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Reduzir tempo de load
5 participantes
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Reduzir tempo de load
Olá galera é a segunda vez que posto essa mesma mensagem, postei antes mas axo que não caiu no fórum...
Bom, estou fazendo um game com elementos de rpg, portanto, fiz várias sprites e objetos para efeitos e animações, o que resultou em um tempo de load 10x maior! Até pra testar ficou ruim...
Axo que pode ser pq estou carregando muitas sprites para uma room...
De qualquer modo, gostaria de saber se existe alguma maneira de reduzir bastante o tempo de load ou se preciso fazer vários games que funcionem como 1, para dividir o uso de sprites necessários.
Obrigado
Bom, estou fazendo um game com elementos de rpg, portanto, fiz várias sprites e objetos para efeitos e animações, o que resultou em um tempo de load 10x maior! Até pra testar ficou ruim...
Axo que pode ser pq estou carregando muitas sprites para uma room...
De qualquer modo, gostaria de saber se existe alguma maneira de reduzir bastante o tempo de load ou se preciso fazer vários games que funcionem como 1, para dividir o uso de sprites necessários.
Obrigado
Gordyne- Data de inscrição : 22/07/2009
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Re: Reduzir tempo de load
Dah uma olhada nesse meu post de arquivos externos
https://gmbr.forumeiros.com/tutoriais-f11/resource-manager-t3439.htm#26585
Ele reduz bastante o tempo de load mas você terá que editar algumas coisas t+
https://gmbr.forumeiros.com/tutoriais-f11/resource-manager-t3439.htm#26585
Ele reduz bastante o tempo de load mas você terá que editar algumas coisas t+
Re: Reduzir tempo de load
Esqueci de mencionar que uso o gm 6.1 axo q não vai funfar....
Gordyne- Data de inscrição : 22/07/2009
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Re: Reduzir tempo de load
\o/ mas o próprio game maker tem recursos de importar resources externos (num tenho certeza se o 6 tem) consulte o help para mais informaçoes
Re: Reduzir tempo de load
hmm, eu pesquisei e axo que dah pra fazer assim:
Não vou criar nenhuma sprite, apenas carregar externamente, tentei usar o sprite_replace, mas não funfou...
Alguém sabe como usar corretamente?
Não vou criar nenhuma sprite, apenas carregar externamente, tentei usar o sprite_replace, mas não funfou...
Alguém sabe como usar corretamente?
Gordyne- Data de inscrição : 22/07/2009
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Re: Reduzir tempo de load
Ao carregar extermamente você esta criar uma sprite.
sprite_replace substitui uma sprite já no GM pro outra externa.
Pra adicionar uma nova sprite sem substituir você usa sprite_add.
O nome e uma variavel que vai guarda o lugar que a nova imagem vai ficar na memoria do pc. Você que usar ela como se usa qualquer outra sprite.
Coloque sprite_add sempre no evento Create por que se não a imagem vai ficar carregando 30 vezes por segundo até ocupar toda a memoria do seu computador.
sprite_replace substitui uma sprite já no GM pro outra externa.
Pra adicionar uma nova sprite sem substituir você usa sprite_add.
- Código:
nome = sprite_add('file.gif',numero,1,1,0,0,xorig,yorig)
O nome e uma variavel que vai guarda o lugar que a nova imagem vai ficar na memoria do pc. Você que usar ela como se usa qualquer outra sprite.
- Código:
sprite_index = nome
Coloque sprite_add sempre no evento Create por que se não a imagem vai ficar carregando 30 vezes por segundo até ocupar toda a memoria do seu computador.
Re: Reduzir tempo de load
obrigado, mas consegui reduzir bastante o load usando sprites minúsculas e substituindo depois. Mas tenho uma dúvida...
Se eu uso sprite_replace num evento de collision e tenho + de uma instance com a mesma sprite, todas mudam, mesmo as que não colidiram. Como eu faço pra carregar apenas a sprite dos objetos que colidiram?
Se eu uso sprite_replace num evento de collision e tenho + de uma instance com a mesma sprite, todas mudam, mesmo as que não colidiram. Como eu faço pra carregar apenas a sprite dos objetos que colidiram?
Gordyne- Data de inscrição : 22/07/2009
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Re: Reduzir tempo de load
COmo assim cara? acho melhor tu carrega duas sprites sparadas no inicio do jogo e o objeto que colidiu apenas usa a sprite do colidido
Re: Reduzir tempo de load
Vou tentar explicar melhor:
Quando eu usava change the sprite(pre-programada) no evento de collision, mudava apenas o sprite da instancia que colidiu, mesmo que todas as outras instancias usassem a mesma sprite. Quero fazer a mesma coisa que o change the sprite faz mas ao invés de substutuir a sprite por uma do gm, quero que substitua por uma sprite externa.
Quando eu usava change the sprite(pre-programada) no evento de collision, mudava apenas o sprite da instancia que colidiu, mesmo que todas as outras instancias usassem a mesma sprite. Quero fazer a mesma coisa que o change the sprite faz mas ao invés de substutuir a sprite por uma do gm, quero que substitua por uma sprite externa.
Gordyne- Data de inscrição : 22/07/2009
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Re: Reduzir tempo de load
Amigo voce pode usar essa função:
Nesse caso de sustituicao use:
- Código:
sprite_index := sprite_add(fname,imgnumb,precise,transparent,smooth,preload,xorig,yorig);
- Código:
sprite_index := sprite_add('sprite.bmp', 1, false, true, true, true, 0, 0);
Nesse caso de sustituicao use:
- Código:
sprite_replace(sprite_index, 'sprite.bmp', 1, false, true, true, true, 0, 0);
Re: Reduzir tempo de load
Cria um script para chamar a imagem externa e poe no evento de colisao
PS: não esqueça de substituir os valores
flw
- Código:
sprite_replace(sprite,'nome.png',1,1,0,0,x,y)
PS: não esqueça de substituir os valores
flw
Re: Reduzir tempo de load
Tá ¬¬, mas daí se tem varios objetos ele vai i replaceando sempre ¬¬, tem que replacea pra uma variavel global no inicio do jogo, depois só usa:
sprite_index = global.var
sprite_index = global.var
Re: Reduzir tempo de load
Ahan, agora deu...
Mas axo que dah no mesmo que criar a sprite e carregar no início.
Vlws!
Mas axo que dah no mesmo que criar a sprite e carregar no início.
Vlws!
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