TUTORIAL TRADUZIDO - SEU PRIMEIRO JOGO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TUTORIAL TRADUZIDO - SEU PRIMEIRO JOGO

Mensagem por Akrashi em Seg 23 Abr 2012, 18:58

Tutorial Game Maker
O seu primeiro jogo
Escrito por Mark Overmars
Copyright © 2007-2009 YoYo Games Ltd
Última alteração: 23 de dezembro de 2009
Usos: Game Maker 8.0, Lite ou Pro Edition, Modo Simples
Nível: Iniciante.
Então pessoal resolvi traduzir esse tutorial pra vocês que estava em inglês coloquei no Spoiler abaixo:
Spoiler:
Mesmo que Game Maker é muito fácil de usar, pegando o jeito de que poderia ser um pouco difícil no início. Este
tutorial é para aqueles que têm alguma dificuldade em começar a usar o Game Maker. Ele vai levar você
passo a passo através do processo de fazer seu primeiro jogo. Perceba que esta é a parte mais difícil. Para
fazer seu primeiro jogo você tem que entender uma série de aspectos básicos de Game Maker. Então, por favor
ler este tutorial com cuidado e tentar entender todas as etapas. Uma vez que você terminou o seu primeiro jogo do
um segundo vai ser muito mais fácil.
A idéia do jogo
É importante que, primeiro, escreva uma breve descrição do jogo que nós vamos fazer. Uma vez que este é
vai ser o nosso primeiro jogo nós simples algo melhor design. Ele deve manter o jogador interessado para
pouco tempo. Nosso jogo vai ser um jogo de pouca ação que iremos nome Catch the Clown.
(Sempre tente chegar a um bom nome para o seu jogo.) Aqui está a nossa descrição do jogo:
Apanha o Palhaço
Pegue o palhaço é um jogo de pouca ação. Neste jogo um palhaço se movimenta em um campo de jogo. O objectivo
do jogador é pegar o palhaço, clicando com o mouse sobre ele. Se o jogador progride
através do jogo o palhaço começa a se mover mais rápido e torna-se mais difícil pegá-lo. Para
cada captura a pontuação é aumentada eo objetivo é obter a maior pontuação possível. Tempo de jogo esperado
está apenas a alguns minutos.
Claramente, um jogo como este terá um apelo limitado. Mas temos de começar pelo mais simples. Mais tarde, podemos acrescentar alguns
recursos para o jogo para torná-lo mais interessante.
Um Documento de Concepção
O segundo passo na criação de um jogo é escrever um documento de design mais preciso. Recomenda-se
para sempre fazer isso antes de fazer o seu jogo, mesmo que seja muito simples. Aqui é o nosso documento de concepção de
Apanha o Palhaço. (I omitido, a descrição do que já foi indicado acima.)
Pegue o Documento de Concepção do Palhaço
Objetos do jogo
Haverá apenas dois objetos de jogo: o palhaço ea parede. O objeto de parede tem um quadrado como imagem.
O muro ao redor da área de jogo é feito desses objetos. O objeto de parede não faz nada. Ele
apenas se senta lá para parar o palhaço de sair da área. O objecto palhaço tem a imagem de um
cara de palhaço. Move-se com uma velocidade fixa. Sempre que se atinge um objeto parede que salta. Quando o jogador
cliques sobre o palhaço com o mouse a pontuação é gerado com 10 pontos. Os saltos de palhaço para uma amostra aleatória
lugar e que a velocidade é aumentada com uma pequena quantidade.
Sons
Usaremos dois sons neste jogo. Um som de retorno que é utilizado quando o palhaço atinge uma parede, e uma
clique som que é usado quando o jogador consegue clicar com o mouse sobre o palhaço.
Controles
O único controle que o jogador tem é o mouse. Clicando com o botão esquerdo do mouse sobre o palhaço vai
pegá-lo.
Fluxo do jogo
No início do jogo o resultado é definido como 0. A sala com o palhaço em movimento é mostrado. O jogo
começa imediatamente. Quando o jogador pressiona a tecla o jogo termina.
Níveis
Há apenas um nível. A dificuldade do jogo aumenta porque a velocidade do palhaço aumenta
após cada captura bem sucedida.
Isso deve ser bom o suficiente para o momento. Agora podemos começar a criar o jogo. Então comece a se Jogo
Criador e vamos indo. Note que este tutorial usa a versão 8.0 do Game Maker. Se você usar uma diferente
versão, as imagens parecem um pouco diferente. Ele também assume o programa é executado no modo simples. Você pode
alternar entre o modo simples e avançada clicando no item de menu Modo Avançado no Arquivo
menu. No modo avançado, existem muitas mais opções nos menus e formas diferentes, mas nós não
precisar deles para o nosso jogo simples.
O jogo vamos criar já é dado no Exemplo de pasta que vem com este tutorial.
Você pode carregá-lo de lá, mas é recomendável para recriá-lo, seguindo os passos descritos
abaixo. Desta forma, você vai entender melhor como um jogo está sendo feito no Game Maker. Todos os sprites,
imagens e sons que serão utilizados são fornecidos nos Recursos pasta.
Adicionando Sprites e sons
Como o documento de concepção do jogo descreve vamos precisar de duas imagens para os dois objetos do jogo. Tais imagens
são chamados de sprites no Game Maker. Há muito para saber sobre sprites, mas para o momento, simples pensar

deles como imagens pequenas. Então nós precisamos fazer ou encontrar essas imagens. Para fazer as imagens que você pode usar
qualquer programa de desenho que você gosta, por exemplo, o programa de pintura que faz parte de qualquer sistema Windows. mas
Criador de jogo tem também um programa de desenho embutido para esta finalidade. Criação de boa aparência sprites é uma arte
que requer muita prática. Mas, felizmente, existem grandes coleções de imagens de todos os tipos disponíveis
gratuitamente. Game Maker inclui um número considerável destes e em nosso site YoYo Games
(www.yoyogames.com) você pode encontrar muitos mais. Em alternativa, pesquisar na web e você é obrigado a
encontrar imagens em grandes quantidades. Para o nosso jogo pouco usamos os dois seguintes sprites, que podem ser encontrados
na pasta de recursos que vem com este tutorial.
O palhaço: A parede:
Para adicionar esses sprites para o jogo que faça o seguinte:
Criando o recurso de sprite palhaço para o jogo:
1. A partir do menu Recursos, escolha Criar Sprite. A forma Propriedades Sprite aparece, como o
um mostrado na Figura 1.
Figura 1. As propriedades vazias Sprite formar.
2. Clique no campo Nome, onde atualmente é sprite0 diz. Este é o nome padrão para o sprite.
Renomeá-lo para spr_clown.
3. Clique no botão Sprite Load. Isso abre um arquivo solicitante.
4. Navegue até a pasta Recursos que veio com este tutorial e selecionou o arquivo de imagem
clown.png. A forma Propriedades Sprite agora deve parecer com a Figura 2.
5. Pressione o botão OK para fechar o formulário.
Em seguida, vamos adicionar o objecto da parede da mesma maneira.
Criando o sprite parede:
1. A partir do menu Recursos, escolha Criar Sprite. Clique no campo Nome e renomeá-lo para
spr_wall.
2. Clique no botão Sprite Carregar e selecione o wall.png arquivo de imagem.
3. Pressione o botão OK para fechar o formulário.
Como você deve ter notado, o palhaço ea parede do sprite já apareceu na lista de recursos no
esquerdo da janela Game Maker. Aqui você encontrará sempre todos os sprites, sons, objetos, salas, etc
que você criou em seu jogo. Juntos, nós chamamos-lhes os recursos do jogo. Você pode selecionar um
recurso clicando em seu nome. Agora você pode usar o menu Editar para alterar o recurso, duplicá-la, ou
excluí-lo. Botão direito do mouse sobre o nome do recurso irá mostrar o mesmo menu. Esta visão geral dos recursos será
torna-se crucial quando você está criando jogos mais complicados.
Agora que criamos as sprites vamos criar dois efeitos de som. É preciso jogar quando o palhaço atinge um
parede eo outro deve jogar quando o palhaço é capturado com sucesso com o mouse. Usaremos dois
arquivos de onda para isso. Os arquivos Wave são excelentes para efeitos sonoros curtos. Um certo número destes efeitos sonoros são
parte da instalação do Game Maker e muitos mais podem ser encontradas na web.
Crie dois recursos de som:
1. A partir do menu Recursos, escolha Criar Sound. O formulário de propriedades de som aparece. Clique em
no campo Nome e renomeá-lo para snd_bounce.
2. Clique no botão Som de carga, navegue até a pasta Recursos que veio com o tutorial,
e selecione o arquivo de som bounce.wav. A forma deve agora aspecto, como mostrado na Figura 3.
3. Pressione o botão OK para fechar o formulário.
4. Criar uma outra fonte de som e nomeá-la snd_click.
5. Clique no botão Som Carregar e selecione o arquivo de som click.wav.
6. Feche o formulário.
No formulário de propriedades do som que você pode usar o botão play, com o triângulo verde apontando para a
direito, para ouvir o som (que é constantemente repetido). Novamente, observe que os dois sons são mostrados na
a lista de todos os recursos.
Objetos e ações
Depois de ter criado os sprites e sons não significa que nada está acontecendo. Sprites são apenas o
imagens de objetos do jogo e nós ainda não definiu quaisquer objetos do jogo. Similar, sons só vai jogar se
nós dizemos a eles para ser jogado. Então, nós precisamos criar nossos objetos do jogo dois próximos.
Mas antes vamos fazer isso você vai ter que entender a forma básica em que o Game Maker funciona. Como
temos indicado antes, em um jogo, temos um número de objetos de jogo diferentes. Durante a execução de
o jogo uma ou mais instâncias desses objetos do jogo vai estar presente na tela ou, mais geral, em
o mundo do jogo. Note-se que pode haver várias instâncias do objeto mesmo jogo. Assim, por exemplo, em
Trave para fora o jogo do palhaço, haverá um grande número de instâncias de objetos de parede, que cercam o
igualdade de condições. Haverá apenas uma instância do objeto palhaço.
Instâncias de objetos do jogo não fazem nada a não ser que você diga a eles como agir. Você pode fazer isso indicando
como as instâncias do objeto deve reagir a eventos que acontecem. Existem muitos eventos diferentes que
pode acontecer. O primeiro evento importante é quando a instância é criada. Este é o evento Create. Provavelmente
alguma ação é necessária aqui. Por exemplo, devemos dizer a instância do objeto palhaço que deveria
começar a se mover em uma direção particular. Outro evento importante acontece quando duas instâncias colidem com
um ao outro; um evento de colisão assim chamada. Por exemplo, quando a instância do palhaço colide com um
instância da parede, o palhaço deve reagir e mudar sua direção de movimento. Novamente outros eventos
acontecer quando o jogador pressiona uma tecla no teclado ou cliques com o mouse em uma instância. Para o
palhaço, vamos utilizar um evento de mouse para fazê-la reagir a um toque no mouse sobre ele.
Para indicar o que deve acontecer no caso de um evento, você especificar ações. Há muitos úteis
ações para você escolher. Por exemplo, há numa acção que define a instância em movimento num
especial sentido, há uma ação para mudar o placar, e há uma ação para reproduzir sons. assim
definição de um objeto jogo consiste em alguns aspectos: nós damos o objeto um sprite como uma imagem, podemos definir
algumas propriedades, e podemos indicar a que eventos instâncias do objeto deve reagir e que
ações que deve executar.
Observe a distinção entre objetos e instâncias desses objetos. Um objeto define um jogo particular
objeto com o seu comportamento (isto é, a reacção para eventos). Deste objeto, pode haver uma ou mais instâncias em
o jogo. Essas instâncias irá agir de acordo com o comportamento definido. Dito de outra forma, um objeto é uma
coisa abstrata. Como na vida normal, nós podemos falar sobre uma cadeira como um objeto abstrato que você pode sentar, mas
também podemos falar de uma cadeira especial, que é uma instância do objeto cadeira, que realmente existe no
nossa casa.
Então, como isso funciona para fora para o jogo que estamos fazendo? Vamos precisar de dois objetos. Vamos primeiro criar o
objeto de parede muito simples. Este objeto não precisa de um comportamento em tudo. Não vai reagir a quaisquer acontecimentos.
Crie o objeto de parede:
1. A partir do menu Recursos, escolha Criar objeto. O objeto de formulário Propriedades aparece, como é
mostrada na Figura 4.
Figura 4. As propriedades do objeto vazias formar.
2. Clique no campo Nome e renomear o objeto para obj_wall.
3. Clicar no ícone de menu no final do campo Sprite e na lista de sprites disponíveis seleccionar o
spr_wall sprite.
4. Instâncias do objeto parede deve ser sólida, isto é, não houve outros casos devem ser autorizados a
penetrar-los. Para este fim, clique na caixa ao lado da propriedade Solid para habilitá-lo.
5. A forma cheia-nos é mostrado na Figura 5. Pressione OK para fechar o formulário.

Por enquanto é isso, traduzi até a pagina 6
, comentem e irei postando mais e mais...

Akrashi

Número de Mensagens : 13
Idade : 24
Data de inscrição : 23/04/2012
Reputação : 1
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TUTORIAL TRADUZIDO - SEU PRIMEIRO JOGO

Mensagem por Need 90 em Seg 23 Abr 2012, 19:19

Você traduziu ou o google tradutor? Ta cheio de erros.
Parabéns Google =D

Need 90

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 787
Data de inscrição : 16/01/2012
Notas recebidas : D+A+B
Reputação : 7
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://need90games.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TUTORIAL TRADUZIDO - SEU PRIMEIRO JOGO

Mensagem por Akrashi em Seg 23 Abr 2012, 19:24

Sim foi o Google mas quem copiou e editou tudo fui eu.
Até mais! Happy

Akrashi

Número de Mensagens : 13
Idade : 24
Data de inscrição : 23/04/2012
Reputação : 1
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TUTORIAL TRADUZIDO - SEU PRIMEIRO JOGO

Mensagem por Kaique_Staff em Seg 23 Abr 2012, 19:52

a tradução foi feita pelo Google Tradutor, que vergonha. Boa tentativa.

Kaique_Staff

Ranking : Nota E
Número de Mensagens : 206
Data de inscrição : 16/01/2012
Notas recebidas : E+E
Reputação : 3
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://forumshow.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TUTORIAL TRADUZIDO - SEU PRIMEIRO JOGO

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 00:17


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum