2012
Número de Mensagens : 1908
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 1
Reputação : 80

Prêmios
   : 2
   : 2
   : 1
Ver perfil do usuáriohttp://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Re: Obj passar por um obj solido

em Qui 10 Maio 2012, 17:58
passa a engine ou manda por MP para eu ver se entendo o problema e resolvo.
se resolver eu posto a resposta(e a Engine esolvida se quizer)
avatar
Data de inscrição : 07/03/2010
Número de Mensagens : 426
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 13

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Obj passar por um obj solido

em Qui 10 Maio 2012, 20:48
Tem alguma coisa errada no seu código.
Não faz sentido usar place_free no evento de colisão, ele é usado justamente para não deixar colidir...
Reveja o exemplo que eu postei, reveja seu código, ou poste a engine do seu jogo, com a parte dessa mecânica de voo etc.
avatar
Data de inscrição : 19/08/2010
Número de Mensagens : 1299
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 47

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Obj passar por um obj solido

em Qui 10 Maio 2012, 22:10
Cara, vou tentar.
mas num é uma MECANICA DE VOO, é simplesmente para ele n colidir com um obj solido o_O .
Vou tentar aque .

Klior, o uso do place_free no codigo de colisão com o block é para se vc aperta tipo, esquerda e baixo ao msm tempo ele não parar, entendeu ?
continuar andando pra baixo dependendo da ultima tecla que foi pressionada.

EDIT ------
RESOLVIDO.

Nem sei oque eu fiz na verdade , olha só :
eu desmarquei a parent que ele tinha com otro obj. e só o_O
nem sei oque era nem oq foi, mas ficou bom Happy

VLW AEW PELA ATENÇÃO GALERA , O KLIOR ME AJUDOU ME LEVOU A FAZER ISSO, Happy LEVA THXS HAHA
avatar
Ranking : Sem avaliações
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 28/02/2012
Número de Mensagens : 1908
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 1
Reputação : 80

Prêmios
   : 2
   : 2
   : 1
Ver perfil do usuáriohttp://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Re: Obj passar por um obj solido

em Dom 13 Maio 2012, 15:54
Nem sei oque eu fiz na verdade , olha só :
eu desmarquei a parent que ele tinha com otro obj. e só o_O
nem sei oque era nem oq foi, mas ficou bom

talves no outro objeto(o parent dele) tinha em algum evento(talves no STEP) algo o que deixase sempre em estao Sólido, ou alguma colisão com o que Voa, fazando-o parar.
talvez era isto.
avatar
Data de inscrição : 19/08/2010
Número de Mensagens : 1299
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 47

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Obj passar por um obj solido

em Seg 14 Maio 2012, 22:44
Num era não pq os dois objs são iguais so mudam as sprites; Happy

Serio n sei oq foi mas ainda funciona Happy
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum