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[RESOLVIDO] Rotação de objetos 3D

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[RESOLVIDO] Rotação de objetos 3D Empty [RESOLVIDO] Rotação de objetos 3D

Mensagem por bmnei Sáb 28 Abr 2012, 14:06

Ola pessoal, tenho uma duvida sobre as transformações com objetos 3d no GM. Mesmo lendo alguns cursos daqui não consegui fazer dar certo o que eu queria.
Eu estou usando o seguinte codigo:

d3d_transform_set_identity()
d3d_transform_add_rotation_z(rz)
d3d_draw_block(x,y,z,x+32,y+32,z+32,0,0,0)
d3d_transform_set_identity()

estou usando uma variavel "rz" para rotação no eixo z, que tem por finalidade fazer girar o objeto se eu apertar o botão.

O problema é que o objeto não gira no centro do objeto e sim usa um centro qualquer na sala, porque isso acontece?


Última edição por bmnei em Seg 28 maio 2012, 10:45, editado 1 vez(es)
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[RESOLVIDO] Rotação de objetos 3D Empty Re: [RESOLVIDO] Rotação de objetos 3D

Mensagem por gabrielsch Sáb 28 Abr 2012, 17:45


Você deve adicionar esse código antes do d3d_draw_block:
Código:
d3d_transform_add_translation(x,y2,z)

Esse código faz com que o objeto gire em seu próprio eixo, mas, quando se usa esse código o ponto de origem é
X, Y e Z, ou seja, não se pode usar mais essas variáveis na hora de desenhar os modelos, no seu caso ficaria mais ou menos assim:
Código:
d3d_draw_block(-16,-16,-16,16,16,16,0,0,0)

Se ainda não entendeu, só falar que eu explico melhor...
 
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[RESOLVIDO] Rotação de objetos 3D Empty Re: [RESOLVIDO] Rotação de objetos 3D

Mensagem por bmnei Sáb 28 Abr 2012, 20:17

Bom, eu testei colocando as transformação depois do evento draw, mas não funcionou, os objetos não se movem
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Mensagem por gabrielsch Sáb 28 Abr 2012, 21:45

bmnei escreveu:Bom, eu testei colocando as transformação depois do evento draw, mas não funcionou, os objetos não se movem


O certo seria antes do draw, por exemplo:

Código:
d3d_transform_set_identity()
d3d_transform_add_rotation_z(rz)
d3d_transform_add_translation(x,y,z)
d3d_draw_block(-16,-16,-16,16,16,16,0,0,0)
d3d_transform_set_identity()

Qualquer problema a mais, só falar!
 
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Mensagem por bmnei Dom 29 Abr 2012, 19:46

tentei mas ainda continua a girar no ponto 0 da sala
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Mensagem por gabrielsch Dom 29 Abr 2012, 22:31

bmnei escreveu:tentei mas ainda continua a girar no ponto 0 da sala

Poderia postar o código que esta usando no evento Draw?
Testei aqui e tudo funcionou perfeitamente, ha mais alguma coisa no evento? .-.

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Mensagem por bmnei Ter 22 maio 2012, 23:36

eu vou colocar o arquivo pra download, é melhor pra analizar

http://www.4shared.com/file/w0vB28a4/erro.html

gabrielsch se vc puder ajudar fico agradecido.
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Mensagem por bmnei Seg 28 maio 2012, 10:49

Depois de analizar o arquivo resolvido pelo gabrielsch eu conseguir achar o problema.. ta nessa linha

d3d_draw_block(x,y,z,x+32,y+32,z+32,0,0,0)

ele ja tinha citado acima que não se pode usar as variaveis x e y aqui, e sim numeros reais, não entendi o porque, mas funcionou perfeitamente.

obrigado
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