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[GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

em Seg 23 Abr 2012, 16:06
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GMSDK 2.0 ALPHA

Após criar a gmLib e a primeira sdk, eu achava que ja tinha alcançado algo "perfeito", se era perfeito, não havia como melhorar.
pensando assim fiquei cerca de 8 meses sem criar nada realmente interessante.
então eu parei para refletir, para nós ciêntistas e programadores, não existe perfeição, e é por isso que nós buscamos tão gananciosamente por ela.

mesmo após refazer a mesma coisa 1000 vezes, no fim sempre vimos que é possivel melhorar, logo não é mais perfeito.

bem, eu andei testando uns antigos projetos, tais como gmLibrary e gmlSDK v1.0,
e sem querer me menosprezar, pensei "que bela merda eu fiz", eu não levo isso como uma ofença, pois tive que passar por isso para poder evoluir.

então resolvi criar uma versão perfeita do gmsdk.
estou desenvolvendo com base nesses principios
·simplicidade
·flexibilidade
·desempenho
·utilidade

é o que todos nós buscamos certo?

algo simples de usar, prático, rapido e util

e é por isso que eu venho lhes apresentar meu novo projeto: GMSDK 2.0

esse projeto praticamente contem tudo o que um desenvolvedor precisa para criar qualquer tipo de jogo ou software.

por hora estou me dedicando a parte mais fragil do game maker, o 3D.
o 3d foi a primeira biblioteca a ser desenvolvida, e com muito prazer, digo que esta quase pronto.

eu praticamente rompi as barreiras que o game maker tinha com as limitações 3d.
agora você podera carregar mais de 8 tipos de modelos 3d, tais como
.obj (Wavefront)
.x (directX model)
.mod (Modelo padrão do game maker)
.c (Model em matriz C/c++)
.asc (3d studio model ASCII)
.vtx (Anima8or Model)
.ms3d(Milkshape Model)
.g3d (3D Studio Animated Model)
.md2 (Quake Animated Model)
.md3 (Quake Animated Model)
.3ds (3D Studio Model)
.b3d (Blitz Model)

creio que é o suficiente para trabalhar com um grupo de modeladores de diferentes areas.
o sdk, carrega automaticamente os modelos com detecção de colisão, ou seja, você não precisa definir praticamente NADA.
o sdk faz tudo por vc Happy.

detectar uma colisão 3d no sdk é tão facil quanto detectar em 2d

basta usar uma simples função
d3d_collision(model1,model2)
só isso, a sdk vai detectar se há colisão entre o model1 e o model2

é claro, existe funções de detecção mais avançadas para usuarios mais experientes.

eu fiz a sdk, pensando nos dois lados da balança (usuarios iniciantes e experientes)
assim irá agradar ambos os lados.

para usar a SDK, você precisará ter em mente apenas uma coisa.
todos os modelos quando carregados, serão tratados como ANIMADOS.

bom, eu tambem coloquei algumas "features" muito procuradas, como suporte a 3D MOUSE
ou seja, podera saber onde o mouse esta no mundo 3D.

tambem algumas outras funções matematicas como
d3d_point_direction
e d3d_point_distance

assim podemos localizar exatamente a direção e a distancia entre pontos 3d.

bom, creio que todos querem ver mais ação e menos texto.

aqui estão alguns videos de testes da SDK





mais videos:






[Versão atual]
novo
Download Novo:

vesões antigas:






Atualizações:

[25/07/2012]
Source Code Completo!
Extensão Professional Game Maker Software Development Kit 2.0 iniciado

#netvar adicionado
agora é possivel armazenar variaveis num servidor online, créditos ao Pedro Gabriel


[14/5/2012]
Novos Headers system.h,net.h,physic.h,iostream.h
novas funções
#sistema de fisica adicionado
#IOSTREAM suporte a joystick e mouse_speed
#threads, execução em hyper processamento

[7/5/2012]
#108 funções de controles (winapi)

[6/5/2012]
novo header "windows.h"
#Windows API integrado e funcionando
#elementos disponiveis no winapi
|____#button,fieldset,radiobox,checkbox,edit,text,combobox,listbox,fieldtext,ipaddress
|____#listview,calendar,progressbar,scrollbar,tab,treeview,window,static,statusbar.
#função para acesso a array 3 e 6 Dimensões "vector"
#sound_play_ext pequena melhoria na função sound_play
#funções matematicas para conversão de hexadecimal para real e vice versa
#draw_roundrect_ext melhoria na função draw_roundrect
#draw_self melhoria para draw_sprite_ext, função padrão do game maker studio
[4/5/2012]
#d3d_load_md2(); mutação, função foi alterada para evitar OVERLOAD
#bugs no heightmap fixado
#heightmap com auto sombreamento de profundidade
#d3d_transform_2d(); transforma a matriz para desenhos em shapa billboard
#d3d_instance_create();facilita a criação de instancias no mundo 3d, com argumento extra "z"

[2/5/2012]
funções de carregamento de modelos 3d
reescrito em forma de dll por mim.
permitindo carregar modelos como .3ds,.obj e .md2 em ultra velocidade

Pequena referencia:

import(string);//carrega uma ou mais biblioteca de uma vez
ex://import("d3d.h")

d3d_camera(x,y,z,xrot,yrot,zoom out);
//se quiser usar 3d mouse, o uso da camera é obrigatório

d3d_load_model("filename",scale,precise collision);//função que carrega um modelo de um arquivo de texto
//suporta os seguintes formatos:.obj,.mod,.3ds,.md2,.md3,.vtx,.x,.c,.asc,.ms3d,.g3d,.b3d

d3d_draw_model(modelid,frame index,x,y,z,texture);//desenha um modelo

d3d_transform(x,y,z,rotx,roty,rotz);//transforma as matrizes do modelo como eixo,rotação x,y,z

d3d_set_identity();//reseta as definições das matrizes

//para fazer um modelo girar
//use:
d3d_transform(x,y,z,45,0,0);
d3d_draw_model(model,0, 0,0,0,-1);
d3d_set_identity();

d3d_place_free(x,y,z,model);

d3d_instance_place(x,y,z,model);//retorna a id do modelo

/*LIMITAÇÕES
a sdk não tem suporte a alteração de escala
*/
Constantes:

//constantes globais
d3d_mouse_x
d3d_mouse_y
d3d_mouse_z
math_count
math_result[2]
d3d_camera_x
d3d_camera_y
d3d_camera_z

//variaveis locais
z
model_index
zstart

qual a razão desse tópico, você deve estar se perguntando.

será apenas o log de desenvolvimento, assim vocês poderam acompanhar passo a passo, as novas features da sdk.
e é claro, será a area de debug tbm, eu escolherei alguns membros da gmbr para testarem a sdk e analisar provaveis bugs.

Obrigado pela atenção!
DS-STUDIO 2009-2012.

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Última edição por Jiraya em Dom 26 Ago 2012, 16:19, editado 35 vez(es)
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

em Seg 23 Abr 2012, 16:13
Aí sim!
Será mais prático e rápido fazer as coisas.
Principalmente em 3D, que demora mais.
Você poderia adicionar controles, como botões, caixas de textos, radio, scroll, etc... Fica interessante.
Outra coisa interessante seria ter funções práticas para download, upload e gerenciamento FTP.

Uma pergunta: essa versão vai ser a fusão dos seus dois projetos anteriores? Ou seria a continuação/renovação só da primeira versão?

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

em Seg 23 Abr 2012, 16:27
Este é uma Recriação do SDK antigo, pois esta sendo escrito do zero.
as funções sobre controles, ja esta pronto em um projeto separado, será usado o próprio windows api. para criar controles com combinação de estilo.

sobre downloads/uploads, isso ja esta preparado, funções de conecção ficaram no header "net.h"
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

em Seg 23 Abr 2012, 16:56
Bom não entendo nada de programação, pelo que eu to vendo esse desempenho evolutivo de experiencias, vem crescendo em você, parabéns apesar que no meu caso sincero, não vou usar, talvez não agora mas quando tiver mais entendido com o gmk, mas vai ser de grande ajuda a um certo amigo rsrs...e também para as pessoas que entende, é um visual bonito vendo pelos videos, e também ficou boa sua apresentação, comentando como foi a ideia de criar a nova versão do programa, estive acompanhado desde a versão antiga, você poderia fazer isso como trabalho mesmo, você devia botar créditos a quem for usar esse programa, programador eu sei que rala muito a cabeça tanto mexer e construir um programa, mesmo já estando acostumado, tendo força de vontade vai longe boa sorte Happy
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

em Seg 23 Abr 2012, 17:00
Realmente me parece que está ficando ótimo, eu não sei fazer nada em 3D usando o GameMaker, já pensei em aprender/ler sobre como fazer mas sempre acabo ficando com tédio ou sono...Mas vendo seu GM SDK chega a dar vontade de aprender. E da pra notar que você programa muito bem e rápido, continue assim que vai longe, eu nem teria ideia por onde começar a fazer Razz
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

em Seg 23 Abr 2012, 17:03
A nova SDK só abrange 3D?
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

em Seg 23 Abr 2012, 17:07
@Jiraya escreveu:Este é uma Recriação do SDK antigo, pois esta sendo escrito do zero.
as funções sobre controles, ja esta pronto em um projeto separado, será usado o próprio windows api. para criar controles com combinação de estilo.

sobre downloads/uploads, isso ja esta preparado, funções de conecção ficaram no header "net.h"

Me parece que tem as mesmas coisas que a velha tinha também.
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

em Seg 23 Abr 2012, 21:30
agora você podera carregar mais de 8 tipos de modelos 3d, tais como
.obj (Wavefront)
.x (directX model)
.mod (Modelo padrão do game maker)
.c (Model em matriz C/c++)
.asc (3d studio model ASCII)
.vtx (Anima8or Model)
.ms3d(Milkshape Model)
.g3d (3D Studio Animated Model)
.md2 (Quake Animated Model)
.md3 (Quake Animated Model)
.3ds (3D Studio Model)
.b3d (Blitz Model)

Nossa, realmente impressionante isso, fiquei curioso agora como fez para conseguir importar tantos formatos, eu já vi dll para alguns formatos que você postou, script em gml para outros formatos... mais uma dll que consiga importar todos acho que nunca vi, você que criou um script ou uma dll que consiga trabalhar com todos esses formatos ou usa mais de uma dll para isso?
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

em Qua 02 Maio 2012, 17:31
DOWNLOAD Versão ALPHA disponivel!
arrumei os ultimos bugs
estou disponibilizando essa versão alpha, APENAS PARA TESTES.
por favor ainda não usem em jogos, pois não poderei dar suporte.
eu peço que testem e reportem os BUGS nesse tópico.

a documentação das funções será escrita quando a versão estiver ESTAVEL.


Última edição por Jiraya em Qua 02 Maio 2012, 20:11, editado 1 vez(es)
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

em Qua 02 Maio 2012, 19:56

Recebi um erro ao testar o .gmk:

ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object Dragon:

In script d3d_draw_model:
Error in code at line 2:
global._D3DROT_[argument0,0]=global._D3DANGLE_[0];global._D3DROT_[argument0,1]=global._D3DANGLE_[1];global._D3DROT_[argument0,2]=global._D3DANGLE_[2];
^
at position 18: Negative array index

- Extrai os arquivos para uma pasta, abri o projeto e testei;
- Todos os arquivos estão dentro da pasta;
- Testei no Game Maker 8.0 Pro;

Flw! sorrindo2
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

em Qua 02 Maio 2012, 20:10
Eu baixei para testar e apareceu esse erro,somente cliquei em executar...
Por favor conserte quero testa-la! lol!



caso não consiga ver clique aqui: http://imageshack.us/photo/my-images/10/errogmsdk.png/


Última edição por fbixd em Qua 02 Maio 2012, 20:13, editado 1 vez(es)
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

em Qua 02 Maio 2012, 20:12
muito Obrigado por avisarem!
eu cometi um pequeno engano, enviei o arquivo de modelo errado.
mil desculpas!
podem baixar que agora esta funcionando perfeitamente! Happy
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

em Qua 02 Maio 2012, 21:44
Sempre apoiei a criação de softwares não só no gm como em qualquer linguagem e com esse não sera diferente, sera um grande programa, boa sorte e continue evoluindo.

PS:. quando abrir as vagas para tester conte comigo Razz
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

em Sex 04 Maio 2012, 15:14
Pequena atualização.
um exemplo de jogo RPG 3d, foi adicionado, para testar e depurar as novas funções Happy.

em breve a windows api será adicionada a sdk.

não se preoculpem, quando a versão estiver estavel, iriei criar dezenas de exemplos ensinando a usar função por função, para assim você poder tirar o maximo proveito da sdk.

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

em Sex 04 Maio 2012, 19:11
Salve , salve!!
Tá ficando muito boa a Nova SDK, vc está conseguindo colocar tudo aquilo que a gente tava falando no msn, parabéns!
O heightmap é um bom sistema, eu descubri ele este ano, e gostei muito.
Axo muito útil, embora seje um pouco confuso para iniciantes, por tirar a noção de espaço que a gente tem do jogo, montando de acordo com a room.
O teste ficou bacana, já vi estes modelos na net, e ficaram bem encaixados com o jogo.
As funções de posição no mundo 3d vão ajudar muito também.
Assim que eu tiver tempo para mecher no game maker, farei alguns jogos com seu sdk, vai ficar bem mais fácil agora!!

Só quero deixar uma dica: Não se esqueça de documentar ele quando terminar, porque todos nós sentimos falta disso na SDK1 e na GMlibrary.

Parabéns, realmente está ficando muito bom!
Desta vez vc realmente sabe o que está fazendo!!!

OFF:
ando sumido do fórum ultimamente porque minha vida ta meio corrida aqui, aí to meio sem tempo...
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

em Dom 06 Maio 2012, 13:56
Está muito bom o exemplo.
O tanto de funções que possui é extraordinário.
Vai ser a melhor extensão do GM.
Mas para isso precisará haver uma boa documentação, até pelo fato de haver outras DLLs/Extensões boas, mas que acabam sendo esquecidas por não terem uma boa documentação.

Espero ansiosamente pela conclusão da extensão.

Até mais!
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

em Dom 06 Maio 2012, 14:56

Robusto! Lotado de recursos! Cara, feito memorável e merece ser reconhecido! Achei legal também porque ficou bem rápido. Até então eu achava jogos 3D feitos até no Blitz mais rápidos que o GM, mas a sua SDK acabou de mudar minha opinião! *_*

Aguardando a versão full... o/

Valeu!
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

em Dom 06 Maio 2012, 16:40
adorei, voce quebrou mesmo as barreiras do 3D do game maker, a soa SDK esta rapida, asserio impressionante.

Versao full aguardando......
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

em Dom 06 Maio 2012, 17:44
Só ví uma coisa que poderia ser um bug, não sei se posso considerar assim.
É que se atiramos sem parar a arma gira sem parar também. Acho que devia ter um limite bem curto lá.
O resto ta ótimo Jiraya.
Parabéns!
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

em Seg 07 Maio 2012, 23:05
#mrbrum22

sim, foi facil adaptar o que tinha planejado, só foi um pouco cansativo
esse fim de semana tive que virar a noite para montar a estrutura do windows api.

#Pedrø
Obrigado! é o que eu espero.
não se preocupe, dessa vez a documentação não vai faltar Happy

#Ninja8086
Muito obrigado, o 3d na sdk, teve uma atenção muito especial, o objetivo era quebrar a barreira de limitação que o gm tinha com o 3d.
pessoalmente eu estava cansado de ouvir as pessoas reclamarem do 3d do game maker...

#loja
sim Happy isso é um "missão cumprida".
mas ainda falta muito para deixa-la completa.

#Super Maker
obrigado pela obsevação, vou averiguar isso.
mas tenha certeza, o bug n é na sdk e sim no minha lógica na hora de programar.


NOVA ATUALIZAÇÃO DISPONIVEL!
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

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