GAME MARKER E RPG MARKER

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

GAME MARKER E RPG MARKER

Mensagem por joceilson em Ter 01 Maio 2012, 17:40

Sao a mesma coisa? e se nao for me expliquem a diferença de 1 para o outro

joceilson

Número de Mensagens : 38
Reputação : 1
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Re: GAME MARKER E RPG MARKER

Mensagem por peixoto em Ter 01 Maio 2012, 17:44

Logicamente que não são a mesma coisa.

Enquanto o RPG Maker tem 90% das funções e opções contidas "abertamente"(ou seja, sem nececidade de codigos) no programa, o game maker(caso queira fazer um jogo que seja bom) nescecita mais dos codigos.

O rpg maker SÓ cria rpgs e MMORPG's.O game maker possibilita criar QUALQUER tipo de jogo.
O Game maker possibilita personalisação maxima dos jogos, possiblidade de adiçao de dlls extenções e etc.O rpg maker não temcomo personalisar certas coisas(as veses precisa de recursos externos).

Então ai estão algumas diferenças

peixoto

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 911
Notas recebidas : D
Reputação : 3
Prêmios
   : 0

Mensagem por joceilson em Ter 01 Maio 2012, 17:49

vlw

joceilson

Número de Mensagens : 38
Reputação : 1

Mensagem por Tiago Lima em Ter 01 Maio 2012, 18:46

Na minha opinião, se você quer se limitar apenas a fazer jogos RPG, o RPG Maker é melhor pois lhe permitira se concentrar mais em narrar a história do game do que com o desenvolvimento da engine pro jogo.

Se você quer versatilidade o Game Maker é melhor, assim fazer um RPG nele vai ser muito mais trabalhoso mesmo, mas é tão possível quanto no RPG maker alem de que no Game Maker sua criatividade será sua fronteira.

Então você vê aí sua pretensão, agora lógico que é muito diferente desenvolver um jogo no Game Maker que lhe dá só o básico do game, mas lhe permite criar de tudo, ou no Rpg Maker, que lhe dá um jogo RPG quase feito faltando-lhe apenas desenvolver o enredo e a trama do jogo, mas lhe deixando engessado nos RPG.

Nota: Dizem que dá pra fazer outras coisas sem ser RPG no RGP Maker por meio da linguagem dele, um tipo de Ruby, mas não é nada prático.

Tiago Lima

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 199
Notas recebidas : C
Reputação : 17

http://www.youtube.com/user/CanalNexteLevel

Mensagem por joaoneto em Qua 06 Jun 2012, 08:58

Bom vamos lá.
Eu sou um "entendedor" do assunto, já que comecei minha vida de Maker pelo RPG Maker, passei pelo GM, e hoje trabalho atualmente com .Net e Java.

O RPG Maker é uma ferramenta feita com o intuito de facilitar a construção de jogos no estilo RPG. Seria um "Maker for Dummies", já que é possível fazer um RPG completo sem escrever nenhuma linha de código Ruby, apenas criando e configurando mapas e eventos. O RTP (Runtime Package) que acompanha o RPG Maker possui uma biblioteca vasta de gráficos e audio, simplificando mais ainda o seu uso.
É possível fazer outros tipos de jogos, seguindo o padrão de funcionamento do RGSS/2/3 mas tudo deve ser escrito em ruby do zero.

O Game Maker é uma ferramenta feita com o intuito de facilitar a construção de qualquer tipo de jogo. Aqui entra um detalhe importante: Tudo no Game Maker deve ser feito do zero. Os Sprites, Objetos, Salas, etc. É possível fazer jogos simples sem programação, usando apenas actions. O que libera toda a força do GM quando se programa, usando GML, sua linguagem nativa.
A maior vantagem do GM em cima do RPG Maker XP/VX/VXAce é a liberdade de se poder fazer qualquer tipo de jogo.

Concluindo: São ferramentas distintas e não tem nada de "uma melhor que a outra" pois atendem tipos diferentes de necessidade de Game Dev.

Última edição por joaoneto em Qua 06 Jun 2012, 16:28, editado 2 vez(es)

joaoneto

Número de Mensagens : 36
Reputação : 7
Prêmios

http://www.deploy.net.br

Mensagem por Witen em Qua 06 Jun 2012, 09:21

Eu acho o Game Maker muito melhor pois alem de poder criar qualquer tipo de jogos ( 3d, plataformas, FFPs, isométrico, 2d, aventura, etc...) você pode criar ate programas com ele, bom o Game Maker talvez seja mais difícil de aprender comparado ao RPG Maker mas o melhor mesmo e Game Maker.

Witen

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 515
Reputação : 36
Prêmios

http://www.wibix.webs.com

Mensagem por luan.alc em Qua 06 Jun 2012, 13:22

Olha, eu também assim como o @joaoneto comecei minha vida de Programador 'Maker' pelo RPG maker, por ser muito viciado em RPG, então adorei pela facilidade de uso/criação, fazia jogos 'incríveis' com apenas alguns minutos ...

Logo após conheci o Game Maker, vi uns vídeos no youtube mas o vídeo que ví era em GML e achei altamente complicado, mas depois que conheci a gmbr, aqui aprendi tudo que sei hoje de GameMaker, cara e sinceramente, se quer algo mais complexo, e algo mais amplo, e se tiver optando pelas duas opções ! o GameMaker é muito mais complexo, agora exige um pouco mais de você !

luan.alc

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 293
Notas recebidas : B
Reputação : 3
Prêmios
   : 1

Mensagem por Kapoty em Qua 06 Jun 2012, 13:57

Cara Como o João Neto And Luã Alvaro Eu Tambem Comecei Minha Vida De Maker No RPG Maker Por Causa Da Sua Facilidade De Uso,Ai Um Dia Eu Achei No Google o Game Maker e Vi Milhares De Comentarios Dizendo Que Era Muito Melhor Que o RPG Maker Ai E u Fui e Baixei,Mas Quando Eu Abri a Interface Do Game Maker Eu De Cara Pensei "Que Foda Nunca Vou Conseguir Mecher Nisso" e Minutos Depois Desinstalei.

Mas Ai Eu Descobri o GMBR e Graças a Ele Eu Tenho o Conhecimento Que eu Tenho Hoje Se Não Fosse Por Ele Eu Apenas Iria Excluir Novamente o Game Maker Pois Eu Achava "Foda De Mais".

Entaum Se Eu Fosse Escolher Entre Game Maker e RPG Maker Eu Escolheria o Game Maker Pois Com Ele é Possivel Fazer Um Jogo Igual Ao RPG Maker e Mais...

Kapoty

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 635
Notas recebidas : E + D + C + B + D +B + A
Reputação : 22
Prêmios

Mensagem por joaoneto em Qua 06 Jun 2012, 15:00

É como eu disse, não é uma questão de "ser melhor ou não" e sim da sua necessidade. Se você quer aprender como fazer um RPG, os RPG Makers facilitam a vida e ensinam principalmente regras de funcionamento como cálculo de curva de experiência, fórmulas de combate, eventos cadenciados, etc.

Agora se você quer fazer qualquer tipo de outro jogo, então não perca tempo, o Game Maker é com certeza a melhor opção.

joaoneto

Número de Mensagens : 36
Reputação : 7
Prêmios

http://www.deploy.net.br

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 16:21

Conteúdo patrocinado