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Endereçamento de recursos por string. Como faço?

em Seg 07 Maio 2012, 20:57
Queria saber como faço para formar, por exemplo, um nome de uma sprite por meio de strings. Estou desenvolvendo um script e preciso acessar alguns sprites de forma automatica e os nomes dessses sprites tem o seguinte formato: sprite_XX. XX são numeros que podem variar de 00 a 39. Se durante o evento de draw_sprite eu coloco como parametro "sprite_" + variavel, ele me retorna um erro, pois mesmo somando a string "sprite_" + a string "XX" que está numa variavel qualquer o programa não interpreta a string como sendo o nome do recurso, existe alguma função que converte uma string para nome de recurso? Era isso que gostaria de saber.
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Re: Endereçamento de recursos por string. Como faço?

em Seg 07 Maio 2012, 22:50
O que existe é a funcão "sprite_get_name(spr)". Você pode ficar procurando num for o nome, como nesse codigo:
Código:
for(i=0;i<numero_de_sprites;i+=1) {
if sprite_get_name(i)="sprite_"+variaver {s=i; break}
}
draw_sprite(x,y,s)
Até mais!
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Re: Endereçamento de recursos por string. Como faço?

em Seg 07 Maio 2012, 22:50
Existe, variable_local_set(name,value), onde "name" é uma string que pode ser grada através de concatenação.
Mas o que você quer é usar arrays. Dê uma olhada em arrays, na minha assinatura.
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Re: Endereçamento de recursos por string. Como faço?

em Seg 07 Maio 2012, 23:04
Você quer saber se existe uma função. Não existe.
Existe soluções, como o primeiro a responder citou.
Eu geralmente mapeio os resources nesses casos.

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Re: Endereçamento de recursos por string. Como faço?

em Seg 07 Maio 2012, 23:43
Existe uma outra forma de fazer isso também.
execute_string("spr = sprite" + string(2));
draw_sprite(spr, 0, x, y);

Estou te dando essa dica mais NÃO aconselho que use, execute_string é lento, foi retirado do Gm HTML5 e Studio e por outros motivos.
para saber melhor leia: http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=322492

Mais se mesmo assim quiser fazer dessa forma, funcionara.

Eu usaria um simples array contento o nome de cada sprite...

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