Tutorial - Como criar uma Equipe!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tutorial - Como criar uma Equipe!

Mensagem por Willy em Seg 23 Abr 2012, 03:22


Como criar uma Equipe
Uma de verdade.


Requerimentos: Um bom olho (ou mais) e ser alfabetizado.

Eu, você, e o zoboomafoo vemos quase que todos os dias, tópicos sendo criados para “recrutar” membros a participar de um projeto em equipe. Sou membro da GMBR desde 2009, e até hoje, eu NUNCA vi NENHUMA equipe prosperar. Sério, até começa a dar certo, mas depois de um tempo, puf! yes

Então, hoje você não vai aprender a programar, não vai aprender a desenhar, não vai aprender a descascar batata, você vai aprender a fazer uma equipe! felicidade

De quem Precisamos?
A primeira coisa que devemos pensar (além de como será o projeto) é o que iremos precisar de pessoas para compor o “grupo”. Normalmente, precisamos de pessoas que mecham com:
-Programação
-Gráfico
-Sonoplastia

Até ai tudo bem, nada de mais... Mas o que não percebemos, é que existe uma “subcategoria” para cada um desses itens. Como por exemplo:
Programação:
-Geral
-Menus
-Inteligência Artificial
Gráficos:
-Sprites de objetos
-Personagens (animação)
-Background & Tileset
Sonoplastia:
-Som comum
-Músicas

Parece bobeira, mas definir bem o que cada um irá fazer faz com que o projeto fique mais organizado, e que ninguém fique sobrecarregado.

Recrutando para a Equipe!
Agora que sabemos de que tipo de pessoas iremos precisar, vamos criar um tópico na GMBR e esperar que a lista seja atendida!
Spoiler:
NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃO!
Entenda bem, a GMBR tem um grande nível de programadores, logo, um baixíssimo nível de pessoas que saibam desenhar ou crias músicas de verdade (sem ofensas, vocês são poucos, mas amamos vocês!), então, aqui é apenas um bom lugar para recrutar programadores.

Onde Procurar?
Mas e agora, onde iremos encontrar pessoas qualificadas para mexer com gráfico e sonoplastia? Mas é claro, em outros fóruns específicos! Por exemplo, se você quer encontrar alguém para fazer animações, procure um fórum de Flash! Se quiser alguém para fazer backgrounds, procure em um fórum de Photoshop, Inkscape ou Gimp! Se quiser alguém para fazer efeitos sonoros, em um fórum de Audacity!
Abuse do Google, procure por fóruns que você acha! investigador

Vendendo Nosso Peixe!
Agora que encontramos um lugar para recrutar nossos soldados de fim de semana, vamos criar um tópico no fórum deles e completar a lista!
Spoiler:
NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃO!

Imagine que, você, todo poderoso da programação, ninja dos ninjas, está vagando pelo fórum e de repente vê um tópico assim:
Jão escreveu:Oi, meu nome é Joãozinho, eu mecho com FlashMX e quero fazer um RPG online muito louco!!!
Você nunca o viu na vida, e sabe que o projeto dele é vago e que não vai dar certo. Da mesma forma, um expert em Flash não se convencer de que o seu projeto vá da certo só porque você falou que quer fazer.

Suponha que você é um vendedor de, hum, sei lá, sardinha enlatada. Se você fizer uma embalagem ridícula, (tipo aquelas coisas que você pega e fala: Não acredito que isso seja manteiga!) ninguém vai se sentir confiante (ou doido o suficiente) para comprar sua sardinha. Só pelo jeito da embalagem, imaginamos que as sardinhas sejam de má qualidade. Por outro lado, você vai ajudar a indústria de papel higiênico.

O mesmo vale para seu projeto, você tem que convencer aos “bons” do fórum que vale a pena seu projeto. Fale como ele vai ser, fale sobre o que terá de ser feito, e é claro, fale do perfil das pessoas que você vai precisar. coll2

Administrando a Equipe!
Outra coisa importante a ser levado em consideração é:
“Quanto mais pessoas, mais merda vai dar”.
Curto e grosso, isso mesmo, dá MERDA mesmo. Com muitas pessoas, você fica totalmente desorientado, fica difícil controlar e administrar toda essa cambada de pessoas. Prefira por grupos pequenos, de preferencia, com até 5 pessoas.

Um erro bastante comum é:
Bicho Burro escreveu:“Estamos precisando de um administrador.”
Se você está criando um grupo, tenha em mente que você, e mais ninguém, é o administrador do projeto, o todo poderoso, o dono da bola. Passar a administração pra alguém é o mesmo que comprar uma empresa e deixar um macaco no comando. Saber administrar é necessário. Crie um grupo no facebook, msn, blog, ou seja lá o que for para manter todos informados e orientados.

Não basta ser o líder!
De quem precisamos, onde procurar, como recrutar, como administrar... Por enquanto é isso...
Ah, claro! Faltou... Você você você você você você você você!
Seu papel não é apenas administrar o projeto. O ideal é você ser a principal engrenagem da bugiganga, ser o programador chefe, que transformará aquele monte de rabiscos e grunhidos em um jogo de verdade! Depender dos outros não é legal, até porque, quando fazemos jogos sem fins lucrativos, a única coisa que queremos de retorno são os créditos e o reconhecimento! Portanto, se você é apenas o líder, e não faz bosta nenhuma, ninguém vai querer “trabalhar” pra você. É a mesma coisa que fazer aquele trabalho de escola que leva uma semana pra fazer, até que vem um panguá e fala:
Panguá escreveu:Ow manolinho, põe meu nome ai! Pf pf pf pf! Quebra essa vai!
O panguá acima não fez nada, e será reconhecido pela professora como um “bom aluno”, sendo que você que teve todo o trabalho. Você não quer ser o panguá, certo?

Esse é o fim?
O que você acabou de ler é apenas o começo do começo. Seu projeto não irá vingar se não for bem administrado, se não tiver um roteiro, não estiver tudo decidido, etc... Quanto mais organizado, bem distribuído e cumpridos forem os afazeres, melhor será para a equipe. Seria interessante se você documentar tudo o que foi feito no jogo, desde a simples adição de uma sprite nova até a mirabolação de um sistema revolucionário de abridores de latas de sardinha, isso mostra o seu progresso e o quão bem vocês estão se saindo.

Esse é o fim? (Parte 2)
Essas são algumas dicas, que eu, Michael Willy, penso a respeito das equipes. Claro que você não precisa seguir rigorosamente tudo o que eu disse aqui, afinal, pode ser que eu esteja tão errado quanto o Joãozinho citado lááááá (caramba, eu escrevi bastante!) em cima.

Espero que estas palavras de quem está sem sono sirva para alguma coisa!
Até a próxima galera!
blz

___________


Engines, tutoriais e projetos? Clique no banner!



Atenção:
Comporte-se, senão você vai levar a cintada do Willy no meio da bunda! bravo


Willy

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1812
Idade : 23
Data de inscrição : 08/06/2009
Notas recebidas : C + B + A + A
Reputação : 245
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 2
   : 1
   : 1

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como criar uma Equipe!

Mensagem por MarckSP em Seg 23 Abr 2012, 04:58

Maravilha, mais uma vez obrigado pela ajuda e principalmente a agilidade nas resposta, poucos foruns hoje em dia tem pessoas tão dedicadas.
valeu Willy pela paciência e principalmente os conselhos que ja estão me ajudando demais
abç a todos

MarckSP

Número de Mensagens : 5
Idade : 37
Data de inscrição : 21/04/2012
Reputação : 1
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como criar uma Equipe!

Mensagem por moisesBR em Seg 23 Abr 2012, 10:16

Cáspite!!! Assim vc acaba com nois!
Nao sou, nao quero e nem pretendo ser moderador, mas como acho que estando numa democracia, creio que podemos falar o que achamos e dar nossa opiniao, e... retrucar respeitosamente/francamete sem ofender esse ou aquele user.

Voce falou santas verdades! Mas, do modo que voce falou, faz a gente ou os interessados em empregar, dar uma chance, testar o aspirante, entender que nao temos futuro(isso nao aceito), que ninguem é capaz, e que é inútil no sentido de nos tormar programadores decentes!
Creio que temos sim, aqui bons programers que ainda nao se revelaram (nao eu ainda)

Ps Wily obrigado mesmo pela engine! era aqui mesmo que eu precisava vou estuda-la a fundo, a de plataforma em q to apanhando, qto a outra, no momento q eu precisar. Valeu.
Voces users nao sabem o q to falando, oia aki!
http://gmbr.forumeiros.com/t22097-resolvido-curiosidade-objeto-se-destuir#166436

moisesBR

Número de Mensagens : 873
Idade : 40
Data de inscrição : 24/10/2009
Reputação : 14
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

http://inprovise.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como criar uma Equipe!

Mensagem por saim em Seg 23 Abr 2012, 11:16

Uma forma que eu pretendo usar pra recrutar equipes é ter o jogo pronto antes de chamar alguém. Isso mesmo, faço tudo sozinho e, depois, chamo as pessoas pra consertarem.

Ilustrando, seria o seguinte: eu sou programador, mexo bem com programação (situação hipotética). Daí, programo o jogo todo com desenhos feitos em 4 segundos, apenas pra estarem ali, e sons baixados de lugares obscuros. Daí, entro nesses fóruns que você sugeriu e chamo as pessoas pra fazerem o jogo que já está pronto. Ficaria muito mais fácil pros recrutas terem uma visão do que será o jogo finalizado, ajudando eles a toparem entrar no projeto e também a terem uma idéia melhor de que tipo de recursos devem desenvolver.

"como assim, pretendo?":
É que nunca fiz isso. Antes de ler o tutorial, realmente pensava na GMBR como fonte de membros pra todo tipo de desenvolvimento. E, também, nunca cheguei a terminar um bom projeto, que eu quisesse levar adiante, mesmo com recursos fracos.

saim

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2964
Idade : 38
Data de inscrição : 14/01/2011
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como criar uma Equipe!

Mensagem por Akrashi em Seg 23 Abr 2012, 11:17

Gostaria de lhe dar parabéns pelo ótimo tutorial!
Você tem muito bom humor e sabe usá-lo na hora certa para não deixar chato...
Concerteza esse tutorial vai ajudar muitos ''formadores de equipes'' pela GMBR afora...

Akrashi

Número de Mensagens : 13
Idade : 24
Data de inscrição : 23/04/2012
Reputação : 1
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como criar uma Equipe!

Mensagem por peixoto em Seg 23 Abr 2012, 11:29

Bom tutorial cara.

Assim, nao vai acontecer que nem antigamente, que o cara simplesmente vem e fala: Quero uma equipe pro meu jogo e aceita qualquer um na equipe.

Assim,elevamos o nivel dos nossos jogos criados em equipe ! =D

No geral, bom tutorial!

Até

peixoto

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 911
Idade : 21
Data de inscrição : 14/02/2010
Notas recebidas : D
Reputação : 3
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como criar uma Equipe!

Mensagem por Willy em Seg 23 Abr 2012, 12:34

MarckSP: Me inspirei em criar esse tutorial depois que mandei a MP pra você, então,

moisesBR: Acredito que você não entendeu muito bem... Eu não me referi e nenhum usuario, meus exemplos foram hipoteticos.
moisesBR escreveu:Mas, do modo que voce falou, faz a gente ou os interessados em empregar, dar uma chance, testar o aspirante, entender que nao temos futuro(isso nao aceito), que ninguem é capaz, e que é inútil no sentido de nos tormar programadores decentes!
Eu não disse que a GMBR não tem programadores descentes, muito pelo contrario, eu disse que aqui é O lugar para recrutar os programadores. O que eu disse é que nos outros quesitos, como gráficos e sonoplastia, é melhor caçar em outros fóruns específicos.

saim: Isso é verdade, eu ia falar sobre essa sua "técnica ainda não usada" de fazer o jogo primeiro e depois chamar a galera. Mas acabei esquecendo. Mais tarde eu acrescento no tutorial!

Akrashi: Obrigado amigo! A intenção do bom humor é fundamental para ter animo de ler essa coisa enorme (tá, nem é tão grande assim...) que eu chamei de tutorial.

peixoto: Antigamente? --\' Isso é tão atual quanto a impressora 3D. Espero que, pelo menos aos que leram, tenham o resultado que você falou.

Todo mundo: Fiquei surpreso com a quantidade de comentários, pensei que ia ter um ou dois... Obrigado por terem paciência!

Flws... blz

___________


Engines, tutoriais e projetos? Clique no banner!



Atenção:
Comporte-se, senão você vai levar a cintada do Willy no meio da bunda! bravo


Willy

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1812
Idade : 23
Data de inscrição : 08/06/2009
Notas recebidas : C + B + A + A
Reputação : 245
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 2
   : 1
   : 1

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como criar uma Equipe!

Mensagem por Roooger em Seg 23 Abr 2012, 12:40

Isto não somente vale aqui, mas para tudo. A frase do “Quanto mais pessoas, mais merda vai dar” é a mais pura verdade, normalmente em trabalhos escolares meu grupos são de no máximo 4 pessoas, eu estou com um trabalho agora com um grupo de 8 pessoas e sou o lider. imagina só como é botar ordem no chiqueiro?

Roooger

Número de Mensagens : 254
Data de inscrição : 03/02/2012
Reputação : 5
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 1
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como criar uma Equipe!

Mensagem por Black Studio em Seg 23 Abr 2012, 19:59

Muito bom Willy, isso vai ajudar muitas pessoas aqui no Fórum que tem o desejo de montar uma equipe. E sem a devida orientação, dá M***A mesmo, e como o Rooger falou, é realmente difícil "botar ordem no chiqueiro", eu gostei desse seu tutorial, ele vai me ajudar muito, porquê em breve, eu montarei uma equipe.

Até! flw

Black Studio

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 337
Idade : 18
Data de inscrição : 19/10/2011
Notas recebidas : C + C
Reputação : 9
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 1
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como criar uma Equipe!

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 04:05


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum