Entrar
Últimos assuntos
» Procuro Programador de game makerpor Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Retorno da GMBR!!!
por vinians Qui 14 Mar 2024, 19:07
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Endereçamento de recursos por string. Como faço?
5 participantes
Página 1 de 1
Endereçamento de recursos por string. Como faço?
Queria saber como faço para formar, por exemplo, um nome de uma sprite por meio de strings. Estou desenvolvendo um script e preciso acessar alguns sprites de forma automatica e os nomes dessses sprites tem o seguinte formato: sprite_XX. XX são numeros que podem variar de 00 a 39. Se durante o evento de draw_sprite eu coloco como parametro "sprite_" + variavel, ele me retorna um erro, pois mesmo somando a string "sprite_" + a string "XX" que está numa variavel qualquer o programa não interpreta a string como sendo o nome do recurso, existe alguma função que converte uma string para nome de recurso? Era isso que gostaria de saber.
NeoDias- Data de inscrição : 23/05/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 3
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Endereçamento de recursos por string. Como faço?
O que existe é a funcão "sprite_get_name(spr)". Você pode ficar procurando num for o nome, como nesse codigo:
- Código:
for(i=0;i<numero_de_sprites;i+=1) {
if sprite_get_name(i)="sprite_"+variaver {s=i; break}
}
draw_sprite(x,y,s)
Re: Endereçamento de recursos por string. Como faço?
Existe, variable_local_set(name,value), onde "name" é uma string que pode ser grada através de concatenação.
Mas o que você quer é usar arrays. Dê uma olhada em arrays, na minha assinatura.
Mas o que você quer é usar arrays. Dê uma olhada em arrays, na minha assinatura.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: Endereçamento de recursos por string. Como faço?
Você quer saber se existe uma função. Não existe.
Existe soluções, como o primeiro a responder citou.
Eu geralmente mapeio os resources nesses casos.
Existe soluções, como o primeiro a responder citou.
Eu geralmente mapeio os resources nesses casos.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Endereçamento de recursos por string. Como faço?
Existe uma outra forma de fazer isso também.
execute_string("spr = sprite" + string(2));
draw_sprite(spr, 0, x, y);
Estou te dando essa dica mais NÃO aconselho que use, execute_string é lento, foi retirado do Gm HTML5 e Studio e por outros motivos.
para saber melhor leia: http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=322492
Mais se mesmo assim quiser fazer dessa forma, funcionara.
Eu usaria um simples array contento o nome de cada sprite...
execute_string("spr = sprite" + string(2));
draw_sprite(spr, 0, x, y);
Estou te dando essa dica mais NÃO aconselho que use, execute_string é lento, foi retirado do Gm HTML5 e Studio e por outros motivos.
para saber melhor leia: http://gmc.yoyogames.com/index.php?showtopic=322492
Mais se mesmo assim quiser fazer dessa forma, funcionara.
Eu usaria um simples array contento o nome de cada sprite...
Klior- Data de inscrição : 07/03/2010
Reputação : 13
Número de Mensagens : 426
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- C#
- Javascript
Tópicos semelhantes
» como eu faço pra carregar o texto de um arquivo .txt, como fazer a janela piscar e como desenhar sprite em jogo 3d?
» Como exportar os recursos em formado png ?
» COMO FAZER RECURSOS PARA SALVAR?
» Como manter o (#) na String ?
» Como por textura na string
» Como exportar os recursos em formado png ?
» COMO FAZER RECURSOS PARA SALVAR?
» Como manter o (#) na String ?
» Como por textura na string
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos