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[Resolvido] Mascará para Tileset

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[Resolvido] Mascará para Tileset

Mensagem por Black Studio em Ter 24 Abr 2012, 13:26

É o seguinte, eu tenho uma textura, e essa textura é usada como Tile, só que, eu fiz uma mascará para ela, e eu quero que ela use está mascará, não entendeu? Então vou tentar explicar melhor :
Eu tenho o "bg_01" e o "bg_01_a", o "bg_01" é o Tile normal, e o "bg_01_a" é a mascará deste Background na verdade, que será usado como Tile.

Então a minha duvida é a seguinte, como fazer isso? Precisa de DLLs? Ou dá certo se usar Surfaces, ou se alguém ai tiver uma engine que tenha isso, ou coisa do tipo, por favor me responda, lembrando que eu quero usar isso como Tiles.

Até! (_Thiago Simões_)


Última edição por Funkbuster em Ter 24 Abr 2012, 15:20, editado 1 vez(es)
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Re: [Resolvido] Mascará para Tileset

Mensagem por Neutral em Ter 24 Abr 2012, 13:31

Não tem como usar um tileset com mascara (pelo menos não naturalmente). O jeito é criar um objeto, adcionar à ele a mascara, torna-lo invisível e utiliza-lo como a mascara do tile. Como o objeto vai estar invisível, vai comer pouca memória.


Última edição por Neutral em Ter 24 Abr 2012, 13:41, editado 1 vez(es)
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Re: [Resolvido] Mascará para Tileset

Mensagem por Black Studio em Ter 24 Abr 2012, 13:39

Eu não sei tipo, acho que você não entendeu, na MASCARÁ que eu to falando (que tem na imagem) Eu quero que tipo, Mescle aqueles dois Backgrounds, e só mostre o Primeiro Background, conforme a COR do segundo Background, eu não quero usar colisões nos Tilesets, vou dar um exemplo melhor :

Eu acho que o nome disso é Alpha Mask ou algo do tipo, acho que agora deu pra entender.

Até! (_Thiago Simões_)


Última edição por Funkbuster em Ter 24 Abr 2012, 13:49, editado 1 vez(es)
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Re: [Resolvido] Mascará para Tileset

Mensagem por Willy em Ter 24 Abr 2012, 13:45

Tá bem confuso, mas acho que entendi o que você quer fazer...
Você quer colocar o "bg_01_a" por cima do "bg_01", correto?

Se for isso, é bem simples:
Cada room suporta até 8 backgrounds (0 > 7), portanto, coloque o "bg_01" no 0 e o "bg_01_a" no 1. Não se esqueça de marcar "Visible when room starts".
Dessa forma, o que estiver no 1 ficará por cima do 0, o que estiver no 2 ficará por cima do 1, o que estiver no 3, ficará por cima do 2 e assim por diante.

Tá meio simples demais... Tô achando que não isso o que você quer, mas vai saber... sorrindo2

Espero ter ajudado! blz
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Re: [Resolvido] Mascará para Tileset

Mensagem por Black Studio em Ter 24 Abr 2012, 13:52

Eu expliquei melhor ali no meu Post, Eu postei uma imagem (Manipulação com Photoshop) Eu quero fazer aquilo no Game Maker.Tipo, eu só coloco o "bg_01" E ele é colocado com Alpha Mask junto com o "bg_01_a" (caso tenha)
Entendeu agora? (Só pra avisar, o Background de Grama, é usado como Tileset)

Até! (_Thiago Simões_)
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Re: [Resolvido] Mascará para Tileset

Mensagem por Golpe Baixo em Ter 24 Abr 2012, 13:57

Faça o que o Willy disse mas aplique o Alpha na imagem que você quer que sobrepõe a outra.
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Re: [Resolvido] Mascará para Tileset

Mensagem por Klior em Ter 24 Abr 2012, 13:59

Eu entendi oque o que você quer fazer isso é muito usado em texturas nos jogos 3d.

talvez com blend mode + surface consiga, tenho quase certeza que tem como fazer isso no game maker, vou tentar aqui, se conseguir eu edito esse post.
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Re: [Resolvido] Mascará para Tileset

Mensagem por Willy em Ter 24 Abr 2012, 14:00

Talvez usando blend mode você consiga... Tem um tutorial do Saim que pode te ajudar...
Ou quem sabe, com surface.

[Edit] Kilor foi mais ligeiro... --\'
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Re: [Resolvido] Mascará para Tileset

Mensagem por Black Studio em Ter 24 Abr 2012, 14:15

Hm, okay, eu já vi esse tutorial, mas eu tenho certa difiuldades com códigos que eu nunca usei antes, EU NUNCA escrevi antes tile_ dentro do editor, e isso me proporciona uma boa dor de cabeça, eu to tentando usar algo do tipo, desenhar com alpha mask aquele background que está sendo usado como Tile_set, bem mãos ao obra, mas toda ajuda é bem vinda, até porquê, eu nem sei por onde começar direito :/, por isso, vou dar uma procurada nos códigos do Tileset e ver o que eu consigo fazer. Ah, e obrigado Klior, isso será de grande ajuda! Happy

Até! (_Thiago Simões_)
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Re: [Resolvido] Mascará para Tileset

Mensagem por Klior em Ter 24 Abr 2012, 14:20

Poste as sprites com a transparência e poste a sprite da terra.
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Re: [Resolvido] Mascará para Tileset

Mensagem por Black Studio em Ter 24 Abr 2012, 14:25

Aqui Klior, joguei num zip, e upei no Dropbox : Background.zip [1,00 Mb]

Golpe Baixo, acho que o que você disse não daria certo, pois o GM só suporta 4 background, e se eu fizesse o que você disse, eu só teria umas 4 imagens daquela do jeito que eu quero :/
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Re: [Resolvido] Mascará para Tileset

Mensagem por Klior em Ter 24 Abr 2012, 14:50

http://dl.dropbox.com/u/34803365/engines/Alpha%20from%20sprite.gmk
Veja se é assim que você quer, não foi preciso usar blend mode..
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Re: [Resolvido] Mascará para Tileset

Mensagem por Black Studio em Ter 24 Abr 2012, 15:02

Não exatamente, tipo, a Terra por baixo é apenas um Background comum, e a grama, seria usada, colocada como um Tileset, entendeu?

Até! (_Thiago Simões_)
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Re: [Resolvido] Mascará para Tileset

Mensagem por Klior em Ter 24 Abr 2012, 15:15

E agora?
http://dl.dropbox.com/u/34803365/engines/Alpha%20from%20background.gmk

Obs.: Se quer usar como tile set acho que deveria diminuir um pouco o tamanho do background, 512x512 é muito grande
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Re: [Resolvido] Mascará para Tileset

Mensagem por Black Studio em Ter 24 Abr 2012, 15:18

Era exatamente isso, e você conseguiu fazer com uma linha :/
Valeu Klior, isso vai me ajudar muito Smile
(E sim, eu vou diminuir o tamanho do Tile XD)

Até! (_Thiago Simões_)

Problema resolvido, podem trancar o tópico.
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Re: [Resolvido] Mascará para Tileset

Mensagem por Willy em Ter 24 Abr 2012, 15:21

Tópico resolvido.
Trancado.

Se o autor quiser reabrir o tópico envie MP para algum administrador ou moderador.
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