[GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

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[GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por Jiraya em Seg 23 Abr 2012, 16:06



GMSDK 2.0 ALPHA

Após criar a gmLib e a primeira sdk, eu achava que ja tinha alcançado algo "perfeito", se era perfeito, não havia como melhorar.
pensando assim fiquei cerca de 8 meses sem criar nada realmente interessante.
então eu parei para refletir, para nós ciêntistas e programadores, não existe perfeição, e é por isso que nós buscamos tão gananciosamente por ela.

mesmo após refazer a mesma coisa 1000 vezes, no fim sempre vimos que é possivel melhorar, logo não é mais perfeito.

bem, eu andei testando uns antigos projetos, tais como gmLibrary e gmlSDK v1.0,
e sem querer me menosprezar, pensei "que bela merda eu fiz", eu não levo isso como uma ofença, pois tive que passar por isso para poder evoluir.

então resolvi criar uma versão perfeita do gmsdk.
estou desenvolvendo com base nesses principios
·simplicidade
·flexibilidade
·desempenho
·utilidade

é o que todos nós buscamos certo?

algo simples de usar, prático, rapido e util

e é por isso que eu venho lhes apresentar meu novo projeto: GMSDK 2.0

esse projeto praticamente contem tudo o que um desenvolvedor precisa para criar qualquer tipo de jogo ou software.

por hora estou me dedicando a parte mais fragil do game maker, o 3D.
o 3d foi a primeira biblioteca a ser desenvolvida, e com muito prazer, digo que esta quase pronto.

eu praticamente rompi as barreiras que o game maker tinha com as limitações 3d.
agora você podera carregar mais de 8 tipos de modelos 3d, tais como
.obj (Wavefront)
.x (directX model)
.mod (Modelo padrão do game maker)
.c (Model em matriz C/c++)
.asc (3d studio model ASCII)
.vtx (Anima8or Model)
.ms3d(Milkshape Model)
.g3d (3D Studio Animated Model)
.md2 (Quake Animated Model)
.md3 (Quake Animated Model)
.3ds (3D Studio Model)
.b3d (Blitz Model)

creio que é o suficiente para trabalhar com um grupo de modeladores de diferentes areas.
o sdk, carrega automaticamente os modelos com detecção de colisão, ou seja, você não precisa definir praticamente NADA.
o sdk faz tudo por vc Happy.

detectar uma colisão 3d no sdk é tão facil quanto detectar em 2d

basta usar uma simples função
d3d_collision(model1,model2)
só isso, a sdk vai detectar se há colisão entre o model1 e o model2

é claro, existe funções de detecção mais avançadas para usuarios mais experientes.

eu fiz a sdk, pensando nos dois lados da balança (usuarios iniciantes e experientes)
assim irá agradar ambos os lados.

para usar a SDK, você precisará ter em mente apenas uma coisa.
todos os modelos quando carregados, serão tratados como ANIMADOS.

bom, eu tambem coloquei algumas "features" muito procuradas, como suporte a 3D MOUSE
ou seja, podera saber onde o mouse esta no mundo 3D.

tambem algumas outras funções matematicas como
d3d_point_direction
e d3d_point_distance

assim podemos localizar exatamente a direção e a distancia entre pontos 3d.

bom, creio que todos querem ver mais ação e menos texto.

aqui estão alguns videos de testes da SDK





mais videos:






[Versão atual]
novo
Download Novo:
https://dl.dropbox.com/u/61491349/GMSDK%202.0/GMSDK%202.0.zip

vesões antigas:






Atualizações:

[25/07/2012]
Source Code Completo!
Extensão Professional Game Maker Software Development Kit 2.0 iniciado

#netvar adicionado
agora é possivel armazenar variaveis num servidor online, créditos ao Pedro Gabriel


[14/5/2012]
Novos Headers system.h,net.h,physic.h,iostream.h
novas funções
#sistema de fisica adicionado
#IOSTREAM suporte a joystick e mouse_speed
#threads, execução em hyper processamento

[7/5/2012]
#108 funções de controles (winapi)

[6/5/2012]
novo header "windows.h"
#Windows API integrado e funcionando
#elementos disponiveis no winapi
|____#button,fieldset,radiobox,checkbox,edit,text,combobox,listbox,fieldtext,ipaddress
|____#listview,calendar,progressbar,scrollbar,tab,treeview,window,static,statusbar.
#função para acesso a array 3 e 6 Dimensões "vector"
#sound_play_ext pequena melhoria na função sound_play
#funções matematicas para conversão de hexadecimal para real e vice versa
#draw_roundrect_ext melhoria na função draw_roundrect
#draw_self melhoria para draw_sprite_ext, função padrão do game maker studio
[4/5/2012]
#d3d_load_md2(); mutação, função foi alterada para evitar OVERLOAD
#bugs no heightmap fixado
#heightmap com auto sombreamento de profundidade
#d3d_transform_2d(); transforma a matriz para desenhos em shapa billboard
#d3d_instance_create();facilita a criação de instancias no mundo 3d, com argumento extra "z"

[2/5/2012]
funções de carregamento de modelos 3d
reescrito em forma de dll por mim.
permitindo carregar modelos como .3ds,.obj e .md2 em ultra velocidade

Pequena referencia:

import(string);//carrega uma ou mais biblioteca de uma vez
ex://import("d3d.h")

d3d_camera(x,y,z,xrot,yrot,zoom out);
//se quiser usar 3d mouse, o uso da camera é obrigatório

d3d_load_model("filename",scale,precise collision);//função que carrega um modelo de um arquivo de texto
//suporta os seguintes formatos:.obj,.mod,.3ds,.md2,.md3,.vtx,.x,.c,.asc,.ms3d,.g3d,.b3d

d3d_draw_model(modelid,frame index,x,y,z,texture);//desenha um modelo

d3d_transform(x,y,z,rotx,roty,rotz);//transforma as matrizes do modelo como eixo,rotação x,y,z

d3d_set_identity();//reseta as definições das matrizes

//para fazer um modelo girar
//use:
d3d_transform(x,y,z,45,0,0);
d3d_draw_model(model,0, 0,0,0,-1);
d3d_set_identity();

d3d_place_free(x,y,z,model);

d3d_instance_place(x,y,z,model);//retorna a id do modelo

/*LIMITAÇÕES
a sdk não tem suporte a alteração de escala
*/
Constantes:

//constantes globais
d3d_mouse_x
d3d_mouse_y
d3d_mouse_z
math_count
math_result[2]
d3d_camera_x
d3d_camera_y
d3d_camera_z

//variaveis locais
z
model_index
zstart

qual a razão desse tópico, você deve estar se perguntando.

será apenas o log de desenvolvimento, assim vocês poderam acompanhar passo a passo, as novas features da sdk.
e é claro, será a area de debug tbm, eu escolherei alguns membros da gmbr para testarem a sdk e analisar provaveis bugs.

Obrigado pela atenção!
DS-STUDIO 2009-2012.

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Última edição por Jiraya em Dom 26 Ago 2012, 16:19, editado 35 vez(es)

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por PedroX em Seg 23 Abr 2012, 16:13

Aí sim!
Será mais prático e rápido fazer as coisas.
Principalmente em 3D, que demora mais.
Você poderia adicionar controles, como botões, caixas de textos, radio, scroll, etc... Fica interessante.
Outra coisa interessante seria ter funções práticas para download, upload e gerenciamento FTP.

Uma pergunta: essa versão vai ser a fusão dos seus dois projetos anteriores? Ou seria a continuação/renovação só da primeira versão?


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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por Jiraya em Seg 23 Abr 2012, 16:27

Este é uma Recriação do SDK antigo, pois esta sendo escrito do zero.
as funções sobre controles, ja esta pronto em um projeto separado, será usado o próprio windows api. para criar controles com combinação de estilo.

sobre downloads/uploads, isso ja esta preparado, funções de conecção ficaram no header "net.h"

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por Tiger em Seg 23 Abr 2012, 16:56

Bom não entendo nada de programação, pelo que eu to vendo esse desempenho evolutivo de experiencias, vem crescendo em você, parabéns apesar que no meu caso sincero, não vou usar, talvez não agora mas quando tiver mais entendido com o gmk, mas vai ser de grande ajuda a um certo amigo rsrs...e também para as pessoas que entende, é um visual bonito vendo pelos videos, e também ficou boa sua apresentação, comentando como foi a ideia de criar a nova versão do programa, estive acompanhado desde a versão antiga, você poderia fazer isso como trabalho mesmo, você devia botar créditos a quem for usar esse programa, programador eu sei que rala muito a cabeça tanto mexer e construir um programa, mesmo já estando acostumado, tendo força de vontade vai longe boa sorte Happy

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por PedroGabriel em Seg 23 Abr 2012, 17:00

Realmente me parece que está ficando ótimo, eu não sei fazer nada em 3D usando o GameMaker, já pensei em aprender/ler sobre como fazer mas sempre acabo ficando com tédio ou sono...Mas vendo seu GM SDK chega a dar vontade de aprender. E da pra notar que você programa muito bem e rápido, continue assim que vai longe, eu nem teria ideia por onde começar a fazer Razz

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por Roooger em Seg 23 Abr 2012, 17:03

A nova SDK só abrange 3D?

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por PedroGabriel em Seg 23 Abr 2012, 17:07

Jiraya escreveu:Este é uma Recriação do SDK antigo, pois esta sendo escrito do zero.
as funções sobre controles, ja esta pronto em um projeto separado, será usado o próprio windows api. para criar controles com combinação de estilo.

sobre downloads/uploads, isso ja esta preparado, funções de conecção ficaram no header "net.h"

Me parece que tem as mesmas coisas que a velha tinha também.

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por Klior em Seg 23 Abr 2012, 21:30

agora você podera carregar mais de 8 tipos de modelos 3d, tais como
.obj (Wavefront)
.x (directX model)
.mod (Modelo padrão do game maker)
.c (Model em matriz C/c++)
.asc (3d studio model ASCII)
.vtx (Anima8or Model)
.ms3d(Milkshape Model)
.g3d (3D Studio Animated Model)
.md2 (Quake Animated Model)
.md3 (Quake Animated Model)
.3ds (3D Studio Model)
.b3d (Blitz Model)

Nossa, realmente impressionante isso, fiquei curioso agora como fez para conseguir importar tantos formatos, eu já vi dll para alguns formatos que você postou, script em gml para outros formatos... mais uma dll que consiga importar todos acho que nunca vi, você que criou um script ou uma dll que consiga trabalhar com todos esses formatos ou usa mais de uma dll para isso?

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por Jiraya em Qua 02 Maio 2012, 17:31

DOWNLOAD Versão ALPHA disponivel!
arrumei os ultimos bugs
estou disponibilizando essa versão alpha, APENAS PARA TESTES.
por favor ainda não usem em jogos, pois não poderei dar suporte.
eu peço que testem e reportem os BUGS nesse tópico.

a documentação das funções será escrita quando a versão estiver ESTAVEL.


Última edição por Jiraya em Qua 02 Maio 2012, 20:11, editado 1 vez(es)

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por gabrielsch em Qua 02 Maio 2012, 19:56


Recebi um erro ao testar o .gmk:

ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object Dragon:

In script d3d_draw_model:
Error in code at line 2:
global._D3DROT_[argument0,0]=global._D3DANGLE_[0];global._D3DROT_[argument0,1]=global._D3DANGLE_[1];global._D3DROT_[argument0,2]=global._D3DANGLE_[2];
^
at position 18: Negative array index

- Extrai os arquivos para uma pasta, abri o projeto e testei;
- Todos os arquivos estão dentro da pasta;
- Testei no Game Maker 8.0 Pro;

Flw! sorrindo2

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por fbixd em Qua 02 Maio 2012, 20:10

Eu baixei para testar e apareceu esse erro,somente cliquei em executar...
Por favor conserte quero testa-la! lol!



caso não consiga ver clique aqui: http://imageshack.us/photo/my-images/10/errogmsdk.png/


Última edição por fbixd em Qua 02 Maio 2012, 20:13, editado 1 vez(es)

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por Jiraya em Qua 02 Maio 2012, 20:12

muito Obrigado por avisarem!
eu cometi um pequeno engano, enviei o arquivo de modelo errado.
mil desculpas!
podem baixar que agora esta funcionando perfeitamente! Happy

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por Kaique_Staff em Qua 02 Maio 2012, 21:44

Sempre apoiei a criação de softwares não só no gm como em qualquer linguagem e com esse não sera diferente, sera um grande programa, boa sorte e continue evoluindo.

PS:. quando abrir as vagas para tester conte comigo Razz

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por Jiraya em Sex 04 Maio 2012, 15:14

Pequena atualização.
um exemplo de jogo RPG 3d, foi adicionado, para testar e depurar as novas funções Happy.

em breve a windows api será adicionada a sdk.

não se preoculpem, quando a versão estiver estavel, iriei criar dezenas de exemplos ensinando a usar função por função, para assim você poder tirar o maximo proveito da sdk.


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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por Mr.Brum em Sex 04 Maio 2012, 19:11

Salve , salve!!
Tá ficando muito boa a Nova SDK, vc está conseguindo colocar tudo aquilo que a gente tava falando no msn, parabéns!
O heightmap é um bom sistema, eu descubri ele este ano, e gostei muito.
Axo muito útil, embora seje um pouco confuso para iniciantes, por tirar a noção de espaço que a gente tem do jogo, montando de acordo com a room.
O teste ficou bacana, já vi estes modelos na net, e ficaram bem encaixados com o jogo.
As funções de posição no mundo 3d vão ajudar muito também.
Assim que eu tiver tempo para mecher no game maker, farei alguns jogos com seu sdk, vai ficar bem mais fácil agora!!

Só quero deixar uma dica: Não se esqueça de documentar ele quando terminar, porque todos nós sentimos falta disso na SDK1 e na GMlibrary.

Parabéns, realmente está ficando muito bom!
Desta vez vc realmente sabe o que está fazendo!!!

OFF:
ando sumido do fórum ultimamente porque minha vida ta meio corrida aqui, aí to meio sem tempo...

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por PedroX em Dom 06 Maio 2012, 13:56

Está muito bom o exemplo.
O tanto de funções que possui é extraordinário.
Vai ser a melhor extensão do GM.
Mas para isso precisará haver uma boa documentação, até pelo fato de haver outras DLLs/Extensões boas, mas que acabam sendo esquecidas por não terem uma boa documentação.

Espero ansiosamente pela conclusão da extensão.

Até mais!

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por GameMakerTutoriais em Dom 06 Maio 2012, 14:56


Robusto! Lotado de recursos! Cara, feito memorável e merece ser reconhecido! Achei legal também porque ficou bem rápido. Até então eu achava jogos 3D feitos até no Blitz mais rápidos que o GM, mas a sua SDK acabou de mudar minha opinião! *_*

Aguardando a versão full... o/

Valeu!

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por loja em Dom 06 Maio 2012, 16:40

adorei, voce quebrou mesmo as barreiras do 3D do game maker, a soa SDK esta rapida, asserio impressionante.

Versao full aguardando......

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por Super Maker em Dom 06 Maio 2012, 17:44

Só ví uma coisa que poderia ser um bug, não sei se posso considerar assim.
É que se atiramos sem parar a arma gira sem parar também. Acho que devia ter um limite bem curto lá.
O resto ta ótimo Jiraya.
Parabéns!

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por Jiraya em Seg 07 Maio 2012, 23:05

#mrbrum22

sim, foi facil adaptar o que tinha planejado, só foi um pouco cansativo
esse fim de semana tive que virar a noite para montar a estrutura do windows api.

#Pedrø
Obrigado! é o que eu espero.
não se preocupe, dessa vez a documentação não vai faltar Happy

#Ninja8086
Muito obrigado, o 3d na sdk, teve uma atenção muito especial, o objetivo era quebrar a barreira de limitação que o gm tinha com o 3d.
pessoalmente eu estava cansado de ouvir as pessoas reclamarem do 3d do game maker...

#loja
sim Happy isso é um "missão cumprida".
mas ainda falta muito para deixa-la completa.

#Super Maker
obrigado pela obsevação, vou averiguar isso.
mas tenha certeza, o bug n é na sdk e sim no minha lógica na hora de programar.


NOVA ATUALIZAÇÃO DISPONIVEL!
suporte a windows api completa.



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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por PedroX em Seg 07 Maio 2012, 23:09

Excelente.
Vou usar com certeza quando precisar de algo do tipo.
Parabéns.
Ótima atualização.
Se puder, implemente aquelas funções que disse.

Até mais!

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por gabrielsch em Ter 08 Maio 2012, 00:21

d3d_collision(model1,model2)
só isso, a sdk vai detectar se há colisão entre o model1 e o model2

Só pelo fato de ter essa colisão simples de se verificar creio que esse projeto vai ser um sucesso, nunca consegui fazer
um sistema de colisão 3D fácil de se programar e fácil de se mexer.

Além dessas funções, terá algo como d3d_collision_line ?

Parabéns Jiraya esta fazendo um ótimo trabalho! o/

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por Tiger em Ter 08 Maio 2012, 01:25

Muito bom o video, realmente esta ficando impressionante o programa, esse seu nível de programação ta bem altíssimo, a vontade de inventar programas, não são pra todos de ficar horas e horas mexendo em códigos, é coisa insana, acho que você até manja desenhar atrás de scripts se não me engano, tem uns doidos que faz cada coisa só com codigos que cria um desenho.

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por Jiraya em Qua 09 Maio 2012, 14:34

#Pedro
vlw!
claro vou tentar implementar

#gabrielsch
eu tambem coloquei varias outras funções
como d3d_instance_place
d3d_place_meeting, tbm, quanto a collision_line
estou com alguns problemas, pois a função ray da dll, n esta identificando as vertices das estruturas, mas vou tentar dar um jeito.

#Tiger
Obrigado.
quando se gosta de fazer algo, fazemos bem feito Happy.
e sem perceber subismo de nivel.


bom, eu estou desenvolvendo um software para facilitar a definição das animaçãos md2.


foi feito apenas com a sdk, nada mais Happy.


download:

http://dl.dropbox.com/u/61491349/Fairu/3d%20Animation%20Clipper.zip



Jiraya

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por peixoto em Qua 09 Maio 2012, 15:13

A GMSDK ta ficando realmente perfeita!

Tou esperando o lançamento dela para criar meu primeiro jogo 3D

Mal posso esperar a versão completa!

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por Super Maker em Qua 09 Maio 2012, 18:17

Ótima SDK Jiraya.
Oque eu queria pra usar ela é um editor de MD2.


Última edição por Super Maker em Seg 14 Maio 2012, 07:40, editado 1 vez(es)

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por Jiraya em Sex 11 Maio 2012, 23:34

#peixoto
fico feliz que esteja aguardando, acredite, fazer um jogo 3d com esta sdk, será muito facil, mesmo com sistemas complexos.

#Super Maker
quanto isso, eu irei disponibilizar links para vários programas que podem trabalhar com 3d, e até plugins caso não queiram trocar de programa.

==========
Provavelmente esse fim de semana irei disponibilizar mais um beta
e com novas features :­]

atualmente estou trabalhando na parte tão esperada por alguns membros
o 2D.
alguns estavam pensando que a sdk só tinha suporte para 3d.

bem, um novo sistema de fisica foi adicionado na sdk, é MUITO rapida.
espero termina-la até esse fim de semana.
a melhor parte de tudo, é que a fisica da sdk é totalmente diferente de todas os outros.

pelo simples fato, de ser a forma mais facil que existe de usar fisica no game maker.

com apenas duas funções você pode desfrutar da fisica.

essa são as duas funções
Código:

import("physic.h");//carrega as funções de fisica
auto_physic();//define o objeto automaticamente para interagir com o mundo fisico.
dificil ?x]

agora quero ver um belo angry bird criado com a sdk.
pq o maior problema ja foi resolvido Happy

agora poderam soltar a criatividade com essa poderosa fisica :­D
fazer carros atravessarem paredes, explodirem prédios e ver desmoronando aos poucos.

é ilimitado o que se pode fazer, apenas use a criatividade Happy

o próximo passo será o path finder...


Jiraya

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por PedroX em Sab 12 Maio 2012, 11:01

Essa parte 2D promete. Eu particularmente prefiro trabalhar em jogos 2D, caso contrário, estaria usando outro motor. Mas com a sua extensão, assim como disse o Ninja, as coisas mudaram. Pelo que você disse, até a parte 2D vai ser bem realista. Espero pela conclusão dessa parte.


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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por kadini em Sab 12 Maio 2012, 17:08

A sua SDK esta muito boa, e o 2D esta a ficar bastante interessante, e promete.

Uma pergunta, a SDK, nao vai dar suporte para jogos online??

é que tem 2d,3d, só falta online.

Esta de parabens, esta aqui um grande projeto.

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por Jiraya em Seg 14 Maio 2012, 02:25

#Pedro
vlw, estou me dedicando muito nesse projeto, quero fazer algo bem feito dessa vez Happy.

#kadini
obrigado!
sim vai ter suporte online, talves na próxima versão do beta, pois estou trabalhando no "net.h" onde carregara todas as funções relacionadas a conecção/transferencia de dados/internet


NOVA ATUALIZAÇÃO DISPONIVEL
dois exemplos incluidos
um exemplo de fisica 2d
e um joguinho secreto que usa highscores online Happy
GMSDK2.0 BETA 0.1714



Última edição por Jiraya em Seg 14 Maio 2012, 14:21, editado 1 vez(es)

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por gabrielsch em Seg 14 Maio 2012, 09:16


O projeto esta ficando cada vez melhor!

O que me impressiona é como a SDK faz com que dezenas de linhas de código se transformem em apenas duas, como no caso da física.
Quando esse projeto for terminado tenho certeza que será muito usado pelo pessoal do fórum.

Sobre o suporte online, espero que seja algo bem elaborado mas simples de se mexer...

Espero novas atualizações!
Boa sorte com o projeto!

 
Flw! sorrindo2

___________


Acesse: http://foxen.com.br/



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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por alandp em Seg 14 Maio 2012, 11:25

Caramba que leve essa engine de fisica, puis uns 500 treco na tela e tava rodando liso ainda.
Esse jiraya é gênio.

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por theguitarmester em Seg 14 Maio 2012, 13:28

quando eu fechei o SourceCode(a engine) ele deu um erro(000x023423(algo assim) a memoria não pode ser read).
_________________________

uma dica:
não sei como se faz, mas faça um arquivo de texto(igual o que vem com o GM), seria o fnames(file names), para quando abrir as funções(EX:body_set_angle(...)), não apareça isto (...), e apareça as coodenadas que tem de preencher.

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por kadini em Seg 14 Maio 2012, 16:15

Simplesmente incrivel esse seu trabalho, um fisica invejavel, um 3D magnifico e ainda tem online, vai ser extremamente util.

Eu acho que li para ai que vc ia dar toda a decomentação para ajudar a malta a enterder os seus scripts e como os uzar corretamente, mas queria perguntar se os modelos 3D que uza sao seus??? ( se sim poderia fazer um pequino tuto de como animar os modelos 3D, que essa parte eu nao sei ).

E mais uma vez parabens pois esta a ficar um projeto impresionante

P.S. já tens data prevista para a versao BETA???

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por Ruan em Sab 19 Maio 2012, 13:27

Sinceramente, eu nem entendo tanto assim de GML... Já faz uns 3 anos que não mecho no Game Maker.

Mas dá pra perceber que este proveto vai longe... Tu parece até o Steve Jobs falando xD Boa sorte cara!

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por Jiraya em Qui 31 Maio 2012, 08:11

#gabrielsch
sim, isso é algo que MUITOS programas/linguagens/frameworks ignoram.
o simples "DEFAULT", é o que eu uso na sdk.
simplesmente deixo definições padrões.
pois as vezes, nós apenas queremos testar algo para ver se funciona.
e quando pensamos em ter que definir dezenas de coisas para ver como funciona, da uma pontinha de desanimo.

o game maker foi o UNICO programa que eu conheço, que deixava as funções com valores padrões.
por exemplo

a função draw_sprite, ela vem com cor,alpha,angulo padrão, definido automaticamente, ISSO é o tipo de coisa que ajuda os novatos a se entenderem com a linguagem.

para usuarios mais avançados, existe a função draw_sprite_ext
ou seja, o game maker dá a liberdade de escolha ao programador.
fazer da maneira simples ou avançada.
Mark Overmars, foi a unica pessoal, que fez uma programa, pensando em todos os usuarios de uma forma geral, ignorando o "publico alvo" que é o caso do unity,cryengine,gamebryo, no qual o publico alvo são profissionais e empresas.

esse ideal do mark overmars é o que faz o game maker crescer mais e mais.


#alandp

Very Happy
essa velocidade é graças ao threads, que deixa a fisica executando em segundo plano, ou seja jogo roda normal, como se não houve-se fisica.

#kadini
Muito Obrigado Happy
a documentação da sdk, dessa vez não vai faltar, quando a versão estiver estavel.
quanto aos modelos 3d, são todos de terceiros.
quando lançar o gmsdk, eu irei enviar tbm um pacote de modelos estaticos e animados 3d.
e alguns programas de modelagem 3d que podem trabalhar com a sdk.

quanto a previsão do lançamento, é dificil dizer.
como pode ver é um projeto grande, testar todas as funções de diversas formas para encontrar erros, é um trabalho duro, isso leva tempo.
provavelmente até dia 10 de junho, a sdk será lançada.

#Ruan
Muito Obrigado!
e agradeço a honra por me comparar com o grande visionário Steve Jobs.Happy
mas acho que ainda estou longe do nivel dele.


Nova Biblioteca Audio.h
funções para controle de efeitos sonoros.


a sdk ja esta usando cerca de 19 dlls

como disse logo acima, a previsão do lançado é 10 de junho de 2012

bom pessoal, infelizmente terei que dizer, que esse será meu ultimo grande projeto no game maker 8, pois começarei a dar suporte apenas ao game maker studio.

espero pela compreensão de todos Happy



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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por Witen em Qui 31 Maio 2012, 09:01

a sdk ja esta usando cerca de 19 dlls
Nossa! Está muito extenso nem todas as funções acho que nunca irei usar Happy"

bom pessoal, infelizmente terei que dizer, que esse será meu ultimo grande projeto no game maker 8, pois começarei a dar suporte apenas ao game maker studio.

Que pena =(, o jeito é eu ver se consigo o Studio em algum lugar =/

Witen

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por Mr.Brum em Qui 31 Maio 2012, 09:04

OOh , muito bom!
Fico feliz em ver que o projeto está evoluindo!
Serei um usuário assíduo dele quando se tratar de GM8!

Quanto a ser seu último grande projeto, eu acho que está num nível muito bom, não faria sentido buscar algo mais evoluído!!

Spoiler:
10 de junho é meu aniversário, vou aceitá-la como um presente! kkkkk

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por Jiraya em Seg 04 Jun 2012, 03:02

Bem Pessoal, vim avisar que a sdk esta QUASE pronta.

antes de finaliza-la, eu irei permitir que vocês digam o que gostaria que a sdk tive-se, ja que vocês vão usar.
assim posso fazer uma lista de desejos, e então irei colocar na sdk.
creio que dessa forma agrade ainda mais vocês usuarios Happy.

fiquem a vontade para pedir, ninguem irá criticar seu pedido.

lista de funções disponiveis na sdk
D3D.h:

d3d_draw_model(model,frame,x,y,z,texture)
d3d_load_model(filename)
d3d_create_model()
d3d_add_frame()
d3d_add_block(x1,y1,z1,x2,y2,z2,hrepeat,vrepeat)
d3d_add_wall(x1,y1,z1,x2,y2,z2,hrepeat,vrepeat)
d3d_add_floor(x1,y1,z1,x2,y2,z2,hrepeat,vrepeat)
d3d_add_cylinder(x1,y1,z1,x2,y2,z2,hrepeat,vrepeat,steps,closed)
d3d_end_model()
d3d_frame_number(model)
d3d_clear_model(model)
d3d_destroy_model(model)
d3d_bbox(model,bbox id)
d3d_get_model(model,frame)
d3d_transform(x,y,z,rotx,roty,rotz)
d3d_set_identity()
d3d_check_collision(model1,x,y,z,model2,x,y,z)
d3d_collision(model1,model2)
d3d_collision_ext(model1,x,y,z,model)
d3d_camera(x,y,z,xrot,yrot,far)
d3d_set_depthbuffer(depth)
d3d_ortho()
d3d_ortho_ext(x,y,width,height)
d3d_draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y,z)
d3d_draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,z,xscale,yscale,angle,color,alpha)
d3d_terrain_create(sprite,floor size,max height size)
d3d_terrain_get_z(terrain,x,y)
d3d_get_texture(image)
System.h:

system_memory_clear()
system_memory()
vector(x,y,z)
sound_play_ext(sound,loop)
splash_loading()
string_split(string,split)
system_name()
system_country()
system_ac()
system_currency()
system_language()
system_processors_count()
system_os()
system_archietecture()
system_username()
system_battery()
system_ram()
system_drivetype()
new_thread(code)
thread_close(thread)
thread_wait(thread)
thread_end(thread)
private_var(varname,value)
private_add(varname,value)
private_get(varname)
private_delete(varname)
private_exists(varname)
system_new_shortcut(shortcut path,exe path,descriptio)
Math.h:

angle_diference(angle1,angle2)
d3d_cross_product(x1,y1,z1,x2,y2,z2)
d3d_dot_product(x1,y1,z1,x2,y2,z2)
d3d_point_direction(x1,y1,z1,x2,y2,z2)
d3d_point_distance(x1,y1,z1,x2,y2,z2)
d3d_normalize(x,y,z)
real_to_hex(real)
hex_to_real(hex)
color_to_hex(color)
hex_to_color(hex)
calculate_speed(hspeed,vspeed)
draw.h:

draw_roundrect_ext(x1,y1,x2,y2,outline,radius,precision)
draw_self()
windows.h:

new_button(text,x,y,*width,*height)
new_fieldset(text,x,y,*width,*height)
new_radiobox(text,x,y,*width,*height)
new_checkbox(text,x,y,width,height)
new_edit(x,y,width,height)
new_text(text,x,y)
new_combobox(x,y,width,height)
new_listbox(x,y,width,height)
new_fieldtext(x,y,width,height)
new_ipaddress(x,y,width,height)
new_listview(x,y,width,height)
new_calendar(x,y,width,height)
new_progressbar(x,y,width,height)
new_scrollbar(x,y,width,height)
new_tab(x,y,width,height)
new_trackbar(x,y,width,height)
new_tree(x,y,width,height)
new_window(caption,x,y,width,height)
new_window_ext(caption,x,y,width,height,child, show buttons)
new_static(x,y,width,height)
new_statusbar(bottom/top)

button_check_pressed(button)
get_text(control)
set_text(control,text)
edit_set_password(edit,password)
edit_set_readonly(edit,readonly)
edit_get_line(edit,line)
edit_get_linecount(edit)
edit_set_selected(edit,pos1,pos2)
edit_get_selected(edit)
get_x(control)
get_y(control)
get_width(control)
get_height(control)
set_pos(control,x,y)
set_size(control,width,height)
get_focus(control)
set_focus(control)
set_enable(control,enable)
get_enable(control)
destroy_control(control)
set_align(halign,valign)
set_checked(control,checked)
get_checked(control)
combobox_add(combo,string)
listbox_add(listbox,string)
combobox_delete(combo,pos)
listbox_delete(lisrbox,pos)
combobox_clear(combobox)
combobox_get_string(combobox,pos)
listbox_get_string(listbox)
listbox_get_string_pos(listbox,pos)
combobox_get_count(combobox)
listbox_get_count(listbox)
combobox_get_selected(combobox)
ipaddresss_clear(ipaddress)
ipaddress_set_ip(ippaddress,ip1,ip2,ip3,ip4)
ipaddress_get_ip(ipaddress)
listbox_clear(listbox)
listbox_set_selected(listbox,pos)
listbox_get_selected(listbox)
listview_add_column(listview,name)
listview_delete_column(listview,pos)
listview_set_column_width(listview,pos,width)
listview_get_column_width(listview,pos)
listview_set_column_text(listview,pos,text)
listview_add_item(listview,pos,text)
listview_delete_item(listview,pos,item)
listview_clear(listview)
listview_set_itemtext(listview,pos,item,text)
listview_get_itemtext(listview,pos,item)
calendar_set_selected(calendar,year,month,day)
calendar_get_selected(calendar)
progressbar_set_range(progressbar,min,max)
progressbar_set_value(progressbar,value)
progressbar_get_value(progressbar)
scrollbar_get_value(scrollbar)
scrollbar_set_value(scrollbar,value)
scrollbar_set_range(scrollbar,min,max)
tab_add(tab,string)
show_scroll(show)
tab_delete(tab,pos)
tab_clear(tab)
tab_count(tab)
tab_set_text(tab,item,text)
tab_get_text(tab,item)
tab_set_value(tab,value)
tab_get_value(tab)
target_set(control)
target_reset()
trackbar_set_range(tackbar,min,max)
trackbar_set_value(trackbar,value)
trackbar_get_value(trackbar)
tree_add(tree,string)
tree_set_text(tree,item,string)
tree_delete(tree,item)
tree_get_selected(tree)
tree_get_text(tree,item)
message_box(string,caption)
task_flash()
task_set_tip(tip)
window_get_destroyed(window)
parent_get(control)
parent_set(control1,control2)
set_flags(control,flags)
listview_add(listview,string)
window_target(control)
window_reset_target()
get_clicked(button)
window_set_default()
Net.h:

net_read(url,count)
net_score_submit(username,score)
net_score_user(id)
net_score(id)
net_score_set_id(id1,id2,id3,id4)
new_web(x,y,width,height)
web_url(url)
web_position(x,y)
web_size(width,height)
web_show(show)
web_back()
web_foward()
web_home()
web_search()
web_refresh()
web_release()
new_http(url,path)
http_state(http)
http_length(http)
http_destroy(http)
http_position(http)
http_progress(http)
http_speed(http)
Physic.h:

auto_physic(circle)
new_body(x,y,width,height,mass,type)
new_body_box(x,y,width,height)
new_body_circle(x,y,width,height)
new_body_primitive()
body_get_x(body)
body_get_y(body)
body_dinamic()
body_get_angle(body)
body_count()
world_set_gravity(direction,gravity)
body_set_pos(body,x,y)
body_set_angle(body,angle)
body_get_hspeed(body)
body_get_vspeed(body)
body_get_speed(body)
body_add_force(body,direction,amount)
body_destroy(body)
body_triangle_count(body)
draw_body_primitive(body)
body_primitive_begin()
body_primitive_end()
body_vertex(x,y)
body_get_friction(body)
body_set_friction(body)
body_get_restitution(body)
iostream.h:

joy_check_button(button)
joy_check_button_pressed(button)
joy_check_button_released(button)
file_size(filename)
room_save(filename)
drag_file_count()
drag_get_file(pos)
drag_clear()
zip_open(filename,password)
zip_close(zip)
background_sepia(background)
background_bw(background)
background_blur
background_brightness
background_contrast
background_edgedetec
background_emboss
background_engrave
background_equalhistogram
background_gaussian
background_glowing
background_grayscale
background_negative
background_pixealize
background_posterize
background_rank_min
background_rank_max
background_sharp
background_solarize
background_colorize
background_median
background_effect_replace
background_smoke
background_shear
background_crop
background_fliph
background_flipv
background_mirror_bottom
background_mirror_left
background_mirror_right
background_mirror_top
background_rotate
background_scale
background_spreed
file_readall(filename)
Audio.h:

new_audio(filename)
audio_play(audio,loop)
audio_loop(audio)
audio_stop(audio)
audio_set_frequency(audio,frequency)
audio_set_pan(audio,pan)
audio_set_volume(audio,volume)
audio_delete(audio)
audio_isplaying(audio)
audio_get_position(audio)
audio_set_position(audio,pos)
audio_get_length(audio)
audio_get_bps(audio)
audio_get_volume(audio)
audio_get_frequency(audio)
audio_get_pan(audio)
audio_islooping(audio)
audio_ispaused(audio)
audio_pause(audio)
Debug.h:

debug_open()
debug_close()
debug_hide()
debug_post(string)
debug_write(string)
trace(string)
multimidia.h:

midia_load(filename)
midia_play(midia)
midia_stop(midia)
midia_pause(midia)
midia_resume(midia)
midia_get_seek(midia)
midia_set_seek(midia,seek)
midia_get_volume(midia)
midia_set_volume(midia)
midia_get_length(midia)
midia_get_zoom(midia)
midia_set_zoom(midia,zoom)
midia_get_size(midia,vector)
midia_set_size(midia,vector,size)
midia_get_position(midia)
midia_set_position(midia,pos)
midia_islooping(midia)
midia_set_loop(midia,loop)
GRAÇAS A DEUS FINAL, pensei que isso nunca ia acabar (x.X)



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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por Mr.Brum em Seg 04 Jun 2012, 09:37

opa, isso é muito agradável!!
Bom, devido à liberdade concedida, eu gostaria de ver as funções de soquetes nessa SDK, outras funções menos importantes que poderiam ser pensadas seriam: Uso de WebCam e Captura de tela em vídeo.

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por Klior em Seg 04 Jun 2012, 09:37

Parabéns por ter chegado ao fim, ficou realmente muito boa, eu ainda achei que foi rápido demais devido a ter tantas funções.

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por edeg em Sab 09 Jun 2012, 16:23

deu erro aki ai coloquei para usar a extensao gml sdk ai deu erro nos objetos sem usar extrensao ele diz pra min usar gm7 ao gm 8.0 e n vou comseguir baixalos

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por Jiraya em Dom 24 Jun 2012, 12:53

#mrbrum22
sobre os sockets, isso será aplicado como 39dll.

#Klior
Obrigado!
bom, até que esta levando mais tempo do que eu esperava.
de fato, dessa vez vai demorar mais, pois estou testando função por função. para evitar que de forma alguma ocorra erros, na hora de usar.

#edeg
a sdk, ainda não é "usavel" e ainda não comecei a trabalhar nos recursos de compatibilidade.

sobre o erro, poderia dar mais detalhes ?
sobre como e quando ocorreu, e as configurações do seu sistema.


##=======================================##
bom, pessoal os problemas que eu estava enfrentando com winapi, foram resolvidos.
agora estou trabalhando no 3d novamente, tentando otimizar e melhora-lo ao maximo.

se eu não estive-se usando internet 3g, eu lhes enviaria um pequeno aplicativo, que eu desenvolvi, ele otimiza códigos grandes e complexos em até 40%
diminuindo alguns segundos no tempo de execução.
ou seja, depois de otimizar o code com esse app, ele passa a executar muito mais rapido, o lado ruim, é que o código pode ficar um tanto "obfuscado", dificultando em futuras edições.

bom, voltando ao 3d.
agora é possivel converter coordenada 3d para 2d e 2d para 3d, de forma muito facil.
meio que automatico.


por exemplo
se quise-mos desenhar um texto no mundo 3d com a sdk.
usariamos esse código
Código:

d3d_ortho();
d3d_draw_text(x,y,z,"Hello 3D World!");
d3d_ortho_end();
não é tao dificil.
para quem não sabe. o d3d_ortho(); serve para projetar uma visão ortográfica, uma visão 2d como a padrão do game maker.

eu estava pensando em usar tudo isso embutido na função. assim vc só precisaria usar d3d_draw_text();, mas isso tornaria o jogo lento se usado muitas vezes seguidas, pq teria que definir a mesma projeção varias vezes.

bem, é isso.
aguardem, o lançamento da sdk esta muito perto Very Happy


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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por Gonzo em Dom 24 Jun 2012, 14:29

Jiraya

muito fantástico seu projeto, vc tem um blog mostrando tds suas façanhas ?
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por kadini em Dom 24 Jun 2012, 18:19

Jiraya, um codigo interessante para a tua SDK é um neste exemplo LoadMesh ( isto é blitz 3D ) e serve para carregar modelos tb, seria fixe um codigo onde nos metiamos a localização do modelo e a SDK via qual era a extenção do modelo e executava o script correto conforme a extenção.

EX:
Código:
load_mesh("Modelos/castelo.3ds")
Eu nao persebo muito disto, mas nao seria melhor cirar 2 codigos, um para carregar modelos parados e outros modelos animados, pois os modelos animados são mais pesados não??? e assim deveria ficar mais rapido o carregamento, nao sei como a SDK funciona, é uma opinião

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por edeg em Dom 24 Jun 2012, 20:13

blitz voutou a ativa kkk eu usava

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por Jiraya em Dom 01 Jul 2012, 01:37

#Mina do Rock

Obrigado Happy
nunca pensei nisso, talves eu crie algo para publicar meus trabalhos.


#Benedito Frôscolo
vlw Smile
espero que os recursos e facilidades do sdk, incentivem o pessoal a desenvolverem grandes projetos


#kadini
quanto a isso, ja existe na sdk
a função se chama
d3d_load_model("filename")

a função detecta a extensão do arquivo e carrega com a função correspondente
exatamente igual a do blitz


quanto ao modelos "estaticos" e "animados"
não tem diferença nenhuma na velocidade de carregamento
pois as animações ficam guardadas em arrays, a sdk apenas trata os modelos como animados
simplificando, a sdk trata os modelos da mesma forma que o game maker trata sprites
imagine que os modelos são como sprites, vc pode escolher qual frame carregar e qual desenhar.



##################################

Pessoal a sdk esta demorando para ser lançado, mas ainda estou trabalhando duro nela, a parte 3d sofreu algumas otimizações e reparos.
atualmente estou trabalhando no sistema de conecção.
a sdk vai usar a 39dll.
essa parte esta sendo muito dificil, pois estou tentando otimiza-la ao maximo, sem perder a flexibilidade.

espero que seja mais facil de trabalhar com a poderosa 39dll,
pois estou tentando automatiza-la, ou seja, fazer a sdk executar o sistema padrão por você.

não sei se fui claro.
simplificando, o unico trabalho que você vai ter, é só de enviar e receber mensagens.
o sistema de conecção,criação do servidor,aceitar os jogadores em espera nos sockets,enviar mensagens para todos os jogadores de uma vez, acessar facilmente a lista de jogadores,kickar automaticamente jogadores desconectados ou com ping muito alto, isso tudo será executado pela sdk internamente/automaticamente.
ou seja a sdk vai fazer todo o trabalho dificil, tornando a 39dll menos confusa e agradavel de usar.

bom aqui esta um print do resultado.

http://i47.tinypic.com/1628n6w.png

aparentemente não há lag.
a sdk, detecta automaticamente quem é o host e quem é o client, corrigindo problemas automaticamente, ou seja, você não aprecisa apontar o socket do servidor ou do cliente na hora de enviar mensagens, a sdk vai detectar sózinha e enviar para o local correto.

o que eu posso dizer quanto a isso é
fazer jogos 3d online, não vai ser dificil.
mais uma coisa, o grande problema da maioria das pessoas ao usarem a 39dll é como fazer um "mmo"(Massive Multiplayer Online)
basicamente é colocar um monte de jogadores simultaneos no mapa e faze-los interagilos entre si.

bom a sdk tem suporte a isso Very Happy
da para criar mmo facil facil.
é só linkar um objeto para ser um "BOT" que a sdk faz o resto do trabalho
net_link_object(Objeto_Bot);
objetos bots, são objetos "vazios" que só servem para receber mensagens dos outros jogadores.

quando vc "dá" um objeto bot a sdk, ela vai instanciar esse objeto logo que detectar se novos jogadores entraram no servidor, não se preocupem, quando os jogadores forem desconectados ou kickados, esses objetos e o socket é excluido, assim evitando o "memory leak" que é o disperdicio de memoria.


bom é isso pessoal, fiquem aguardando, a sdk esta quase pronta ;]


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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por PedroX em Dom 01 Jul 2012, 10:50

Muito interessante essa parte.
Parece que você está deixando bem otimizado.
Você só está enviando a posição quando ele se movimenta (ou só quando há mudança em algo), certo? Isso deixa muito mais rápido.

Até mais!

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por GameMakerTutoriais em Dom 01 Jul 2012, 14:53

A 39dll é o bicho, dll louvável! Mesmo assim, a parte mais chata de programar, na minha opinião, é o sistema multiplayer. Não é tão difícil, mas eu acho muito chato. Vejo esses engines mais trabalhados do fórum e fico impressionado com a paciência que se deve ter pra programar certas coisas... Além de tanta coisa que o SDK já faz, se ainda tiver esse sistema automático já definido, vai ser show de bola!

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

Mensagem por Gonzo em Dom 01 Jul 2012, 15:24

Jiraya

com a GM SDK 2.0 vai ser possivel criar host online ?
e parabéns ta ficando impressionante Like a Star @ heaven

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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]

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